Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Enfermagem Forense: Cuidado e Justiça

Esta especialização capacita o enfermeiro a atuar de forma precisa em casos de violência, desastres em massa e outras situações que exigem uma atuação técnica e humanizada. Este curso oferece uma formação única para profissionais que desejam ir além do cuidado, tornando-se peças chave em investigações forenses e assegurando justiça por meio da coleta e preservação de evidências. 

Sobre o curso

Presencial ou totalmente Online.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
LATO SENSU EM ENFERMAGEM FORENSE: CUIDADO E JUSTIÇA


A Enfermagem Forense é uma área de alta especialização que permite ao profissional enfermeiro atuar na interface entre saúde e justiça. Este curso foi desenvolvido para capacitar enfermeiros a prestarem apoio técnico e humanitário em casos de violência física, psicológica e sexual, além de catástrofes e eventos de destruição em massa.

O programa segue as diretrizes da Resolução COFEN 556/2017, contemplando disciplinas que abrangem diversos campos da Enfermagem Forense, como coleta e preservação de vestígios, atuação no sistema prisional, psiquiátrica, e assistência técnica em processos judiciais. O curso também prepara o profissional para atuar em perícias e como assistente técnico, com uma formação completa para atender vítimas de violência e tragédias, contribuindo diretamente para investigações criminais.

Além de uma formação robusta, o curso da Volpe Miele oferece flexibilidade, com a opção de aulas presenciais ou online, garantindo que você tenha o melhor aprendizado no seu ritmo, com suporte contínuo de um time de especialistas da área.


Este curso oferece capacitação para as seguintes áreas de Enfermagem Forense reconhecidas no Brasil: 


- Violência Sexual
- Sistema Prisional
- Psiquiátrica
- Perícia, Assistência Técnica e Consultoria
- Coleta, Recolha e Preservação de Vestígios
- Pós-Morte
- Desastre em Massa, Missões Humanitárias e Catástrofes
- Maus Tratos, Traumas e outras Formas de Violência nos diversos Ciclos da Vida.


Para quem é este curso?
Esta especialização é exclusiva para Enfermeiros com diploma de graduação em Enfermagem, conforme exigido pela Resolução COFEN Nº 556/2017. 

• Profissionais que buscam se especializar na área de Enfermagem Forense e atuar no campo da saúde e da justiça.
• Enfermeiros interessados em expandir suas competências para além da assistência tradicional, com atuação em investigações forenses e em casos de violência.
• Profissionais que desejam se capacitar para trabalhar com vítimas de violência física, sexual e psicológica, além de atuar em desastres em massa e missões humanitárias.
• Enfermeiros que desejam atuar como peritos judiciais, assistentes técnicos ou consultores na área forense.
• Profissionais que buscam aprofundar seus conhecimentos para trabalhar com coleta e preservação de vestígios em investigações criminais.



 
FVM é Referência Nacional
Pioneira e Responsável pelo surgimento da Área Educacional Forense no Brasil, com reconhecimento das melhores instituições forenses internacionais.
Especialização Lato Sensu
Curso Certificado MEC
Atividades
Aulas Teóricas, Atividades Práticas, Demonstrações, Simulações, Análise de Casos, entre outras.
Duração: 18 Meses
Aulas uma vez ao mês, às sextas-feiras das 19h às 23h e aos sábados das 9h às 18h. Todo 1º final de semana do mês.
Encontros
Opção A: 12 Encontros por Videoconferências (EAD Live)
+6 Encontros na sede da FVM, em Ribeirão Preto - SP.

Opção B: 18 Encontros por Videoconferências (EAD Live).

* As gravações das aulas EAD Live ficarão disponíveis na área restrita do aluno.
Carga Horária
460 horas




 

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Acadêmico e Profissional Recíproco Internacional

Sabemos que novos tempos estão logo adiante, com grandes desafios educacionais e práticos potencializados pela dimensão digital da vida. Ao lado das muitas vantagens que o mundo digital proporciona, também os obstáculos são abundantes, o que nos impulsiona a unir esforços sem fronteiras para contribuir com a confiança e valorização da educação e da prática de qualidade, na Grande Área das Ciências Forenses e áreas afins.

Trata-se de um Reconhecimento na qualidade acadêmica, competência profissional, contribuição com a evolução das ciências e compromisso com o impacto social das tecnologias nos diferentes projetos desenvolvidos pelos parceiros.

Não confundir com validação de títulos que são exigidos para cursos/títulos obtidos em diferentes países.





 

Trabalho e Carreira

Oportunidades de trabalho amplas e diversificadas:
A interdisciplinaridade do programa capacita o participante para atuação nos mais variados setores da Enfermagem Forense.

Exemplos de atuação:
• Assistência Técnica de partes em processos cíveis e criminais.
• Perícia judicial, como perito nomeado ou assistente técnico.
• Consultoria em instituições de saúde, abordando questões de violência e violação de direitos humanos.
• Atuação em missões humanitárias e desastres em massa.
• Docência em cursos relacionados à Enfermagem Forense.
• Pesquisa científica voltada ao avanço das práticas forenses no contexto da saúde.





 

Conteúdo Programático

Aprendizado inteligente por meio de trilhas:
O aprendizado nesta certificação é organizado em trilhas com aulas e materiais de estudo. Cada trilha tem um tema central. Os tópicos do curso são estrategicamente distribuídos entre as trilhas.

Trilha 1 – Medicina Legal 
Trilha 2 – Noções Jurídicas Aplicadas e Ética na Atuação Pericial
Trilha 3 – Criminalística
Trilha 4 – Psicologia e Psiquiatria Forense
Trilha 5 – Violências 
Trilha 6 – Gerenciamento de Crise em Desastres em Massa

Tópicos deste curso:
- Histórico e Conceitos Básicos
- Elaboração de Documentos. Laudos e Pareceres Técnicos.
- Violência Sexual, Interfamiliar ou Coletiva
- Medicina Legal: Sexologia Forense, Tanatologia e Traumatologia Forense
- Metodologia Científica.
- Sistema Prisional, Custódia e Detenção
- Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
- Criminalística e Levantamento de Local de Crime: Coleta e Preservação de Vestígios Forenses e Evidências Comportamentais
- Abordagem na Investigação da Morte e o Pós-Morte
- Desastre em Massa, Missões Humanitárias e Catástrofes
- Saúde Coletiva. Direitos Humanos. Ética e Bioética
- Noções Jurídicas Aplicadas. Perícia, Perito e Assistente Técnico
- Autópsia Psicológica 
- Didática do Ensino Superior
- Enfermagem Forense: Carreira e Competências
- Técnicas de Entrevista, Interrogatório e Aconselhamento, dentre outros.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 460 horas
Estágio e TFC (trabalho final de curso) são optativos.


Como entrar na próxima turma?
Para matricular-se e entrar na próxima turma, basta seguir os passos:
1 - Clique no botão "Matricule-se"
2 - Preencha com seus dados
3 - Selecione a forma de pagamento
4 - Clique em "Concluir"
5 - Pronto!
Nossa equipe vai analisar seu pedido de matrícula e fará contato com você o mais breve possível.

*A Volpe Miele reserva-se no direito de não iniciar a turma caso o número mínimo de alunos não seja atingido. Neste caso, o valor da primeira parcela (matrícula) paga será devolvido integralmente. 

Se você está pronto para dar um passo além na sua carreira, o curso de Enfermagem Forense da Volpe Miele é a sua porta de entrada para um campo de atuação único, que alia cuidados médicos à justiça. A habilidade de coletar e preservar vestígios em momentos de violência pode fazer toda a diferença em investigações e em garantir que as vítimas recebam a justiça que merecem.

Ao se formar com a Volpe Miele, você não estará apenas adquirindo conhecimento técnico, mas também será um profissional indispensável para o sistema de justiça e saúde. Nossa equipe de especialistas irá guiá-lo em cada passo, garantindo que sua formação seja impecável, seja você aluno presencial ou online. 

Com este certificado, você será reconhecido como um líder na área de Enfermagem Forense, com um vasto leque de possibilidades de trabalho e uma carreira que fará diferença para muitas pessoas. Não perca a chance de transformar sua trajetória profissional com a excelência e o pioneirismo da Volpe Miele.



 

Aprenda com os melhores professores

Coordenadores

Adilson Pereira

Físico graduado na UNISA (Universidade de Santo Amaro – São Paulo). Perito Criminal desde 1987. Perito Criminal Classe Especial. Assessor Técnico da Diretoria Geral do Instituto de Criminalística de São Paulo (2000-2004 e de 2015 até hoje). Atuou em locais de crime por 14 anos. 7 ANOS - Diretor do Núcleo de Física do Instituto de Criminalística da Superintendência da Polícia Técnico Científica de São Paulo. 1 ANO - Diretor Geral dos Núcleos laboratoriais da Polícia Técnico-Científica de São Paulo; 2 ANOS - Diretor Geral do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo. Professor da Academia de Polícia de São Paulo/SP desde 2001 – Área Criminalística. Coordenador e Docente no IPEBJ. Professor de pós-graduação em Ciências Forenses nas seguintes instituições: Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Porto/Portugal. IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos de Ribeirão Preto/SP desde 2010. UniFMU – Unidade Santo Amaro – São Paulo – Capital, desde 2013. Atua nas seguintes áreas da perícia e ensino (teoria e prática):Criminalística; Balística Forense; Física Forense. Levantamento Técnico de Local de Crime; Perícias em Acidentes de Trânsito; Noções e Perícias em explosivos; Análises e Coleta de Manchas e Impressões em Locais de Crimes. Especialização em Investigação Técnico Científica de Cenas de Crime em Geral (2009) e em Cenas de Crimes de Homicídio em 2011, CSI (Crime Scene Investigator) pelo Lake Tecnical Center, Institute of Public Safety, Florida, USA. Agraciado com as seguintes medalhas: Medalha do Mérito Técnico Cientifico “Governador Mario Covas” pelos trabalhos técnicos realizados na Polícia Cientifica de São Paulo; Medalha 9 de Julho outorgado por serviços prestados a cultura, serviços humanitários, trabalhos sociais, a arte em geral e à Democracia e ao Estado de São Paulo; Medalha Constitucionalista serviços relevantes prestados à São Paulo e ao culto aos ideais cívicos e patrióticos atrelados ao movimento da Revolução Constitucionalista de 1932; Medalha de bronze da Academia de Polícia do Estado de São Paulo, pelos 10 anos de trabalho acadêmico (bronze 10 anos, prata 20 anos e ouro 30 anos); Medalha do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo pelo apoio técnico científico à corporação. 

Gustavo D'Andrea

Advogado. Doutor em Ciências Enfermagem Psiquiátrica, EERP-USP). Mestre em Ciências (Psicologia, FFCLRP-USP). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Ribeirão Preto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES). Coordenador Acadêmico e docente do IPEBJ/ FVM - Faculdade Volpe Miele. Editor dos livros com selo editorial Volpe Miele.

Jeniffer Sati Pereira

Bióloga. Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal), Mestre em Aquicultura e Pesca. FORMAÇÃO: Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciência Biológicas: Biologia Vegetal: UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus Rio Claro curso de doutorado. Tese defendida em 01 de Julho de 2013. Título da tese: Estrutura e dinâmica da comunidade Fitoplanctônica no período de cinco anos em ambiente oligo-mesotrófico (Lago das Ninfeias), Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo. 2006 – 2008: Programa de Pós-graduação stricto sensu em Aqüicultura e Pesca – Instituto de Pesca São Paulo – SP Mestre em Aqüicultura e Pesca Dissertação defendida em 11 de Julho de 2008. Título da dissertação: Avaliação do impacto do efluente de piscicultura sobre o corpo receptor. 2002 – 2006: Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo - SP Bacharel em Ciências: Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo - SP Licenciado em Ciências. Diplomada. ÁREA DE ATUAÇÃO Limnologia, Comunidade Fitoplanctônica, Diversidade Alfa, Beta e Gama (índices biológicos), Aquicultura, Biologia Vegetal. ATIVIDADE PROFISSIONAL/ COORDENAÇÃO E DOCÊNCIA: Coordenadora do Laboratório de Ecologia Aquática do Núcleo de Pesquisa em Ecologia do Instituto de Botânica, São Paulo – SP- Brasil, carga horária de 20h mensais: monitora na disciplina “Ambientes aquáticos continentais” no curso de PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE VEGETAL E MEIO AMBIENTE DO INSTITUTO DE BOTÂNICA, São Paulo- SP- Brasil, carga horária: 90 horas: monitora na disciplina “Ecossistemas aquáticos continentais: caracterização física e química da água (IPP 005)” no curso de PÓS-GRADUAÇÃO EM AQÜICULTURA E PESCA DO INSTITUTO DE PESCA, São Paulo- SP – Brasil. Carga horária: 60 horas. Professora de Japonês da Aliança Cultural Brasil Japão.

Margaret Mitiko Inada Pereira

Perita Criminal Classe Especial. Biomédica com Especialização nível Pós-graduação em Biologia Molecular aplicada às área humana, animal e vegetal. Perita Criminal desde 1988, sendo que exerceu a função como perita de campo (local de crime) na cidade de Itanhaém e da Equipe de Perícias Criminalísticas CENTRO da capital/SP. Em 2001 passou a fazer parte da equipe de peritos do laboratório de DNA do Núcleo de Biologia e Bioquímica, realizando especificamente confronto de DNA genômico para pesquisa de ocorrência de vínculo genético na área criminal. Especialista em Investigação Técnico Científica da Cena de Crime – CSI (Crime Scene Investigator) – especialização em homicídio (2011) pelo Lake Tecnical Center, Institute of Public Safety, Florida, USA.  Participou do grupo de trabalho, na Superintendência da Polícia Técnico Científica de São Paulo, para padronização de procedimento referente a casos de violência sexual. Coordenadora e Professora de Ciências Forenses, desde 2010 (Local de Crime, DNA Forense, Biologia Forense)  no IPEBJ – Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos – Ribeirão Preto – São Paulo. Atuou nas perícias dos seguintes casos: acidente do "Airbus da Tam" no aeroporto de Congonhas/SP 2007; irmãos João Vitor e Igor dos Santos Rodrigues, homicídio, Ribeirão Pires/SP 2008; Mércia Nakashima, homicídio, Guarulhos/SP 2010; crianças Nicole Mayra da Silva Nogueira e Maiara Natalie da Silva Homicídio, Sorocaba/SP, 2011; Vitor Gurman, atropelamento fatal, Land Rover, Zona Oeste, Capital /SP, 2011; Bianca Consoli, homicídio, Zona Leste, Capital/SP, 2001. Homenagem e Reconhecimento do Sistema FIESP pelos Serviços Prestados quando do acidente do Voo 3054 Airbus da TAM. Prêmio Polícia Cidadã do Instituto Sou da Paz – Ação Vencedora: O Exame de DNA como Ferramenta na Elucidação de Crimes e na Identificação de Pessoas. Prêmio Top Gun – CSI Homicide – Orlando USA - 2011.  Agraciada com a medalha do Mérito Técnico Científico "Governador Mário Covas" pelos trabalhos técnicos realizados na Polícia Científica de São Paulo.   

Tânia Mara Volpe Miele

Diretora da FVM - Faculdade Volpe Miele. Professora do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade Volpe Miele. Especialização em Bioéitca pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Especialista em Ciências Forense. Especialista em Criminal Profiling. Especialista em Direito Médico, Odontológico e da Saúde. Especialista em Criminologia. Especialista em Psicologia Forense-Jurídica. Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1980) com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas. Advogada. Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP (1997) com habilitação em Direito Privado. Coordenadora de extensão e pós graduação da FVM - Faculdade Volpe Miele. Sócia fundadora e diretora do IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, editor responsável pela revista científica eletrônica Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics e editor de livro com sele Volpe Miele. Idealizadora e coordenadora do FSI Brasil - Forensic Science Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense. Presidente Fundadora da International Academy of Forensic Investigation, Criminology and Criminal Profiling FICC Academy#8232. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Antropologia Forense. Membro da Associação Brasileira de Ciências Forenses. Membro da International Association of Forensic Investigators (DIAFI) México.#8232;Membro do Instituto Mexicano de Investigación Científica y Forense. Professora do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade Volpe Miele.

Professores

Adilson Pereira

Físico graduado na UNISA (Universidade de Santo Amaro – São Paulo). Perito Criminal desde 1987. Perito Criminal Classe Especial. Assessor Técnico da Diretoria Geral do Instituto de Criminalística de São Paulo (2000-2004 e de 2015 até hoje). Atuou em locais de crime por 14 anos. 7 ANOS - Diretor do Núcleo de Física do Instituto de Criminalística da Superintendência da Polícia Técnico Científica de São Paulo. 1 ANO - Diretor Geral dos Núcleos laboratoriais da Polícia Técnico-Científica de São Paulo; 2 ANOS - Diretor Geral do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo. Professor da Academia de Polícia de São Paulo/SP desde 2001 – Área Criminalística. Coordenador e Docente no IPEBJ. Professor de pós-graduação em Ciências Forenses nas seguintes instituições: Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Porto/Portugal. IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos de Ribeirão Preto/SP desde 2010. UniFMU – Unidade Santo Amaro – São Paulo – Capital, desde 2013. Atua nas seguintes áreas da perícia e ensino (teoria e prática):Criminalística; Balística Forense; Física Forense. Levantamento Técnico de Local de Crime; Perícias em Acidentes de Trânsito; Noções e Perícias em explosivos; Análises e Coleta de Manchas e Impressões em Locais de Crimes. Especialização em Investigação Técnico Científica de Cenas de Crime em Geral (2009) e em Cenas de Crimes de Homicídio em 2011, CSI (Crime Scene Investigator) pelo Lake Tecnical Center, Institute of Public Safety, Florida, USA. Agraciado com as seguintes medalhas: Medalha do Mérito Técnico Cientifico “Governador Mario Covas” pelos trabalhos técnicos realizados na Polícia Cientifica de São Paulo; Medalha 9 de Julho outorgado por serviços prestados a cultura, serviços humanitários, trabalhos sociais, a arte em geral e à Democracia e ao Estado de São Paulo; Medalha Constitucionalista serviços relevantes prestados à São Paulo e ao culto aos ideais cívicos e patrióticos atrelados ao movimento da Revolução Constitucionalista de 1932; Medalha de bronze da Academia de Polícia do Estado de São Paulo, pelos 10 anos de trabalho acadêmico (bronze 10 anos, prata 20 anos e ouro 30 anos); Medalha do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo pelo apoio técnico científico à corporação. 

Alexandre Ricardo Zagato

Gerente de Enfermagem da Santa Casa de São Joaquim da Barra; Coordenador do Curso de Pós Graduação em Enfermagem do Trabalho/Saúde do Trabalhador da Universidade Central Paulista em São Carlos. Experiência na coordenação e acompanhamento das atividades (Recepção, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, PABX, Lavanderia, Segurança do Trabalho, SCIH, Terapia Ocupacional, Manutenção Predial, Portaria e Faturamento) realizadas no ambiente hospitalar; Supervisão e acompanhamento do desempenho das questões burocráticas e administrativas da instituição; Planejamento e administração de recursos humanos, para definir o número de médicos, enfermeiros e especialidades adequadas à instituição; Controle dos pedidos e estoque de materiais, desde medicamentos até itens de higiene e limpeza, para que não haja falta nem desperdício; Avaliação de orçamentos e negócios com fornecedores para organizar toda a logística de entregas; Manutenção e atualização dos equipamentos médicos; Administração de licitações e convênios; Promoção e coordenação das ações de marketing e comunicação; Planejamento, organização, controle e assessoria do hospital nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; Implementação de programas e projetos definidos pela Direção da instituição; Apresentação de relatórios semestrais das atividades para análise da Direção; Experiência em Gestão de Pessoas, desempenho e administração de conflitos, planejamento estratégico. Pós-graduado em Enfermagem do Trabalho, pós-graduado em Saúde Coletiva, pós-graduado em Pedagogia. Mestre em Gestão da Clínica na Universidade Federal de São Carlos. Cursando MBA em Gestão da Qualidade em Saúde no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Enucleador habilitado para realizar retirada de córneas pelo Banco de Olhos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Ana Paula de Souza Velloso

Doutoranda e Mestra em Ciências com ênfase em Medicina Legal, Antropologia Forense e Bioética pelo Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP. Bacharelado em Biomedicina pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2006) com habilitação em Análises Clínicas (Patologia Médica). Docente da Faculdade de Medicina na Universidade Santo Amaro - SP. Consultora e Pesquisadora Forense no Centro de Arqueologia e Antropologia Forense da Universidade Federal de São Paulo CAAF - UNIFESP. Perita Judicial pela OPERB (Ordem dos Peritos do Brasil). Atua como Perita em Antropologia Forense na Equipe Brasileira de Identificação de Mortos e Desaparecidos Políticos (EIMDP) da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) do Ministério dos Direitos Humanos da Presidência da República (MDH) regulamentada pela Portaria n°99 de 06 de junho de 2017. Atua como Perita (Assistente Técnica) na área de Antropologia Forense, no FSI Brasil - Forensic Sciences Investigation situado na cidade de Ribeirão Preto-SP. É Docente nas áreas de Medicina Legal/Ciências Forenses, Tanatologia, Traumatologia, Bioética, Antropologia Forense e Identificação Humana nos cursos de Pós-Graduação (Latu Sensu) em Ciências Forenses e Psicologia Jurídica, no Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ) desde 2013, na cidade de Ribeirão Preto. Docente da disciplina de Antropologia Forense e Identificação Humana, no curso de Pós Graduação (Latu Sensu) em Ciências Forenses da Universidade Adventista de São Paulo (UNASP) desde 2017. Docente da disciplina de Antropotanatologia Forense do curso de Pós Graduação em Enfermagem Psiquiátrica Forense das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) desde 2017. Atua como Técnica de Necrópsia no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da Prefeitura de Mococa - SP desde 2012. Atuou como Perita em Antropologia Forense no Grupo de Trabalho Perus (GTP) da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em cooperação internacional com Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU) de agosto de 2017 até novembro de 2018. Em junho de 2012 passou a integrar o Grupo de Trabalho do Araguaia (GTA) da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos do Governo Federal, ligado à Comissão da Verdade. Desenvolve trabalho de campo em escavações, para busca de ossadas de desaparecidos da Guerrilha do Araguaia (1972-1974) com o objetivo de identificação humana. Atuou como Perita em Antropologia Forense, nas atividades das Expedições do Grupo de Trabalho Araguaia (GTA), regulamentado pela Portaria Interministerial MJ/MD/SDH-PR nº 1.102 de 05 de junho de 2012, que tem por objetivo coordenar e executar conforme padrões de metodologia científica adequada as atividades necessárias para localização, recolhimento e devolução dos restos mortais dos desaparecidos políticos da Guerrilha do Araguaia aos seus familiares. Possui Experiência como Docente nas áreas de Fisiopatologia e Patologia Geral (Anatomia Patológica), Bioética, Genética, Citologia, Histologia, Microbiologia, Coleta de Material Biológico, Embriologia, Fisiologia Geral, Imunologia Básica, Biofísica, Epidemiologia em Saúde, Anatomia Humana e Coordenação do Curso de Bacharelado em Biomedicina (2012-2016); e também, no mesmo campus, Docência nas áreas de Medicina Legal e de Biodireito no curso de Bacharelado em Direito da Universidade Paulista - UNIP Campus II São José do Rio Pardo-SP. Possui experiência em docência nas áreas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Biossegurança, Microbiologia, Ética Profissional e Bioética nos cursos técnicos de Enfermagem e Radiologia, no Instituto INOVARE de educação, na cidade de Casa Branca-SP. Possui experiência em Docência no ensino médio (Biologia) e fundamental II (Ciências e Biologia) Tem experiência na área de Biomedicina, com ênfase em Patologia Clínica (Análises Clínicas).

Anna Maria Meyer Maciel Rodríguez

Enfermeira especialista em Enfermagem em Saúde Pública, Mestre e Doutora em Ciências. Atualmente é revisora dos periódicos científicos: Revista de Atenção Primária à Saúde e Revista Pesquisa Qualitativa.

Ariadne da Silva Fonseca

   

Emanuele Seicenti de Brito

  Bacharel em Direito graduada pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba. Mestre e Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem, período sanduíche na Universidade de Surrey (School of Law). Linha de pesquisa: Promoção de Saúde Mental/Estudos sobre a conduta, a ética e a produção do saber em saúde/Proteção Internacional dos Direitos Humanos/Direito à Saúde. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento.

Emerson William Santos de Almeida

Atualmente é Aluno de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental- Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. Membro da Comissão Assessora da Coordenação da Rede Ibero-americana de Editoração Científica em Enfermagem. Consultor Científico no Instituto de Pesquisa e Ensino Imaculada Conceição - IPEIC (2018 - 2019). Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros (2018). Diretor de Ensino da Liga Norte Mineira de Lesões Cutâneas - LANMILEC. Bolsista de Iniciação Cientifica BIC/UNI. Membro da Revista Norte Mineira de Enfermagem - RENOME. Presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem Maísa Tavares - CAMAT. Vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes da Unimontes - DCE. Estagiário em Medicina do Trabalho e Controle de Infecção em Hospital Aroldo Tourinho - HAT.

Isamara Geandra Cavalcanti Caputo

Cirurgiã-Dentista, graduada em Odontologia pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (1995). Especialista em Odontologia Legal e Deontologia pela FOP/UNICAMP (2007), Mestre em Odontologia Legal e Deontologia pela FOP/UNICAMP (2009). Doutora em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP-USP (2014); Professora do Curso Atualização em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, e dos cursos de especialização em Ortodontia, Endodontia, Dentística, Implatodontia na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas seccional de Ribeirão Preto ministrando aulas de Odontologia Legal, Ética, Legislação e Metodologia. Professora dos cursos de especialização em Direito Médico e da Saúde e Ciências Forenses do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos - IPEBJ. Coordenadora do Curso de Ciências Forenses do Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos - IPEBJ. Perita Colaboradora do Centro de Medicina Legal da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (CEMEL). Diretora do Departamento de Odontologia Legal (DOL/APCD-RP) da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, seccional Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Legal e Deontologia, atua como perita "ad hoc" e assistente técnica na área de odontologia.

Juliana de Oliveira Musse Silva

Enfermeira Doutora em Saúde e Ambiente, Mestre em Saúde Pública, Especialista em Enfermagem Forense, Especialista em Terapia Intensiva. Primeira Secretária e sócia fundadora da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense. Enfermeira Examinadora de Vítimas de Violência Sexual (SANE). Instrutora do Programa EEVVA  - Enfermeiros Examinadores de Vítimas de Violência e Agressores da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense. Enfermeira Assistencial da EBSERH - Hospital Universitário de Sergipe.

Margaret Mitiko Inada Pereira

Perita Criminal Classe Especial. Biomédica com Especialização nível Pós-graduação em Biologia Molecular aplicada às área humana, animal e vegetal. Perita Criminal desde 1988, sendo que exerceu a função como perita de campo (local de crime) na cidade de Itanhaém e da Equipe de Perícias Criminalísticas CENTRO da capital/SP. Em 2001 passou a fazer parte da equipe de peritos do laboratório de DNA do Núcleo de Biologia e Bioquímica, realizando especificamente confronto de DNA genômico para pesquisa de ocorrência de vínculo genético na área criminal. Especialista em Investigação Técnico Científica da Cena de Crime – CSI (Crime Scene Investigator) – especialização em homicídio (2011) pelo Lake Tecnical Center, Institute of Public Safety, Florida, USA.  Participou do grupo de trabalho, na Superintendência da Polícia Técnico Científica de São Paulo, para padronização de procedimento referente a casos de violência sexual. Coordenadora e Professora de Ciências Forenses, desde 2010 (Local de Crime, DNA Forense, Biologia Forense)  no IPEBJ – Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos – Ribeirão Preto – São Paulo. Atuou nas perícias dos seguintes casos: acidente do "Airbus da Tam" no aeroporto de Congonhas/SP 2007; irmãos João Vitor e Igor dos Santos Rodrigues, homicídio, Ribeirão Pires/SP 2008; Mércia Nakashima, homicídio, Guarulhos/SP 2010; crianças Nicole Mayra da Silva Nogueira e Maiara Natalie da Silva Homicídio, Sorocaba/SP, 2011; Vitor Gurman, atropelamento fatal, Land Rover, Zona Oeste, Capital /SP, 2011; Bianca Consoli, homicídio, Zona Leste, Capital/SP, 2001. Homenagem e Reconhecimento do Sistema FIESP pelos Serviços Prestados quando do acidente do Voo 3054 Airbus da TAM. Prêmio Polícia Cidadã do Instituto Sou da Paz – Ação Vencedora: O Exame de DNA como Ferramenta na Elucidação de Crimes e na Identificação de Pessoas. Prêmio Top Gun – CSI Homicide – Orlando USA - 2011.  Agraciada com a medalha do Mérito Técnico Científico "Governador Mário Covas" pelos trabalhos técnicos realizados na Polícia Científica de São Paulo.   

Raquel Barbosa Cintra

Residência médica em Medicina Legal pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas pela Associação Médica Brasileira (AMB), Mestre em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, ex-médica legista do Estado de São Paulo (exonerada a pedido), Professora Colaboradora do Curso de Especialização em Medicina Legal e Perícia Médica da FMUSP, Professora de Anatomia Humana e Medicina Legal da Universidade de Mogi das Cruzes, Professora Coordenadora da Liga Acadêmica de Medicina Legal e Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, sócia fundadora da empresa ZCF - Zerbini, Cintra e Fuzinato Perícias Médicas  

CARREGAR MAIS
 

Fotos

VII SIMPOCRIME
VII SIMPOCRIME
XII Simpósio Forense
XII Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
VI SIMPOCRIME
VI SIMPOCRIME
Psicologia Policial x Linguística Forense
Psicologia Policial x Linguística Foren...
Combate Forense: Balística Forense
Combate Forense: Balística Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense...
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses - Botânica Forense
Ciências Forenses - Botânica Forense
X Simpósio Forense
X Simpósio Forense
Ciências Forenses - Papiloscopia
Ciências Forenses - Papiloscopia
Fanáticos Forenses - São Paulo
Fanáticos Forenses - São Paulo
V SIMPOCRIME
V SIMPOCRIME
IX Simpósio Forense
IX Simpósio Forense
IV SIMPOCRIME
IV SIMPOCRIME