Enfermagem Forense
Fundamentos, Interface entre Saúde e Justiça e Atuação Multidisciplinar.
Sobre o curso
CURSO CARREIRA EM ENFERMAGEM FORENSE
A Enfermagem Forense teve início nos EUA na década de 1990. Uma especialidade já reconhecida no Brasil desde 2011, sua área de competências inclui atenção a vítima de violência, desastres de massa, sistema prisional e psiquiátrico entre outros. Você conhece as particularidades dessa área? De acordo com o Regulamento de Competências Técnicas do Enfermeiro Forense, elaborado pela ABEFORENSE, “Os enfermeiros forenses possuem uma compreensão do sistema de saúde, social e legal, enriquecida pelo conhecimento das ciências forenses e de saúde pública, colaborando com os agentes judiciais, sistema legal, entidades governamentais e sociais, na investigação e interpretação clínica de lesões forenses no vivo ou na investigação de morte, dos maus tratos e da agressão sexual permitindo-lhes, enquanto profissionais capacitados, procederem à avaliação das vítimas e colaborarem com o sistema judicial.” . Importante ressaltar que apenas em 2917 o Cofen – Conselho Federal de Enfermagem, regulamentou a atividade de enfermeiro forense.
A Enfermagem Forense é a área que traz aos profissionais da saúde, a possibilidade de atuação, na prestação de auxílio, de forma direcionada, em casos de violência sexual, física e psicológica, com a coleta sistemática e preservação de vestígios que possam ser usados como evidências em eventual investigação criminal. Além disso, o profissional pode atuar em eventos de destruição em massa, missões humanitárias e catástrofes, bem como a desempenhar as suas funções no sistema prisional e instituições psiquiátricas e ainda atuar como perito judicial nomeado ou assistente técnico contratado pelas partes litigantes de um processo judicial, em casos cuja solução dependa dos conhecimentos específicos.
CERTIFICAÇÃO:
O participante obterá um FVM - Carreira Foundation Certificate na área específica do programa concluído.
PRÉ-REQUISITO:
Este programa tem como pré-requisito a comprovação, pelo participante, de conclusão de curso superior de graduação, com diploma devidamente registrado junto ao MEC ou mediante comprovante de conclusão de curso de graduação emitido por instituição de ensino superior e Técnico de Enfermagem.
Gravações das Aulas
Reconhecimento InternacionalReconhecimento Acadêmico e Profissional Recíproco Internacional
Sabemos que novos tempos estão logo adiante, com grandes desafios educacionais e práticos potencializados pela dimensão digital da vida. Ao lado das muitas vantagens que o mundo digital proporciona, também os obstáculos são abundantes, o que nos impulsiona a unir esforços sem fronteiras para contribuir com a confiança e valorização da educação e da prática de qualidade, na Grande Área das Ciências Forenses e áreas afins.
Trata-se de um Reconhecimento na qualidade acadêmica, competência profissional, contribuição com a evolução das ciências e compromisso com o impacto social das tecnologias nos diferentes projetos desenvolvidos pelos parceiros.
Não confundir com validação de títulos que são exigidos para cursos/títulos obtidos em diferentes países.
Trabalho e Carreira
O profissional certificado neste programa poderá atender demandas voltadas as mais diversas formas de violência, não somente no atendimento e acolhimento, mas também na identificação de traumas, preservação e coleta de evidências/vestígios em cenas de crime.
PERFIL PROFISSIONAL
O profissional que deseja atuar nessa área, lida diretamente, com as mais diversas formas de violência. Desta forma, seu perfil é de alguém acolhedor e empático, pronto para atender e identificar as particularidades de cada caso concreto. São profissionais que, geralmente, se interessam por medicina, ciências forenses, psicologia, entre outras.
Conteúdo Programático
CARGA HORÁRIA TOTAL:
120 horas incluindo aulas online e ao vivo e estudos dirigidos.
As gravações das aulas ficarão disponíveis para revisão e/ou estudo dos alunos que não conseguirem participar ao vivo.
O profissional certificado neste programa poderá atuar, de forma direcionada, em casos de violência sexual, física e psicológica, com a coleta sistemática e preservação de vestígios que possam ser usados como evidências em eventual investigação criminal. Além disso, atuar em eventos de destruição em massa, missões humanitárias e catástrofes, bem como a desempenhar as suas funções no sistema prisional e instituições psiquiátricas e ainda atuar como perito judicial nomeado ou assistente técnico contratado pelas partes litigantes de um processo judicial em casos cuja solução dependa dos conhecimentos específicos.
Todos os programas da modalidade Carreira contam com enfoque de aquisição de competências direcionadas à aplicação prática de conhecimentos com embasamento teórico.
Para isso, estão abrangidos nesta modalidade de programa:
- Contextualização da área frente ao universo profissional;
- Procedimentos e protocolos;
- Legislações, regulamentações e normas técnicas aplicáveis à área;
- Conceitos e terminologia técnica da área;
- Instrumentos e métodos aplicáveis à área;
- Técnicas profissionais aplicáveis à área.
Especificamente, o programa de Enfermagem Forense: Fundamentos, Interface entre Saúde e Justica e Atuação Multidisciplinar, objetiva o aprendizado principalmente, nos seguintes tópicos:
- Histórico e Conceitos Básicos
- Elaboração de Documentos. Laudos e Pareceres Técnicos
- Violência Sexual
- Violência Interfamiliar ou Coletiva
- Noções de Medicina Legal
- Sexologia Forense
- Sistema Prisional
- Enfermagem Psiquiátrica
- Criminalística e Levantamento de Local de Crime: Coleta e Preservação de Vestígios e Evidências
- Abordagem na Investigação da Morte e o Pós-Morte
- Desastre em Massa, Missões Humanitárias e Catástrofes
- Maus Tratos, Traumas e outras Formas de Violência nos Diversos Ciclos da vida.
- Saúde Coletiva e Direitos Humanos
- Perícia, Perito e Assistente Técnico
BENEFÍCIOS:
- Acesso à plataforma digital da FVM;
- Acesso às gravações das aulas ao vivo;
- Acesso à curadoria de referências científicas e técnicas;
- Download de materiais de aula;
- Pontuação Forense Experience;
- Certificado de Career na área específica FVM - Carreira Foundation Certificate concluído.
*A FVM reserva-se no direito de não iniciar a turma caso o número mínimo de alunos não seja atingido. Neste caso, o valor da primeira parcela paga será devolvido integralmente.
Aprenda com os melhores professores
Coordenadores
Diretora da FVM - Faculdade Volpe Miele. Sócia fundadora e diretora do IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, editor responsável pela revista científica eletrônica Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics e editor de livro com sele Volpe Miele. Especialização em Bioéitca pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1980) com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas. Advogada. Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP (1997) com habilitação em Direito Privado. Pós graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde; Pós graduação em Ciências Forenses; Pós graduação em Criminologia, Pós graduação em Psicologia Jurídica e Pós graduação em Criminal Profiling. Coordenadora de extensão e pós graduação do IPEBJ. Idealizadora e coordenadora do FSI Brasil - Forensic Science Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense. Presidente Fundadora da International Academy of Forensic Investigation, Criminology and Criminal Profiling – FICC Academy . Ex Executive Director - BioProphecy Brasil/USA. Ex Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Ex Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto. Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP. Ex Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro da Associação Brasileira de Ciências Forenses. Membro da International Association of Forensic Investigators (DIAFI) México. Membro do Instituto Mexicano de Investigación Científica y Forense.
Professores
Físico graduado na UNISA (Universidade de Santo Amaro – São Paulo). Perito Criminal desde 1987. Perito Criminal Classe Especial. Assessor Técnico da Diretoria Geral do Instituto de Criminalística de São Paulo (2000-2004 e de 2015 até hoje). Atuou em locais de crime por 14 anos. 7 ANOS - Diretor do Núcleo de Física do Instituto de Criminalística da Superintendência da Polícia Técnico Científica de São Paulo. 1 ANO - Diretor Geral dos Núcleos laboratoriais da Polícia Técnico-Científica de São Paulo; 2 ANOS - Diretor Geral do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo. Professor da Academia de Polícia de São Paulo/SP desde 2001 – Área Criminalística. Coordenador e Docente no IPEBJ. Professor de pós-graduação em Ciências Forenses nas seguintes instituições: Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Porto/Portugal. IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos de Ribeirão Preto/SP desde 2010. UniFMU – Unidade Santo Amaro – São Paulo – Capital, desde 2013. Atua nas seguintes áreas da perícia e ensino (teoria e prática):Criminalística; Balística Forense; Física Forense. Levantamento Técnico de Local de Crime; Perícias em Acidentes de Trânsito; Noções e Perícias em explosivos; Análises e Coleta de Manchas e Impressões em Locais de Crimes. Especialização em Investigação Técnico Científica de Cenas de Crime em Geral (2009) e em Cenas de Crimes de Homicídio em 2011, CSI (Crime Scene Investigator) pelo Lake Tecnical Center, Institute of Public Safety, Florida, USA. Agraciado com as seguintes medalhas: Medalha do Mérito Técnico Cientifico “Governador Mario Covas” pelos trabalhos técnicos realizados na Polícia Cientifica de São Paulo; Medalha 9 de Julho outorgado por serviços prestados a cultura, serviços humanitários, trabalhos sociais, a arte em geral e à Democracia e ao Estado de São Paulo; Medalha Constitucionalista serviços relevantes prestados à São Paulo e ao culto aos ideais cívicos e patrióticos atrelados ao movimento da Revolução Constitucionalista de 1932; Medalha de bronze da Academia de Polícia do Estado de São Paulo, pelos 10 anos de trabalho acadêmico (bronze 10 anos, prata 20 anos e ouro 30 anos); Medalha do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo pelo apoio técnico científico à corporação.
Enfermeira especialista em Enfermagem em Saúde Pública, Mestre e Doutora em Ciências. Atualmente é revisora dos periódicos científicos: Revista de Atenção Primária à Saúde e Revista Pesquisa Qualitativa.
Bacharel em Direito graduada pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba. Mestre e Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem, período sanduíche na Universidade de Surrey (School of Law). Linha de pesquisa: Promoção de Saúde Mental/Estudos sobre a conduta, a ética e a produção do saber em saúde/Proteção Internacional dos Direitos Humanos/Direito à Saúde. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento.
Atualmente é Aluno de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental- Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP. Membro da Comissão Assessora da Coordenação da Rede Ibero-americana de Editoração Científica em Enfermagem. Consultor Científico no Instituto de Pesquisa e Ensino Imaculada Conceição - IPEIC (2018 - 2019). Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros (2018). Diretor de Ensino da Liga Norte Mineira de Lesões Cutâneas - LANMILEC. Bolsista de Iniciação Cientifica BIC/UNI. Membro da Revista Norte Mineira de Enfermagem - RENOME. Presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem Maísa Tavares - CAMAT. Vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes da Unimontes - DCE. Estagiário em Medicina do Trabalho e Controle de Infecção em Hospital Aroldo Tourinho - HAT.
Perfil Profissional Formada em Psicologia, atuando desde 2002 na área clínica, realizando atendimentos a crianças, adolescentes e adultos, atuando também em análises psicológicas para seleção de pessoas. Especialização em Criminal Profiling, Rorschach Test e Gestão Estratégica de Pessoas. Perita judicial inscrita nas varas do Tribunal de Justiça de SP. Assistente Técnica junto a escritórios de advocacia, voltada para elaboração e suporte para condução de prova técnica, formulação de quesitos, pareceres técnicos e impugnação de laudos. Habilitada para aplicação de testes psicológicos de inteligência, aprendizagem, condutas sociais e desviantes, desenvolvimento, habilidades e competências, processos afetivos e emocionais, psicopatologia, personalidade, entre outros, bem como elaboração de laudos e pareceres. Experiência identificação, avaliação e intervenção em transtornos psicológicos e psiquiátricos em crianças, adolescentes e adultos. Realização de avaliações psicológicas abrangentes para diagnóstico diferencial e formulação de planos de tratamento individualizados.Formação AcadêmicaEspecialização em Rorschach Test - Conclusão prevista para 2025 Sociedade Brasileira de Rorschach Especialização em Psicologia Jurídica e Investigativa - Criminal Profiling IPEBJ/FVM - Faculdade Volpe Miele Pós Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas Universidade Mackenzie Graduação em Psicologia Universidade São Judas Tadeu
Formada em Letras e Direito Fui papiloscopista policial no Estado de São Paulo por 22 anos MBA em Grafoscopia pelo IPOG-SP Pós Graduada em Perícias Criminais e Ciências Forenses pelo IPOG-SP e Pós Graduanda em Documentoscopia Forense pela BluEaD Uninorte Desde 2018 atuo como perita judicial no TJ/SP e como assistente técnica em diversas comarcas e estados.
Residência médica em Medicina Legal pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas pela Associação Médica Brasileira (AMB), Mestre em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, ex-médica legista do Estado de São Paulo (exonerada a pedido), Professora Colaboradora do Curso de Especialização em Medicina Legal e Perícia Médica da FMUSP, Professora de Anatomia Humana e Medicina Legal da Universidade de Mogi das Cruzes, Professora Coordenadora da Liga Acadêmica de Medicina Legal e Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, sócia fundadora da empresa ZCF - Zerbini, Cintra e Fuzinato Perícias Médicas
Formada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (PPGP/UFSM). É Doutoranda em Psicologia (bolsista CAPES) do PPGP/UFSM. Atualmente está como docente na ULBRA/Santa Maria e como professora substituta no curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria. Atua como psicóloga clínica na área da Terapia Cognitivo Comportamental. É Integrante do Grupo de Pesquisa e Avaliação das Alterações da Cognição Social (PAACS/UFSM). Voluntária do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul na função de mediadora de grupos reflexivos de gênero voltados para homens. Atua como entrevistadora forense realizando Depoimento Especial nas comarcas do TJRS. Atuou em diferentes projetos voltados ao atendimento de populações em situação de vulnerabilidade social. Realizou intercâmbio na Universidade de Coimbra (UC) em Portugal através do Programa de Intercâmbio Luso-Brasileiro Santander Universidades durante o segundo semestre de 2015. Tem experiência na área da Psicologia, com interesse nas áreas de: Psicologia Cognitiva, Psicologia Jurídica; Avaliação Psicológica; Terapia Cognitivo Comportamental; Terapia Focada em Esquemas e estudos voltados para populações em situação de violência e de vulnerabilidade social.