Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Neurociência e Comportamento Humano Aplicados ao Direito

A Neurociência e a Análise do Comportamento Humano são áreas que estão ganhando cada vez mais espaço, já que profissionais de diferentes áreas, como do Direito/Justiça, têm identificado a importância do estudo do cérebro e suas correlações com o comportamento humano.

Sobre o curso

Presencial ou totalmente Online.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
 EM NEUROCIÊNCIA E COMPORTAMENTO HUMANO APLICADOS AO DIREITO

Agora você pode realizar este curso de acordo com seu interesse e possibilidade: através de aulas presenciais na sede da FVM ou totalmente online, através de videoconferências e acesso aos materiais de aula digitalizados.

A FVM é pioneira na educação em Ciências Forenses (Grande Área Forense) no Brasil. Por mais de 15 anos, atuou através da marca IPEBJ, se tornando referência nacional e internacional na Grande Área Forense. Sempre de forma inovadora, trabalha continuamente pelos elevados padrões acadêmicos e profissionais para que haja união harmônica entre a Ciência e a Justiça.



A Neurociência e a Análise do Comportamento Humano são áreas que estão ganhando cada vez mais espaço, já que profissionais de diferentes áreas, como do Direito/Justiça, têm identificado a importância do estudo do cérebro e suas correlações com o comportamento humano.



De forma inovadora, a FVM - Faculdade Volpe Miele oferece uma especialização que reúne os conceitos e estudos da Neurociência aplicada ao Direito a partir dos Estudos da Mente e do Comportamento Humano. Bastante diferenciado, sendo o único no país com esse enfoque. Nenhum outro curso de Neurociência brasileiro aborda significativamente a relação entre cérebro, comportamento e criminalidade aplicados ao Direito o que envolve uma combinação de estudos de Criminologia, Psicologia, Psiquiatria e discussões das recentes pesquisas internacionais de Neurociências na área de imagens médicas voltadas para o comportamento criminal.

A Neurociência constitui-se de uma área de investigação interdisciplinar do sistema nervoso, o que inclui diferentes aspectos de estudos sobre o funcionamento do cérebro, abrangendo aspectos moleculares, celulares, de desenvolvimento, comportamentais, evolucionários e médicos. Já a análise do comportamento comunicativo tem muito a contribuir para os profissionais envolvidos na área de segurança pública no sentido de agregar conhecimentos que aprimorem sua competência para análise da comunicação.

A dimensão não verbal da comunicação envolve todas as manifestações não expressas por palavras, cuja significação está vinculada ao contexto em que ocorrem: a avaliação do que foi dito e como foi dito traz elementos importantes para a investigação (interrogatórios) ou para a fase processual (depoimentos em audiência). Destaca aqui uma grande contribuição aos operadores do Direito.

Hoje, entendemos que os conhecimentos disponibilizados pelas ciências da mente e do comportamento, neurociências e psicologia comportamental, podem provocar questionamentos importantes e aplicáveis para os magistrados, advogados e psicólogos forenses, isto é, enxergar a conduta humana com uma visão interdisciplinar e entender o que acontece no cérebro de uma pessoa é extremamente relevante para os muitos domínios do Direito. E é isso que queremos oferecer com essa pós-graduação pioneira no país. Aqui, você encontrará a melhor equipe interdisciplinar capaz de transmitir uma compreensão profunda da natureza comportamental humana e suas aplicações no sistema judicial.

Objetivos:
- Proporcionar a contextualização e o aprendizado de conhecimentos atualizados dos mecanismos de funcionamento do sistema nervoso ressaltando a importância do conhecimento de neurobiologia do comportamento na área forense.
- Aprofundar o conhecimento e realizar uma contextualização de estudos das últimas décadas no que diz respeito a temas centrais para a compreensão do comportamento criminal.
- Oferecer aos alunos do curso conhecimento técnico em psicobiologia das emoções em suas manifestações expressivas através do estudo da cinésica, área de investigação do âmbito da comunicação não verbal do comportamento.
- Treinar a habilidade de reconhecimento das incongruências emocionais do emissor que interage, reconhecendo pontos quentes de um discurso ou contexto que precisa ser melhor investigado visando a segurança e o adequado manejo de situações específicas.
- Apoiar o operador do Direito na sua atuação junto aos Tribunais, para que possam entender os comportamentos, estado mental das pessoas que figuram nos processos judiciais

Para quem se destina?
Profissionais da saúde e das áreas humanas como: médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, advogados, magistrados, físicos, terapeutas ocupacionais, musicoterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais e demais afins ou qualquer outro profissional que tenha interesse na área.

Tem como pré-requisito a comprovação, pelo participante, de conclusão de curso superior de graduação, com diploma devidamente registrado junto ao MEC ou mediante comprovante de conclusão de curso de graduação emitido por instituição de ensino superior.

*A FVM reserva-se no direito de não iniciar a turma caso o número mínimo de alunos não seja atingido. Neste caso, o valor da primeira parcela (matrícula) paga será devolvido integralmente. 



 
FVM é Referência Nacional
Pioneira e Responsável pelo surgimento da Área Educacional Forense no Brasil, com reconhecimento das melhores instituições forenses internacionais.
Especialização Lato Sensu
Curso Certificado MEC
Atividades
Aulas Teóricas, Atividades Práticas, Demonstrações, Simulações, Visitas Técnicas, Análise de Casos, entre outras.
Duração: 18 Meses
Aulas uma vez ao mês, às sextas-feiras das 19h às 23h e aos sábados das 9h às 18h. Todo 1º final de semana do mês.
Encontros
Opção A: 12 Encontros por Videoconferências (EAD Live)
+6 Encontros na sede da FVM, em Ribeirão Preto - SP.

Opção B: 18 Encontros por Videoconferências (EAD Live).

* As gravações das aulas EAD Live ficarão disponíveis na área restrita do aluno.
Carga Horária
400 horas




 

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Acadêmico e Profissional Recíproco Internacional

Sabemos que novos tempos estão logo adiante, com grandes desafios educacionais e práticos potencializados pela dimensão digital da vida. Ao lado das muitas vantagens que o mundo digital proporciona, também os obstáculos são abundantes, o que nos impulsiona a unir esforços sem fronteiras para contribuir com a confiança e valorização da educação e da prática de qualidade, na Grande Área das Ciências Forenses e áreas afins.

Trata-se de um Reconhecimento na qualidade acadêmica, competência profissional, contribuição com a evolução das ciências e compromisso com o impacto social das tecnologias nos diferentes projetos desenvolvidos pelos parceiros.

Não confundir com validação de títulos que são exigidos para cursos/títulos obtidos em diferentes países.





 

Trabalho e Carreira

O especialista em Neurociência e Comportamento Humanoaplicada ao Direito pode:

- Atuar como assistente técnico, fornecendo pareceres quando solicitado judicialmente por algumas das partes (defensoria ou acusação);
- Fornecer consultoria e assessoria para investigadores, policiais, delegados, atores jurídicos, bem como para escritores, roteiristas e diretores de filmes e novelas, por exemplo, dado o grande interesse que essa área desperta no público;
- Seguir carreira como docente em cursos de nível superior ou desenvolver pesquisa;
- Para Peritos Criminais (aprovados em concurso da Polícia Civil ou Federal), incentivar e auxiliar no uso desses conhecimentos, ainda pouco utilizados pela polícia brasileira;
- Aplicar o conhecimento de condições psiquiátricas, bem como de aspectos anatômicos e fisiológicos do cérebro, relacionados ao cometimento de crimes em profissões da saúde;
- Em âmbito privado, trabalhar em empresas de segurança e seguradoras para evitar a ocorrência de crimes (mesmo fraudes). O conhecimento do comportamento comunicativo é fundamental;

- Trabalhar em centros de estudos comportamentais e instituições de saúde com foco em avaliação, acompanhamento e reabilitação psiquiátrica e psicológica.





 

Conteúdo Programático

TÓPICOS
Neurociência Básica
- Origem e Fundamentos da Neurociência
- Organização Geral do Sistema Nervoso Central
- Neurofisiologia
- Plasticidade Cerebral
- Neuroimagens
- Psicofarmacologia
- Neurobiologia do Comportamento
- Integração entre Neurociência e Comportamento
- Processos Cognitivos e Tomada de Decisão


Neurociência Criminal
- Psicologia Evolucionista Forense
- Fundamentos da Criminologia e Criminologia Clínica
- Neurociência e Psiquiatria Forense
- Neurociência e Dependência Química
- Psicopatologias, Transtornos Mentais e o Crime
- O Cérebro do Psicopata
- Práticas Avaliativas em Neuropsicologia Forense
- O Processo Pericial e os Vieses Cognitivos
- Avaliação Psicológica e Transtornos Mentais

Neurociência e Direito
- Neuro Ética
- Fundamentos de Direito e de Direito Processual
- Responsabilidade Criminal e Civil. Psicopatologia e Imputabilidadde
- Biopsicossociologia do Comportamento
- Neurociência e Justiça
- Neurociências nos Tribunais
- Técnicas de Entrevista, Interrogatórios e Acompanhamento de Depoimentos
- Falsas Memórias

Neurociência Forense
- Avaliação Neuropsicológica
- Lesões Cerebrais: Consequências Neuropsicológicas
- Uso de Neuroimagem na Avaliação Forense

Módulo Metodológico
- Didática do Ensino Superior
- Metodologia Científica

DIFERENCIAIS:
Atividades Práticas, Demonstrações, Simulações, Visitas Técnicas, Análise de Casos, entre outras.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 400 horas
TFC (trabalho final de curso) opcional.



 

Aprenda com os melhores professores

Coordenadores

Tânia Mara Volpe Miele

Diretora da FVM - Faculdade Volpe Miele. Sócia fundadora e diretora do IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, editor responsável pela revista científica eletrônica Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics e editor de livro com sele Volpe Miele. Especialização em Bioéitca pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1980) com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas. Advogada. Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP (1997) com habilitação em Direito Privado. Pós graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde; Pós graduação em Ciências Forenses;  Pós graduação em Criminologia, Pós graduação em Psicologia Jurídica e Pós graduação em Criminal Profiling.  Coordenadora de extensão e pós graduação do IPEBJ. Idealizadora e coordenadora do FSI Brasil - Forensic Science Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense. Presidente Fundadora da International Academy of Forensic Investigation, Criminology and Criminal Profiling – FICC Academy
. Ex Executive Director - BioProphecy Brasil/USA. Ex Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Ex  Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto. Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP. Ex Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro da Associação Brasileira de Ciências Forenses. Membro da International Association of Forensic Investigators (DIAFI) México.
Membro do Instituto Mexicano de Investigación Científica y Forense.   

Professores

Ana Paula de Souza Velloso

Doutoranda e Mestra em Ciências com ênfase em Medicina Legal, Antropologia Forense e Bioética pelo Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP. Bacharelado em Biomedicina pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2006) com habilitação em Análises Clínicas (Patologia Médica). Docente da Faculdade de Medicina na Universidade Santo Amaro - SP. Consultora e Pesquisadora Forense no Centro de Arqueologia e Antropologia Forense da Universidade Federal de São Paulo CAAF - UNIFESP. Perita Judicial pela OPERB (Ordem dos Peritos do Brasil). Atua como Perita em Antropologia Forense na Equipe Brasileira de Identificação de Mortos e Desaparecidos Políticos (EIMDP) da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) do Ministério dos Direitos Humanos da Presidência da República (MDH) regulamentada pela Portaria n°99 de 06 de junho de 2017. Atua como Perita (Assistente Técnica) na área de Antropologia Forense, no FSI Brasil - Forensic Sciences Investigation situado na cidade de Ribeirão Preto-SP. É Docente nas áreas de Medicina Legal/Ciências Forenses, Tanatologia, Traumatologia, Bioética, Antropologia Forense e Identificação Humana nos cursos de Pós-Graduação (Latu Sensu) em Ciências Forenses e Psicologia Jurídica, no Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ) desde 2013, na cidade de Ribeirão Preto. Docente da disciplina de Antropologia Forense e Identificação Humana, no curso de Pós Graduação (Latu Sensu) em Ciências Forenses da Universidade Adventista de São Paulo (UNASP) desde 2017. Docente da disciplina de Antropotanatologia Forense do curso de Pós Graduação em Enfermagem Psiquiátrica Forense das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) desde 2017. Atua como Técnica de Necrópsia no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da Prefeitura de Mococa - SP desde 2012. Atuou como Perita em Antropologia Forense no Grupo de Trabalho Perus (GTP) da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em cooperação internacional com Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU) de agosto de 2017 até novembro de 2018. Em junho de 2012 passou a integrar o Grupo de Trabalho do Araguaia (GTA) da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos do Governo Federal, ligado à Comissão da Verdade. Desenvolve trabalho de campo em escavações, para busca de ossadas de desaparecidos da Guerrilha do Araguaia (1972-1974) com o objetivo de identificação humana. Atuou como Perita em Antropologia Forense, nas atividades das Expedições do Grupo de Trabalho Araguaia (GTA), regulamentado pela Portaria Interministerial MJ/MD/SDH-PR nº 1.102 de 05 de junho de 2012, que tem por objetivo coordenar e executar conforme padrões de metodologia científica adequada as atividades necessárias para localização, recolhimento e devolução dos restos mortais dos desaparecidos políticos da Guerrilha do Araguaia aos seus familiares. Possui Experiência como Docente nas áreas de Fisiopatologia e Patologia Geral (Anatomia Patológica), Bioética, Genética, Citologia, Histologia, Microbiologia, Coleta de Material Biológico, Embriologia, Fisiologia Geral, Imunologia Básica, Biofísica, Epidemiologia em Saúde, Anatomia Humana e Coordenação do Curso de Bacharelado em Biomedicina (2012-2016); e também, no mesmo campus, Docência nas áreas de Medicina Legal e de Biodireito no curso de Bacharelado em Direito da Universidade Paulista - UNIP Campus II São José do Rio Pardo-SP. Possui experiência em docência nas áreas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Biossegurança, Microbiologia, Ética Profissional e Bioética nos cursos técnicos de Enfermagem e Radiologia, no Instituto INOVARE de educação, na cidade de Casa Branca-SP. Possui experiência em Docência no ensino médio (Biologia) e fundamental II (Ciências e Biologia) Tem experiência na área de Biomedicina, com ênfase em Patologia Clínica (Análises Clínicas).

Antônio de Pádua Serafim

Graduado em Psicologia - UFPB (1992); Mestrado em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia (IPUSP, 1999); Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2005); Especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas HCFMUSP (1994). Diretor do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia e Coordenador do Programa de Psiquiatria e Psicologia Forense (NUFOR) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq/HCFMUSP). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Docente Orientador do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento (IPUSP); Membro do GT ANPEPP Tecnologia Social e Inovação: Intervenções Psicológicas e Práticas Forenses contra Violência. Área de pesquisa: Saúde Mental e Violência, Personalidade, Psicologia e Neuropsicologia Cínica e Forense.

Camilla Monti Oliveira

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2009) e aprimoramento e especialização em Neuropsicologia no Contexto Hospitalar pelo Instituto de Psiquiatria (IPq - HCFMUSP). Mestranda do Programa de Psicobiologia da FFCLRP - USP. Atualmente atua com avaliação neuropsicológica e psicológica no Hospital das Clínicas da USP - RP.

Denis Victor Lino de Sousa

Doutorando em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco com bolsa da CNPq, Mestre em Investigative and Forensic Psychology pela University of Liverpool, Especialista em Psicologia Jurídica e Investigação Criminal pela Faculdades Integradas de Patos (FIP), Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pesquisador em Psicologia Jurídica e Investigativa com artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais e trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Autor do livro "Criminal Profiling - Perfil Criminal: Análise do Comportamento na Investigação Criminal"

Emanuele Seicenti de Brito

  Bacharel em Direito graduada pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba. Mestre e Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem, período sanduíche na Universidade de Surrey (School of Law). Linha de pesquisa: Promoção de Saúde Mental/Estudos sobre a conduta, a ética e a produção do saber em saúde/Proteção Internacional dos Direitos Humanos/Direito à Saúde. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento.

Erikson Felipe Furtado

Erikson Felipe Furtado é professor de Psiquiatria da Infância e Adolescência, da Divisão de Psiquiatria do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) da USP (Universidade de São Paulo), Campus de Ribeirão Preto. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), com especialização em Psiquiatria e Psicoterapia da Infância e Adolescência pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (1986). Obteve seu título de doutorado na Alemanha, pela Universidade de Heidelberg (1993), com bolsa do CNPq, em Medicina na área de Psiquiatria Infanto-Juvenil, sob orientação do Prof. Dr. Martin H. Schmidt. Foi pesquisador pós-doutor do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1993 a 1994, com bolsa RD do CNPq. Fez pós-doutoramento na área de Álcool e Drogas, no Central Institute of Mental Health-Mannheim, Alemanha, de 2000 a 2001, com bolsa FAPESP. É coordenador da Área de Saúde Mental e Psiquiatria da Infância e Adolescência. É pesquisador principal e coordenador do NPCP/PAIPAD - Núcleo de Pesquisa em Psiquiatria Clínica e Psicopatologia/Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas na Comunidade, da FMRP-USP. Com recursos da OMS desenvolveu o projeto PAI-PAD/OMS para implementação e disseminação das Intervenções Breves para álcool e drogas. Com recursos da FAPESP e CNPq desenvolveu estudos para o desenvolvimento de protocolo de intervenções breves para aplicação em gestantes. Tem linhas de pesquisa sobre os temas: exposição intra-uterina a álcool e drogas e psicopatologia do desenvolvimento, através de projetos longitudinais, envolvendo saúde mental da gestante e puérpera, e dos filhos de farmacodependentes. É professor e orientador de pós-graduação nos programas de Saúde Mental da FMRP-USP (CAPES 6) e Toxicologia da FCFRP-USP (CAPES 5), tendo concluído até o presente, três orientações de doutorado, onze orientações de mestrado, três supervisões de pós-doutorado e 20 orientações de iniciação científica, a maioria com bolsas de agências de pesquisa. Orienta atualmente, cinco alunos de doutorado, quatro alunos de mestrado e dois alunos de iniciação científica.Tem cooperação com a Organização Mundial da Saúde, com a Organização Pan-Americana da Saúde e com parcerias internacionais, nos EUA, Reino Unido e Alemanha. É membro de corpo editorial e revisor em várias revistas científicas nacionais e internacionais. É integrante da participação brasileira no programa Treatnet II da UNODC United Nations Office for Drugs and Crime. É membro convidado do GDG - Guidelines Development Group da OMS para consumo de álcool e drogas na gestação. (Texto informado pelo autor)

Fernanda Aguiar Pizeta

Psicóloga pela FFCLRP-USP, Psicóloga Judiciária do Anexo da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Fórum da Comarca de Ribeirão Preto - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Docente junto ao Curso de Psicologia da Universidade Paulista-UNIP, Pós-doutora pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Doutora em Ciências pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo - Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP e Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo. Atuação, principalmente, nos seguintes temas: psicologia jurídica, saúde mental, desenvolvimento infantil, psicodinamismos familiares.

Fernanda de Vargas

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Criminais da PUCRS, orientanda do professor Dr. Gabriel José Chittó Gauer. Bolsista CAPES. orcid.org/0000-0003-4984-3503. Mestre em Psicologia com ênfase em Psicologia da Saúde, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2010) e Especialização em Psicologia, ênfase em Saúde Comunitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012). Atua como colaboradora no Grupo de Pesquisa: Pesquisa e Avaliação em Alterações da Cognição Social (PAACS) sob Coordenação do Professor Dr. Silvio José Lemos Vasconcellos da UFSM. Concluiu o Programa Especial de Graduação em Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) pela UFSM, sendo assim, Licenciada em Psicologia (2014). Possui experiência profissional principalmente em temáticas como: violência, situações de vulnerabilidade, adolescência, tendo também realizado pesquisas sobre estes temas. Atualmente pesquisa temas como: neurociência, expressões faciais, alterações da cognição social, psicopatia, contextos carcerários e Medidas Socioeducativas. (Texto informado pelo autor)

Gustavo D'Andrea

Advogado. Doutor em Ciências Enfermagem Psiquiátrica, EERP-USP). Mestre em Ciências (Psicologia, FFCLRP-USP). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Ribeirão Preto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES). Coordenador Acadêmico e docente do IPEBJ/ FVM - Faculdade Volpe Miele. Editor dos livros com selo editorial Volpe Miele.

Isamara Geandra Cavalcanti Caputo

Cirurgiã-Dentista, graduada em Odontologia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (1995). Especialista em Odontologia Legal e Deontologia pela FOP/UNICAMP (2007), Mestre em Odontologia Legal e Deontologia pela FOP/UNICAMP (2009). Doutora em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP-USP (2014); Professora do Curso Atualização em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, e dos cursos de especialização em Ortodontia, Endodontia, Dentística, Implatodontia na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas seccional de Ribeirão Preto ministrando aulas de Odontologia Legal, Ética, Legislação e Metodologia. Professora dos cursos de especialização em Direito Médico e da Saúde e Ciências Forenses do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos - IPEBJ. Coordenadora do Curso de Ciências Forenses do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos - IPEBJ. Perita Colaboradora do Centro de Medicina Legal da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (CEMEL). Diretora do Departamento de Odontologia Legal (DOL/APCD-RP) da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, seccional Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Legal e Deontologia, atua como perita "ad hoc" e assistente técnica na área de odontologia.

Leonardo Ferreira Faria

Psicólogo, Mestrando em Ciências Criminológicas-Forenses, Especialista em Neuropsicologia, Criminologia e Psicologia Jurídica. Psicólogo Criminal da IML - Instituto Médico Legal do Estado de Goiás. Coordenador Nacional do Curso de Pós-Graduação em Avaliação Psicológica, e de Perícia Criminal/Ciências Forenses do grupo DALMASS.  Professor na Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás (Curso de Formação de Oficiais, Especialização em Altos Estudos em Segurança Pública e Curso de Negociador Policial). Professor de disciplinas, Supervisor de Estágio e Orientador de TCC do Curso de Pós-Graduação do IPEBJ-SP, PUC-GO, IPEBJ-SP, NEPNEURO-GO, Escola Superior de Magistratura do Estado de Goiás e Acadepol-Paraíba. Realiza consultoria em temas de Neurociência e Criminologia. Autor e escritor de artigos científicos e capítulos de livros, com temas em Neurociências e Criminologia. Membro sócio da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica.  

Rubens Correia Junior

Mestre em Ciências pela USP/Ribeirão Preto - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento de pesquisa em enfermagem. Área: Enfermagem Psiquiátrica. Linha de pesquisa: Promoção de saúde mental / Estudos sobre a conduta, a ética e a produção do saber em saúde. Possui graduação em Direito pela Universidade de Uberaba (2004). Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade de Franca e especialista em CRIMINOLOGIA pela PUC/MINAS(2008/2009). Atualmente é professor de graduação nas áreas de Direito público com Ênfase em Penal e Constitucional. Professor de Criminologia e Homicidas em série, Criminologia, legislação penal especial, crimes tributários (dentre outras disciplinas) em pós-graduações pelo Brasil como PUC/BH, UNIT/SE, UNIUBE/MG, IPEBJ/SP. Coordenador e docente do IPEBJ/SP. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da comissão de Direitos Humanos da OAB/MG. 

Rui Mateus Joaquim

Pesquisador de Pós-Doutorado ( Bolsista CNPq ) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Molecular ( INCT - MM ) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em (Neuro) Ciências com ênfase pelo programa de Pós-Graduação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (USP) Bauru/SP. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru/SP. Especialista em Psicologia da Saúde, Práticas Clínicas e Hospitalares pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru/SP. Graduado em Psicologia (Bacharelado e Formação de Psicólogo) pela Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FEA) Editor Adjunto da Revista Debates em Psiquiatria, da Associação Brasileira de Psiquiatria. Membro do grupo de pesquisa Saúde Mental Baseado em Evidência (SAMBE). Atua como Psicólogo Clínico e Forense e Consultor Independente pela VIÉS - Neurociência Clínica e Forense. Docente em diversas instituições de Pós-Graduação Lato Sensu nas áreas de Neuropsicologia, Avaliação Psicológica e Psicologia Jurídica.

Sara Tamiris Cirilo Fernandes

Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto (2013). Mestre em Ciências com ênfase em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (2016). Doutora em Ciências com ênfase em Psicobiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo e atualmente é docente do curso de Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

Silvio José Lemos Vasconcellos

Psicólogo, Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desenvolve trabalhos voltados para a avaliação e etiologia da Psicopatia, do Transtorno de Personalidade Anti-Social e para as suas respectivas implicações jurídicas. Desenvolveu trabalhos voltados para a divulgação científica da Psicologia Cognitiva e estudos sobre a História da Psicologia e das Ciências Cognitivas. No âmbito da Psicometria, construiu e validou a Escala Fatorial de Abertura à Experiência (EFA) com base no modelo dos cinco grandes fatores, sendo ainda um dos pesquisadores responsáveis pela adaptação e validação, no Brasil, do Psychopathy Checklist: Youth Version (PCL:YV) e da Medida Interpessoal de Psicopatia (IM-P). Dedica-se, atualmente, à construção e validação de instrumentos para avaliar mecanismos da cognição social, investigando a relação entre a capacidade de identificar emoções expressas pela face com a etiologia de diferentes transtornos mentais.

CARREGAR MAIS
 

Fotos

VII SIMPOCRIME
VII SIMPOCRIME
XII Simpósio Forense
XII Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
VI SIMPOCRIME
VI SIMPOCRIME
Psicologia Policial x Linguística Forense
Psicologia Policial x Linguística Foren...
Combate Forense: Balística Forense
Combate Forense: Balística Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense...
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses - Botânica Forense
Ciências Forenses - Botânica Forense
X Simpósio Forense
X Simpósio Forense
Ciências Forenses - Papiloscopia
Ciências Forenses - Papiloscopia
Fanáticos Forenses - São Paulo
Fanáticos Forenses - São Paulo
V SIMPOCRIME
V SIMPOCRIME
IX Simpósio Forense
IX Simpósio Forense
IV SIMPOCRIME
IV SIMPOCRIME