Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Adolescência e Violência no Contexto Psicológico

Um curso que trará uma reflexão acerca da violência praticada pelo adolescente, sob o ponto de vista dos aspectos psicológicos que permeiam o período de transição entre a infância e a vida adulta que influenciam no cometimento dos delitos. 

Sobre o curso

Curso em formato EAD (Ensino a Distância) - 100% ONLINE. Você estuda quando e onde estiver!

A FVM traz a você o curso de extensão online “Adolescência e Violência no Contexto Psicológico”. Um curso que trará uma reflexão acerca da violência praticada pelo adolescente, sob o ponto de vista dos aspectos psicológicos que permeiam o período de transição entre a infância e a vida adulta que influenciam no cometimento dos delitos.

Este curso faz parte da iniciativa Forensic Now, projeto que traz cursos de extensão de acesso online por meio de comunicações gravadas integrativas de diversas áreas, possibilitando aos participantes a aquisição de conhecimentos rápidos a partir de pontos de vista complexos.

Certificado - Todos os participantes recebem Certificação FVM. O Certificado só ficará disponível na área restrita do aluno após a conclusão do curso (visualização de todas as aulas), desde que concluído dentro do prazo máximo do curso - 1 mês. Caso o aluno não tenha concluído o curso, o Certificado não ficará disponível.

Para quem se destina? Todos os interessados no tema, independente de formação acadêmica.



 
FVM é Referência Nacional
Pioneira e Responsável pelo surgimento da Área Educacional Forense no Brasil, com reconhecimento das melhores instituições forenses internacionais.
Certificação
Certificado de Extensão
Aulas
Online (EAD - Ensino à Distância)
Duração: 1 Mês
Videoaulas disponibilizadas pelo período de 1 mês contados à partir do início das aulas.
Horário
Livre (Estude quando e onde estiver)
Carga Horária
15 horas




 

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Acadêmico e Profissional Recíproco Internacional

Sabemos que novos tempos estão logo adiante, com grandes desafios educacionais e práticos potencializados pela dimensão digital da vida. Ao lado das muitas vantagens que o mundo digital proporciona, também os obstáculos são abundantes, o que nos impulsiona a unir esforços sem fronteiras para contribuir com a confiança e valorização da educação e da prática de qualidade, na Grande Área das Ciências Forenses e áreas afins.

Trata-se de um Reconhecimento na qualidade acadêmica, competência profissional, contribuição com a evolução das ciências e compromisso com o impacto social das tecnologias nos diferentes projetos desenvolvidos pelos parceiros.

Não confundir com validação de títulos que são exigidos para cursos/títulos obtidos em diferentes países.





 

Conteúdo Programático

Material didático: Videoaulas, Materiais Complementares e Apresentações em .pdf

Tópico 1: Adolescência e violência - compreensão contextual: Compreender as definições de adolescência. Abordar os aspectos neurocognitivos da adolescência. Explorar as medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Abordar a avaliação psicológica nesse contexto.
Tópico 2: Transtornos mentais associados à violência: Abordar os fatores de risco associados ao cometimento de delitos. Conhecer os principais transtornos mentais associados ao cometimento de delitos. Explorar medidas de proteção para adolescentes autores de atos infracionais com transtornos mentais.
Tópico 3: A violência transgeracional contra a mulher: Compreender o ciclo transgeracional de violência perpetuada contra a mulher nas diferentes etapas do desenvolvimento. Abordar as principais técnicas de intervenção e de prevenção para a violência contra à mulher. Compreender os fatores de risco à violência contra a mulher ao longo do desenvolvimento e os fatores de proteção. Descrever os diferentes tipos e manifestações de violência e as formas de avaliação.



 

Características do curso:
- Área online exclusiva do aluno.
- Estudos sob demanda, ou seja, você estuda no horário que desejar.
- Videoaulas disponibilizadas pelo período de 1 mês contados à partir do início das aulas.
- Aulas em vídeo.
- Apresentações em .pdf
- Certificado de Participação. 


Requisitos para participação no curso:
- Qualquer PC (desktop) ou notebook comum, com conexão à Internet banda larga. Também pode ser acessado através de Tablets e Smartphones, respeitando algumas restrições de funcionalidades.
- Recomendamos o navegador Google Chrome ou outros navegadores atualizados. 


Observação:
- O curso não possui avaliação/prova.
- O Certificado só ficará disponível na área restrita do aluno após a conclusão do curso (visualização de todas as aulas), desde que concluído dentro do prazo máximo do curso. 
- Curso poderá ser realizado por interessados em todo o Brasil, independente de formação acadêmica, ou seja, não é necessário ter formação na área.



 

Aprenda com os melhores professores

Coordenadores

Tânia Mara Volpe Miele

Diretora da FVM - Faculdade Volpe Miele. Sócia fundadora e diretora do IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, editor responsável pela revista científica eletrônica Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics e editor de livro com sele Volpe Miele. Especialização em Bioéitca pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1980) com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas. Advogada. Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP (1997) com habilitação em Direito Privado. Pós graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde; Pós graduação em Ciências Forenses;  Pós graduação em Criminologia, Pós graduação em Psicologia Jurídica e Pós graduação em Criminal Profiling.  Coordenadora de extensão e pós graduação do IPEBJ. Idealizadora e coordenadora do FSI Brasil - Forensic Science Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense. Presidente Fundadora da International Academy of Forensic Investigation, Criminology and Criminal Profiling – FICC Academy
. Ex Executive Director - BioProphecy Brasil/USA. Ex Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Ex  Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto. Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP. Ex Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro da Associação Brasileira de Ciências Forenses. Membro da International Association of Forensic Investigators (DIAFI) México.
Membro do Instituto Mexicano de Investigación Científica y Forense.   

Professores

Fernanda de Vargas

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Criminais da PUCRS, orientanda do professor Dr. Gabriel José Chittó Gauer. Bolsista CAPES. orcid.org/0000-0003-4984-3503. Mestre em Psicologia com ênfase em Psicologia da Saúde, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2010) e Especialização em Psicologia, ênfase em Saúde Comunitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012). Atua como colaboradora no Grupo de Pesquisa: Pesquisa e Avaliação em Alterações da Cognição Social (PAACS) sob Coordenação do Professor Dr. Silvio José Lemos Vasconcellos da UFSM. Concluiu o Programa Especial de Graduação em Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) pela UFSM, sendo assim, Licenciada em Psicologia (2014). Possui experiência profissional principalmente em temáticas como: violência, situações de vulnerabilidade, adolescência, tendo também realizado pesquisas sobre estes temas. Atualmente pesquisa temas como: neurociência, expressões faciais, alterações da cognição social, psicopatia, contextos carcerários e Medidas Socioeducativas. (Texto informado pelo autor)

Thamires Pereira Barbosa

Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (PPGP/UFSM). É Doutoranda em Psicologia (bolsista CAPES) do PPGP/UFSM. Atualmente está como docente na ULBRA/Santa Maria e como professora substituta no curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria. Atua como psicóloga clínica na área da Terapia Cognitivo Comportamental. É Integrante do Grupo de Pesquisa e Avaliação das Alterações da Cognição Social (PAACS/UFSM). Voluntária do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul na função de mediadora de grupos reflexivos de gênero voltados para homens. Atua como entrevistadora forense realizando Depoimento Especial nas comarcas do TJRS. Atuou em diferentes projetos voltados ao atendimento de populações em situação de vulnerabilidade social. Realizou intercâmbio na Universidade de Coimbra (UC) em Portugal através do Programa de Intercâmbio Luso-Brasileiro Santander Universidades durante o segundo semestre de 2015. Tem experiência na área da Psicologia, com interesse nas áreas de: Psicologia Cognitiva, Psicologia Jurídica; Avaliação Psicológica; Terapia Cognitivo Comportamental; Terapia Focada em Esquemas e estudos voltados para populações em situação de violência e de vulnerabilidade social.

 

Fotos

VII SIMPOCRIME
VII SIMPOCRIME
XII Simpósio Forense
XII Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
VI SIMPOCRIME
VI SIMPOCRIME
Psicologia Policial x Linguística Forense
Psicologia Policial x Linguística Foren...
Combate Forense: Balística Forense
Combate Forense: Balística Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense...
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses - Botânica Forense
Ciências Forenses - Botânica Forense
X Simpósio Forense
X Simpósio Forense
Ciências Forenses - Papiloscopia
Ciências Forenses - Papiloscopia
Fanáticos Forenses - São Paulo
Fanáticos Forenses - São Paulo
V SIMPOCRIME
V SIMPOCRIME
IX Simpósio Forense
IX Simpósio Forense
IV SIMPOCRIME
IV SIMPOCRIME