Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO
Role para baixo

PESQUISA

O Departamento de Pesquisa Científica da FVM, em parceria com o FSI-BRASIL e com a FICC ACADEMY, bem como articulado ao GEP-Forense (Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências Forenses) tem escopo principal a realização de estudos e pesquisas voltados à grande área forense e áreas afins.

PROFICRIM

Sistema de Gestão de Evidências em Profiling Criminal


Apresentação

Profiling Criminal é um campo de estudo e atuação ainda incipiente no Brasil. Embora haja esforços para o desenvolvimento de programas de formação e publicações sobre o assunto, os profilers brasileiros geralmente se encontram ancorados em teorias e métodos desenvolvidos em outros países. Com sua extensão de dimensões continentais e um contexto sociocultural propício à frequência e agravamento da criminalidade, a comunidade crescente de profilers no Brasil carece de apoio metódico ao seu trabalho.

Há vários anos, no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ) vinha sendo desenvolvido gradualmente a compilação de elementos que pudessem embasar métodos brasileiros para o Profiling Criminal. Porém, devido à urgente demanda de profissionais da área e de estudantes e pesquisadores com linhas de pesquisa voltadas ao tema, foi necessário publicarmos uma parte do material desenvolvido, correspondente ao processo de gestão de inputs criminológicos, que é fundamental em todo o trabalho dos profilers. Nessa fase, o profiler compila e organiza o máximo possível de informações direta ou indiretamente racionadas a uma situação forense.

A partir da gestão dos inputs, da maneira apresentada neste manual, o profiler poderá aplicar qualquer método consagrado de Profiling Criminal, seja este de caráter indutivo ou dedutivo. O presente sistema de gestão de inputs criminológicos — que podemos referir também como sendo um Sistema de Gestão de Evidências ou usar seu nome comercial PROFICRIM — não prescinde de outros dados especializados que possam se fazer necessários e que possuem regulação própria, tais como diagnósticos, avaliações ou pareceres técnicos. Por outro lado, o PROFICRIM é um valioso método para compilação de informações correlacionadas a uma situação forense, observáveis por profilers de qualquer formação, seja por seu contato direto com um fato, seja por meio de depoimentos ou documentos.

Importância da Gestão de Evidências

Um Sistema de Gestão de Vidências (SGV ou, pela sigla em inglês, EMS, significando “Evidence Management System” é procedimento fundamental para tomada de decisões mais precisas e minimização de riscos de perda de informações, omissões e vieses forenses (“forensic biases”).

No campo do Profiling Criminal, um SGV traz vantagens significativas para o trabalho investigativo. Segundo estudo realizado pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da FVM, em parceria com a FICC Academy, foram identificadas vantagens operacionais da Psicologia Investigativa frente às decisões no processo investigativo, com destaque para a SGV como embasamento para o controle técnico de informações relevantes.

Baixe o whitepaper “Gestão de Evidências e Profiling Criminal na Operacionalização de Investigações”, onde é possível compreender a inter-relação entre SGV e Profiling Criminal.



Acesso ao PROFICRIM

O PROFICRIM está em fase de validação pelos membros internacionais da FICC Academy, para posterior diagramação e publicação e estará disponível para compra em breve.