Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Documentoscopia

A certeza sobre a autenticidade de um documento pode ser determinante para a Justiça.

Sobre o curso

CURSO CARREIRA EM DOCUMENTOSCOPIA

Suzanne Briet, também conhecida como Madame Documentation e responsável pelo salto histórico em direção ao que conhecemos hoje como “documento”, descreveu um novo cenário em meados do século XX: “um horizonte ilimitado de formas físicas e formatos estéticos para documentos e um horizonte ilimitado de técnicas e tecnologias (…) a serviço de multitudes de culturas particulares”. Assim, hoje são múltiplos os meios sobre os quais a informação se expressa, sendo o documento um repositório multiforme da verdade, da criatividade e da vontade humana.

Tendo valor jurídico e podendo gerar direitos e obrigações, é fundamental que possamos confiar na autenticidade dos documentos. É por esse motivo que profissionais certificados em análise forense documental são convocados quando documentos são questionados em processos judiciais, administrativos, arbitrais e no âmbito empresarial.

Os tomadores de decisões confiarão os exames periciais aos profissionais que saibam valorizar seus currículos com certificações de nível elevado, como a deste programa.

O curso tem duração de 6 meses, e contempla 24 encontros online e ao vivo. As aulas acontecem semanalmente às segundas-feiras das 19h às 22h.


CERTIFICAÇÃO: 
O participante obterá um FVM - Carreira Foundation Certificate na área específica do programa concluído. O certificado deste programa pode ser incluído junto às informações profissionais em cadastros de auxiliares da Justiça nos tribunais brasileiros, para fins de nomeação judicial.

PRÉ-REQUISITO:
Este programa tem como pré-requisito a comprovação, pelo participante, de conclusão de curso superior de graduação, com diploma devidamente registrado junto ao MEC ou mediante comprovante de conclusão de curso de graduação emitido por instituição de ensino superior.



 
FVM é Referência Nacional
Pioneira e Responsável pelo surgimento da Área Educacional Forense no Brasil, com reconhecimento das melhores instituições forenses internacionais.
Curso Carreira
Certificado FVM - Foundation Certificate
Aulas
Lives (Videoconferência)
Gravações das Aulas
Duração: 6 Meses
24 Encontros Online Ao Vivo (Videoconferência)
Dias e Horários
Segundas-feiras das 19h às 22h
Carga Horária
120 horas




 

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Acadêmico e Profissional Recíproco Internacional

Sabemos que novos tempos estão logo adiante, com grandes desafios educacionais e práticos potencializados pela dimensão digital da vida. Ao lado das muitas vantagens que o mundo digital proporciona, também os obstáculos são abundantes, o que nos impulsiona a unir esforços sem fronteiras para contribuir com a confiança e valorização da educação e da prática de qualidade, na Grande Área das Ciências Forenses e áreas afins.

Trata-se de um Reconhecimento na qualidade acadêmica, competência profissional, contribuição com a evolução das ciências e compromisso com o impacto social das tecnologias nos diferentes projetos desenvolvidos pelos parceiros.

Não confundir com validação de títulos que são exigidos para cursos/títulos obtidos em diferentes países.





 

Trabalho e Carreira

O profissional certificado neste programa estará capacitado a atender demandas periciais que tenham por finalidade a identificação da veracidade, integridade e falsidade de diversos tipos de documentos, sejam eles físicos ou digitais, dominando materiais e elementos de segurança documentais, bem como as técnicas mais avançadas de análise forense, em consonância com as recomendações da UNODC-Nações Unidas e outros padrões de qualidade em documentoscopia.

PERFIL PROFISSIONAL
O profissional certificado em documentoscopia lida com análises profundas de documentos, principalmente quando sua autenticidade e veracidade são questionadas. Desta forma, seu perfil é de alguém perfeccionista, com sensibilidade a pormenores peculiares a cada aspecto comparativo entre materiais e formas. São profissionais que, geralmente, se interessam por documentação, arquivologia, segurança jurídica e análises comparativas.


Exemplos de atuação:
- Perícia judicial sob nomeação para exame forense de documentos
- Assistência técnica de partes processuais
- Consultoria empresarial em segurança documental física e digital





 

Conteúdo Programático

CARGA HORÁRIA TOTAL: 
120 horas incluindo aulas online e ao vivo e estudos dirigidos.
As gravações das aulas ficarão disponíveis para revisão e/ou estudo dos alunos que não conseguirem participar ao vivo.

O profissional certificado neste programa estará capacitado a atender demandas periciais que tenham por finalidade a identificação da veracidade, integridade e falsidade de diversos tipos de documentos, sejam eles físicos ou digitais, dominando materiais e elementos de segurança documentais, bem como as técnicas mais avançadas de análise forense, em consonância com as recomendações da UNODC-Nações Unidas e outros padrões de qualidade em documentoscopia.

Todos os programas da modalidade Career contam com enfoque  de aquisição de competências direcionadas à aplicação prática de conhecimentos.

Para isso, estão abrangidos nesta modalidade de programa:
- Contextualização da área frente ao universo profissional;
- Procedimentos e protocolos;
- Legislações, regulamentações e normas técnicas aplicáveis à área;
- Conceitos e terminologia técnica da área;
- Instrumentos e métodos aplicáveis à área;
- Técnicas profissionais aplicáveis à área.

Especificamente, o programa Documentoscopia, objetiva o aprendizado principalmente, nos seguintes tópicos:
- Introdução e história da documentoscopia: compreensão da função, ética, casos históricos, entre outros tópicos.
- Noções jurídicas aplicadas. A Perícia judicial, o perito e assistente técnico. Cadastro nos Tribunais de Justiça. Andamento Processual e Documentos Forenses.
- Manuseio de evidências: procedimentos, coleta de evidências, cadeia de custódia, entre outros tópicos.
- Procedimentos de exame: teoria da individualização, organização de casos, técnicas de anotação, entre outros tópicos.
- Instrumentos e equipamentos: microscópios, iluminação, computadores e periféricos, entre outros tópicos.
- Estudo do papel: história, processos de manufatura, fitas e adesivos, entre outros tópicos.
- Instrumentos de escrita e tintas: propriedades das tintas, métodos de análise destrutiva e não destrutiva, entre outros tópicos.
- Alterações, danos e apagamentos: tipos de alterações, danos e apagamentos, entre outros tópicos.
- Equipamentos de escrita, impressão e cópia: máquinas de escrever, impressoras, fotocopiadoras, entre outros tópicos.
- Documentos queimados ou encharcados: cuidado, preservação, entre outros tópicos.
- Fotografia e imagem digital: fotografia geral, fotografia de documentos, edição de imagens digitais, entre outros tópicos.

Nota: este programa não abrange a área de Grafoscopia, que é foco de um programa específico.


BENEFÍCIOS:
- Acesso à plataforma digital da FVM; 
- Acesso às gravações das aulas ao vivo;
- Acesso à curadoria de referências científicas e técnicas; 
- Download de materiais de aula; 
- Pontuação Forense Experience; 
- Certificado de Carreira na área específica do FVM - Carreira Foundation Certificate concluído. 

*A FVM reserva-se no direito de não iniciar a turma caso o número mínimo de alunos não seja atingido. Neste caso, o valor da primeira parcela paga será devolvido integralmente.



 

Aprenda com os melhores professores

Coordenadores

Tânia Mara Volpe Miele

Diretora da FVM - Faculdade Volpe Miele. Sócia fundadora e diretora do IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, editor responsável pela revista científica eletrônica Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics e editor de livro com sele Volpe Miele. Especialização em Bioéitca pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1980) com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas. Advogada. Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP (1997) com habilitação em Direito Privado. Pós graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde; Pós graduação em Ciências Forenses;  Pós graduação em Criminologia, Pós graduação em Psicologia Jurídica e Pós graduação em Criminal Profiling.  Coordenadora de extensão e pós graduação do IPEBJ. Idealizadora e coordenadora do FSI Brasil - Forensic Science Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense. Presidente Fundadora da International Academy of Forensic Investigation, Criminology and Criminal Profiling – FICC Academy
. Ex Executive Director - BioProphecy Brasil/USA. Ex Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Ex  Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto. Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP. Ex Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro da Associação Brasileira de Ciências Forenses. Membro da International Association of Forensic Investigators (DIAFI) México.
Membro do Instituto Mexicano de Investigación Científica y Forense.   

Professores

Claudia Regina Ferreira de Souza

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e mestrado em Metrologia e Qualidade pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro - 2013). Ingressou por concurso público em 1991 no cargo de Perito Criminal Oficial da Polícia Civil da Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio de Janeiro (SEPOL). Como Perito Criminal trabalhou no Serviço de Perícias de Documentos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) durante 26 anos, desde a lotação no ano de 1991, sendo Responsável por este serviço no período de 04 de janeiro de 2007 a 31 de outubro de 2016. Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Segurança Pública e Ciências Forenses, atuando principalmente nos seguintes temas: documentoscopia, exame de documentos de segurança (veículos, identificação, passaportes, diplomas, moedas etc), exame de cronologia de traços impressos/manuscritos, idoneidade de documentos questionados forenses, grafoscopia (determinação de autenticidade de punho e/ou autoria gráfica). Atualmente, exerce o cargo de Assessora da Direção do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).

Denise Gonçalves de Moraes Rivera

Perita grafotécnica. Exames Documentoscópicos. Perícias Judiciais. Document Examiner Expert. Expertise en Écritures Dans Les Tribunaux Au Brésil. Vice presidente da Associação Brasileira de Criminalística.

Fábio Vasconcelos Braga

Mestrado na área de Gestão, com ênfase em Criminalística. Graduação em bacharelado em física pela UnB. Graduação em direito pelo UniCEUB. Graduação em tecnologia em processamento de dados pelo UniCEUB. Perito Criminal especialista em segurança documental, grafoscopia e exames em locais de crime.

Fernando Luis Graciano Perez

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Paulista (2002). Pós-graduado em Perícia Criminal e Biologia Forense pela Unorp (2006). Formado pela Academia de Polícia Civil do Estado Mato Grosso do Sul em 2009, onde atuou até dez/2017, na Coordenadoria Geral de Perícias do Estado do Mato Grosso do Sul, no cargo de perito criminal. Formado pela Academia da Polícia Civil do Estado de São Paulo em 2018 no cargo de Perito Criminal. Atualmente é Perito Criminal da Superintendência de Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo. Cursos realizados pela EAD/SENASP-Secretária Nacional de Segurança Pública: Identificação Veicular I e II, Crimes Ambientais, Investigação Criminal, Local de crime: Isolamento e Preservação, Ocorrência envolvendo Bombas e Explosivos, Gestão Pública, Planejamento Estratégico e Papiloscopia; Políticas Públicas de Segurança Pública; Sistema e Gestão em Segurança Pública, Balística Forense Aplicada, Perícia Papiloscópica em Identificação Humana.  Curso de Capacitação na Persecução Penal do crime de Homicídio – 2012-ENASP-Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública. - XXI Congresso Internacional de Perícias, 2011, Gramado/RS, -XXII Congresso Internacional Nacional de Criminalística, Brasília 2013, - Seminário de Acidentes de Trânsito Porto Alegre/RS 2014 e XXIII Congresso Internacional de Criminalística, Búzios-RJ, 2015, - XII Seminário Nacional de Perícia em Identificação de Veículos e X seminário Nacional de Perícias em Crimes de Trânsito, Cuiabá, 2016; - XIV Seminário Nacional de Documentoscopia e VI Seminário Nacional de Perícia Contábil, Belo Horizonte/MG, 2016. - Interforensics, Brasília, 2017. - XV Seminário Nacional de Documentoscopia, VII Seminário Nacional de Perícia Contábil e I Seminário Nacional de Merceologia Forense, Brasília/DF, 2018. - Interforensics, São Paulo, 2019; - VIII Congresso Internacional de Perícia Criminal – XXV exposição de tecnologias aplicadas à criminalística – Goiânia/GO- Outubro/2019

Gilberto Shiuji Toyota

Possui graduação em Historia pela Universidade de São Paulo(2008). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Fotografia. Fotógrafo forense na Superintendencia da Policia Tecnico-Cientifica.

Hamilton Monteiro Junior

Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela FACULDADE MARIA MAGALHÃES PINTO (1991). Perito em valores da Casa da Moeda do Brasil, Técnico Especialista em Indústria Gráfica com enfase em Artes Gráficas.

Marcelo Climaites Fernandes

Possui Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Paulista (2001), Iniciou em 2019 Licenciatura em Matemática pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Atualmente é Perito Criminal - Superintendência da Polícia Técnico-Científica, Atuou como professor por 12 anos como professor em Instituições de Ensino Superior e outros 6 anos em outras instituições. Tem experiência e interesse em Programação, Estrutura de Dados, Análise de Dados, Teoria da Computação, Algoritmos, Complexidade e áreas afins.

Márcia Aparecida Lopes da Silva

Formada em Letras e Direito Fui papiloscopista policial no Estado de São Paulo por 22 anos MBA em Grafoscopia pelo IPOG-SP Pós Graduada em Perícias Criminais e Ciências Forenses pelo IPOG-SP e Pós Graduanda em Documentoscopia Forense pela BluEaD Uninorte Desde 2018 atuo como perita judicial no TJ/SP e como assistente técnica em diversas comarcas e estados.

Monica Bernardi Urias

Perito Criminal Oficial, funcionário estatutário da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, da Superintendência da Polícia Técnica-Científica, lotada atualmente no Gabinete da Superintendência da Polícia Técnico Científica, atuando na coordenação de Projetos Construtivos e Arquitetônicos de espaços técnicos do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal de São Paulo. Professora de Engenharia Forense, concursada, da Academia de Polícia de São Paulo. Professora do curso de pós-graduação em Ciências Forenses da Faculdade Oswaldo Cruz, Professora do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Engenheira Agrícola formada pela UNICAMP, engenheira civil formada pelo Mackenzie, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Escola Politécnica da USP, em Direito Ambiental pela Escola Superior da Procuradoria do Estado de São Paulo, com MBA na área de economia pela USP, mestre em Habitação pelo Instituto de Pesquisa e Tecnologia do Estado de São Paulo (IPT). Atualmente cursa o doutorado na Faculdade de Arquitetura da USP (FAU-USP) na área de Tecnologia da Arquitetura.   

Paula Kimie Fernandes Shimabuko

Possui graduação em Física (Bacharelado) pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é perita criminal na Seção de Documentoscopia do Instituto de Criminalística da Polícia Civil do Distrito Federal.

Sérgio Linares Filho

É Mestre em Engenharia de Computação na área de concentração Engenharia de Software pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT, 2005). Especialista em Perícia Criminal (Ênfase: Crimes Eletrônicos) pela Academia de Polícia de São Paulo (ACADEPOL, 2006). Especialista em Sistemas ERP (Sales and Distribution - SD) pela SAP (SAP, 2005). Possui graduação em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2002). Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Padre Anchieta (FADIPA, 2011), tendo sido aprovado no III Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB, 2010). Atuou como Consultor de Tecnologia em grandes empresas brasileiras e internacionais, como Osram, Politec, Tata Consultancy Services e Procwork. Foi Professor Universitário em grandes Instituições de ensino de São Paulo, como Faculdade Drummond, FIAP, Unicsul e Faculdade Módulo. Atualmente é Perito Criminal Oficial, Especialista na Área de Ciência Forense Computacional na Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo.

CARREGAR MAIS

Depoimentos

Joice Wolf Scholl
Grafoscopia - Grafotécnica e Documentoscopia

"Excelência é a qualidade a ser destacada à Faculdade Volpe Miele. Através dos Cursos de Grafoscopia-Grafotécnica e Documentoscopia pude obter alto nível de aperfeiçoamento a ser agregado em minha Carreira Jurídica. Cumprimentos à coordenação pela desenvoltura em buscar docentes extremamente capacitados. Trata-se de uma notável Instituição, a qual recomendo a todo profissional, seja qual for a área de atuação."

 

Fotos

VII SIMPOCRIME
VII SIMPOCRIME
XII Simpósio Forense
XII Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
VI SIMPOCRIME
VI SIMPOCRIME
Psicologia Policial x Linguística Forense
Psicologia Policial x Linguística Foren...
Combate Forense: Balística Forense
Combate Forense: Balística Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense...
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses - Botânica Forense
Ciências Forenses - Botânica Forense
X Simpósio Forense
X Simpósio Forense
Ciências Forenses - Papiloscopia
Ciências Forenses - Papiloscopia
Fanáticos Forenses - São Paulo
Fanáticos Forenses - São Paulo
V SIMPOCRIME
V SIMPOCRIME
IX Simpósio Forense
IX Simpósio Forense
IV SIMPOCRIME
IV SIMPOCRIME