Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Ciberprofiling e Criminologia Digital

No encalço de um suspeito, o domínio do labirinto digital faz diferença.

Sobre o curso

CURSO CARREIRA EM CIBERPROFILING E CRIMINOLOGIA DIGITAL

No final de 2021, o Brasil aderiu à Convenção sobre o Cibercrime, firmada em Budapeste (2001). Umas das considerações que fundamentam essa convenção é a necessidade de cooperação entre Estado e a indústria privada no combate à cibercriminalidade. Essa nova adesão traz perspectivas interessantes para a futura atuação de profilers criminais especializados em crimes digitais.

O curso tem duração de 6 meses, e contempla 24 encontros online e ao vivo. As aulas acontecem semanalmente às segundas-feiras das 19h às 22h.


CERTIFICAÇÃO: 
O participante obterá um FVM - Carreira Foundation Certificate na área específica do programa concluído. O certificado deste programa pode ser incluído junto às informações profissionais em cadastros de auxiliares da Justiça nos tribunais brasileiros, para fins de nomeação judicial.

PRÉ-REQUISITO:
Este programa tem como pré-requisito a comprovação, pelo participante, de conclusão de curso superior de graduação, com diploma devidamente registrado junto ao MEC ou mediante comprovante de conclusão de curso de graduação emitido por instituição de ensino superior.



 
FVM é Referência Nacional
Pioneira e Responsável pelo surgimento da Área Educacional Forense no Brasil, com reconhecimento das melhores instituições forenses internacionais.
Curso Carreira
Certificado FVM - Foundation Certificate
Aulas
Lives (Videoconferência)
Gravações das Aulas
Duração: 6 Meses
24 Encontros Online Ao Vivo (Videoconferência)
Dias e Horários
Segundas-feiras das 19h às 22h
Carga Horária
120 horas




 

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Acadêmico e Profissional Recíproco Internacional

Sabemos que novos tempos estão logo adiante, com grandes desafios educacionais e práticos potencializados pela dimensão digital da vida. Ao lado das muitas vantagens que o mundo digital proporciona, também os obstáculos são abundantes, o que nos impulsiona a unir esforços sem fronteiras para contribuir com a confiança e valorização da educação e da prática de qualidade, na Grande Área das Ciências Forenses e áreas afins.

Trata-se de um Reconhecimento na qualidade acadêmica, competência profissional, contribuição com a evolução das ciências e compromisso com o impacto social das tecnologias nos diferentes projetos desenvolvidos pelos parceiros.

Não confundir com validação de títulos que são exigidos para cursos/títulos obtidos em diferentes países.





 

Trabalho e Carreira

O profissional certificado neste programa poderá coletar e organizar informações relevantes ao perfilamento de ofensores digitais, bem como a elaborar seu relatório final. Deve-se notar que o Ciberprofiling é uma área nova, sendo que os profissionais certificados estarão à frente do seu tempo.

PERFIL PROFISSIONAL
O profissional certificado em Ciberprofiling e Criminologia Digital lida com análises de informações relevantes ao perfilamento de ofensores digitais. Deve ser um profissional de perfil detalhista, observador, organizado e paciente, interessado em conhecer diversas realidades culturais e variados tipos de comportamentos. Além disso, esse profissional deve apreciar a pesquisa e o trabalho com dados, na busca de padrões para refinamento de suas análises e melhor qualidade de seus relatórios finais.

Exemplos de atuação:
- Colaboração em investigações sobre crimes digitais;
- Consultoria a escritores e roteiristas de ficção ou documentários;
- Assessor em investigações particulares, nos limites legais;
- Contribuição nas atuações profissionais de advogados criminalistas tanto no contencioso como na preventivo;
- Contribuição com prevenção aos crimes cibernéticos em instituições públicas e privadas;
- Assistências técnica em ações que envolvem criminologia digital;
- Nomeações judiciárias para atuar em ações que envolvem criminologia digital.





 

Conteúdo Programático

CARGA HORÁRIA TOTAL: 
120 horas incluindo aulas online e ao vivo e estudos dirigidos.
As gravações das aulas ficarão disponíveis para revisão e/ou estudo dos alunos que não conseguirem participar ao vivo. 

O profissional certificado neste programa estará capacitado a coletar e organizar informações relevantes ao perfilamento de ofensores digitais, bem como a elaborar seu relatório final. Deve-se notar que o Ciberprofiling é uma área nova, sendo que os profissionais certificados estarão à frente do seu tempo.

Todos os programas da modalidade Career contam com enfoque  de aquisição de competências direcionadas à aplicação prática de conhecimentos.

Para isso, estão abrangidos nesta modalidade de programa:
- Contextualização da área frente ao universo profissional;
- Procedimentos e protocolos;
- Legislações, regulamentações e normas técnicas aplicáveis à área;
- Conceitos e terminologia técnica da área;
- Instrumentos e métodos aplicáveis à área;
- Técnicas profissionais aplicáveis à área.

Especificamente, o programa Ciberprofiling e Criminologia Digital, objetiva o aprendizado principalmente, nos seguintes tópicos:
- Introdução ao Profiling Criminal: Tema fundamental para embasamento do trabalho dos perfiladores criminais, visa tratar os principais aspectos teóricos do Profiling Criminal a partir de referências sólidas e internacionalmente reconhecidas.
- Elementos da Criminologia e da Criminologia Digital: Perspectivas inovadoras, este tema traz uma forma sistemática de compreender os quatro principais elementos criminológicos no meio digital: a ofensa, o ofensor, a vítima e o controle social.
- Redes sociais e cultura digital: O meio digital se compõe de relações envolvendo muitas variações culturais. Compreender como essas variações se organizam em redes sociais, grupos e comunidades é fundamental para o entendimento dos contextos onde potenciais ofensores e vítimas estão inseridos.
- Psicossociologia digital: O anonimato na Internet é mais uma cortina por detrás da qual potenciais ofensores podem esconder seus conflitos internos. Quais os sinais devem ser buscados para a compreensão da psique desses ofensores em potencial? Engenharia Social e Cultura Racker.
- Modus Operandi. Embora o Profiling Criminal seja de contínua evolução e descoberta, os trabalhos e investigações prévias devem ser considerados, buscando-se padrões de comportamento a fim de que o profiler possa contribuir significativamente com as investigações. Cybercrimes.
- Deep Web e Dark Web: Há determinados setores da Internet que não podem ser indexados por mecanismos de busca, seja por serem áreas de acesso privado, seja por poderem ser acessados apenas por meio de ferramentas especiais de navegação. Nessas áreas, aumenta o potencial de atuação criminosa, podendo em alguns casos servir como importante fonte de informação ao profiler.
- Elaboração de Documentos: Laudos e Pareceres Técnicos. Com as informações coletadas e bem organizadas, é preciso transpô-las de maneira objetiva e transparente ao relatório final. Este tópico tem o objetivo de auxiliar nessa tarefa, promovendo a escrita forense metódica por meio de tópicos predefinidos.
- Desafios e Possibilidade de Provas digitais. Cadeia de Custódia e Manuseio de Evidências Digitais.
- Noções Jurídicas Aplicadas, entre outros tópicos.


BENEFÍCIOS:
- Acesso à plataforma digital da FVM; 
- Acesso às gravações das aulas ao vivo;
- Acesso à curadoria de referências científicas e técnicas; 
- Download de materiais de aula; 
- Pontuação Forense Experience; 
- Certificado de Carreira na área específica do FVM - Carreira Foundation Certificate concluído. 

*A FVM reserva-se no direito de não iniciar a turma caso o número mínimo de alunos não seja atingido. Neste caso, o valor da primeira parcela paga será devolvido integralmente.



 

Aprenda com os melhores professores

Coordenadores

Marcus Vinicius Lourenço

Atualmente Investigador da Polícia Civil SP.  Palestrante Convidado da Academia de Polícia Civil SP (temas: Perícia Forense Digital; Investigação Criminal; Investigação Criminal Eletrônica; Direito Digital; Crimes Eletrônicos; Redes Linux).Foi Escrivão da Polícia Civil SP. FORMAÇÃO  Pós-Graduação em Perícia Forense Digital  - Daryus Consultoria e Educação 2018 até Maio 2019. Especialização em Investigação de Crimes eletrônicos - Senasp – Julho – Dezembro 2018. Especialização em Introdução a Atividade de Inteligência - Senasp - Janeiro – Junho 2018. Pós-Graduação em Ciências Forenses – Investigação Criminal  - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos – IPEBJ - 2015 -2017Trabalho de conclusão do curso: Principais métodos de investigações de crimes virtuais e as leis brasileiras – 2017. Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas  - UNICAMP - 2008 - 2012.Trabalho de conclusão do curso: Computação Forense: Um Estudo de Caso – Análise Live. QUALIFICAÇÕES  Inglês – Fluente;Espanhol – Intermediário;Mini-Curso SCRUM;Curso IBM DB2 - 2010;Certificado Plataforma CUDA; Curso Clusters – UNICAMP; Administração de redes de Computadores; Curso de Certificação ferramenta - FTK (Forensic Toolkit) – 2018. 

Tânia Mara Volpe Miele

Diretora da FVM - Faculdade Volpe Miele. Sócia fundadora e diretora do IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, editor responsável pela revista científica eletrônica Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics e editor de livro com sele Volpe Miele. Especialização em Bioéitca pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1980) com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas. Advogada. Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP (1997) com habilitação em Direito Privado. Pós graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde; Pós graduação em Ciências Forenses;  Pós graduação em Criminologia, Pós graduação em Psicologia Jurídica e Pós graduação em Criminal Profiling.  Coordenadora de extensão e pós graduação do IPEBJ. Idealizadora e coordenadora do FSI Brasil - Forensic Science Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense. Presidente Fundadora da International Academy of Forensic Investigation, Criminology and Criminal Profiling – FICC Academy
. Ex Executive Director - BioProphecy Brasil/USA. Ex Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Ex  Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto. Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP. Ex Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro da Associação Brasileira de Ciências Forenses. Membro da International Association of Forensic Investigators (DIAFI) México.
Membro do Instituto Mexicano de Investigación Científica y Forense.   

Professores

Fernanda Aguiar Pizeta

Psicóloga pela FFCLRP-USP, Psicóloga Judiciária do Anexo da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Fórum da Comarca de Ribeirão Preto - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Docente junto ao Curso de Psicologia da Universidade Paulista-UNIP, Pós-doutora pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Doutora em Ciências pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo - Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP e Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo. Atuação, principalmente, nos seguintes temas: psicologia jurídica, saúde mental, desenvolvimento infantil, psicodinamismos familiares.

Fernando Luis Graciano Perez

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Paulista (2002). Pós-graduado em Perícia Criminal e Biologia Forense pela Unorp (2006). Formado pela Academia de Polícia Civil do Estado Mato Grosso do Sul em 2009, onde atuou até dez/2017, na Coordenadoria Geral de Perícias do Estado do Mato Grosso do Sul, no cargo de perito criminal. Formado pela Academia da Polícia Civil do Estado de São Paulo em 2018 no cargo de Perito Criminal. Atualmente é Perito Criminal da Superintendência de Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo. Cursos realizados pela EAD/SENASP-Secretária Nacional de Segurança Pública: Identificação Veicular I e II, Crimes Ambientais, Investigação Criminal, Local de crime: Isolamento e Preservação, Ocorrência envolvendo Bombas e Explosivos, Gestão Pública, Planejamento Estratégico e Papiloscopia; Políticas Públicas de Segurança Pública; Sistema e Gestão em Segurança Pública, Balística Forense Aplicada, Perícia Papiloscópica em Identificação Humana.  Curso de Capacitação na Persecução Penal do crime de Homicídio – 2012-ENASP-Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública. - XXI Congresso Internacional de Perícias, 2011, Gramado/RS, -XXII Congresso Internacional Nacional de Criminalística, Brasília 2013, - Seminário de Acidentes de Trânsito Porto Alegre/RS 2014 e XXIII Congresso Internacional de Criminalística, Búzios-RJ, 2015, - XII Seminário Nacional de Perícia em Identificação de Veículos e X seminário Nacional de Perícias em Crimes de Trânsito, Cuiabá, 2016; - XIV Seminário Nacional de Documentoscopia e VI Seminário Nacional de Perícia Contábil, Belo Horizonte/MG, 2016. - Interforensics, Brasília, 2017. - XV Seminário Nacional de Documentoscopia, VII Seminário Nacional de Perícia Contábil e I Seminário Nacional de Merceologia Forense, Brasília/DF, 2018. - Interforensics, São Paulo, 2019; - VIII Congresso Internacional de Perícia Criminal – XXV exposição de tecnologias aplicadas à criminalística – Goiânia/GO- Outubro/2019

Hericson dos Santos

Perito Criminal do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo, responsável pelo Laboratório de Informática Forense do Núcleo de Perícias Criminalísticas de Araçatuba. Ex-Escrivão de Polícia Civil do Centro de Inteligência Policial de Araçatuba. Bacharel em Ciência da Computação. Especialista em Redes e Telecomunicações e Especialista em Perícia Forense Aplicada à Informática. Mestrando em Ciência da Computação ICMC/USP. Instrutor de Investigação de Crimes Cibernéticos da Secretaria de Operações Integradas da Diretoria de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Púbica ? SEOPI/DINT/MJSP. Instrutor de Investigação de Crimes de Abuso Sexual Infantil pela Internet credenciado pela HSI/ICE da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Integrante da Equipe de Coordenação das Operações ?Luz da Infância? de Combate à Exploração Sexual Infantil junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Coautor do livro: Deep Web Investigação no Submundo da Internet; coautor das obras: Tratado de Investigação Criminal Tecnológica e Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica.

Isabela Xavier Gonçalves

Advogada atuante em projetos de governança coorporativa, gestão de riscos, Compliance Digital e é policymaker (elaboradora de políticas privadas) em privacidade e proteção de dados. Mestranda em Direito Europeu e Internacional em Bruxelas, Bélgica - na Universidade Brussels School of Governance/Vrije Universiteit Brussels. Pós-graduada em Direito Digital e Proteção de dados (LGPD e GDPR). Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil. Graduada, também, em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. É pesquisadora assistente no Observatório Internacional sobre pessoas vulneráveis em proteção de dados- VULNERA extensão do Brussels Privacy Hub em Bruxelas/Bélgicae é membro do grupo de pesquisa do CNPq: "Observatório da LGPD" e "Observatório do Marco Civil da Internet" da FDRP/USP, e "Mercosul, Direito do Consumidor e Globalização" da UFRGS. Foi pesquisadora do Grupo de Combate de Desinformação do TSE - Tribunal Superior Eleitoral, com a elaboração dos Policy Papers da série Desinformação vs Liberdade de Expressão: a moderação de conteúdo pelas mídias sociais trabalho realizado pelo Instituto de Cidadania Digital do Governo Federal. Experiência anterior como advogada em direito empresarial e no setor sucroalcooleiro de usinas de Ribeirão Preto - SP. Atuou por 2 anos na China, Yingkou, como coordenadora e professora de Inglês em uma escola e negociadora de commodities entre Brasil e China.

Israel Isaac Silva Guarnieri

Pós Graduação em Perícia Forense Digital  Pós Graduação em Cyber Security Graduação em Análise e Desenvolvimento Sistema Resumo de Qualificações 18 anos atuando na área de tecnologia da informação realizando atividades como:  Carreira em desenvolvimento na área perícia forense computacional, atuando em empresas privadas, abrangendo todas as questões relacionadas a cyber crimes praticados na internet ou fora dela, com intuito de determinar, provar à dinâmica e autoridade de ilícitos computacionais; Consultor cyber security em empresas privadas, a fim de evitar possíveis cyber ataques que visam comprometer o negócio e imagem da empresa, com a indisponibilidade de serviços e equipamentos que podem estar vulneráveis e suscetíveis a possíveis ameaças externas e internas, com intuito de identificar as vulnerabilidades, riscos e impactos que possa ocorrer a organização, caso haja o comprometimento destas informações; Consultor segurança de Informação em empresas privadas, visando a proteção de determinados dados, com a intenção de preservar seus respectivos valores, aplicando políticas e campanhas de conscientizações, com a finalidade de manter o ambiente organizacional seguro; Consultor TI em empresas privadas e instituições públicas, buscando e implantando inovações tecnológicas e aplicando novas metodologias, para que determinadas tarefas e processos seja realizados de forma pratica e ágil; Desenvolvendo sistemas em empresas privadas, desenvolvendo softwares e aplicativos para celulares (Java, JavaScript, C), de acordo com a necessidade da organização; Analista de sistemas em empresas de transporte coletivo, analisando e aplicando melhorias no sistema de Bilhetagem Eletrônica.. Cursos e Aperfeiçoamentos Security Specialist; Advanced PENTEST (Teste de Intrusão); Segurança em ambientes wireless; Analista Segurança de Informação; Digital Forensic Series: Mobile Forensics; Metodologia para certificação ITIL _Foundation Certificate in IT Service Management (Information Technology Infrastructure Library); Programaçao em Arduino Lógica de Programação, Programação Visual Basic, Borland Delphi, Banco de Dados; Técnico de Informática. 

Jamil Darub Trelles

Jânio Konno Junior

Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).Especialista em Direito Penal e Processo Penal e Graduado em Direito pelo Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente. Investigador de Polícia do Estado de São Paulo. Professor Concursado da Academia de Polícia "Dr. Coriolano Nogueira Cobra" ACADEPOL. Instrutor de Inteligência Cibernética pelo SEGEN - Ministério da Justiça. Professor Conteudista/Tutor da Pós-Graduação em Cyber Forensics, Cyber Security, Mobile Forensics e Criminal Profiling pela BluEAD UniNORTE, nas matérias Cybercrime Laws, Cybercrime Investigation, Direito Digital e Teorias do Crime. Professor na WB Educacional nos cursos de Formação de Peritos e de Investigação de Crimes Cibernéticos. Membro do Conselho Consultivo da IusTech Revista de Derecho y Tecnología (ISSN 2718-9023 - Peru/Argentina). Pesquisador no grupo de pesquisa: Políticas Públicas e Direitos Sociais, liderado pelo Prof. Dr. Valter Foleto Santin (UENP). Membro do grupo de pesquisa: Acesso à Justiça, Era Digital e Processo - AJUDPRO, liderado pelo Prof. Dr. César Augusto Luiz Leonardo (UNIVEM). Membro do Comitê Público da ANPPD® Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados. Coautor em obras e artigos jurídicos e de tecnologia. Palestrante.

Jean Alves

Mestre em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da UNESP/Franca. Atualmente é professor de Pós-Graduação do IPEBJ e de Processo Penal da Faculdade de Educação São Luís/Jaboticabal. Advogado especialista em crimes contra a regularidade das licitações; crimes contra a ordem tributária, econômica e financeira. Consultor jurídico e Palestrante. Coordenador da Comissão de Direito Criminal da OAB. 

Marcelo Climaites Fernandes

Possui Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Paulista (2001), Iniciou em 2019 Licenciatura em Matemática pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Atualmente é Perito Criminal - Superintendência da Polícia Técnico-Científica, Atuou como professor por 12 anos como professor em Instituições de Ensino Superior e outros 6 anos em outras instituições. Tem experiência e interesse em Programação, Estrutura de Dados, Análise de Dados, Teoria da Computação, Algoritmos, Complexidade e áreas afins.

Márcia Aparecida Lopes da Silva

Formada em Letras e Direito Fui papiloscopista policial no Estado de São Paulo por 22 anos MBA em Grafoscopia pelo IPOG-SP Pós Graduada em Perícias Criminais e Ciências Forenses pelo IPOG-SP e Pós Graduanda em Documentoscopia Forense pela BluEaD Uninorte Desde 2018 atuo como perita judicial no TJ/SP e como assistente técnica em diversas comarcas e estados.

Marcus Vinicius Lourenço

Atualmente Investigador da Polícia Civil SP.  Palestrante Convidado da Academia de Polícia Civil SP (temas: Perícia Forense Digital; Investigação Criminal; Investigação Criminal Eletrônica; Direito Digital; Crimes Eletrônicos; Redes Linux).Foi Escrivão da Polícia Civil SP. FORMAÇÃO  Pós-Graduação em Perícia Forense Digital  - Daryus Consultoria e Educação 2018 até Maio 2019. Especialização em Investigação de Crimes eletrônicos - Senasp – Julho – Dezembro 2018. Especialização em Introdução a Atividade de Inteligência - Senasp - Janeiro – Junho 2018. Pós-Graduação em Ciências Forenses – Investigação Criminal  - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos – IPEBJ - 2015 -2017Trabalho de conclusão do curso: Principais métodos de investigações de crimes virtuais e as leis brasileiras – 2017. Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas  - UNICAMP - 2008 - 2012.Trabalho de conclusão do curso: Computação Forense: Um Estudo de Caso – Análise Live. QUALIFICAÇÕES  Inglês – Fluente;Espanhol – Intermediário;Mini-Curso SCRUM;Curso IBM DB2 - 2010;Certificado Plataforma CUDA; Curso Clusters – UNICAMP; Administração de redes de Computadores; Curso de Certificação ferramenta - FTK (Forensic Toolkit) – 2018. 

Priscila Alcântara da Costa

Psicóloga Clínica e Forense.  Atuação em pesquisa, análise do discurso e detecção da mentira intervenção na investigação e perfilamento do comportamento no setor eclesiástico/religioso e com pessoas portadoras de Transtorno de Personalidade Psicopata e Orientadora em Medidas de Proteção e Prevenção. Especialista e orientadora em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Especialista em Prevenção do Uso de Drogas pelo SENAD da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC .Especialista em Psicopatologia e Psicofarmacologia .Pós-graduanda especialista em Criminal Profiling – IPEBJ . Mestranda em Ciências Médicas . Pesquisadora na área de Transtornos de Personalidade e Comportamento Desviante .Orientadora e Produtora de material técnico em análise de fatores de riscos e fatores de proteção em saúde mental e dependência química.  Orientadora de líderes, voluntários, profissionais e gestores de comunidades terapêuticas pelo SENAD da Universidade do Estado de São Paulo – UNESP .Coordenadora Geral do programa de tratamento e prevenção em Dependência Química da Fraternidade Missionária O Caminho.  Graduanda em Filosofia e Teologia.

Rubens Correia Junior

Mestre em Ciências pela USP/Ribeirão Preto - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento de pesquisa em enfermagem. Área: Enfermagem Psiquiátrica. Linha de pesquisa: Promoção de saúde mental / Estudos sobre a conduta, a ética e a produção do saber em saúde. Possui graduação em Direito pela Universidade de Uberaba (2004). Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade de Franca e especialista em CRIMINOLOGIA pela PUC/MINAS(2008/2009). Atualmente é professor de graduação nas áreas de Direito público com Ênfase em Penal e Constitucional. Professor de Criminologia e Homicidas em série, Criminologia, legislação penal especial, crimes tributários (dentre outras disciplinas) em pós-graduações pelo Brasil como PUC/BH, UNIT/SE, UNIUBE/MG, IPEBJ/SP. Coordenador e docente do IPEBJ/SP. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da comissão de Direitos Humanos da OAB/MG. 

Wagner Andrade de Lucena

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (2009). Atualmente é agente de policia judiciária - Secretaria de Estado da Segurança Pública (SE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Forense Computacional e Crimes Cibernéticos. Atualmente coordena o núcleo de TI do Laboratório de Combate a Lavagem de Dinheiro de Sergipe.

Wilson Leite da Silva Filho

Perito Criminal do Instituto Geral de Perícias do Estado de Santa Catarina (IGP/SC), sendo responsável principalmente por perícias em casos de computação forense envolvendo diversos tipos de crimes digitais. Profissionalmente já atuou também como Especialista em Segurança da Informação na Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (PRODESP) em 2008 e Analista de Software Sênior na Multinacional Norte-Americana Diebold Procomp, de 1999 a 2008.Possui graduação em informática pela Universidade Mackenzie – SP (1998), especialização em Análise de Sistemas por essa mesma universidade (1999), mestrado em Engenharia de Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/USP, 2005), especialização em Segurança da Informação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA, 2008) e é graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

CARREGAR MAIS
 

Fotos

VII SIMPOCRIME
VII SIMPOCRIME
XII Simpósio Forense
XII Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
VI SIMPOCRIME
VI SIMPOCRIME
Psicologia Policial x Linguística Forense
Psicologia Policial x Linguística Foren...
Combate Forense: Balística Forense
Combate Forense: Balística Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense...
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses - Botânica Forense
Ciências Forenses - Botânica Forense
X Simpósio Forense
X Simpósio Forense
Ciências Forenses - Papiloscopia
Ciências Forenses - Papiloscopia
Fanáticos Forenses - São Paulo
Fanáticos Forenses - São Paulo
V SIMPOCRIME
V SIMPOCRIME
IX Simpósio Forense
IX Simpósio Forense
IV SIMPOCRIME
IV SIMPOCRIME