Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO
Role para baixo

BRASÃO FVM

Brasão, na tradição europeia medieval, é um desenho especificamente criado - obedecendo às leis da heráldica - com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações. Neste caso, o Brasão foi escolhido para representar as famílias do sócios-proprietários da FVM (antigo IPEBJ): Volpe e Miele, ambos de origem italiana.

Símbolos:
Raposa: No centro do Brasão encontramos a Raposa, tradução de Volpe. As Raposas são conhecidas pela sua astúcia e esperteza.
Favos de Mel: Ao fundo do Brasão encontramos a ilustração dos Favos de Mel, representando o Mel, tradução de Miele. A Abelha simboliza a imortalidade, a ordem, a lealdade, a cooperação, o empreendedorismo.

A FVM – FACULDADE VOLPE MIELE
MAIS DE 20 ANOS DE TRADIÇÃO

A FVM – Faculdade Volpe Miele é uma instituição pioneira na educação em Ciências Forenses (Grande Área Forense) no Brasil. Por 17 anos, atuou através da marca IPEBJ – Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, se tornando referência nacional e internacional na Grande Área Forense, sempre trabalhando continuamente pelos elevados padrões acadêmicos e profissionais para que haja união harmônica entre Ciência e Justiça.

Fachada da FVM

Gestão FVM – Faculdade Volpe Miele

Para manter o alto nível de serviços e a constante renovação e atualização do conhecimento, a FVM, além de seus diretores, coordenadores e funcionários, conta com um quadro de colaboradores - docentes e instrutores, na sua maioria mestres, doutores e especialistas dos mais variados campos de atividade que ajudam a atingir os melhores padrões de excelência.

Sede da FVM

Ribeirão Preto - SP: Av. Senador César Vergueiro, 505 - Jd. São Luís

Missão e Ideais da FVM – Faculdade Volpe Miele

“A Missão da FVM é educar, produzir e disseminar o saber universal, contribuir para o desenvolvimento humano, comprometendo-se com a justiça social, a democracia e a cidadania além de promover a educação visando o desenvolvimento sustentável do País.”

A finalidade de nossa Instituição de Educação em Ensino Superior é estimular a criação cultural e o desenvolvimento do profissional, propiciando condições de educação ao homem, como sujeito e agente de seu processo educativo e de sua história, pelo cultivo do saber, em suas diferentes vertentes, formas e modalidades.

A Faculdade Volpe Miele - FVM possui os seguintes fins ideais:

  • Contribuir para a formação de pessoas nas diferentes áreas de conhecimento profissional, aptos para a inserção em setores e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira;
  • Incentivar o trabalho de pesquisa científica, visando ao desenvolvimento da ciência e tecnologia, da criação e difusão da cultura;
  • Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade através do ensino, de publicações e de outras formas de comunicação;
  • Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
  • Possibilitar o conhecimento dos problemas do mundo, em particular os nacionais e regionais, prestando serviços especializados à comunidade e estabelecendo com esta uma relação de reciprocidade;
  • Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios da criação cultural e da pesquisa tecnológica geradas na instituição.
  • Promover, no exercício de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, o desenvolvimento harmônico e integrado de sua comunidade, com vista ao bem-estar social, econômico, político e espiritual do homem;
  • Preservar os valores éticos, morais, cívicos contribuindo para aperfeiçoar a sociedade, na busca do equilíbrio e bem estar do homem;
  • Ser uma instituição aberta à sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de todas as faculdades intelectuais, físicas e espirituais do homem.

Assim, o nosso objetivo é o de capacitar o estudante para o desenvolvimento de competências que se traduzam na aplicação, no desenvolvimento (pesquisa aplicada e inovação) e na difusão de conhecimento, na gestão de processos e na criação de condições para articular, mobilizar e colocar em ação conhecimentos, habilidades, valores e atitudes para responder, de forma original e criativa, com eficiência e eficácia, aos desafios e requerimentos do mundo atual.

Educação em Ciências Forenses

Educação continuada, abrangida pelo inovador Método de Educação Continuada FVM – Faculdade Volpe Miele, de propriedade da FVM, alcançando todas as demandas educacionais para o alinhamento acadêmico e profissional conforme o perfil de cada aluno, envolvendo os seguintes tipos de programas:

Pós-Graduação “Lato Sensu” (Lato Sensu Programs)
Cursos de especialização reconhecidos pelo MEC.
Cursos Carreira - Career Programs
Programas voltados para treinamento em áreas periciais e/ou jurídica com enfoque prático e técnico.
Cursos de Extensão - Forensic Now
Cursos de extensão de curta duração.

Pesquisa Científica

A FVM possui um departamento de Pesquisa Científica destinado a estudos e pesquisas sobre Ciências Forenses e áreas afins, contando com a colaboração de pesquisadores iniciantes e experientes por meio do GEP-Forense (Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências Forenses).

Cursos In Company

São cursos específicos para empresas, dirigidos para a educação, capacitação e atualização de seus funcionários, buscando atender a demanda de mercado cada vez mais exigente.

Seminários, Palestras e Workshop

Direcionados à profissionais de diferentes áreas do conhecimento, principalmente da área Forense.

Consultoria e Assessoria Forenses

Trabalho minucioso de estudo e análise dos problemas e necessidades dos clientes, propondo soluções simples e eficientes.

Organização de Eventos Científicos

Isoladamente ou em parceria com outras instituições.

Credenciamento MEC

A Faculdade Volpe Miele (FVM), é um estabelecimento isolado e particular de ensino superior (IES) mantida pelo Instituto Volpe Miele - IVM, com sede e foro na cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo e com seu Estatuto Social registrado na mesma cidade.

A Faculdade Volpe Miele (FVM) nasce com 15 anos de experiências na grande área forense, fundada e administrada pela Família Volpe Miele que nos últimos 15 anos atua nessa área através do IPEBJ – Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, estabelecida na Av. Senador César Vergueiro, 505, sala 16, Jardim São Luís, 14.020-500 na cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo (CNPJ 08.208.838/0001-87), com reconhecimento nacional e internacional pela qualidade de ensino e seriedade com que seus fundadores vêm construindo esse caminho de excelência educacional.

O IPEBJ – Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos AGORA é Faculdade Volpe Miele – FVM, criada e credenciada pela Portaria n. 285, de 11 de maio de 2021 para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância, com sede na Avenida Senador César Vergueiro, no 505, bairro Jardim Irajá, no município de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo, mantida pelo Instituto Volpe Miele - IVM, com sede no mesmo município e estado (CNPJ 18.312.485/0001-14).

As atividades presenciais serão desenvolvidas na sede da instituição e em polos EaD constantes do Cadastro e-MEC, em conformidade com o art. 16, do Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017 e art. 12, da Portaria Normativa MEC no 11, de 21 de junho de 2017.

QRCode e-MEC
Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC