Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Criminologia

TURMA CONFIRMADA. Início Imediato! 

Criminologia Forense é a aplicação das competências dos criminólogos como suporte da busca pela Justiça nos casos concretos criminais. Estudando os diversos aspectos da criminalidade, incluindo o ofensor, a vítima, os crimes e o controle social, os criminólogos forenses trazem importante vertente para uma prossecução criminal mais ética e humanizada.

Sobre o curso

Presencial ou totalmente Online. 
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
 LATO SENSU EM CRIMINOLOGIA

TURMA CONFIRMADA. Ingresso Imediato nesta turma! Fale com a gente pelo WhatsApp.

Agora você pode realizar este curso de acordo com seu interesse e possibilidade: através de aulas presenciais na sede da FVM ou totalmente online, através de videoconferências e acesso aos materiais de aula digitalizados.


A FVM é pioneira na educação em Ciências Forenses (Grande Área Forense) no Brasil. Por mais de 15 anos, atuou através da marca IPEBJ, se tornando referência nacional e internacional na Grande Área Forense. Sempre de forma inovadora, trabalha continuamente pelos elevados padrões acadêmicos e profissionais para que haja união harmônica entre a Ciência e a Justiça.


Criminologia Forense é a aplicação das competências dos criminólogos como suporte da busca pela Justiça nos casos concretos criminais. Estudando os diversos aspectos da criminalidade, incluindo o ofensor, a vítima, os crimes e o controle social, os criminólogos forenses trazem importante vertente para uma prossecução criminal mais ética e humanizada.

Este curso traz um olhar interdisciplinar sobre a Criminologia Forense, incluindo o enfoque tecnológico. Na medida em que o mundo material se inter-relaciona com os meios digitais, novas tecnologias surgem e, também, novas formas de criminalidade. No leque de possíveis comportamentos antissociais e criminosos, tornam-se tênues as fronteiras entre off-line e on-line, e os efeitos desses comportamentos se potencializam.

Objetivos:
O programa tem como objetivo a formação interdisciplinar de especialistas em Criminologia Forense, proporcionando competências e habilidades especialmente voltadas para atuação na área, entre as quais:
- Domínio das conexões socioculturais que geram ou mantêm os contextos de criminalidade, a fim de intervir estrategicamente para quebrar o ciclo com o mínimo de dano humano possível;
- Visão holística da Criminologia Forense com capacidade de inter-relacionar conhecimentos de diversas áreas envolvidas na pesquisa e na prática forenses, por meio de abordagem interdisciplinar;
- Compreensão criminalidade digital, aplicando a Criminologia Forense nesse contexto;
- Capacidade de interação com outros profissionais em áreas diversas, otimizando tempo e resultados em investigações, perícias e solução de litígios;
- Elaboração e análise de documentos forenses;
- Prática do ensino e da pesquisa em Criminologia Forense. 

Para quem se destina?
Graduados em nível superior (em qualquer área do conhecimento) que desejam agregar nas suas carreira os conhecimentos em Criminologia Forense a fim de ampliar suas perspectivas profissionais, bem como aqueles que buscam desenvolver uma nova carreira profissional.

Tem como pré-requisito a comprovação, pelo participante, de conclusão de curso superior de graduação, com diploma devidamente registrado junto ao MEC ou mediante comprovante de conclusão de curso de graduação emitido por instituição de ensino superior.

*A FVM reserva-se no direito de não iniciar a turma caso o número mínimo de alunos não seja atingido. Neste caso, o valor da primeira parcela (matrícula) paga será devolvido integralmente. 



 
FVM é Referência Nacional
Pioneira e Responsável pelo surgimento da Área Educacional Forense no Brasil, com reconhecimento das melhores instituições forenses internacionais.
Especialização Lato Sensu
Curso Certificado MEC
Atividades
Aulas Teóricas, Atividades Práticas, Demonstrações, Simulações, Visitas Técnicas, Análise de Casos, entre outras.
Duração: 18 Meses
Aulas uma vez ao mês, às sextas-feiras das 19h às 23h e aos sábados das 9h às 18h. Todo 4º final de semana do mês.
Encontros
Opção A: 12 Encontros por Videoconferências (EAD Live)
+6 Encontros na sede da FVM, em Ribeirão Preto - SP.

Opção B: 18 Encontros por Videoconferências (EAD Live).

* As gravações das aulas EAD Live ficarão disponíveis na área restrita do aluno.
Carga Horária
400 horas




 

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Acadêmico e Profissional Recíproco Internacional

Sabemos que novos tempos estão logo adiante, com grandes desafios educacionais e práticos potencializados pela dimensão digital da vida. Ao lado das muitas vantagens que o mundo digital proporciona, também os obstáculos são abundantes, o que nos impulsiona a unir esforços sem fronteiras para contribuir com a confiança e valorização da educação e da prática de qualidade, na Grande Área das Ciências Forenses e áreas afins.

Trata-se de um Reconhecimento na qualidade acadêmica, competência profissional, contribuição com a evolução das ciências e compromisso com o impacto social das tecnologias nos diferentes projetos desenvolvidos pelos parceiros.

Não confundir com validação de títulos que são exigidos para cursos/títulos obtidos em diferentes países.





 

Trabalho e Carreira

As oportunidades de trabalho e carreira Criminologia são amplas e diversificadas, uma vez uma vez que a interdisciplinaridade do programa capacita o participante para atuação nos mais variados setores relacionados.
São exemplos de atuação:
- Desenvolvimento de projetos de políticas públicas em todas as esferas federativas, provendo  conhecimento especializado para fins de segurança pública, (re)inserção social de populações carcerárias, conscientização de réus e condenados sobre Direitos Humanos etc;
- Criação de alternativas à atenção, tratamento e encaminhamento de vítimas de crimes e outros ilícitos violentos, incluindo bullying, assédio, abuso e violência doméstica;
- Docência em cursos de diversos níveis acadêmicos;
- Atuação como Auxiliar do Judiciário nos diversos tribunais brasileiros, provendo pareceres criminológicos como elemento pericial para fundamentação de sentenças;
- Desenvolvimento pesquisas em Criminologia, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento na área e fortalecendo a comunidade acadêmica nacional e internacional.





 

Conteúdo Programático

TÓPICOS
Bandistismo Social e Criminalidade Organizada
Criminalística
Criminologia e Vitimologia Digital
História do Pensamento Criminológico
Fundamentos de Criminologia e Vitimologia
Introdução ao Criminal Profiling
Criminologia Forense
Cyberprofiling Criminal. Profiling Criminal. Digital Crime Scene
Organizações Criminosas Digitais
Instituições Totais. Controle e Profilaxia Social
Violência contra Vulneráveis
Medicina Legal
Comportamento Comunicativo: Análise e Estratégias de Uso. Comunicação Não Verbal e Identificação da Mentira. Análise de Credibilidade
Neurociência e Comportamento Criminal
Crime e Toxicomania
Crimes Cibernéticos
Crimes no Mundo Corporativo. Crimes do Colarinho Branco
Psicopatologia Forense
Psicologia Criminal e Penitenciária
Psicologia Policial. Negociação e Gerenciamento de Crise
Programas de Segurança Pública
Técnicas de Entrevista com Testemunha, Vítimas e Suspeito
Técnica de Revelação de Abuso Sexual Infantil
Temas Avançados em Criminologia
Violência e Mídia
Grupos Terroristas: Histórico e Perfil de Atuação
Metodologia Científica
Didática do Ensino Superior

DIFERENCIAIS:
Atividades Práticas, Demonstrações, Simulações, Visitas Técnicas, Análise de Casos, entre outras.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 400 horas
TFC (trabalho final de curso) opcional.



 

Aprenda com os melhores professores

Coordenadores

Tânia Mara Volpe Miele

Diretora da FVM - Faculdade Volpe Miele. Sócia fundadora e diretora do IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, editor responsável pela revista científica eletrônica Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics e editor de livro com sele Volpe Miele. Especialização em Bioéitca pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1980) com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas. Advogada. Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP (1997) com habilitação em Direito Privado. Pós graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde; Pós graduação em Ciências Forenses;  Pós graduação em Criminologia, Pós graduação em Psicologia Jurídica e Pós graduação em Criminal Profiling.  Coordenadora de extensão e pós graduação do IPEBJ. Idealizadora e coordenadora do FSI Brasil - Forensic Science Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense. Presidente Fundadora da International Academy of Forensic Investigation, Criminology and Criminal Profiling – FICC Academy
. Ex Executive Director - BioProphecy Brasil/USA. Ex Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Ex  Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto. Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP. Ex Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro da Associação Brasileira de Ciências Forenses. Membro da International Association of Forensic Investigators (DIAFI) México.
Membro do Instituto Mexicano de Investigación Científica y Forense.   

Professores

Adilson Pereira

Físico graduado na UNISA (Universidade de Santo Amaro – São Paulo). Perito Criminal desde 1987. Perito Criminal Classe Especial. Assessor Técnico da Diretoria Geral do Instituto de Criminalística de São Paulo (2000-2004 e de 2015 até hoje). Atuou em locais de crime por 14 anos. 7 ANOS - Diretor do Núcleo de Física do Instituto de Criminalística da Superintendência da Polícia Técnico Científica de São Paulo. 1 ANO - Diretor Geral dos Núcleos laboratoriais da Polícia Técnico-Científica de São Paulo; 2 ANOS - Diretor Geral do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo. Professor da Academia de Polícia de São Paulo/SP desde 2001 – Área Criminalística. Coordenador e Docente no IPEBJ. Professor de pós-graduação em Ciências Forenses nas seguintes instituições: Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Porto/Portugal. IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos de Ribeirão Preto/SP desde 2010. UniFMU – Unidade Santo Amaro – São Paulo – Capital, desde 2013. Atua nas seguintes áreas da perícia e ensino (teoria e prática):Criminalística; Balística Forense; Física Forense. Levantamento Técnico de Local de Crime; Perícias em Acidentes de Trânsito; Noções e Perícias em explosivos; Análises e Coleta de Manchas e Impressões em Locais de Crimes. Especialização em Investigação Técnico Científica de Cenas de Crime em Geral (2009) e em Cenas de Crimes de Homicídio em 2011, CSI (Crime Scene Investigator) pelo Lake Tecnical Center, Institute of Public Safety, Florida, USA. Agraciado com as seguintes medalhas: Medalha do Mérito Técnico Cientifico “Governador Mario Covas” pelos trabalhos técnicos realizados na Polícia Cientifica de São Paulo; Medalha 9 de Julho outorgado por serviços prestados a cultura, serviços humanitários, trabalhos sociais, a arte em geral e à Democracia e ao Estado de São Paulo; Medalha Constitucionalista serviços relevantes prestados à São Paulo e ao culto aos ideais cívicos e patrióticos atrelados ao movimento da Revolução Constitucionalista de 1932; Medalha de bronze da Academia de Polícia do Estado de São Paulo, pelos 10 anos de trabalho acadêmico (bronze 10 anos, prata 20 anos e ouro 30 anos); Medalha do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo pelo apoio técnico científico à corporação. 

Ana Paula de Souza Velloso

Doutoranda e Mestra em Ciências com ênfase em Medicina Legal, Antropologia Forense e Bioética pelo Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP. Bacharelado em Biomedicina pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2006) com habilitação em Análises Clínicas (Patologia Médica). Docente da Faculdade de Medicina na Universidade Santo Amaro - SP. Consultora e Pesquisadora Forense no Centro de Arqueologia e Antropologia Forense da Universidade Federal de São Paulo CAAF - UNIFESP. Perita Judicial pela OPERB (Ordem dos Peritos do Brasil). Atua como Perita em Antropologia Forense na Equipe Brasileira de Identificação de Mortos e Desaparecidos Políticos (EIMDP) da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) do Ministério dos Direitos Humanos da Presidência da República (MDH) regulamentada pela Portaria n°99 de 06 de junho de 2017. Atua como Perita (Assistente Técnica) na área de Antropologia Forense, no FSI Brasil - Forensic Sciences Investigation situado na cidade de Ribeirão Preto-SP. É Docente nas áreas de Medicina Legal/Ciências Forenses, Tanatologia, Traumatologia, Bioética, Antropologia Forense e Identificação Humana nos cursos de Pós-Graduação (Latu Sensu) em Ciências Forenses e Psicologia Jurídica, no Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos (IPEBJ) desde 2013, na cidade de Ribeirão Preto. Docente da disciplina de Antropologia Forense e Identificação Humana, no curso de Pós Graduação (Latu Sensu) em Ciências Forenses da Universidade Adventista de São Paulo (UNASP) desde 2017. Docente da disciplina de Antropotanatologia Forense do curso de Pós Graduação em Enfermagem Psiquiátrica Forense das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) desde 2017. Atua como Técnica de Necrópsia no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da Prefeitura de Mococa - SP desde 2012. Atuou como Perita em Antropologia Forense no Grupo de Trabalho Perus (GTP) da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em cooperação internacional com Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU) de agosto de 2017 até novembro de 2018. Em junho de 2012 passou a integrar o Grupo de Trabalho do Araguaia (GTA) da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos do Governo Federal, ligado à Comissão da Verdade. Desenvolve trabalho de campo em escavações, para busca de ossadas de desaparecidos da Guerrilha do Araguaia (1972-1974) com o objetivo de identificação humana. Atuou como Perita em Antropologia Forense, nas atividades das Expedições do Grupo de Trabalho Araguaia (GTA), regulamentado pela Portaria Interministerial MJ/MD/SDH-PR nº 1.102 de 05 de junho de 2012, que tem por objetivo coordenar e executar conforme padrões de metodologia científica adequada as atividades necessárias para localização, recolhimento e devolução dos restos mortais dos desaparecidos políticos da Guerrilha do Araguaia aos seus familiares. Possui Experiência como Docente nas áreas de Fisiopatologia e Patologia Geral (Anatomia Patológica), Bioética, Genética, Citologia, Histologia, Microbiologia, Coleta de Material Biológico, Embriologia, Fisiologia Geral, Imunologia Básica, Biofísica, Epidemiologia em Saúde, Anatomia Humana e Coordenação do Curso de Bacharelado em Biomedicina (2012-2016); e também, no mesmo campus, Docência nas áreas de Medicina Legal e de Biodireito no curso de Bacharelado em Direito da Universidade Paulista - UNIP Campus II São José do Rio Pardo-SP. Possui experiência em docência nas áreas de Anatomia Humana, Fisiologia Humana, Biossegurança, Microbiologia, Ética Profissional e Bioética nos cursos técnicos de Enfermagem e Radiologia, no Instituto INOVARE de educação, na cidade de Casa Branca-SP. Possui experiência em Docência no ensino médio (Biologia) e fundamental II (Ciências e Biologia) Tem experiência na área de Biomedicina, com ênfase em Patologia Clínica (Análises Clínicas).

Daniel Pacheco Pontes

Possui graduação em Direito (2001) e curso de pós graduação estrito senso, doutorado em direito penal, pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor doutor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Penal, Parte Geral; Teoria do Delito; Culpabilidade; Sanções Penais e Política Criminal.

Emanuele Seicenti de Brito

  Bacharel em Direito graduada pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba. Mestre e Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem, período sanduíche na Universidade de Surrey (School of Law). Linha de pesquisa: Promoção de Saúde Mental/Estudos sobre a conduta, a ética e a produção do saber em saúde/Proteção Internacional dos Direitos Humanos/Direito à Saúde. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento.

Flávio Cardoso Pereira

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1992). É Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca/Espanha. É Promotor de Justiça no Estado de Goiás desde 1994. Nos últimos anos trabalha principalmente com os seguintes temas: combate a corrupção, investigação criminal, criminalidade organizada, infiltrações policiais, entregas vigiadas, equipes conjuntas de investigação criminal, lavagem de capitais, terrorismo, cooperação jurídica internacional no âmbito penal e teoria geral da prova penal.  

Jafesson dos Anjos do Amor

Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia em 1995. Residência em Psiquiatria pelo Hospital Das Clínicas de Ribeirão Preto e Faculdade de Medicina Da Universidade de São Paulo em janeiro de 1999. Especialista em Psiquiatria pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Psiquiatria em 1999 e em Psiquiatria Forense em 2004. MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas em abril de 2001. Psiquiatra Forense credenciado pela Direção Regional De Saúde XIII Ribeirão Preto desde outubro 1998. Psiquiatra Forense credenciado pela Justiça Federal de Ribeirão Preto desde 2000. Médico Psiquiatra do Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto desde setembro 1999 e desde junho de 2015 como Diretor Técnico do Hospital. Professor convidado do IPEBJ desde 2008.

Jean Alves

Mestre em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da UNESP/Franca. Atualmente é professor de Pós-Graduação do IPEBJ e de Processo Penal da Faculdade de Educação São Luís/Jaboticabal. Advogado especialista em crimes contra a regularidade das licitações; crimes contra a ordem tributária, econômica e financeira. Consultor jurídico e Palestrante. Coordenador da Comissão de Direito Criminal da OAB. 

Leonardo Fazzio Marchetti

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2008). Especialização por residência médica de 3 anos em psiquiatria pela Universidade de São Paulo - USP

Leonardo Ferreira Faria

Psicólogo, Mestrando em Ciências Criminológicas-Forenses, Especialista em Neuropsicologia, Criminologia e Psicologia Jurídica. Psicólogo Criminal da IML - Instituto Médico Legal do Estado de Goiás. Coordenador Nacional do Curso de Pós-Graduação em Avaliação Psicológica, e de Perícia Criminal/Ciências Forenses do grupo DALMASS.  Professor na Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás (Curso de Formação de Oficiais, Especialização em Altos Estudos em Segurança Pública e Curso de Negociador Policial). Professor de disciplinas, Supervisor de Estágio e Orientador de TCC do Curso de Pós-Graduação do IPEBJ-SP, PUC-GO, IPEBJ-SP, NEPNEURO-GO, Escola Superior de Magistratura do Estado de Goiás e Acadepol-Paraíba. Realiza consultoria em temas de Neurociência e Criminologia. Autor e escritor de artigos científicos e capítulos de livros, com temas em Neurociências e Criminologia. Membro sócio da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica.  

Marcos Alexandre Oliveira

Bacharel em Direito pela Universidade Paulista UNIP. Cursando Pós-graduação em Docência no Ensino Superior. Cursou História na UNICID e Letras na Universidade de São Paulo - USP;Principal linha de estudo: "Crossmídia no Século XXI e a Percepção da Justiça e do Direito". Aprovado em concurso público para a carreira de Fotógrafo Técnico-Pericial da Polícia Técnico-Científica. Há quase cinco anos, responde pelo Departamento de Comunicação da Polícia Científica do Estado de São Paulo, na Superintendência da Polícia Científica, na sede no Butantã-São Paulo- SP. Jornalista há mais de 20 anos, por 10 atuou como roteirista, repórter e apresentador dos programas da IPC-TV - Afiliada da Rede Globo no Japão. Vencedor do Prêmio Prod-USP de Comunicação Responsável da Universidade de São Paulo - ECA USP; Em 2014, recebeu Prêmio Polícia Cidadã do Instituto Sou da Paz pelo projeto "A Notícia ajudando a Polícia a servir o cidadão", de monitoramento integrado de notícias criado na Polícia Científica. Autor dos livretos Fragmentos - Realidades na Escola Pública (Edição independente). Jornalismo para quem não é jornalista – Internet http://comuniquese.ifrs.edu.br/files/Jornalismo%20para%20quem%20n%C3%A3o%20%C3%A9%20jornalista.pdf recomendado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; e Lágrimas de Anjo http://pt.scribd.com/doc/27265817/Lagrimas-de-Anjo e http://www.saraiva.com.br/lagrimas-de-anjo-quando-falta-fe-ate-os-anjos-podem-cair-5542338.html. Palestrante e um dos incentivadores da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica;. Fundador e Diretor da ONG IPEC - Instituto Pró Educação e Cidadania, ação social iniciada na Zona Leste de São Paulo em 2002, certificando mais de 6.500 pessoas, entre 2004 e 2010 em Cursos Livres de Informáticahttp://www.youtube.com/watch?v=E3VPA3_4-JQ. Atuou como jornalista, redator, coordenador em vários grandes jornais do Estado de São Paulo. Foi assessor de imprensa de Prefeituras Municipais e jornalista na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. 

Raquel Barbosa Cintra

Residência médica em Medicina Legal pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas pela Associação Médica Brasileira (AMB), Mestre em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, ex-médica legista do Estado de São Paulo (exonerada a pedido), Professora Colaboradora do Curso de Especialização em Medicina Legal e Perícia Médica da FMUSP, Professora de Anatomia Humana e Medicina Legal da Universidade de Mogi das Cruzes, Professora Coordenadora da Liga Acadêmica de Medicina Legal e Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, sócia fundadora da empresa ZCF - Zerbini, Cintra e Fuzinato Perícias Médicas  

Roberta Redivo

Pós-graduada em Criminal Profiling pelo IPEBJ-SP, bacharel em Relações Internacionais pela Unicuritiba-PR e empresária da indústria do turismo há 22 anos. Já visitou mais de 20 países e tem parceiros de trabalho nos 6 continentes. É sócia-fundadora de duas operadoras curitibanas de turismo internacional e embaixadora da comunidade online de viajantes “Você Pelo Mundo”.

Rubens Correia Junior

Mestre em Ciências pela USP/Ribeirão Preto - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento de pesquisa em enfermagem. Área: Enfermagem Psiquiátrica. Linha de pesquisa: Promoção de saúde mental / Estudos sobre a conduta, a ética e a produção do saber em saúde. Possui graduação em Direito pela Universidade de Uberaba (2004). Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade de Franca e especialista em CRIMINOLOGIA pela PUC/MINAS(2008/2009). Atualmente é professor de graduação nas áreas de Direito público com Ênfase em Penal e Constitucional. Professor de Criminologia e Homicidas em série, Criminologia, legislação penal especial, crimes tributários (dentre outras disciplinas) em pós-graduações pelo Brasil como PUC/BH, UNIT/SE, UNIUBE/MG, IPEBJ/SP. Coordenador e docente do IPEBJ/SP. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da comissão de Direitos Humanos da OAB/MG. 

Rui Mateus Joaquim

Pesquisador de Pós-Doutorado ( Bolsista CNPq ) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Molecular ( INCT - MM ) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em (Neuro) Ciências com ênfase pelo programa de Pós-Graduação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (USP) Bauru/SP. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru/SP. Especialista em Psicologia da Saúde, Práticas Clínicas e Hospitalares pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru/SP. Graduado em Psicologia (Bacharelado e Formação de Psicólogo) pela Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FEA) Editor Adjunto da Revista Debates em Psiquiatria, da Associação Brasileira de Psiquiatria. Membro do grupo de pesquisa Saúde Mental Baseado em Evidência (SAMBE). Atua como Psicólogo Clínico e Forense e Consultor Independente pela VIÉS - Neurociência Clínica e Forense. Docente em diversas instituições de Pós-Graduação Lato Sensu nas áreas de Neuropsicologia, Avaliação Psicológica e Psicologia Jurídica.

Thamires Pereira Barbosa

Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (PPGP/UFSM). É Doutoranda em Psicologia (bolsista CAPES) do PPGP/UFSM. Atualmente está como docente na ULBRA/Santa Maria e como professora substituta no curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria. Atua como psicóloga clínica na área da Terapia Cognitivo Comportamental. É Integrante do Grupo de Pesquisa e Avaliação das Alterações da Cognição Social (PAACS/UFSM). Voluntária do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul na função de mediadora de grupos reflexivos de gênero voltados para homens. Atua como entrevistadora forense realizando Depoimento Especial nas comarcas do TJRS. Atuou em diferentes projetos voltados ao atendimento de populações em situação de vulnerabilidade social. Realizou intercâmbio na Universidade de Coimbra (UC) em Portugal através do Programa de Intercâmbio Luso-Brasileiro Santander Universidades durante o segundo semestre de 2015. Tem experiência na área da Psicologia, com interesse nas áreas de: Psicologia Cognitiva, Psicologia Jurídica; Avaliação Psicológica; Terapia Cognitivo Comportamental; Terapia Focada em Esquemas e estudos voltados para populações em situação de violência e de vulnerabilidade social.

Thiago Luigi Follo Pereira

Pesquisador, escritor, instrutor e Perito Especialista em Análise Comportamental verbal e não verbal. Estando na primeira geração da temática comportamental/investigativa do Brasil (Não verbal e Verbal), foi Cofundador do Instituto IMELCO, pioneiro na análise científica comportamental. Colaborador e avaliador de trabalhos científicos e acadêmicos voltado para o Comportamento dissimulativo em entrevistas e interrogatórios. Possui anos de experiência em parcerias com órgãos de Segurança Pública Nacional, atuando como Consultor de Análises Investigativas com o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). Na parte preventiva Instrutor do GATE/PMESP e atua frequentemente como treinador para o COE, BOPE e outras instituições de Policia Civil e Militar. Auxiliar da Justiça: Atuou como consultor e parecerista de casos midiáticos, oportunizando a elucidação de fatos debatidos em juízo, aclarando os comportamentos incongruentes identificadores de omissões ou mentiras daquilo que foi declarado ou apurado, possibilitando contribuir para a correta aplicação da lei penal ao caso concreto, evidenciando a oportuna jurisprudência da matéria em seu mister. Autor do livro: “A Face e suas Emoções - Manual Prático sobre Emoções Universais e Micro Expressões Faciais”, publicado pela Editora Laços/SP, ISBN 978.85.8373.

Victor Fernandes de Souza

Major da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro tendo comandado por cinco anos as Unidades de Polícia Pacificadora do (Complexo do Andaraí, Morro da Fé/Sereno –Complexo da Penha e Morro do Pavão/Pavãozinho, hoje Coordenador de Ensino, Pesquisas e Projetos das Unidades de Polícia Pacificadora e Assessor do Estado Maior Geral da PMERJ para assuntos relacionados à Polícia de Proximidade, Bacharel em Direito, Bacharel em Segurança Pública, Especialista em Segurança Pública, Especialista em Direito Público, Especialista em Sociologia, Curso de Direitos Humanos, Curso de Multiplicador Internacional em Polícia Comunitária e Curso de Gestor em Polícia de Proximidade.

CARREGAR MAIS

Depoimentos

Ana Carolina Gonçalves Pereira
Criminologia Forense

"Meu primeiro contato com o IPEBJ\FVM ocorreu em 2016 em uma palestra ministrada na UNESP - Bauru/SP. Imediatamente me identifiquei com o conteúdo apresentado e procurei saber mais sobre a área forense. Assim que finalizei minha graduação, já sabia que queria fazer parte da família IPEBJ, e iniciei minha pós graduação. A experiência de cursar Criminologia não poderia ter sido melhor, me proporcionando conhecimentos muito úteis em minha área profissional, muito além da minha expectativa. Com toda certeza farei outras especializações junto à FVM e indico a faculdade de olhos fechados a quem deseja se aprofundar no mundo forense."

Katiana Carvalho Silva
Criminologia Forense

"Meu Primeiro Contato com o IPEBJ\FVM foi em 2019 no Simpocrime, me identifiquei imediatamente com a instituição à organização, corpo docente e comprometimento em passar o conhecimento na área Forense. A experiência de cursar Criminologia Forense me proporcionou acesso e conhecimento na área de Criminologia com professores capacitados e comprometidos, agregando na minha atuação clinica e pessoal, tenho desejo de retomar outra especialização na instituição e a indico a profissionais que desejam se especializar na área Forense."

 

Fotos

VII SIMPOCRIME
VII SIMPOCRIME
XII Simpósio Forense
XII Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
VI SIMPOCRIME
VI SIMPOCRIME
Psicologia Policial x Linguística Forense
Psicologia Policial x Linguística Foren...
Combate Forense: Balística Forense
Combate Forense: Balística Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense...
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses - Botânica Forense
Ciências Forenses - Botânica Forense
X Simpósio Forense
X Simpósio Forense
Ciências Forenses - Papiloscopia
Ciências Forenses - Papiloscopia
Fanáticos Forenses - São Paulo
Fanáticos Forenses - São Paulo
V SIMPOCRIME
V SIMPOCRIME
IX Simpósio Forense
IX Simpósio Forense
IV SIMPOCRIME
IV SIMPOCRIME