Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Prova Pericial e Cadeia de Custódia no Código de Processo Penal

  • ACESSO IMEDIATO!
  • Local:ONLINE (EAD - Ensino a Distância)
  • Horário:LIVRE (Estuda quando e onde estiver)
  • Duração:Vídeoaulas disponibilizadas por 1 mês contados à partir do inicio das aulas
  • Certificação: Certificado de Extensão

SOBRE O CURSO

Curso em formato EAD (Ensino a Distância) - 100% ONLINE. Você estuda quando e onde estiver!

A FVM traz a você o curso de extensão online “Prova Pericial e Cadeia de Custódia no Código de Processo Penal: Introdução para Assistentes Técnicos".
A prova pericial nos processos criminais não são de interesse apenas dos institutos oficiais de criminalística. Dado o direito constitucional de ampla defesa e do contraditório, é crescente a valorização do papel do perito particular, atuando como assistente técnico das partes no processo criminal. Entender a dinâmica da prova pericial no processo criminal e a cadeia de custódia nesse âmbito é fundamental para buscar a realização mais plena da produção probatória perante a Justiça Criminal.

Este curso faz parte da iniciativa Forensic Now, projeto que traz cursos de extensão de acesso online por meio de comunicações gravadas integrativas de diversas áreas, possibilitando aos participantes a aquisição de conhecimentos rápidos a partir de pontos de vista complexos.

Certificado - Todos os participantes recebem Certificação FVM. O Certificado só ficará disponível na área restrita do aluno após a conclusão do curso (visualização de todas as aulas), desde que concluído dentro do prazo máximo do curso.

Carga Horária - 15h. 

Duração de Curso - 1 mês (vídeo aulas disponibilizadas pelo período de 1 mês contados à partir do início das aulas).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Material didático: Videoaulas, Materiais Complementares e Apresentações em .pdf

Tópico 1: Cadeia de custódia no Código de Processo Penal - Conceito e Etapas: Compreender o conceito de cadeia de custódia no Código de Processo Penal. Identificar e descrever as etapas da cadeia de custódia no Código de Processo Penal.

Tópico 2: A prova pericial no Código de Processo Penal à Luz da Assistência Técnica: Apresentar as possibilidades de atuação pericial particular na qualidade de assistência técnica no processo criminal. Discutir possíveis vantagens da assistência técnica no processo criminal.

Tópico 3: Análise Crítica das Etapas da Cadeia de Custódia do Ponto de Vista da Assistência Técnica: Discutir a cadeia de custódia em geral, suas etapas e procedimentos de coleta à luz da assistência técnica.

Curso voltado a graduandos ou graduados interessados em compreender a Prova Pericial e a Cadeia de Custódia no Código de Processo Penal à luz da atuação do assistente técnico nesse âmbito.

Características do curso:
- Área online exclusiva do aluno.
- Estudos sob demanda, ou seja, você estuda no horário que desejar.
- Videoaulas disponibilizadas pelo período de 1 mês contados à partir do início das aulas.
- Aulas em vídeo.
- Apresentações em .pdf
- Certificado de Participação. 
Requisitos para participação no curso:
- Qualquer PC (desktop) ou notebook comum, com conexão à Internet banda larga. Também pode ser acessado através de Tablets e Smartphones, respeitando algumas restrições de funcionalidades.
- Recomendamos o navegador Google Chrome ou outros navegadores atualizados. 
Observação:
- O curso não possui avaliação/prova.
- O Certificado só ficará disponível na área restrita do aluno após a conclusão do curso (visualização de todas as aulas), desde que concluído dentro do prazo máximo do curso. 
- Curso poderá ser realizado por interessados em todo o Brasil, independente de formação acadêmica, ou seja, não é necessário ter formação na área.

VALOR

R$ 297,00 no Boleto Bancário (à vista) ou dividido em até 18x no Cartão de Crédito através do PagSeguro. 

*A matrícula será automaticamente cancelada caso não haja identificação do pagamento dentro do prazo de validade do boleto.

*A matrícula será automaticamente cancelada caso não haja identificação do pagamento dentro do prazo de validade do boleto.

COORDENADORES

Gustavo D'Andrea

Advogado. Doutor em Ciências Enfermagem Psiquiátrica, EERP-USP). Mestre em Ciências (Psicologia, FFCLRP-USP). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Ribeirão Preto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES).

Tânia Mara Volpe Miele

Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas; Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP com habilitação em Direito Privado. Advogada, Biomédica, Especialista em Bioéitica pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Especialista em Ciências Forenses, Criminal Profiling, Bioética, Psicologia Jurídica, Criminologia e Direito Médico, Odontológico e da Saúde. Sócia Fundadora e Diretora Executiva do IPEBJ-  Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos. Idealizadora e Coordenadora do FSI Brasil - Forensic Sciences Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense e do Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics, Revista Científica Eletrônica - Editor Responsável: IPEBJ. Coordenadora Geral dos projetos de extensão e pós-graduação do IPEB.  Ex-Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Ex-Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto; Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP; Ex- Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura; Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law; Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Antropologia Forense. 

PROFESSORES

Diego Alberto Ciscato Cusinato

Farmacêutico-Bioquímico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP - USP). Doutor em Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP- USP) e Mestre em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP - USP). Atualmente é Perito Criminal da Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo, atuando no Laboratório do Exame de Entorpecentes do Núcleo de Perícias de Ribeirão Preto.

Sérgio Linares Filho

É Mestre em Engenharia de Computação na área de concentração Engenharia de Software pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT, 2005). Especialista em Perícia Criminal (Ênfase: Crimes Eletrônicos) pela Academia de Polícia de São Paulo (ACADEPOL, 2006). Especialista em Sistemas ERP (Sales and Distribution - SD) pela SAP (SAP, 2005). Possui graduação em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2002). Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Padre Anchieta (FADIPA, 2011), tendo sido aprovado no III Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB, 2010). Atuou como Consultor de Tecnologia em grandes empresas brasileiras e internacionais, como Osram, Politec, Tata Consultancy Services e Procwork. Foi Professor Universitário em grandes Instituições de ensino de São Paulo, como Faculdade Drummond, FIAP, Unicsul e Faculdade Módulo. Atualmente é Perito Criminal Oficial, Especialista na Área de Ciência Forense Computacional na Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo.