Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Psicologia Forense - Jurídica

TURMA CONFIRMADA. Início Imediato!

A Psicologia Forense - Jurídica é uma ampla área de interdisciplinaridade entre Psicologia e Direito, aplicada a litígios e conflitos de variados tipos e considerando sempre que as relações humanas são sempre permeadas pela interação de estruturas psíquicas relevantes para a tomada de decisões, a expressão da vontade e qualificação das intenções.

Sobre o curso

Presencial ou totalmente Online. 
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO 
LATO SENSU EM PSICOLOGIA FORENSE - JURÍDICA
Programa em conformidade com as normas do CFP - Conselho Federal de Psicologia

TURMA CONFIRMADA. Ingresso Imediato nesta turma! Fale com a gente pelo WhatsApp.

Agora você pode realizar este curso de acordo com seu interesse e possibilidade: através de aulas presenciais na sede da FVM ou totalmente online, através de videoconferências e acesso aos materiais de aula digitalizados.


A FVM é pioneira na educação em Ciências Forenses (Grande Área Forense) no Brasil. Por mais de 15 anos, atuou através da marca IPEBJ, se tornando referência nacional e internacional na Grande Área Forense. Sempre de forma inovadora, trabalha continuamente pelos elevados padrões acadêmicos e profissionais para que haja união harmônica entre a Ciência e a Justiça.


A Psicologia Forense - Jurídica é uma ampla área de interdisciplinaridade entre Psicologia e Direito, aplicada a litígios e conflitos de variados tipos e considerando sempre que as relações humanas são sempre permeadas pela interação de estruturas psíquicas relevantes para a tomada de decisões, a expressão da vontade e qualificação das intenções. Além disso, é uma área de extremo valor epidemiológico e social, no sentido de que os conhecimentos produzidos nessa área poderão contribuir para o desenvolvimento de políticas preventivas.

Este curso, de forma exclusiva e inédita, traz a inovadora perspectiva da Visão Psicojurídica da Realidade, buscando respostas conjuntas entre as possibilidades jurídicas e psicológicas de cada situação, sob pontos de vista práticos ou teóricos, uma vez que tanto a Psicologia como o Direito trabalham com o mesmo objeto: o comportamento humano. Desta forma, este programa vem suprir uma lacuna existente na formação do profissional, vez que as graduações em Direito ou Psicologia não capacitam profundamente seus alunos nessa interdisciplinaridade.

A Psicologia Forense - Jurídica está em seu grande momento de crescimento. Cada vez mais, os tomadores de decisões, especialmente juízes e árbitros, estão se fundamentando na perspectiva psíquica dos atos humanos e das responsabilidades daí resultantes. Esse novo cenário se observa com a intensificação do conteúdo psicológico na legislação, que vem trazendo, cada vez mais, a perspectiva psíquica na regulação do comportamento humano.

Objetivos:
Este programa tem como objetivo a formação interdisciplinar de especialistas em Psicologia Forense - Jurídica, proporcionando competências e habilidades especialmente voltadas para pesquisa e prática na área, entre as quais:
- Capacidade de analisar a realidade sob o enfoque da Visão Psicojurídica;
- Domínio dos fundamentos teórico-científicos para atuação no campo da Psicologia em interseção com o Direito;
- Sistematização e disseminação de conhecimentos no campo do saber jurídico em interação com o campo do saber psicológico;
- Entendimento da interface da Psicologia com os Sistemas de Justiça;
- Reflexão crítica e ética sobre a atuação diante das demandas da Psicologia Forense - Jurídica;
- Visão holística da Psicologia Forense - Jurídica, com capacidade de inter-relacionar conhecimentos de diversas áreas envolvidas na pesquisa e na prática forenses, por meio de abordagem interdisciplinar;
- Capacidade de interação com outros profissionais em áreas diversas, otimizando tempo e resultados em investigações, perícias e solução de litígios;
- Prática do ensino e da pesquisa em Psicologia Forense - Jurídica.

Para quem se destina?
Graduados em nível superior (em qualquer área do conhecimento) que desejam agregar nas suas carreira os conhecimentos psicojurídicos a fim de ampliar suas perspectivas profissionais, bem como aqueles que buscam desenvolver uma nova carreira profissional.

Obs: embora o curso seja destinado a formados em qualquer curso superior de graduação, cada profissional deverá aplicar seus conhecimentos, competências e habilidades nos limites permitidos pela regulamentação de seus respectivos órgãos de classe.

*A FVM reserva-se no direito de não iniciar a turma caso o número mínimo de alunos não seja atingido. Neste caso, o valor da primeira parcela (matrícula) paga será devolvido integralmente. 



 
FVM é Referência Nacional
Pioneira e Responsável pelo surgimento da Área Educacional Forense no Brasil, com reconhecimento das melhores instituições forenses internacionais.
Especialização Lato Sensu
Curso Certificado MEC
Atividades
Aulas Teóricas, Atividades Práticas, Demonstrações, Simulações, Visitas Técnicas, Análise de Casos, entre outras.
Duração: 18 Meses
Aulas uma vez ao mês, às sextas-feiras das 19h às 23h e aos sábados das 9h às 18h. Todo 4º final de semana do mês.
Encontros
Opção A: 12 Encontros por Videoconferências (EAD Live)
+6 Encontros na sede da FVM, em Ribeirão Preto - SP.

Opção B: 18 Encontros por Videoconferências (EAD Live).

* As gravações das aulas EAD Live ficarão disponíveis na área restrita do aluno.
Carga Horária
520 horas




 

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Acadêmico e Profissional Recíproco Internacional

Sabemos que novos tempos estão logo adiante, com grandes desafios educacionais e práticos potencializados pela dimensão digital da vida. Ao lado das muitas vantagens que o mundo digital proporciona, também os obstáculos são abundantes, o que nos impulsiona a unir esforços sem fronteiras para contribuir com a confiança e valorização da educação e da prática de qualidade, na Grande Área das Ciências Forenses e áreas afins.

Trata-se de um Reconhecimento na qualidade acadêmica, competência profissional, contribuição com a evolução das ciências e compromisso com o impacto social das tecnologias nos diferentes projetos desenvolvidos pelos parceiros.

Não confundir com validação de títulos que são exigidos para cursos/títulos obtidos em diferentes países.





 

Trabalho e Carreira

As oportunidades de trabalho e carreira na área da Psicologia Forense - Jurídica são amplas e diversificadas, uma vez que a interdisciplinaridade do programa capacita o participante para atuação nos mais variados setores relacionados.
Exemplos de atuação:
- Atuação junto à estrutura Judiciária brasileira, incluindo áreas como crianças e adolescentes em medidas protetivas, vítimas de violência, em acolhimento institucional e familiar; colocação da criança e adolescente em família substituta em demandas jurídicas envolvendo guarda, tutela e adoção e adolescentes em conflito com a lei;
- Consultoria e assessoria investigativa;
- Serviços relativos ao sistema penitenciário, junto às necessidades da população prisional;
- Atuação na área cível, judicial ou extrajudicialmente, aplicando a Psicologia Jurídica na resolução de conflitos, atenção à saúde mental e fundamentação psicológica de argumento;
- Atuação em outros ramos do Direito, como o Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e Direito Securitário;
- Desenvolvimento de pesquisas científicas a fim de contribuir para o avanço do conhecimento na área;
- Docência em cursos de diversos níveis acadêmicos;
- Consultoria empresarial.





 

Conteúdo Programático

TÓPICOS
Adolescente em Conflito com a Lei e a Relação com a Criminalidade
Avaliação Psicológica Compulsória
Elaboração de Documentos, Laudos e Pareceres Técnicos
Intervenção Psicológica em Contextos de Justiça Restaurativa
O Psicólogo nas Questões de Infância e Juventude e nas Questões de Família e Sucessões
Meios Alternativos de Solução de Conflitos
Fundamentos da Criminologia e Vitimologia
Criminologia e Vitimologia Digital
Crime e Toxicomania
Noções Jurídicas Aplicadas e Ética na Atividade Pericial
Violência contra Vulneráveis
Psicologia Criminal e Penitenciária
Psicologia do Julgamento e Tomada de Decisão Judicial
Psicologia do Júri: Comportamento e Decisão
Técnicas de Revelação de Abuso Sexual Infantil
Técnicas de Entrevista com Testemunha, Vítima e Suspeito
Psicanálise Forense
Psicopatologia Forense
Psicologia do Testemunho
Psicologia Policial. Negociação e Gerenciamento de Crise
Psicopatia no Contexto Jurídico
Psicologia Jurídica. Introdução ao Criminal Profiling. Psicologia Investigativa
Comportamento Comunicativo: Análise e Estratégia de Uso. Comunicação Não Verbal e Identificação da Mentira. Análise de Credibilidade
Medicina Legal
Autó
psia Psicológica e Suicidiologia
Neurociência e Comportamento Criminal
Protocolos Internacionais de Comportamento Linguístico e Neurofisiológicos
Metodologia Científica
Didática do Ensino Superior

DIFERENCIAIS:
Atividades Práticas, Demonstrações, Simulações, Visitas Técnicas, Análise de Casos, entre outras.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 520 horas
Estágio obrigatório (exigências do CFP - Conselho Federal de Psicologia) e TFC (trabalho final de curso) optativo.



 

Aprenda com os melhores professores

Coordenadores

Tânia Mara Volpe Miele

Diretora da FVM - Faculdade Volpe Miele. Sócia fundadora e diretora do IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, editor responsável pela revista científica eletrônica Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics e editor de livro com sele Volpe Miele. Especialização em Bioéitca pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1980) com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas. Advogada. Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP (1997) com habilitação em Direito Privado. Pós graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde; Pós graduação em Ciências Forenses;  Pós graduação em Criminologia, Pós graduação em Psicologia Jurídica e Pós graduação em Criminal Profiling.  Coordenadora de extensão e pós graduação do IPEBJ. Idealizadora e coordenadora do FSI Brasil - Forensic Science Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense. Presidente Fundadora da International Academy of Forensic Investigation, Criminology and Criminal Profiling – FICC Academy
. Ex Executive Director - BioProphecy Brasil/USA. Ex Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Ex  Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto. Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP. Ex Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro da Associação Brasileira de Ciências Forenses. Membro da International Association of Forensic Investigators (DIAFI) México.
Membro do Instituto Mexicano de Investigación Científica y Forense.   

Professores

Aline Lobato

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba(1993), especialização em Especialização Em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual da Paraíba(1994), mestrado em Investigative Psychology pela The University Of Liverpool(1998), doutorado em Investigative Psychology pela The University Of Liverpool(2003), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Centro Educacional La Salle(1985) e ensino-medio-segundo-graupelo Centro Educacional La Salle(1988). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Criminal Behaviour, Criminal Activity, Profiling Robbers and Burglars. .

Ana Paula de Souza Velloso

Doutoranda e Mestra em Ciências com ênfase em Medicina Legal, Antropologia Forense e Bioética pelo Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP. Bacharelado em Biomedicina pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2006) com habilitação em Análises Clínicas (Patologia Médica). Docente da Faculdade de Medicina na Universidade Santo Amaro - SP. Consultora e Pesquisadora Forense no Centro de Arqueologia e Antropologia Forense da Universidade Federal de São Paulo CAAF - UNIFESP. Perita Judicial pela OPERB (Ordem dos Peritos do Brasil). Atua como Perita em Antropologia Forense na Equipe Brasileira de Identificação de Mortos e Desaparecidos Políticos (EIMDP) da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) do Ministério dos Direitos Humanos da Presidência da República (MDH) regulamentada pela Portaria n°99 de 06 de junho de 2017. Atua como Perita (Assistente Técnica) na área de Antropologia Forense, no FSI Brasil - Forensic Sciences Investigation situado na cidade de Ribeirão Preto-SP. É Docente nas áreas de Medicina Legal/Ciências Forenses, Tanatologia, Traumatologia, Bioética, Antropologia Forense e Identificação Humana nos cursos de Pós-Graduação (Latu Sensu) em Ciências Forenses e Psicologia Jurídica, no Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ) desde 2013, na cidade de Ribeirão Preto. Docente da disciplina de Antropologia Forense e Identificação Humana, no curso de Pós Graduação (Latu Sensu) em Ciências Forenses da Universidade Adventista de São Paulo (UNASP) desde 2017. Docente da disciplina de Antropotanatologia Forense do curso de Pós Graduação em Enfermagem Psiquiátrica Forense das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) desde 2017. Atua como Técnica de Necrópsia no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da Prefeitura de Mococa - SP desde 2012. Atuou como Perita em Antropologia Forense no Grupo de Trabalho Perus (GTP) da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em cooperação internacional com Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU) de agosto de 2017 até novembro de 2018. Em junho de 2012 passou a integrar o Grupo de Trabalho do Araguaia (GTA) da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos do Governo Federal, ligado à Comissão da Verdade. Desenvolve trabalho de campo em escavações, para busca de ossadas de desaparecidos da Guerrilha do Araguaia (1972-1974) com o objetivo de identificação humana. Atuou como Perita em Antropologia Forense, nas atividades das Expedições do Grupo de Trabalho Araguaia (GTA), regulamentado pela Portaria Interministerial MJ/MD/SDH-PR nº 1.102 de 05 de junho de 2012, que tem por objetivo coordenar e executar conforme padrões de metodologia científica adequada as atividades necessárias para localização, recolhimento e devolução dos restos mortais dos desaparecidos políticos da Guerrilha do Araguaia aos seus familiares. Possui Experiência como Docente nas áreas de Fisiopatologia e Patologia Geral (Anatomia Patológica), Bioética, Genética, Citologia, Histologia, Microbiologia, Coleta de Material Biológico, Embriologia, Fisiologia Geral, Imunologia Básica, Biofísica, Epidemiologia em Saúde, Anatomia Humana e Coordenação do Curso de Bacharelado em Biomedicina (2012-2016); e também, no mesmo campus, Docência nas áreas de Medicina Legal e de Biodireito no curso de Bacharelado em Direito da Universidade Paulista - UNIP Campus II São José do Rio Pardo-SP. Possui experiência em docência nas áreas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Biossegurança, Microbiologia, Ética Profissional e Bioética nos cursos técnicos de Enfermagem e Radiologia, no Instituto INOVARE de educação, na cidade de Casa Branca-SP. Possui experiência em Docência no ensino médio (Biologia) e fundamental II (Ciências e Biologia) Tem experiência na área de Biomedicina, com ênfase em Patologia Clínica (Análises Clínicas).

Denis Victor Lino de Sousa

Doutorando em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco com bolsa da CNPq, Mestre em Investigative and Forensic Psychology pela University of Liverpool, Especialista em Psicologia Jurídica e Investigação Criminal pela Faculdades Integradas de Patos (FIP), Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pesquisador em Psicologia Jurídica e Investigativa com artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais e trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Autor do livro "Criminal Profiling - Perfil Criminal: Análise do Comportamento na Investigação Criminal"

Denise Polloni Nogueira

Pós-graduação   Especialização em Transtornos alimentares e Obesidade Centro de Estudos Psico-cirúrgicos – CEPSIC/IC-FMUSP Data: março 2014 – dez 2015  Carga Horária: 500 horas   Especialização em Psicoterapia Cognitivo comportamental Instituição: Psicolog- Instituto de Análise do Comportamento Data: fevereiro 2009 à fevereiro de 2011 Carga horária: 662 horas   Curso de Formação em Psicologia Hospitalar em Cardiologia Instituição: InCor – HCFMUSP Data: 08 de março de 2004 à 04 de março de 2005  Carga horária: 524 horas   Formação Superior:   Psicologia -  jan 1999 à dez 2003 - Unaerp    Cursos de Extensão Profissional   Curso: Programa de 8 semanas em Terapia Cognitiva Baseada em Mindfullness Instituição: Centro Integrado de Terapias Baseada em Evidências Período: 22/11 a 03/12/2018   Curso: Psicopatologia Geral Instituição: Psicolog -Instituto de Estudos do Comportamento  Duração: 20 hrs Período: Agosto e Setembro/08   Curso: Formação em Psicoterapia Comportamental: Teoria e Prática Instituição: Psicolog -Instituto de Estudos do Comportamento Duração: 48 hrs Período: fevereiro à Junho/08   Curso: Treinamento Profissional sobre uso do Audit e intervenções breves para problemas relacionados ao álcool em atenção básica de saúde e saúde da família Instituição: HCFMRP-USP Duração: 16hs Período: 17 e 24 de outubro de 2008    Curso: Capacitação de Recursos Humanos para Prevenção ao Uso Indevido de Drogas- DENARC Duração: 30 hrs Período: 23 e 24 de novembro de 2007     Histórico Profissional   Clínica Particular – Psicoterapia cognitivo-comportamental, saúde mental, obesidade e transtornos alimentares Atendimento: adolescentes e adultos Período: julho 2006 – atualmente   Prefeitura Municipal de Morro Agudo -SP Psicóloga em 03 ESF da Secretaria da Saúde Período: outubro/06- atualmente    CRECEI – Centro Renovado Cristão de Ensino Integrado Psicóloga atendimento voltado para crianças, adolescentes e famílias Período: setembro/12 – julho/13; outubro e novembro/14   IACEP – Instituto de Análise do Comportamento e Estudos em Psicologia Psicóloga Sócia-proprietária - Clínica de crianças, adolescentes e adultos Período: julho/11 – outubro/14   Prefeitura Municipal de Morro Agudo-SP Supervisora de estagiária de Psicologia  Período: janeiro à dezembro de 2007    Prefeitura Municipal de Morro Agudo-SP Orientadora de medida sócio-educativa de adolescentes em conflito com a lei Período: Julho à outubro/06   Missão HIVida – Casa Dia- de apoio à pessoas portadoras do HIV Atendimento a pacientes portadores do vírus e usuários de drogas Período: outubro/05 – Junho/06  

Emanuele Seicenti de Brito

  Bacharel em Direito graduada pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba. Mestre e Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem, período sanduíche na Universidade de Surrey (School of Law). Linha de pesquisa: Promoção de Saúde Mental/Estudos sobre a conduta, a ética e a produção do saber em saúde/Proteção Internacional dos Direitos Humanos/Direito à Saúde. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento.

Fernanda de Vargas

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Criminais da PUCRS, orientanda do professor Dr. Gabriel José Chittó Gauer. Bolsista CAPES. orcid.org/0000-0003-4984-3503. Mestre em Psicologia com ênfase em Psicologia da Saúde, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2010) e Especialização em Psicologia, ênfase em Saúde Comunitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012). Atua como colaboradora no Grupo de Pesquisa: Pesquisa e Avaliação em Alterações da Cognição Social (PAACS) sob Coordenação do Professor Dr. Silvio José Lemos Vasconcellos da UFSM. Concluiu o Programa Especial de Graduação em Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) pela UFSM, sendo assim, Licenciada em Psicologia (2014). Possui experiência profissional principalmente em temáticas como: violência, situações de vulnerabilidade, adolescência, tendo também realizado pesquisas sobre estes temas. Atualmente pesquisa temas como: neurociência, expressões faciais, alterações da cognição social, psicopatia, contextos carcerários e Medidas Socioeducativas. (Texto informado pelo autor)

Guilherme Bertipaglia Leite da Silva

Graduação em Direito. Advogado. Palestrante. Instrutor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Movimento pela Conciliação. Formador de Instrutores em Mediação e Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Instrutor em Mediação Judicial inscrito no Cadastro Nacional de Instrutores da Justiça Consensual Brasileira (CIJUC CNJ - http://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/conciliacao-mediacao/pesquisa-de-instrutores) ;Supervisor dos Cursos de formação e aperfeiçoamento de mediadores e conciliadores promovido pela Escola Paulista da Magistratura (EPM-TJSP), atuando especialmente no 3FAC e 4FAC;Mediador e conciliador do Tribunal de Justiça de São Paulo, atuando com ênfase na esfera cível e de família e sucessões, no âmbito processual e pré-processual. Experiência em mediações e negociações envolvendo grandes empresas, questões de saúde (médicas e odontológicas), instituições financeiras, área de família, condomínios e escolas públicas e privadas;Conciliador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, atuando na Justiça Federal de Primeiro Grau na esfera cível e previdenciária;Conciliador na CINTEC Câmara Intersindical de Conciliação Trabalhista atuando na esfera trabalhista (pré-processual);Atuou como conciliador e mediador na 105ª Jornada Itinerante Fluvial promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), bem como na Semana Estadual da Conciliação promovida pelo TJAP;Ministra cursos de capacitação, formação e aperfeiçoamento de conciliadores e mediadores em âmbito nacional;Palestrante, atuando com enfoque nos temas “Tratamento adequado de Conflitos de Interesses”, “Atendimento e acolhimento ao cidadão na esfera pública e privada” e “Resolução adequada de disputas”, em âmbito nacional, inclusive para a Defensoria Pública Estadual;Desenvolve diversos trabalhos na implantação e expansão da Política Pública de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses, da Cultura de Paz e da Pacificação Social;Ministra Cursos de Formação e Aperfeiçoamento em Mediação Judicial.

Helena Jocelem Corrêa D Almeida

Bacharel em Psicologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS - PUCCAMP. PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO, promovido pela Coordenação de Pós-Graduação "Latu Sensu", da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, realizado no período de novembro de 2010 a abril de 2012, com carga horária de 505 horas, Goiânia, GO. PÓS GRADUAÇÃO, "lato sensu" em PSICOLOGIA JURÍDICA, em nível de especialização com carga horária de 520 horas, no período de março de 2015 a fevereiro de 2017, pela Faculdade Casa Branca e IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos - Ribeirão Preto, SP. ESPECIALIZACÃO EM NEUROPSICOLOGIA - PÓS GRADUAÇÃO "Lato Sensu", de 25/01/2020 a 21/04/2021, com duração de 360h - Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo FAMEESP. Experiência Profissional - Estágio em Psicologia - PSICODIAGNÓSTICO - Clínica Psicologia e Integração S/C Ltda - de junho a novembro de 1989, em Campinas - SP - Estágio na área de Psicologia, na FUNDAÇÃO MUNICIPAL PARA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS-SP - no período de 05/03/1990 à 31/12/1990, junto ao PROGRAMA PRÉ-ESCOLAR co jornada diária de 4 horas diárias. -1992 - 2005- Consultório Particular - Psicóloga Clínica em Orlândia e Ribeirão Preto -1995 a 2000 - Prefeitura Municipal de Orlândia - Psicologia Clínica e Escolar -1995 a 1998 - Convênio de Saúde - APAS - Associação Policial de Assistência à Saúde Ribeirão Preto-SP - Psicóloga clínica, realizando Avaliação Psicológica de Policiais Militares com restrição ao uso de armas, assim como acompanhamento psicológico - Psicoterapia , de militares e seus familiares. -1999 a 2002 - Credenciada pela PF e Secretaria Estadual dos Negócios da Segurança Pública - Avaliação Porte de arma, Ribeirão Preto, SP -2005 até 2021 - Credenciada DETRAN-SP- Perícia Psicológica CNH, Ribeirão Preto-SP. - 2015 até 2021 - Credenciamento Polícia Federal - DELEAQ/DREX/SR/DPF/SP para Avaliação Porte de Arma, Ribeirão Preto, SP, 26 de outubro de 2015. -2005 até 2021 - Consultório particular - Psicologia Clínica - Ribeirão Preto -SP.

Isamara Geandra Cavalcanti Caputo

Cirurgiã-Dentista, graduada em Odontologia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (1995). Especialista em Odontologia Legal e Deontologia pela FOP/UNICAMP (2007), Mestre em Odontologia Legal e Deontologia pela FOP/UNICAMP (2009). Doutora em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP-USP (2014); Professora do Curso Atualização em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, e dos cursos de especialização em Ortodontia, Endodontia, Dentística, Implatodontia na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas seccional de Ribeirão Preto ministrando aulas de Odontologia Legal, Ética, Legislação e Metodologia. Professora dos cursos de especialização em Direito Médico e da Saúde e Ciências Forenses do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos - IPEBJ. Coordenadora do Curso de Ciências Forenses do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos - IPEBJ. Perita Colaboradora do Centro de Medicina Legal da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (CEMEL). Diretora do Departamento de Odontologia Legal (DOL/APCD-RP) da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, seccional Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Legal e Deontologia, atua como perita "ad hoc" e assistente técnica na área de odontologia.

Jafesson dos Anjos do Amor

Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia em 1995. Residência em Psiquiatria pelo Hospital Das Clínicas de Ribeirão Preto e Faculdade de Medicina Da Universidade de São Paulo em janeiro de 1999. Especialista em Psiquiatria pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Psiquiatria em 1999 e em Psiquiatria Forense em 2004. MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas em abril de 2001. Psiquiatra Forense credenciado pela Direção Regional De Saúde XIII Ribeirão Preto desde outubro 1998. Psiquiatra Forense credenciado pela Justiça Federal de Ribeirão Preto desde 2000. Médico Psiquiatra do Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto desde setembro 1999 e desde junho de 2015 como Diretor Técnico do Hospital. Professor convidado do IPEBJ desde 2008.

Jean Alves

Mestre em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da UNESP/Franca. Atualmente é professor de Pós-Graduação do IPEBJ e de Processo Penal da Faculdade de Educação São Luís/Jaboticabal. Advogado especialista em crimes contra a regularidade das licitações; crimes contra a ordem tributária, econômica e financeira. Consultor jurídico e Palestrante. Coordenador da Comissão de Direito Criminal da OAB. 

Lara Franco Zanini

Possui graduação em Psicologia, Bacharelado e e Bacharelado Especial em Pesquisa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto- SP, Universidade de São Paulo (FFCLRP - USP). Atuou como psicóloga residente multiprofissional no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP). Desde 2013 é psicóloga judiciário no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) pela Comarca de Ribeirão Preto e, desde 2018, mestranda pelo Centro de Pesquisas em Psicodiagnóstico (CPP) do Programa de Pós Graduação em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP - USP). 

Leonardo Fazzio Marchetti

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2008). Especialização por residência médica de 3 anos em psiquiatria pela Universidade de São Paulo - USP

Leonardo Ferreira Faria

Psicólogo, Mestrando em Ciências Criminológicas-Forenses, Especialista em Neuropsicologia, Criminologia e Psicologia Jurídica. Psicólogo Criminal da IML - Instituto Médico Legal do Estado de Goiás. Coordenador Nacional do Curso de Pós-Graduação em Avaliação Psicológica, e de Perícia Criminal/Ciências Forenses do grupo DALMASS.  Professor na Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás (Curso de Formação de Oficiais, Especialização em Altos Estudos em Segurança Pública e Curso de Negociador Policial). Professor de disciplinas, Supervisor de Estágio e Orientador de TCC do Curso de Pós-Graduação do IPEBJ-SP, PUC-GO, IPEBJ-SP, NEPNEURO-GO, Escola Superior de Magistratura do Estado de Goiás e Acadepol-Paraíba. Realiza consultoria em temas de Neurociência e Criminologia. Autor e escritor de artigos científicos e capítulos de livros, com temas em Neurociências e Criminologia. Membro sócio da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica.  

Lígia Camillo Zampronio

GRADUAÇÃO em Psicologia– PUC CampinasAPRIMORAMENTO em Psicologia Clínica Institucional e Saúde Mental pelo Hospital Santa Tereza de Ribeirão PretoESPECIALISTA em Saúde Mental e Cognição pela UFSCAR PÓS-GRADUAÇÃO em PSICOLOGIA SISTÊMICA pelo Instituto Orgone (em andamento)EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Consultório – Ribeirão Preto e Online Cargo: psicóloga Principais atividades: psicoterapia destinada à adolescentes e adultos. Atendimento clínico com demandas variadas. CAPS II Porto Ferreira Cargo: psicóloga Principais atividades: serviço de psiquiatria; atendimento ao público infantojuvenil em situação de sofrimento psíquico e vulnerabilidade emocional em decorrência de demandas variadas, visando melhora na qualidade de vida; atendimentos aos adolescentes em tratamento para o uso de substâncias psicoativas; atendimento e orientação à família; avaliação psicodiagnóstica; demandas do espaço da ambiência; matriciamento e articulação com a rede de serviços do município; palestras baseadas nas demandas observadas no município; trabalho multi e interdisciplinar. Clínica Terapêutica Viva – Ribeirão Preto Cargo: psicóloga Principais atividades: atendimento individual, em tratamento ambulatorial, à pessoas com quadro de dependência química e também à pessoas com comportamentos compulsivos (compulsões alimentares, transtorno obsessivo-compulsivo, jogadores compulsivos, ciúmes patológico, cleptomania, tricotilomania, entre outros); trabalho multidisciplinar. Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto Cargo: psicóloga aprimoranda Principais atividades: atendimentos individuais e em grupos à adolescentes e adultos com transtornos mentais graves e severos, nos setores de pacientes em situação de crise (Acolhimento; Dependência Química Masculina e Feminina; Agudos Masculino e Feminino; Núcleo de Apoio ao Paciente com Esquizofenia -NAPE); acompanhamento terapêutico aos indivíduos moradores do hospital ou em Residências Terapêuticas; visitas domicilares; atendimento e orientação à família; trabalho multidisciplinar. APAE – Porto Ferreira Cargo: psicóloga Principais atividades: atendimentos, individuais e em grupos, do projeto PÉTALA, referente ao programa de tratamento e apoio à pessoa com transtorno do espectro autista e patologias multifatoriais (deficiência intelectual, física e sensorial); atendimentos, individuais e em grupos, à crianças e adolescentes com deficiência intelectual e outras comorbidades que se fazem presentes; orientação familiar e visitas domiciliares; trabalho multidisciplinar; articulação com a rede de serviços do município. CAPS Infantil Carretel (Antigo Cevi) - Campinas Cargo: estagiária de psicologia Principais atividades: manejo voltado para a clínica da psicose e neurose grave na infância e juventude, assim como em uso de substâncias psicoativas; atendimento individual com 02/05/2022 adolescentes em privação de liberdade; oficinas terapêuticas; demandas do espaço da ambiência; trabalho multidisciplinar; articulação com a rede de serviços do município. Penitenciária Odete Leite de Campos Critter – Hortolândia Cargo: estagiária de psicologia Principais atividades: atendimento individual aos reeducandos condenados em regime fechado, visando reinserção profissional; atendimento inicial com os reeducandos recémchegados, condenados em regime semi-aberto. 

Maria Luísa Casillo Jardim Maran

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela FFCLRP-USP. Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pelo Instituto de Psicologia (USP/SP). Docente do Centro Universitário Municipal de Franca (UNIFACEF), da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e do Centro Universitário Barão de Mauá, ministrando disciplinas e estágios nas áreas de Avaliação Psicológica, Orientação Vocacional e Psicanálise. Docente no curso de Pós-graduação em Psicopedagogia da Unaerp. Atua como psicóloga clínica realizando atendimentos em Psicoterapia/Ludoterapia de Orientação Psicanalítica e Orientação Vocacional. Membro Titular do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto. Membro da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Já colaborou em pesquisas nas áreas de Avaliação Psicológica, Orientação Vocacional e Psicologia Social e da Saúde. 

Marisley Vilas Bôas Soares

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Medicina (Saúde na Comunidade) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2004) e doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é psicóloga - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica. Como docente de graduação e pós-graduação, ministra disciplinas e orienta trabalhos de conclusão de curso nas áreas de psicologia organizacional, gestão de recursos humanos e psicologia jurídica. 

Monique Brandão de Freitas

FORMAÇÃO: Universitário: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1986. Pós-graduação_ Especialização em dependência Química e outras dependências. Escola Paulista de Medicina, SP. - Especialização em cardiologia Curso Ministrado pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo- SOCESP Período: 07 a 12/1995 - Formação em Psicologia Hospitalar - Período: 03 a 11/1985 Carga horária: 360 horas - Formação Psicanalítica de Grupo (SPAG), reconhecida pela Federação Americana de Grupo. Período: 1990 a 1992 -Vinte e seis anos de experiencia trabalhando na área de saúde mental. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: _ 2003 - Membro da equipe Clínica Greenwood, (São Paulo, Atendimento especializado em recuperação de dependentes químicos- voluntários e involuntários) Funções: 2003 a 2007: Plantonista, Gerente de grupo 2007 a 2011: Gerente clínica 2012/2014 Membro da equipe de ampliação dos programas ambulatoriais da clínica Greenwood, SP. 2013- Membro da implantação e diretoria clínica SER de Campinas, Atendimento ambulatorial ao dependente Químico e outras dependências. 1997/2000 - Psicóloga Integrante da Equipe Multiprofissional da Comunidade Terapêutica Marrion (Assistência ao Programa de Recuperação em Dependência química) 1995/1997 - Coordenadora do Programa de Prevenção de AIDS e DST/ do grupo Conviver da Prefeitura Municipal de Campinas SP, vinculado ao projeto do Ministério da Saúde. 1995/1987- Coordenadora do Programa de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Jaguariúna-SP 1995-1997- Implantação do Serviço de psicologia Hospitalar da equipe de psicologia hospitalar do hospital Samaritano de Campinas SP- Supervisora da equipe. 1986/1995 - Trabalho junto à Equipe Multiprofissional no serviço e Assistência Psiquiátrica em Hospital Geral (Clinica Alternativa), junto ao Hospital Santa Edwirgens. Consultório particular: desde 1986 OUTRAS QUALIFICAÇÕES: 2009: Curso de Artes Plásticas –Escola Panamericana-SP ANALISE PESSOAL: Individual e de grupo. ATIVIDADES LIGADAS AO ENSINO: _1995/1997 -Responsável pela Coordenação e Supervisão de estágios do Curso de Formação de Psicologia Hospitalar da " Clínica Caminho " . _Supervisora Técnica da Equipe do serviço de implantação de psicologia Hospitalar da Beneficência Portuguesa de Campinas SP. _Supervisora Técnica da Equipe de implantação de psicologia hospitalar do Hospital Samaritano de Campinas SP. _Implantação do Manual Informativo e trabalho junto a familiares e pacientes da UTI, do Hospital Samaritano de Campinas SP – - 2014- Participação junto a equipe de professores do Sociedade psicanalítica de grupo de Campinas SP. TRABALHO DE PESQUISA/ APRESENTAÇÕES: 1990/1991 - Pesquisa ligada ao Centro de Referência da Secretaria do Estado de São Paulo (Centro de Referência de AIDS/DST) realizada na cidade de Jaguariúna SP, pelo Centro de Saúde da Prefeitura Municipal. (Enviado ABSTRACT para VII Conferência sobre AIDS - Itália e Conferência sobre AIDS nas Filipinas). 1993 - Pesquisa ligada ao Centro de Referência de AIDS - Corsini, juntamente com Dra. Silvia Belucci, realizado em Campinas SP. Tema: Trabalho Preventivo de AIDS/DST, para população de risco, prostituta e travestis. 1994/1996 – Pesquisa ligada ao centro de Referência, Corsini. Tema: INTERVIR PREVENTIVAMENTE (AIDS/DST) em grupos de homossexuais. Pesquisa realizada junto ao SPAG (SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE GRUPO DE CAMPINAS), Orientador - Dr. Antônio Terzis ( Prof. e Orientador de pós-graduação da PUCCAMP PARTICIPAÇÃO EM SIMPÓSIO COMO EXPOSITORA: 1986 - III Encontro de Psicologia da Região de Campinas SP. Tema: Implantação do serviço de psicologia hospitalar em hospital geral. Semana de Estudos da PUCCAMP. Tema: O trabalho do psicólogo em assistência psiquiátrica ligada ao hospital geral. 1987 - Iº Encontro de Saúde Mental ligado à equipe multiprofissional. Participação: membro da mesa-redonda. Tema: O trabalho do psicólogo dentro de uma equipe multiprofissional ligada ao hospital psiquiátrico. Local: Hospital Américo Bairral - Itapira SP. Mesa-redonda: Tratamento do paciente psiquiátrico internado. 1992 - Iº Encontro de Saúde Mental de Jaguariúna SP. Participação como organizadora. Mesa-redonda: Desospitalização e Novas Propostas. 04/11: Palestras Universidades São Francisco, Itatiba SP. Tema: Relato de experiências desenvolvidas na área psiquiátrica. 1993 - Palestra - Universidade São Francisco, Itatiba SP. Tema: Reabilitação psicossocial – Palestra destinada a alunos e professores do curso de Especialização em psicologia Institucionais do Instituto de Psicologia da PUCCAMP/SP. Tema: Funcionamento do Serviço de Psicologia do Hospital Dia da Clínica Caminho - Centro de Reabilitação Psicossocial. 1995 - Palestrante do 2º Simpósio “Eros e Psiquê” Mito na Relação Amorosa, pela Escola Contemporânea em conjunto com N.E.P - Núcleo de estudos psicológicos da UNICAMP, Dep. de Psiquiatria da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e Caminho. Tema: Novas formas de relacionamento amoroso, os Caminhos da Sensibilidade. Período: 17 e 18/05. 2000 - IIIº Simpósio, Mito e Psicanálise da Relação Amorosa, " De Eros e Psiquê aos Relacionamentos Virtuais ". Participação na mesa-redonda. As crises do casal contemporâneo e suas possíveis soluções. Tema: Relacionamento Coodependente X Relacionamento Interdependente. 18 e 19/2000. 1994- Autora do Trabalho apresentado no XVI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo ( SOCESP ). Tema: A família como uma organização veicular inter-subjetiva com pacientes cardíacos em UTI. Local: UNICAMP, Campinas SP - 17/06 2013- Entrevistas jornais e TV, sobre o tema compulsão por compras SP e Rio. 2014- Autora do livro em andamento sobre oniomania (dependentes por compras) SUPERVISÕES: . Professores da Equipe do SPAG Sociedade Psicanalítica de Grupo de Campinas SP . Professores da equipe do Familiae/SP . Supervisões da Equipe de Formação de Psicologia Hospitalar da Equipe de São Paulo, Dr. Ricardo Sebastiani Werner . 1999 - Participação do FOT no Familiae/SP. Trabalho de Origem da Família do Terapeuta. .2003 a 2014 Supervisão clínica juntamente com equipe da clínica Greenwood-SP Supervisor: Dr. Pablo Miguel Roig-SP

Paulo Henrique de Oliveira Arantes

  <p style="&quot;text-align:" justify;"=""> Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1999). É Promotor de Justiça do Estado de São Paulo desde o ano de 2002. Membro do Movimento do Ministério Público Democrático (MPD), da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP) e do Seminário Gramsci. Mestrando em Direito pela UNESP-Franca. Atuação prioritária na área de direito da criança e do adolescente.

Priscila Alcântara da Costa

Psicóloga Clínica e Forense.  Atuação em pesquisa, análise do discurso e detecção da mentira intervenção na investigação e perfilamento do comportamento no setor eclesiástico/religioso e com pessoas portadoras de Transtorno de Personalidade Psicopata e Orientadora em Medidas de Proteção e Prevenção. Especialista e orientadora em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Especialista em Prevenção do Uso de Drogas pelo SENAD da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC .Especialista em Psicopatologia e Psicofarmacologia .Pós-graduanda especialista em Criminal Profiling – IPEBJ . Mestranda em Ciências Médicas . Pesquisadora na área de Transtornos de Personalidade e Comportamento Desviante .Orientadora e Produtora de material técnico em análise de fatores de riscos e fatores de proteção em saúde mental e dependência química.  Orientadora de líderes, voluntários, profissionais e gestores de comunidades terapêuticas pelo SENAD da Universidade do Estado de São Paulo – UNESP .Coordenadora Geral do programa de tratamento e prevenção em Dependência Química da Fraternidade Missionária O Caminho.  Graduanda em Filosofia e Teologia.

Raquel Barbosa Cintra

Residência médica em Medicina Legal pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas pela Associação Médica Brasileira (AMB), Mestre em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, ex-médica legista do Estado de São Paulo (exonerada a pedido), Professora Colaboradora do Curso de Especialização em Medicina Legal e Perícia Médica da FMUSP, Professora de Anatomia Humana e Medicina Legal da Universidade de Mogi das Cruzes, Professora Coordenadora da Liga Acadêmica de Medicina Legal e Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, sócia fundadora da empresa ZCF - Zerbini, Cintra e Fuzinato Perícias Médicas  

Rubens Correia Junior

Mestre em Ciências pela USP/Ribeirão Preto - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento de pesquisa em enfermagem. Área: Enfermagem Psiquiátrica. Linha de pesquisa: Promoção de saúde mental / Estudos sobre a conduta, a ética e a produção do saber em saúde. Possui graduação em Direito pela Universidade de Uberaba (2004). Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade de Franca e especialista em CRIMINOLOGIA pela PUC/MINAS(2008/2009). Atualmente é professor de graduação nas áreas de Direito público com Ênfase em Penal e Constitucional. Professor de Criminologia e Homicidas em série, Criminologia, legislação penal especial, crimes tributários (dentre outras disciplinas) em pós-graduações pelo Brasil como PUC/BH, UNIT/SE, UNIUBE/MG, IPEBJ/SP. Coordenador e docente do IPEBJ/SP. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da comissão de Direitos Humanos da OAB/MG. 

Rui Mateus Joaquim

Pesquisador de Pós-Doutorado ( Bolsista CNPq ) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Molecular ( INCT - MM ) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em (Neuro) Ciências com ênfase pelo programa de Pós-Graduação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (USP) Bauru/SP. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru/SP. Especialista em Psicologia da Saúde, Práticas Clínicas e Hospitalares pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru/SP. Graduado em Psicologia (Bacharelado e Formação de Psicólogo) pela Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FEA) Editor Adjunto da Revista Debates em Psiquiatria, da Associação Brasileira de Psiquiatria. Membro do grupo de pesquisa Saúde Mental Baseado em Evidência (SAMBE). Atua como Psicólogo Clínico e Forense e Consultor Independente pela VIÉS - Neurociência Clínica e Forense. Docente em diversas instituições de Pós-Graduação Lato Sensu nas áreas de Neuropsicologia, Avaliação Psicológica e Psicologia Jurídica.

Thamires Pereira Barbosa

Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (PPGP/UFSM). É Doutoranda em Psicologia (bolsista CAPES) do PPGP/UFSM. Atualmente está como docente na ULBRA/Santa Maria e como professora substituta no curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria. Atua como psicóloga clínica na área da Terapia Cognitivo Comportamental. É Integrante do Grupo de Pesquisa e Avaliação das Alterações da Cognição Social (PAACS/UFSM). Voluntária do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul na função de mediadora de grupos reflexivos de gênero voltados para homens. Atua como entrevistadora forense realizando Depoimento Especial nas comarcas do TJRS. Atuou em diferentes projetos voltados ao atendimento de populações em situação de vulnerabilidade social. Realizou intercâmbio na Universidade de Coimbra (UC) em Portugal através do Programa de Intercâmbio Luso-Brasileiro Santander Universidades durante o segundo semestre de 2015. Tem experiência na área da Psicologia, com interesse nas áreas de: Psicologia Cognitiva, Psicologia Jurídica; Avaliação Psicológica; Terapia Cognitivo Comportamental; Terapia Focada em Esquemas e estudos voltados para populações em situação de violência e de vulnerabilidade social.

Thiago Luigi Follo Pereira

Pesquisador, escritor, instrutor e Perito Especialista em Análise Comportamental verbal e não verbal. Estando na primeira geração da temática comportamental/investigativa do Brasil (Não verbal e Verbal), foi Cofundador do Instituto IMELCO, pioneiro na análise científica comportamental. Colaborador e avaliador de trabalhos científicos e acadêmicos voltado para o Comportamento dissimulativo em entrevistas e interrogatórios. Possui anos de experiência em parcerias com órgãos de Segurança Pública Nacional, atuando como Consultor de Análises Investigativas com o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). Na parte preventiva Instrutor do GATE/PMESP e atua frequentemente como treinador para o COE, BOPE e outras instituições de Policia Civil e Militar. Auxiliar da Justiça: Atuou como consultor e parecerista de casos midiáticos, oportunizando a elucidação de fatos debatidos em juízo, aclarando os comportamentos incongruentes identificadores de omissões ou mentiras daquilo que foi declarado ou apurado, possibilitando contribuir para a correta aplicação da lei penal ao caso concreto, evidenciando a oportuna jurisprudência da matéria em seu mister. Autor do livro: “A Face e suas Emoções - Manual Prático sobre Emoções Universais e Micro Expressões Faciais”, publicado pela Editora Laços/SP, ISBN 978.85.8373.

CARREGAR MAIS

Depoimentos

Marina Andreoli C. Teixeira
Criminal Profiling - Psicologia Investigativa | Psicologia Forense - Jurídica

"Já concluí dois cursos Lato Sensu no IPEBJ/FVM, o de Psicologia Jurídica e o de Criminal Profiling - Psicologia Investigativa. Com essas especializações foi possível enxergar que existe uma vasta atuação do psicólogo na área jurídica e não somente o que nos é passado na universidade. Uma área que ainda está em expansão e que agrega muito valor à outras ciências. A experiência de ser estudante no IPEBJ/FVM foi muito positiva e já estou me programando para mais um curso, o de Avaliação Psicológica."

Tatiana Bevevino
Psicologia Forense - Jurídica

"O IPEBJ/FVM é mais do que uma Instituição, é uma família onde temos a oportunidade de aprender de forma ética, com uma equipe de docentes altamente qualificados e que nos prepara para encarar os desafios. A Especialização em Psicologia Jurídica, me mostrou perspectivas inovadoras e foi fundamental para minha capacitação, me transformando em uma profissional diferenciada."

Thiara Ferreira Potratz
Psicologia Forense - Jurídica

"Tive a satisfação de ter participado da Pós-Graduação em Psicologia Jurídica (Psicologia Forense - Jurídica), com professores qualificados que contribuíram muito para minha carreira e formação profissional. Meus sinceros agradecimentos ao IPEBJ/FVM e aos professores que contribuíram para meu crescimento profissional.   Atualmente atuo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS de Santa Maria de Jetibá/E.S e em uma Unidade de Acolhimento para crianças e adolescentes do mesmo município."

 

Fotos

VII SIMPOCRIME
VII SIMPOCRIME
XII Simpósio Forense
XII Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
VI SIMPOCRIME
VI SIMPOCRIME
Psicologia Policial x Linguística Forense
Psicologia Policial x Linguística Foren...
Combate Forense: Balística Forense
Combate Forense: Balística Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense...
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses - Botânica Forense
Ciências Forenses - Botânica Forense
X Simpósio Forense
X Simpósio Forense
Ciências Forenses - Papiloscopia
Ciências Forenses - Papiloscopia
Fanáticos Forenses - São Paulo
Fanáticos Forenses - São Paulo
V SIMPOCRIME
V SIMPOCRIME
IX Simpósio Forense
IX Simpósio Forense
IV SIMPOCRIME
IV SIMPOCRIME