Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Avaliação Psicológica

TURMA CONFIRMADA. Início Imediato! 

Avaliação Psicológica remete a um conjunto de métodos, técnicas e instrumentos que têm como finalidade a compreensão de fenômenos psicológicos resultantes das relações sociais humanas. Essa área de atuação de Psicólogos exige cuidados especiais na aplicação de testes, bem como na elaboração de documentos resultantes das avaliações respectivas.

Sobre o curso

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) reconhece a Avaliação Psicológica como especialidade da Psicologia. 

TURMA CONFIRMADA. Ingresso Imediato nesta turma! Fale com a gente pelo WhatsApp.

A FVM é pioneira na educação em Ciências Forenses (Grande Área Forense) no Brasil. Por mais de 15 anos, atuou através da marca IPEBJ, se tornando referência nacional e internacional na Grande Área Forense. Sempre de forma inovadora, trabalha continuamente pelos elevados padrões acadêmicos e profissionais para que haja união harmônica entre a Ciência e a Justiça.



Avaliação Psicológica remete a um conjunto de métodos, técnicas e instrumentos que têm como finalidade a compreensão de fenômenos psicológicos resultantes das relações sociais humanas. Essa área de atuação de Psicólogos exige cuidados especiais na aplicação de testes, bem como na elaboração de documentos resultantes das avaliações respectivas.

Com o auxílio dos testes psicológicos e técnicas psicológicas, esse profissional poderá analisar os processos psíquicos com segurança e conhecimento atualizado, com embasamento teórico e prático, para fins de diagnósticos e emissão de documentos legais contribuindo em variados contextos.

Este curso vem atender à demanda existente entre psicólogos capacitados para atuar nas diversas áreas, como jurídica, vocacional e carreira, processos cognitivos, dentre outras, e segue exigências éticas e legais do Conselho Federal de Psicologia, bem como das legislações vigentes em nosso País.

Objetivos:
Este programa tem como objetivo a formação interdisciplinar de especialistas em Avaliação Psicológica, proporcionando competências e habilidades especialmente voltadas para pesquisa e prática na área, entre as quais:
- Utilização adequada dos melhores testes psicológicos, de forma técnica e ética;
- Domínio amplo da avaliação psicológica em diversas área de aplicação, inclusive a empresarial;
- Adequação da atitude profissional diante de diversos contextos e públicos;
- Visão holística da Avaliação Psicológica, com capacidade de inter-relacionar conhecimentos de diversas áreas envolvidas na pesquisa e na prática forenses, por meio de abordagem interdisciplinar;
- Capacidade de interação com outros profissionais em áreas diversas, otimizando tempo e resultados em investigações, perícias e solução de litígios;
- Prática do ensino e da pesquisa em Avaliação Psicológica.

Para quem se destina?
Exclusivo para Psicólogos (graduados em nível superior em Psicologia) que desejam agregar nas suas carreira os conhecimentos em Avaliação Psicológica a fim de ampliar suas perspectivas profissionais.

*A FVM reserva-se no direito de não iniciar a turma caso o número mínimo de alunos não seja atingido. Neste caso, o valor da primeira parcela (matrícula) paga será devolvido integralmente. 



 
FVM é Referência Nacional
Pioneira e Responsável pelo surgimento da Área Educacional Forense no Brasil, com reconhecimento das melhores instituições forenses internacionais.
Especialização Lato Sensu
Curso Certificado MEC
Atividades
Aulas Teóricas, Atividades Práticas, Demonstrações, Simulações, Visitas Técnicas, Análise de Casos, entre outras.
Duração: 18 Meses
Aulas uma vez ao mês, às sextas-feiras das 19h às 23h e aos sábados das 9h às 18h. Todo 2º final de semana do mês.
Encontros
6 Encontros no Campus FVM,
Localizado em Ribeirão Preto - SP + 12 Videoconferências
Carga Horária
520 horas




 

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Acadêmico e Profissional Recíproco Internacional

Sabemos que novos tempos estão logo adiante, com grandes desafios educacionais e práticos potencializados pela dimensão digital da vida. Ao lado das muitas vantagens que o mundo digital proporciona, também os obstáculos são abundantes, o que nos impulsiona a unir esforços sem fronteiras para contribuir com a confiança e valorização da educação e da prática de qualidade, na Grande Área das Ciências Forenses e áreas afins.

Trata-se de um Reconhecimento na qualidade acadêmica, competência profissional, contribuição com a evolução das ciências e compromisso com o impacto social das tecnologias nos diferentes projetos desenvolvidos pelos parceiros.

Não confundir com validação de títulos que são exigidos para cursos/títulos obtidos em diferentes países.





 

Trabalho e Carreira

As oportunidades de trabalho e carreira na área de Avaliação Psicológica são amplas e diversificadas, uma vez que a interdisciplinaridade do programa capacita o participante para atuação nos mais variados setores relacionados.
- Perícia na área forense e criminal, em processos e investigações cíveis, criminais, previdenciárias e trabalhistas;
- Conhecimentos Gerais em avaliação psicológica em situações regulamentadas, como aquisição de CNH (carteira nacional de habilitação - obs:  para atuação específica nesse contexto, há exigência de especialização em trânsito) ou exigências a vigilantes, policiais ou outras pessoas que portam armas, bem como profissionais em condições de risco (com alguns requisitos de tempo de prática em aplicação de testes específicos);
- Desenvolvimento de pesquisas científicas a fim de contribuir para o avanço do conhecimento na área;
- Docência em cursos de diversos níveis acadêmicos.





 

Conteúdo Programático

TÓPICOS
O Campo de Avaliação Psicológica, Contextos e Principais Instrumentos Utilizados na Avaliação Psicológica
- Avaliação Psicológica em Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos
- Avaliação Psicológica no Contexto Jurídico (Forense e Criminal)
- Avaliação Psicológica no Contexto da Orientação Profissional e de Carreira
- Processos Cognitivos
- Avaliação Psicológica da Personalidade:
- Psicopatologia, Psicofarmacologia e Psicodiagnóstico Clínico
- Psicometria e Estatística Básica na Avaliação Psicológica
- Avaliação Psicológica Compulsória: Porte de Arma, Cirurgia Bariátrica e Contexto do Trânsito
- Avaliação Psicológica no Contexto da Orientação Profissional e de Carreira
- Ética na Avaliação Psicológica
- Elaboração de Documentos Psicológicos
- Temas Avançados em Avaliação Psicológica
- Metodologia de Pesquisa Científica
- Didática do Ensino Superior

DIFERENCIAIS:
Atividades Práticas, Demonstrações, Simulações, Visitas Técnicas, Análise de Casos, entre outras.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 520 horas
Estágio obrigatório (exigências do CFP - Conselho Federal de Psicologia) e TFC (trabalho final de curso) optativo.



 

Aprenda com os melhores professores

Coordenadores

Adilson Pereira

Físico graduado na UNISA (Universidade de Santo Amaro – São Paulo). Perito Criminal desde 1987. Perito Criminal Classe Especial. Assessor Técnico da Diretoria Geral do Instituto de Criminalística de São Paulo (2000-2004 e de 2015 até hoje). Atuou em locais de crime por 14 anos. 7 ANOS - Diretor do Núcleo de Física do Instituto de Criminalística da Superintendência da Polícia Técnico Científica de São Paulo. 1 ANO - Diretor Geral dos Núcleos laboratoriais da Polícia Técnico-Científica de São Paulo; 2 ANOS - Diretor Geral do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo. Professor da Academia de Polícia de São Paulo/SP desde 2001 – Área Criminalística. Coordenador e Docente no IPEBJ. Professor de pós-graduação em Ciências Forenses nas seguintes instituições: Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Porto/Portugal. IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos de Ribeirão Preto/SP desde 2010. UniFMU – Unidade Santo Amaro – São Paulo – Capital, desde 2013. Atua nas seguintes áreas da perícia e ensino (teoria e prática):Criminalística; Balística Forense; Física Forense. Levantamento Técnico de Local de Crime; Perícias em Acidentes de Trânsito; Noções e Perícias em explosivos; Análises e Coleta de Manchas e Impressões em Locais de Crimes. Especialização em Investigação Técnico Científica de Cenas de Crime em Geral (2009) e em Cenas de Crimes de Homicídio em 2011, CSI (Crime Scene Investigator) pelo Lake Tecnical Center, Institute of Public Safety, Florida, USA. Agraciado com as seguintes medalhas: Medalha do Mérito Técnico Cientifico “Governador Mario Covas” pelos trabalhos técnicos realizados na Polícia Cientifica de São Paulo; Medalha 9 de Julho outorgado por serviços prestados a cultura, serviços humanitários, trabalhos sociais, a arte em geral e à Democracia e ao Estado de São Paulo; Medalha Constitucionalista serviços relevantes prestados à São Paulo e ao culto aos ideais cívicos e patrióticos atrelados ao movimento da Revolução Constitucionalista de 1932; Medalha de bronze da Academia de Polícia do Estado de São Paulo, pelos 10 anos de trabalho acadêmico (bronze 10 anos, prata 20 anos e ouro 30 anos); Medalha do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo pelo apoio técnico científico à corporação. 

Jeniffer Sati Pereira

Bióloga. Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal), Mestre em Aquicultura e Pesca. FORMAÇÃO: Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciência Biológicas: Biologia Vegetal: UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus Rio Claro curso de doutorado. Tese defendida em 01 de Julho de 2013. Título da tese: Estrutura e dinâmica da comunidade Fitoplanctônica no período de cinco anos em ambiente oligo-mesotrófico (Lago das Ninfeias), Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo. 2006 – 2008: Programa de Pós-graduação stricto sensu em Aqüicultura e Pesca – Instituto de Pesca São Paulo – SP Mestre em Aqüicultura e Pesca Dissertação defendida em 11 de Julho de 2008. Título da dissertação: Avaliação do impacto do efluente de piscicultura sobre o corpo receptor. 2002 – 2006: Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo - SP Bacharel em Ciências: Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo - SP Licenciado em Ciências. Diplomada. ÁREA DE ATUAÇÃO Limnologia, Comunidade Fitoplanctônica, Diversidade Alfa, Beta e Gama (índices biológicos), Aquicultura, Biologia Vegetal. ATIVIDADE PROFISSIONAL/ COORDENAÇÃO E DOCÊNCIA: Coordenadora do Laboratório de Ecologia Aquática do Núcleo de Pesquisa em Ecologia do Instituto de Botânica, São Paulo – SP- Brasil, carga horária de 20h mensais: monitora na disciplina “Ambientes aquáticos continentais” no curso de PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE VEGETAL E MEIO AMBIENTE DO INSTITUTO DE BOTÂNICA, São Paulo- SP- Brasil, carga horária: 90 horas: monitora na disciplina “Ecossistemas aquáticos continentais: caracterização física e química da água (IPP 005)” no curso de PÓS-GRADUAÇÃO EM AQÜICULTURA E PESCA DO INSTITUTO DE PESCA, São Paulo- SP – Brasil. Carga horária: 60 horas. Professora de Japonês da Aliança Cultural Brasil Japão.

Margaret Mitiko Inada Pereira

Perita Criminal Classe Especial. Biomédica com Especialização nível Pós-graduação em Biologia Molecular aplicada às área humana, animal e vegetal. Perita Criminal desde 1988, sendo que exerceu a função como perita de campo (local de crime) na cidade de Itanhaém e da Equipe de Perícias Criminalísticas CENTRO da capital/SP. Em 2001 passou a fazer parte da equipe de peritos do laboratório de DNA do Núcleo de Biologia e Bioquímica, realizando especificamente confronto de DNA genômico para pesquisa de ocorrência de vínculo genético na área criminal. Especialista em Investigação Técnico Científica da Cena de Crime – CSI (Crime Scene Investigator) – especialização em homicídio (2011) pelo Lake Tecnical Center, Institute of Public Safety, Florida, USA.  Participou do grupo de trabalho, na Superintendência da Polícia Técnico Científica de São Paulo, para padronização de procedimento referente a casos de violência sexual. Coordenadora e Professora de Ciências Forenses, desde 2010 (Local de Crime, DNA Forense, Biologia Forense)  no IPEBJ – Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos – Ribeirão Preto – São Paulo. Atuou nas perícias dos seguintes casos: acidente do "Airbus da Tam" no aeroporto de Congonhas/SP 2007; irmãos João Vitor e Igor dos Santos Rodrigues, homicídio, Ribeirão Pires/SP 2008; Mércia Nakashima, homicídio, Guarulhos/SP 2010; crianças Nicole Mayra da Silva Nogueira e Maiara Natalie da Silva Homicídio, Sorocaba/SP, 2011; Vitor Gurman, atropelamento fatal, Land Rover, Zona Oeste, Capital /SP, 2011; Bianca Consoli, homicídio, Zona Leste, Capital/SP, 2001. Homenagem e Reconhecimento do Sistema FIESP pelos Serviços Prestados quando do acidente do Voo 3054 Airbus da TAM. Prêmio Polícia Cidadã do Instituto Sou da Paz – Ação Vencedora: O Exame de DNA como Ferramenta na Elucidação de Crimes e na Identificação de Pessoas. Prêmio Top Gun – CSI Homicide – Orlando USA - 2011.  Agraciada com a medalha do Mérito Técnico Científico "Governador Mário Covas" pelos trabalhos técnicos realizados na Polícia Científica de São Paulo.   

Tânia Mara Volpe Miele

Diretora da FVM - Faculdade Volpe Miele. Sócia fundadora e diretora do IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, editor responsável pela revista científica eletrônica Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics e editor de livro com sele Volpe Miele. Especialização em Bioéitca pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1980) com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas. Advogada. Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP (1997) com habilitação em Direito Privado. Pós graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde; Pós graduação em Ciências Forenses;  Pós graduação em Criminologia, Pós graduação em Psicologia Jurídica e Pós graduação em Criminal Profiling.  Coordenadora de extensão e pós graduação do IPEBJ. Idealizadora e coordenadora do FSI Brasil - Forensic Science Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense. Presidente Fundadora da International Academy of Forensic Investigation, Criminology and Criminal Profiling – FICC Academy
. Ex Executive Director - BioProphecy Brasil/USA. Ex Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Ex  Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto. Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP. Ex Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro da Associação Brasileira de Ciências Forenses. Membro da International Association of Forensic Investigators (DIAFI) México.
Membro do Instituto Mexicano de Investigación Científica y Forense.   

Professores

Aline Cristina Antonechen

Psicóloga formada no curso de graduação em psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2008-2012), Residência Integrada Multiprofissional na Área Hospitalar no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR), na área de atuação de Oncologia e Hematologia (2013-2015) e Mestrado em Ciências na área da Psicologia (Área de Concentração: Psicologia em Saúde e Desenvolvimento) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP - USP) (2017-2019). Atualmente, atua como Agente Técnica em Saúde (Psicóloga) na Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (UE HCFMRP - USP) e é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP - USP) (Área de Concentração: Psicologia em Saúde e Desenvolvimento).

Camilla Monti Oliveira

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2009) e aprimoramento e especialização em Neuropsicologia no Contexto Hospitalar pelo Instituto de Psiquiatria (IPq - HCFMUSP). Mestranda do Programa de Psicobiologia da FFCLRP - USP. Atualmente atua com avaliação neuropsicológica e psicológica no Hospital das Clínicas da USP - RP.

Denise Polloni Nogueira

Pós-graduação   Especialização em Transtornos alimentares e Obesidade Centro de Estudos Psico-cirúrgicos – CEPSIC/IC-FMUSP Data: março 2014 – dez 2015  Carga Horária: 500 horas   Especialização em Psicoterapia Cognitivo comportamental Instituição: Psicolog- Instituto de Análise do Comportamento Data: fevereiro 2009 à fevereiro de 2011 Carga horária: 662 horas   Curso de Formação em Psicologia Hospitalar em Cardiologia Instituição: InCor – HCFMUSP Data: 08 de março de 2004 à 04 de março de 2005  Carga horária: 524 horas   Formação Superior:   Psicologia -  jan 1999 à dez 2003 - Unaerp    Cursos de Extensão Profissional   Curso: Programa de 8 semanas em Terapia Cognitiva Baseada em Mindfullness Instituição: Centro Integrado de Terapias Baseada em Evidências Período: 22/11 a 03/12/2018   Curso: Psicopatologia Geral Instituição: Psicolog -Instituto de Estudos do Comportamento  Duração: 20 hrs Período: Agosto e Setembro/08   Curso: Formação em Psicoterapia Comportamental: Teoria e Prática Instituição: Psicolog -Instituto de Estudos do Comportamento Duração: 48 hrs Período: fevereiro à Junho/08   Curso: Treinamento Profissional sobre uso do Audit e intervenções breves para problemas relacionados ao álcool em atenção básica de saúde e saúde da família Instituição: HCFMRP-USP Duração: 16hs Período: 17 e 24 de outubro de 2008    Curso: Capacitação de Recursos Humanos para Prevenção ao Uso Indevido de Drogas- DENARC Duração: 30 hrs Período: 23 e 24 de novembro de 2007     Histórico Profissional   Clínica Particular – Psicoterapia cognitivo-comportamental, saúde mental, obesidade e transtornos alimentares Atendimento: adolescentes e adultos Período: julho 2006 – atualmente   Prefeitura Municipal de Morro Agudo -SP Psicóloga em 03 ESF da Secretaria da Saúde Período: outubro/06- atualmente    CRECEI – Centro Renovado Cristão de Ensino Integrado Psicóloga atendimento voltado para crianças, adolescentes e famílias Período: setembro/12 – julho/13; outubro e novembro/14   IACEP – Instituto de Análise do Comportamento e Estudos em Psicologia Psicóloga Sócia-proprietária - Clínica de crianças, adolescentes e adultos Período: julho/11 – outubro/14   Prefeitura Municipal de Morro Agudo-SP Supervisora de estagiária de Psicologia  Período: janeiro à dezembro de 2007    Prefeitura Municipal de Morro Agudo-SP Orientadora de medida sócio-educativa de adolescentes em conflito com a lei Período: Julho à outubro/06   Missão HIVida – Casa Dia- de apoio à pessoas portadoras do HIV Atendimento a pacientes portadores do vírus e usuários de drogas Período: outubro/05 – Junho/06  

Edilene Mendonça Bernardes

Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o desenvolvimento de pesquisa e desenvolvimento de Enfermagem (2015). Realizou Estágio Doutoral de Investigação no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) em Portugal (2013), na área de Acesso à Justiça e Saúde Mental. Mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (USP- RP) (2000). Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (USP-RP) (1991). Realizou aperfeiçoamento técnico em pesquisa, bolsista do CNPq na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP-RP (1993-1994). Especialista em Gestão e Tecnologias da Qualidade (MBA), pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI - USP), Programa de Educação Continuada (PECE)( 2007). Especialista em Direito Educacional pela Faculdade São Luís de Jaboticabal (2001). Pós-Graduação em Nível de Aperfeiçoamento de Bioética Aplicada às Pesquisas Envolvendo seres Humanos pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca em 2013 (Fundação Oswaldo Cruz/Ministério da Saúde). Psicóloga do Centro de Orientação Psicológica (COPI) da Prefeitura do Campus Administrativo da Universidade de São Paulo (PUSP-RP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES - CNPq) da EERP-USP. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da EERP no período de 2012 a 2015. Atuou como Assistente Técnico de Direção da Prefeitura do Campus Administrativo da USP-RP (2002-2003). Atuou como Diretora Administrativa da Prefeitura do Campus Administrativo da USP-RP (2003-2009). Coordenou o Curso Superior de Formação Específíca de Administração de Recursos Humanos do Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto (1999-2000). Coordenou o Curso de Graduação de Secretariado Executivo do Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto (2001). Docente de Pós-Graduação Lato Sensu (Executive MBA) em Gestão Estratégica de Recursos Humanos da Universidade Cândido Mendes-RJ, promovido pela Facioli Consultores Associados de Ribeirão Preto (2001). Docente de Graduação e de Pós Graduação no Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto (1994-2005). Docente de Graduação e de Cursos Superiores de Formação Específica no Centro Universitário Moura Lacerda (2002-2006). Docente de Pós-Graduação Lato Sensu (MBA Executive) da Rede Gonzaga de Ensino em Ribeirão Preto (2014).Diretora Técnica da Catho Consultoria em Recursos Humanos - Regional de Ribeirão Preto (2004 a 2010). Professora da Universidade Paulista em Ribeirão Preto (1996-1997). Psicóloga da Cooperativa de Psicólogos de Ribeirão Preto (UNIPSICO) no período de 1993 a 2015.

Emanuele Seicenti de Brito

  Bacharel em Direito graduada pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba. Mestre e Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem, período sanduíche na Universidade de Surrey (School of Law). Linha de pesquisa: Promoção de Saúde Mental/Estudos sobre a conduta, a ética e a produção do saber em saúde/Proteção Internacional dos Direitos Humanos/Direito à Saúde. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento.

Fernanda Aguiar Pizeta

Psicóloga pela FFCLRP-USP, Psicóloga Judiciária do Anexo da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Fórum da Comarca de Ribeirão Preto - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Docente junto ao Curso de Psicologia da Universidade Paulista-UNIP, Pós-doutora pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Doutora em Ciências pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo - Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP e Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo. Atuação, principalmente, nos seguintes temas: psicologia jurídica, saúde mental, desenvolvimento infantil, psicodinamismos familiares.

Fernanda de Vargas

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Criminais da PUCRS, orientanda do professor Dr. Gabriel José Chittó Gauer. Bolsista CAPES. orcid.org/0000-0003-4984-3503. Mestre em Psicologia com ênfase em Psicologia da Saúde, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2010) e Especialização em Psicologia, ênfase em Saúde Comunitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012). Atua como colaboradora no Grupo de Pesquisa: Pesquisa e Avaliação em Alterações da Cognição Social (PAACS) sob Coordenação do Professor Dr. Silvio José Lemos Vasconcellos da UFSM. Concluiu o Programa Especial de Graduação em Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) pela UFSM, sendo assim, Licenciada em Psicologia (2014). Possui experiência profissional principalmente em temáticas como: violência, situações de vulnerabilidade, adolescência, tendo também realizado pesquisas sobre estes temas. Atualmente pesquisa temas como: neurociência, expressões faciais, alterações da cognição social, psicopatia, contextos carcerários e Medidas Socioeducativas. (Texto informado pelo autor)

Helena Jocelem Corrêa D Almeida

Bacharel em Psicologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS - PUCCAMP. PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO TRÂNSITO, promovido pela Coordenação de Pós-Graduação "Latu Sensu", da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, realizado no período de novembro de 2010 a abril de 2012, com carga horária de 505 horas, Goiânia, GO. PÓS GRADUAÇÃO, "lato sensu" em PSICOLOGIA JURÍDICA, em nível de especialização com carga horária de 520 horas, no período de março de 2015 a fevereiro de 2017, pela Faculdade Casa Branca e IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos - Ribeirão Preto, SP. ESPECIALIZACÃO EM NEUROPSICOLOGIA - PÓS GRADUAÇÃO "Lato Sensu", de 25/01/2020 a 21/04/2021, com duração de 360h - Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo FAMEESP. Experiência Profissional - Estágio em Psicologia - PSICODIAGNÓSTICO - Clínica Psicologia e Integração S/C Ltda - de junho a novembro de 1989, em Campinas - SP - Estágio na área de Psicologia, na FUNDAÇÃO MUNICIPAL PARA EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA - PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS-SP - no período de 05/03/1990 à 31/12/1990, junto ao PROGRAMA PRÉ-ESCOLAR co jornada diária de 4 horas diárias. -1992 - 2005- Consultório Particular - Psicóloga Clínica em Orlândia e Ribeirão Preto -1995 a 2000 - Prefeitura Municipal de Orlândia - Psicologia Clínica e Escolar -1995 a 1998 - Convênio de Saúde - APAS - Associação Policial de Assistência à Saúde Ribeirão Preto-SP - Psicóloga clínica, realizando Avaliação Psicológica de Policiais Militares com restrição ao uso de armas, assim como acompanhamento psicológico - Psicoterapia , de militares e seus familiares. -1999 a 2002 - Credenciada pela PF e Secretaria Estadual dos Negócios da Segurança Pública - Avaliação Porte de arma, Ribeirão Preto, SP -2005 até 2021 - Credenciada DETRAN-SP- Perícia Psicológica CNH, Ribeirão Preto-SP. - 2015 até 2021 - Credenciamento Polícia Federal - DELEAQ/DREX/SR/DPF/SP para Avaliação Porte de Arma, Ribeirão Preto, SP, 26 de outubro de 2015. -2005 até 2021 - Consultório particular - Psicologia Clínica - Ribeirão Preto -SP.

Jafesson dos Anjos do Amor

Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia em 1995. Residência em Psiquiatria pelo Hospital Das Clínicas de Ribeirão Preto e Faculdade de Medicina Da Universidade de São Paulo em janeiro de 1999. Especialista em Psiquiatria pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Psiquiatria em 1999 e em Psiquiatria Forense em 2004. MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas em abril de 2001. Psiquiatra Forense credenciado pela Direção Regional De Saúde XIII Ribeirão Preto desde outubro 1998. Psiquiatra Forense credenciado pela Justiça Federal de Ribeirão Preto desde 2000. Médico Psiquiatra do Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto desde setembro 1999 e desde junho de 2015 como Diretor Técnico do Hospital. Professor convidado do IPEBJ desde 2008.

Jeniffer Sati Pereira

Bióloga. Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal), Mestre em Aquicultura e Pesca. FORMAÇÃO: Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciência Biológicas: Biologia Vegetal: UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus Rio Claro curso de doutorado. Tese defendida em 01 de Julho de 2013. Título da tese: Estrutura e dinâmica da comunidade Fitoplanctônica no período de cinco anos em ambiente oligo-mesotrófico (Lago das Ninfeias), Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo. 2006 – 2008: Programa de Pós-graduação stricto sensu em Aqüicultura e Pesca – Instituto de Pesca São Paulo – SP Mestre em Aqüicultura e Pesca Dissertação defendida em 11 de Julho de 2008. Título da dissertação: Avaliação do impacto do efluente de piscicultura sobre o corpo receptor. 2002 – 2006: Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo - SP Bacharel em Ciências: Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo - SP Licenciado em Ciências. Diplomada. ÁREA DE ATUAÇÃO Limnologia, Comunidade Fitoplanctônica, Diversidade Alfa, Beta e Gama (índices biológicos), Aquicultura, Biologia Vegetal. ATIVIDADE PROFISSIONAL/ COORDENAÇÃO E DOCÊNCIA: Coordenadora do Laboratório de Ecologia Aquática do Núcleo de Pesquisa em Ecologia do Instituto de Botânica, São Paulo – SP- Brasil, carga horária de 20h mensais: monitora na disciplina “Ambientes aquáticos continentais” no curso de PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE VEGETAL E MEIO AMBIENTE DO INSTITUTO DE BOTÂNICA, São Paulo- SP- Brasil, carga horária: 90 horas: monitora na disciplina “Ecossistemas aquáticos continentais: caracterização física e química da água (IPP 005)” no curso de PÓS-GRADUAÇÃO EM AQÜICULTURA E PESCA DO INSTITUTO DE PESCA, São Paulo- SP – Brasil. Carga horária: 60 horas. Professora de Japonês da Aliança Cultural Brasil Japão.

Leonardo Ferreira Faria

Psicólogo, Mestrando em Ciências Criminológicas-Forenses, Especialista em Neuropsicologia, Criminologia e Psicologia Jurídica. Psicólogo Criminal da IML - Instituto Médico Legal do Estado de Goiás. Coordenador Nacional do Curso de Pós-Graduação em Avaliação Psicológica, e de Perícia Criminal/Ciências Forenses do grupo DALMASS.  Professor na Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás (Curso de Formação de Oficiais, Especialização em Altos Estudos em Segurança Pública e Curso de Negociador Policial). Professor de disciplinas, Supervisor de Estágio e Orientador de TCC do Curso de Pós-Graduação do IPEBJ-SP, PUC-GO, IPEBJ-SP, NEPNEURO-GO, Escola Superior de Magistratura do Estado de Goiás e Acadepol-Paraíba. Realiza consultoria em temas de Neurociência e Criminologia. Autor e escritor de artigos científicos e capítulos de livros, com temas em Neurociências e Criminologia. Membro sócio da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica.  

Luzia Del Vechio Bernardes

  USP- Universidade de São Paulo. Pós Graduação. Mestrado em saúde Mental pelo Departamento de Neuropsiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina, com financiamento da CAPES (1994-1997). Título: ?Estudo Epidemiológico das Separações Conjugais no Município de Ribeirão Preto?. Unaerp- Universidade de Ribeirão Preto. Especialização Lato-Sensu na área de Formação para o Magistério de Curso Superior. (1990 a 1991). Monografia: O Método Pedagógico nas Pré-Escolas de Ribeirão Preto- Uma análise crítica. USP- Universidade de São Paulo. Graduação- Licenciatura e Formação de Psicólogo pela F.F.C.L.R.P., Início: 1978 Conclusão do Curso: 1984. Experiência de 27 anos como docente em Ensino Superior. Experiência de 16 anos no exercício de cargos administrativos (chefia e coordenação) junto à Universidade de Ribeirão Preto. Experiência de 10 anos em Intervenções Institucionais na área de Psicologia e Educação, junto à Escola de Ensino Infantil e Fundamental. Experiência em Pesquisa e Orientação de Trabalhos de Iniciação Científica. Coordenadora do Setor de Recuperação da Universidade de Ribeirão Preto ? UNAERP. Período: Fevereiro de 1987 a Julho de 1992. Chefe do Departamento de Psicologia e Métodos e Técnicas aplicados à Educação, da Universidade de Ribeirão Preto. Período no qual foi implantado o Curso de Psicologia na Universidade (1995 a 2000). Coordenação do Curso de Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto- UNAERP. Período: 1996 a 1998. Chefe da Clínica Escola de Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto ? Unaerp. Período: 2000 a 2006. Coordenação de Cursos de Extensão e Especialização para Formação e Capacitação para Psicólogo Perito Examinador. Coordenação do Curso de Extensão em Avaliação Psicológica. Coordenadora do curso de Especialização (strito-senso) "Psicologia do transito e circulação humana: Uma visão multidisciplinar" Período: Fevereiro de 2011 ate o presente momento Fundadora , Psicóloga Escolar Responsável e Coordenadora de Atividades Didático-Pedagógicas junto aos alunos, professores e funcionários da Escola Infantil e de Ensino Fundamental ?Favinho de Mel?. Período: Agosto de 1987 a Fevereiro de 1999. 

Maria Luísa Casillo Jardim Maran

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela FFCLRP-USP. Especialista em Psicoterapia Psicanalítica pelo Instituto de Psicologia (USP/SP). Docente do Centro Universitário Municipal de Franca (UNIFACEF), da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e do Centro Universitário Barão de Mauá, ministrando disciplinas e estágios nas áreas de Avaliação Psicológica, Orientação Vocacional e Psicanálise. Docente no curso de Pós-graduação em Psicopedagogia da Unaerp. Atua como psicóloga clínica realizando atendimentos em Psicoterapia/Ludoterapia de Orientação Psicanalítica e Orientação Vocacional. Membro Titular do Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto. Membro da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Já colaborou em pesquisas nas áreas de Avaliação Psicológica, Orientação Vocacional e Psicologia Social e da Saúde. 

Mariana Araújo Noce

É Bacharel em Psicologia e Psicóloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) (1996). Possui Mestrado (2003) e Doutorado (2008) em Psicologia também pela FFCLRP-USP, ambos nas áreas de Avaliação Psicológica e Orientação Profissional e de Carreira. Atualmente é professora da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (desde 2002), ministrando disciplinas e supervisionando estágios nas áreas de Metodologia Científica, Orientação Profissional e de Carreira e Avaliação Psicológica. Também é Coordenadora do Curso de Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (desde 2011). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Orientação Vocacional / Profissional e de Carreira, atuando principalmente nos seguintes temas: BBT - Teste de Fotos de Profissões, Orientação Vocacional / Profissional, Adolescentes e Avaliação Psicológica. Possui Especialização em Psicologia Analítica pelo Núcleo de Estudos Junguianos "Nise da Silveira" de Ribeirão Preto (2007), filiado ao IPAC - Instituto de Psicologia Analítica de Campinas.

Marisley Vilas Bôas Soares

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Medicina (Saúde na Comunidade) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2004) e doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é psicóloga - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica. Como docente de graduação e pós-graduação, ministra disciplinas e orienta trabalhos de conclusão de curso nas áreas de psicologia organizacional, gestão de recursos humanos e psicologia jurídica. 

Mikael Almeida Corrêa

Psicólogo (CRP 07/27452) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2016), Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2018), Doutorando em Psicologia no PPG Psicologia UFRGS. Especialista em Psicologia do Esporte pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018). É integrante do Núcleo de Pesquisas e Intervenções Cognitivo-Comportamentais (NuPICC - UFRGS). Atuou como membro da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte - ABRAPESP (Comissão de Atualização Profissional 2017-2019). Áreas de interesse: Psicologia do Esporte, do exercício e da performance humana; Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia focada em Esquemas; Teoria social cognitiva; Psicologia Positiva e estudo das potencialidades humanas e da promoção de saúde.

Milton Faria Junior

Possui Graduação em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 1989), Mestrado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (USP, 1993) e Doutorado em Engenharia Biomédica pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine to the University of London (1998). Atualmente é Professor Titular da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Modelagem de Sistemas Biológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia, bioinformática, proteína, genoma, inteligência artificial.

Monique Brandão de Freitas

FORMAÇÃO: Universitário: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1986. Pós-graduação_ Especialização em dependência Química e outras dependências. Escola Paulista de Medicina, SP. - Especialização em cardiologia Curso Ministrado pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo- SOCESP Período: 07 a 12/1995 - Formação em Psicologia Hospitalar - Período: 03 a 11/1985 Carga horária: 360 horas - Formação Psicanalítica de Grupo (SPAG), reconhecida pela Federação Americana de Grupo. Período: 1990 a 1992 -Vinte e seis anos de experiencia trabalhando na área de saúde mental. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: _ 2003 - Membro da equipe Clínica Greenwood, (São Paulo, Atendimento especializado em recuperação de dependentes químicos- voluntários e involuntários) Funções: 2003 a 2007: Plantonista, Gerente de grupo 2007 a 2011: Gerente clínica 2012/2014 Membro da equipe de ampliação dos programas ambulatoriais da clínica Greenwood, SP. 2013- Membro da implantação e diretoria clínica SER de Campinas, Atendimento ambulatorial ao dependente Químico e outras dependências. 1997/2000 - Psicóloga Integrante da Equipe Multiprofissional da Comunidade Terapêutica Marrion (Assistência ao Programa de Recuperação em Dependência química) 1995/1997 - Coordenadora do Programa de Prevenção de AIDS e DST/ do grupo Conviver da Prefeitura Municipal de Campinas SP, vinculado ao projeto do Ministério da Saúde. 1995/1987- Coordenadora do Programa de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Jaguariúna-SP 1995-1997- Implantação do Serviço de psicologia Hospitalar da equipe de psicologia hospitalar do hospital Samaritano de Campinas SP- Supervisora da equipe. 1986/1995 - Trabalho junto à Equipe Multiprofissional no serviço e Assistência Psiquiátrica em Hospital Geral (Clinica Alternativa), junto ao Hospital Santa Edwirgens. Consultório particular: desde 1986 OUTRAS QUALIFICAÇÕES: 2009: Curso de Artes Plásticas –Escola Panamericana-SP ANALISE PESSOAL: Individual e de grupo. ATIVIDADES LIGADAS AO ENSINO: _1995/1997 -Responsável pela Coordenação e Supervisão de estágios do Curso de Formação de Psicologia Hospitalar da " Clínica Caminho " . _Supervisora Técnica da Equipe do serviço de implantação de psicologia Hospitalar da Beneficência Portuguesa de Campinas SP. _Supervisora Técnica da Equipe de implantação de psicologia hospitalar do Hospital Samaritano de Campinas SP. _Implantação do Manual Informativo e trabalho junto a familiares e pacientes da UTI, do Hospital Samaritano de Campinas SP – - 2014- Participação junto a equipe de professores do Sociedade psicanalítica de grupo de Campinas SP. TRABALHO DE PESQUISA/ APRESENTAÇÕES: 1990/1991 - Pesquisa ligada ao Centro de Referência da Secretaria do Estado de São Paulo (Centro de Referência de AIDS/DST) realizada na cidade de Jaguariúna SP, pelo Centro de Saúde da Prefeitura Municipal. (Enviado ABSTRACT para VII Conferência sobre AIDS - Itália e Conferência sobre AIDS nas Filipinas). 1993 - Pesquisa ligada ao Centro de Referência de AIDS - Corsini, juntamente com Dra. Silvia Belucci, realizado em Campinas SP. Tema: Trabalho Preventivo de AIDS/DST, para população de risco, prostituta e travestis. 1994/1996 – Pesquisa ligada ao centro de Referência, Corsini. Tema: INTERVIR PREVENTIVAMENTE (AIDS/DST) em grupos de homossexuais. Pesquisa realizada junto ao SPAG (SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE GRUPO DE CAMPINAS), Orientador - Dr. Antônio Terzis ( Prof. e Orientador de pós-graduação da PUCCAMP PARTICIPAÇÃO EM SIMPÓSIO COMO EXPOSITORA: 1986 - III Encontro de Psicologia da Região de Campinas SP. Tema: Implantação do serviço de psicologia hospitalar em hospital geral. Semana de Estudos da PUCCAMP. Tema: O trabalho do psicólogo em assistência psiquiátrica ligada ao hospital geral. 1987 - Iº Encontro de Saúde Mental ligado à equipe multiprofissional. Participação: membro da mesa-redonda. Tema: O trabalho do psicólogo dentro de uma equipe multiprofissional ligada ao hospital psiquiátrico. Local: Hospital Américo Bairral - Itapira SP. Mesa-redonda: Tratamento do paciente psiquiátrico internado. 1992 - Iº Encontro de Saúde Mental de Jaguariúna SP. Participação como organizadora. Mesa-redonda: Desospitalização e Novas Propostas. 04/11: Palestras Universidades São Francisco, Itatiba SP. Tema: Relato de experiências desenvolvidas na área psiquiátrica. 1993 - Palestra - Universidade São Francisco, Itatiba SP. Tema: Reabilitação psicossocial – Palestra destinada a alunos e professores do curso de Especialização em psicologia Institucionais do Instituto de Psicologia da PUCCAMP/SP. Tema: Funcionamento do Serviço de Psicologia do Hospital Dia da Clínica Caminho - Centro de Reabilitação Psicossocial. 1995 - Palestrante do 2º Simpósio “Eros e Psiquê” Mito na Relação Amorosa, pela Escola Contemporânea em conjunto com N.E.P - Núcleo de estudos psicológicos da UNICAMP, Dep. de Psiquiatria da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e Caminho. Tema: Novas formas de relacionamento amoroso, os Caminhos da Sensibilidade. Período: 17 e 18/05. 2000 - IIIº Simpósio, Mito e Psicanálise da Relação Amorosa, " De Eros e Psiquê aos Relacionamentos Virtuais ". Participação na mesa-redonda. As crises do casal contemporâneo e suas possíveis soluções. Tema: Relacionamento Coodependente X Relacionamento Interdependente. 18 e 19/2000. 1994- Autora do Trabalho apresentado no XVI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo ( SOCESP ). Tema: A família como uma organização veicular inter-subjetiva com pacientes cardíacos em UTI. Local: UNICAMP, Campinas SP - 17/06 2013- Entrevistas jornais e TV, sobre o tema compulsão por compras SP e Rio. 2014- Autora do livro em andamento sobre oniomania (dependentes por compras) SUPERVISÕES: . Professores da Equipe do SPAG Sociedade Psicanalítica de Grupo de Campinas SP . Professores da equipe do Familiae/SP . Supervisões da Equipe de Formação de Psicologia Hospitalar da Equipe de São Paulo, Dr. Ricardo Sebastiani Werner . 1999 - Participação do FOT no Familiae/SP. Trabalho de Origem da Família do Terapeuta. .2003 a 2014 Supervisão clínica juntamente com equipe da clínica Greenwood-SP Supervisor: Dr. Pablo Miguel Roig-SP

Priscila Alcântara da Costa

Psicóloga Clínica e Forense.  Atuação em pesquisa, análise do discurso e detecção da mentira intervenção na investigação e perfilamento do comportamento no setor eclesiástico/religioso e com pessoas portadoras de Transtorno de Personalidade Psicopata e Orientadora em Medidas de Proteção e Prevenção. Especialista e orientadora em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Especialista em Prevenção do Uso de Drogas pelo SENAD da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC .Especialista em Psicopatologia e Psicofarmacologia .Pós-graduanda especialista em Criminal Profiling – IPEBJ . Mestranda em Ciências Médicas . Pesquisadora na área de Transtornos de Personalidade e Comportamento Desviante .Orientadora e Produtora de material técnico em análise de fatores de riscos e fatores de proteção em saúde mental e dependência química.  Orientadora de líderes, voluntários, profissionais e gestores de comunidades terapêuticas pelo SENAD da Universidade do Estado de São Paulo – UNESP .Coordenadora Geral do programa de tratamento e prevenção em Dependência Química da Fraternidade Missionária O Caminho.  Graduanda em Filosofia e Teologia.

Ricardo Marinho de Mello de Picoli

Doutor e Mestre em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP), com estudos sobre a relação entre motivação, tempo e estados de ânimo pré-competitivos de atletas. Psicólogo formado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Especialista em Psicologia do Esporte (Conselho Federal de Psicologia) com experiência no atendimento de atletas em formação e de alto rendimento, além de atuação em projetos esportivos de diferentes naturezas. Pesquisador Associado ao LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social) na FEARP-USP e ao Laboratório de Fisiologia do Exercício no DCF-UFSCar. Professor Assistente Convidado do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (Portugal). Supervisor credenciado ao Serviço-Escola de Psicologia da UFSCar no estágio de Psicologia do Esporte. Fundador e Psicólogo no Núcleo SCORE - Psicologia do Esporte. Coordenador de investigação do projeto internacional "Identidade da Psicologia" no estado de São Paulo. Ex-Vice-Presidente do Conselho Municipal de Esportes de Ribeirão Preto/SP (2019-2021). Membro do CIIDEBE (Centro de Investigação e Intervenção em Desporto, Educação e Bem-estar). Tesoureiro da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte desde 2018.

Rui Mateus Joaquim

Pesquisador de Pós-Doutorado ( Bolsista CNPq ) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Molecular ( INCT - MM ) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em (Neuro) Ciências com ênfase pelo programa de Pós-Graduação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (USP) Bauru/SP. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru/SP. Especialista em Psicologia da Saúde, Práticas Clínicas e Hospitalares pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru/SP. Graduado em Psicologia (Bacharelado e Formação de Psicólogo) pela Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FEA) Editor Adjunto da Revista Debates em Psiquiatria, da Associação Brasileira de Psiquiatria. Membro do grupo de pesquisa Saúde Mental Baseado em Evidência (SAMBE). Atua como Psicólogo Clínico e Forense e Consultor Independente pela VIÉS - Neurociência Clínica e Forense. Docente em diversas instituições de Pós-Graduação Lato Sensu nas áreas de Neuropsicologia, Avaliação Psicológica e Psicologia Jurídica.

Silvio José Lemos Vasconcellos

Psicólogo, Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desenvolve trabalhos voltados para a avaliação e etiologia da Psicopatia, do Transtorno de Personalidade Anti-Social e para as suas respectivas implicações jurídicas. Desenvolveu trabalhos voltados para a divulgação científica da Psicologia Cognitiva e estudos sobre a História da Psicologia e das Ciências Cognitivas. No âmbito da Psicometria, construiu e validou a Escala Fatorial de Abertura à Experiência (EFA) com base no modelo dos cinco grandes fatores, sendo ainda um dos pesquisadores responsáveis pela adaptação e validação, no Brasil, do Psychopathy Checklist: Youth Version (PCL:YV) e da Medida Interpessoal de Psicopatia (IM-P). Dedica-se, atualmente, à construção e validação de instrumentos para avaliar mecanismos da cognição social, investigando a relação entre a capacidade de identificar emoções expressas pela face com a etiologia de diferentes transtornos mentais.

Susana Rocha Rodrigues da Costa

Médica psiquiatra do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba - DRS XVI, da UNIP Sorocaba, e trabalha em consultório particular.

Thamires Pereira Barbosa

Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (PPGP/UFSM). É Doutoranda em Psicologia (bolsista CAPES) do PPGP/UFSM. Atualmente está como docente na ULBRA/Santa Maria e como professora substituta no curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria. Atua como psicóloga clínica na área da Terapia Cognitivo Comportamental. É Integrante do Grupo de Pesquisa e Avaliação das Alterações da Cognição Social (PAACS/UFSM). Voluntária do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul na função de mediadora de grupos reflexivos de gênero voltados para homens. Atua como entrevistadora forense realizando Depoimento Especial nas comarcas do TJRS. Atuou em diferentes projetos voltados ao atendimento de populações em situação de vulnerabilidade social. Realizou intercâmbio na Universidade de Coimbra (UC) em Portugal através do Programa de Intercâmbio Luso-Brasileiro Santander Universidades durante o segundo semestre de 2015. Tem experiência na área da Psicologia, com interesse nas áreas de: Psicologia Cognitiva, Psicologia Jurídica; Avaliação Psicológica; Terapia Cognitivo Comportamental; Terapia Focada em Esquemas e estudos voltados para populações em situação de violência e de vulnerabilidade social.

Wilson Ferreira Coelho

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor titular da Universidade de Ribeirão Preto, e professor da pós-graduação na UNIARA, Barão de Maua e UNIARARAS. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com ênfase em Psicologia na avaliação de elementos do comportamento humano nas organizações, atuando principalmente nos seguintes temas: motivação, desenvolvimento organizacional, atitudes no trabalho, QVT e estruturação de RH. É consultor em gestão de pessoas e proprietário da DW Consultoria e Serviços

CARREGAR MAIS
 

Fotos

VII SIMPOCRIME
VII SIMPOCRIME
XII Simpósio Forense
XII Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
VI SIMPOCRIME
VI SIMPOCRIME
Psicologia Policial x Linguística Forense
Psicologia Policial x Linguística Foren...
Combate Forense: Balística Forense
Combate Forense: Balística Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense...
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses - Botânica Forense
Ciências Forenses - Botânica Forense
X Simpósio Forense
X Simpósio Forense
Ciências Forenses - Papiloscopia
Ciências Forenses - Papiloscopia
Fanáticos Forenses - São Paulo
Fanáticos Forenses - São Paulo
V SIMPOCRIME
V SIMPOCRIME
IX Simpósio Forense
IX Simpósio Forense
IV SIMPOCRIME
IV SIMPOCRIME