Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Grafoscopia - Grafotécnica

  • Local:Curso Online - EAD (Ensino a Distância)
  • Horário:Encontros Online Ao Vivo
  • Duração:6 Meses
  • Certificação: Foundation Certificate
  • Matrículas Abertas até:09/10/2021

SOBRE O CURSO

CURSO CARREIRA EM GRAFOSCOPIA - GRAFOTÉCNICA

 

INÍCIO DAS AULAS:
Data: 13/10/2021
Local: Online e Ao Vivo

APRESENTAÇÃO
A escrita humana tem fatos registrados que remetem a sistemas que evoluíram ao longo de milhares de anos. No século XVII, Camillo Baldi publicou o primeiro livro referente à análise da escrita à mão, tendo-a afirmado como a “manifestação que reflete algo da estrutura interna do escritor”. 

Esta noção praticamente não mudou ao longo dos séculos, sendo aceito que a forma da escrita de uma pessoa tem conexões com o íntimo do seu sistema nervoso e mesmo de seu ser psíquico, possibilitando que as Ciência Forenses se utilizem do exame grafotécnico para identificar o autor de uma carta, uma assinatura ou qualquer nota escrita à mão. 

A perícia grafotécnica é fundamental em casos de documentos questionados, especialmente quando o foco é a identificação de autoria pela escrita, bem como análise de eventuais falsificações. 

Os tomadores de decisões confiarão os exames periciais aos profissionais que saibam valorizar seus currículos com certificações de nível elevado, como a deste programa.

O curso tem duração de 6 meses, e contempla 24 encontros online e ao vivo. As aulas acontecem semanalmente às quartas-feiras das 19h às 22h.

CERTIFICAÇÃO: 
O participante obterá um FVM - Carreira Foundation Certificate na área específica do programa concluído. O certificado deste programa pode ser incluído junto às informações profissionais em cadastros de auxiliares da Justiça nos tribunais brasileiros, para fins de nomeação judicial.

PRÉ-REQUISITO:
Este programa tem como pré-requisito a comprovação, pelo participante, de conclusão de curso superior de graduação, com diploma devidamente registrado junto ao MEC ou mediante comprovante de conclusão de curso de graduação emitido por instituição de ensino superior.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

DURAÇÃO: 6 meses
- Aulas: 24 encontros online e ao vivo. As aulas acontecem semanalmente às quartas-feiras das 19h às 22h.*
*O cronograma poderá sofrer alterações em casos de feriados prolongados (incluindo Natal e Ano Novo) e eventos acadêmicos do IPEBJ.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 
120 horas incluindo aulas online e ao vivo e estudos dirigidos.

Este programa capacitará o profissional para atuação em demandas periciais associadas à análise de documentos manuscritos e assinaturas a fim de determinar a integridade, autenticidade e autoria, por meio da identificação de elementos indicadores de individualidade da escrita, com base nos métodos e técnicas mais avançados de análise pericial.

Todos os programas da modalidade Carreira contam com enfoque  de aquisição de competências direcionadas à aplicação prática de conhecimentos.

Para isso, estão abrangidos nesta modalidade de programa:
- Contextualização da área frente ao universo profissional;
- Procedimentos e protocolos;
- Legislações, regulamentações e normas técnicas aplicáveis à área;
- Conceitos e terminologia técnica da área;
- Instrumentos e métodos aplicáveis à área;
- Técnicas profissionais aplicáveis à área.

Especificamente, o programa Grafoscopia - Grafotécnica, objetiva o aprendizado principalmente nos seguintes tópicos:
- Introdução e história da grafoscopia e grafologia: compreensão da função, ética, casos históricos, entre outros tópicos.
- Manuseio de evidências: procedimentos, coleta de evidências, cadeia de custódia, entre outros tópicos.
- Procedimentos de exame: teoria da individualização, organização de casos, técnicas de anotação, entre outros tópicos.
- Instrumentos de escrita e tintas: história das tintas e instrumentos de escrita, procedimentos destrutivos e não-destrutivos de análise, entre outros tópicos.
- Escrita a mão (ou escrita cursiva): sistemas de escrita, procedimentos comparativos, características individualizantes, entre outros tópicos.
- Alterações, danos e apagamentos: tipos de alterações, danos e apagamentos, entre outros tópicos.
- Equipamentos de escrita, impressão e cópia: máquinas de escrever, impressoras, fotocopiadoras, entre outros tópicos.
- Fotografia e imagem digital: fotografia geral, fotografia de documentos, edição de imagens digitais, entre outros tópicos.
- Grafologia
- introdução à análise psicológica da escrita.

Nota: este programa não abrange a área de Documentoscopia, que é foco de um programa específico.

BENEFÍCIOS:
- Acesso à plataforma digital da FVM; 
- Acesso à curadoria de referências científicas e técnicas; 
- Download de materiais de aula; 
- Pontuação Forense Experience; 
- Certificado de Career na área específica FVM - Carreira Foundation Certificate concluído. 

OBJETIVOS DO CURSO

COMPETÊNCIAS-CHAVE
Este programa capacitará o profissional para atuação em demandas periciais associadas à análise de documentos manuscritos e assinaturas a fim de determinar a integridade, autenticidade e autoria, por meio da identificação de elementos indicadores de individualidade da escrita, com base nos métodos e técnicas mais avançados de análise pericial.

PERFIL PROFISSIONAL
O profissional certificado em grafoscopia responde a demandas de análise pormenorizada da escrita e assinatura feitas a mão, especialmente com o objetivo de conexão entre a caligrafia e seu autor. Seu olhar é detalhista, buscando as características únicas da escrita de uma pessoa, sendo capaz de indicar as probabilidades de sua autenticidade ou falsidade. São profissionais que, geralmente, se interessam por materiais de escrita, caligrafia, análises comparativas e identificação.

Exemplos de atuação:
- Perícia judicial sob nomeação para exame forense grafotécnico
- Assistência técnica de partes processuais
- Consultoria empresarial em segurança documental física e digital

Este programa tem como pré-requisito a comprovação, pelo participante, de conclusão de curso superior de graduação, com diploma devidamente registrado junto ao MEC ou mediante comprovante de conclusão de curso de graduação emitido por instituição de ensino superior.

*A FVM reserva-se no direito de não iniciar a turma caso o número mínimo de alunos não seja atingido. Neste caso, o valor da primeira parcela paga será devolvido integralmente.

VALOR

Condição de Pagamento:
Em 6 parcelas de R$ 397,00 no boleto ou em até 12X sem juros no cartão de crédito.

*Descontos por Condições de Pagamento:

À vista no boleto: 10% de desconto - R$ 2.143,80

COORDENADORES

Gustavo D'Andrea

Advogado. Doutor em Ciências Enfermagem Psiquiátrica, EERP-USP). Mestre em Ciências (Psicologia, FFCLRP-USP). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Ribeirão Preto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES).

Tânia Mara Volpe Miele

Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas; Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP com habilitação em Direito Privado. Advogada, Biomédica, Especialista em Bioéitica pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Especialista em Ciências Forenses, Criminal Profiling, Bioética, Psicologia Jurídica, Criminologia e Direito Médico, Odontológico e da Saúde. Sócia Fundadora e Diretora Executiva do IPEBJ-  Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos. Idealizadora e Coordenadora do FSI Brasil - Forensic Sciences Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense e do Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics, Revista Científica Eletrônica - Editor Responsável: IPEBJ. Coordenadora Geral dos projetos de extensão e pós-graduação do IPEB.  Ex-Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Ex-Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto; Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP; Ex- Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura; Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law; Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Antropologia Forense. 

PROFESSORES

Cristiane Viana Steiger

Graduada em Ciências Biológicas pela Unifeob. Especialista em Ciências Forenses pelo Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos – IPEBJ.  Cursando Introdução a Antropologia Forense pelo Instituto de Formación Profesional en Ciencias Forenses ( Espanaha) – IFPCF. Cursando capacitação técnica em grafologia pela Escola Grafologia Brasil. Monitora Acadêmica e integrante do GEP Forense – Grupo de Estudos e Pesquisas Forenses no Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos. Experiência de mais de dez anos como assistente técnica de saúde odontológica. Experiência em técnica de laboratório e bioquímica hospitalar e farmácia.

Fábio Vasconcelos Braga

Mestrado na área de Gestão, com ênfase em Criminalística. Graduação em bacharelado em física pela UnB. Graduação em direito pelo UniCEUB. Graduação em tecnologia em processamento de dados pelo UniCEUB. Perito Criminal especialista em segurança documental, grafoscopia e exames em locais de crime.

Gilberto Shiuji Toyota

Possui graduação em Historia pela Universidade de São Paulo(2008). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia. Fotógrafo forense na Superintendencia da Policia Tecnico-Cientifica.

Gustavo D'Andrea

Advogado. Doutor em Ciências Enfermagem Psiquiátrica, EERP-USP). Mestre em Ciências (Psicologia, FFCLRP-USP). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Ribeirão Preto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES).

Jacqueline Mila Tirotti

Bacharela em Direito pela Universidade do Distrito Federal - UDF (2012), experiência em Documentoscopia e Grafoscopia, atuante no Tribunal de Justiça do Distrito Federal - TJDFT e Tribunal Regional Federal - TRF 1ª Região desde 2013 e no Tribunal Regional do Trabalho - TRT desde 2017, Pós-graduada em Perícia Criminal & Ciências Forenses pelo Instituto de Pós-graduação & Graduação - IPOG em 2018, ministra aulas e palestras sobre Perícia Judicial, Documentoscopia e Grafoscopia.

Laécio Carneiro Rodrigues

Bacharel em Química pela UnB e especialista em Investigação de Cenas de Crimes - CSI. É Perito Criminal da Polícia Científica do Estado de Goiás desde 2010, onde atua em perícias de locais de mortes violentas, acidentes de trânsito, incêndios, explosões, roubos, furtos, drogas e outras. É professor das disciplinas Fotografia Forense, Medicina Legal, Criminalística, Criminologia, Perícias de Acidentes de Trânsito e outras, em cursos de pós-graduação e preparatórios para concursos das áreas periciais e policiais, em todo o país. Atua como perito judicial, extrajudicial e perito assistente técnico.

Lucilene Aparecida Forcin Cazumbá

Fonoaudióloga com Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2004). Servidora do Ministério Público de São Paulo, desde 1996, lotada no Núcleo de Computação e Fonoaudiologia Forense. Pós graduação em Perícia Criminal e Ciências Forenses, Áudio e Vídeo, Documentoscopia Forense (em curso). Membro do grupo de pesquisa: GEFF ? Grupo de Pesquisa em Fonética Forense da UNICAMP. Livros: Identificação de Falantes: Uma introdução à Fonoaudiologia Forense e Análise Fonético Forense em tarefa de comparação de locutor. 

Márcia Aparecida Lopes da Silva

Formada em Letras e Direito Fui papiloscopista policial no Estado de São Paulo por 22 anos MBA em Grafoscopia pelo IPOG-SP Pós Graduada em Perícias Criminais e Ciências Forenses pelo IPOG-SP e Pós Graduanda em Documentoscopia Forense pela BluEaD Uninorte Desde 2018 atuo como perita judicial no TJ/SP e como assistente técnica em diversas comarcas e estados.

Robson Tirotti Felipe

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2002). Bacharel em Direito pelo IESB/Bauru. É pós-graduado (especialização) em Direito Eletrônico e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2009). Atualmente é Perito Criminal - Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SP) e Professor concursado da Academia de Polícia Civil (SP). É instrutor cadastrado da FEBRABAN e do SESCOOP/SP, ministrando cursos e palestras na área pericial. Professor convidado do curso de especialização em Medicina Veterinária Legal do INBRAPEC e do curso de especialização em Ciências Forenses da Universidade do Sagrado Coração (USC - Bauru).  - Pós-Graduado em Direito Eletrônico e Tecnologia da Informação

Sérgio Linares Filho

É Mestre em Engenharia de Computação na área de concentração Engenharia de Software pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT, 2005). Especialista em Perícia Criminal (Ênfase: Crimes Eletrônicos) pela Academia de Polícia de São Paulo (ACADEPOL, 2006). Especialista em Sistemas ERP (Sales and Distribution - SD) pela SAP (SAP, 2005). Possui graduação em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2002). Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Padre Anchieta (FADIPA, 2011), tendo sido aprovado no III Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB, 2010). Atuou como Consultor de Tecnologia em grandes empresas brasileiras e internacionais, como Osram, Politec, Tata Consultancy Services e Procwork. Foi Professor Universitário em grandes Instituições de ensino de São Paulo, como Faculdade Drummond, FIAP, Unicsul e Faculdade Módulo. Atualmente é Perito Criminal Oficial, Especialista na Área de Ciência Forense Computacional na Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo.

CARREGAR MAIS