Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Linguística Forense

A Linguística Forense surge anos 50,  a partir da Linguística Sistêmico-Funcional por meio dos estudos de Michael Halliday.

Turma Confirmada! Últimas Vagas.

Sobre o curso

CURSO CARREIRA EM LINGUÍSTICA FORENSE

Turma Confirmada! Últimas Vagas.

A Linguística Forense surge anos 50,  a partir da Linguística Sistêmico-Funcional por meio dos estudos de Michael Halliday.


A Linguística Forense surge como uma subárea da Linguística Aplicada que se dedica ao estudo e práticas periciais da linguagem na esfera forense, e atualmente, também na esfera judicial e na esfera privada. Trata-se de uma área especializada na análise de textos verbais: escritos e falados, que, sobretudo por causa das novas tecnologias digitais de linguagens, tem seu campo de atuação ampliado para análise de textos produzidos também por linguagens audiovisuais, imagéticas, entre outras.

Assim, a partir da fonética, da fonologia e da grafologia como subáreas iniciais, a Linguística forense deve estabelecer uma relação transdisciplinar com outros braços da Linguística geral e aplicada, tais como os pressupostos da Semiótica, da Análise do Discurso, Análise da conversação entre outras. Conta com professores com experiência nas áreas acadêmica e profissional, com formação geral e específica.

A análise do padrão linguístico em textos e diálogos em muitas ocasiões pode ser imprescindível para a solução de uma demanda judicial, seja para o perfilamento criminal de um suspeito em investigação criminal, como por exemplo o famoso caso UNABOMBER no qual o linguista Jim Fitzgerald colaborou com a investigação do caso pelo FBI, que se desenrolava há mais de 20 anos sem um suspeito concreto.

A linguagem como evidência também pode ser utilizada em  avaliações de cartas atribuídas a suicidas, verificação da ocorrência de plágio em trabalhos acadêmicos, exame de chamadas de emergência, entre outros. Em tais situações, os tomadores de decisão confiarão o encargo a profissionais que saibam valorizar seus currículos com certificação de nível elevado, como a deste programa.



CERTIFICAÇÃO: 
O participante obterá um FVM - Carreira Foundation Certificate na área específica do programa concluído. O certificado deste programa pode ser incluído junto às informações profissionais em cadastros de auxiliares da Justiça nos tribunais brasileiros, para fins de nomeação judicial.

PRÉ-REQUISITO:
Este programa tem como pré-requisito a comprovação, pelo participante, de conclusão de curso superior de graduação, com diploma devidamente registrado junto ao MEC ou mediante comprovante de conclusão de curso de graduação emitido por instituição de ensino superior.

*A FVM reserva-se no direito de não iniciar a turma caso o número mínimo de alunos não seja atingido. Neste caso, o valor da primeira parcela (matrícula) paga será devolvido integralmente. 



 
FVM é Referência Nacional
Pioneira e Responsável pelo surgimento da Área Educacional Forense no Brasil, com reconhecimento das melhores instituições forenses internacionais.
Curso Carreira
Certificado FVM - Foundation Certificate
Aulas
Lives (Videoconferência)
Gravações das Aulas
Duração: 6 Meses
24 Encontros Online Ao Vivo (Videoconferência)
Dias e Horários
Segundas-feiras das 19h às 22h
Carga Horária
120 horas




 

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Acadêmico e Profissional Recíproco Internacional

Sabemos que novos tempos estão logo adiante, com grandes desafios educacionais e práticos potencializados pela dimensão digital da vida. Ao lado das muitas vantagens que o mundo digital proporciona, também os obstáculos são abundantes, o que nos impulsiona a unir esforços sem fronteiras para contribuir com a confiança e valorização da educação e da prática de qualidade, na Grande Área das Ciências Forenses e áreas afins.

Trata-se de um Reconhecimento na qualidade acadêmica, competência profissional, contribuição com a evolução das ciências e compromisso com o impacto social das tecnologias nos diferentes projetos desenvolvidos pelos parceiros.

Não confundir com validação de títulos que são exigidos para cursos/títulos obtidos em diferentes países.





 

Trabalho e Carreira

Um profissional de base humanista, ético que possa atuar como um perito em situações de linguagens como evidência. Esse profissional poderá:

1. Realizar práticas investigativas em textos constituídos por diferentes linguagens, gêneros e formatos, produzidos e circulados por diferentes mídias e suportes, práticas profissionais fundamentadas pelos pressupostos teóricos de base da Linguística geral e aplicada e do Direito, de modo transdisciplinar.
2. Realizar análises da linguagem do Direito, análises da Interação em Contextos Legais (incluindo questões de tradução e interpretação) e o Estudo da Linguagem enquanto Evidência (ou Prova).
3. Investigar a linguagem jurídica e a interpretação de leis e contratos, garantias e advertências de produtos.
4. Identificar autoria e plágio.
5. Atuar na identificação e análise dos crimes de linguagem: calúnia, injúria, difamação, assédio, suborno, ameaça, extorsão, fake news.
6. Examinar as interações em delegacia,  escritórios de advocacia e nos tribunais.
7. Realizar atividades de consultoria e atuar como perito/a independente.

O profissional certificado neste programa poderá atuar em demandas judiciais e extrajudiciais cuja solução dependa da compreensão de discursos e interações a fim de avaliar-lhe a autoria, delineando um perfil linguístico do investigado, com base nas mais avançadas técnicas forenses. Linguagem como Evidência.

PERFIL PROFISSIONAL
O profissional certificado em Perícia Forense Linguistica analisa discursos escritos e falados com relevância jurídica. São profissionais que se interessam por comunicação, leitura, estudo de linguagem, cultura e psicologia. Desta forma, seu perfil é de um profissional com sensibilidade a pormenores peculiares a cada aspecto da linguagem como sotaque, uso de palavras características de uma determinada faixa etária, gírias, vocabulário, colocações, dentre outros elementos que constituem o discurso analisado.

Exemplos de atuação:
- Perícia judicial sob nomeação para exame forenses linguísticos
- Assistência técnica de partes processuais
- Consultoria empresarial e acadêmica.





 

Conteúdo Programático

CARGA HORÁRIA TOTAL: 
120 horas incluindo aulas online e ao vivo e estudos dirigidos.
As gravações das aulas ficarão disponíveis para revisão e/ou estudo dos alunos que não conseguirem participar ao vivo. 


O profissional certificado neste programa poderá atuar em demandas judiciais e extrajudiciais, cujo esclarecimento dependa da compreensão de discursos a fim de avaliar-lhe a autoria, delineando um perfil linguístico do investigado, com base nas mais avançadas técnicas forenses.

Todos os programas da modalidade Career contam com enfoque  de aquisição de competências direcionadas à aplicação prática de conhecimentos.

Para isso, estão abrangidos nesta modalidade de programa:
- Contextualização da área frente ao universo profissional;
- Procedimentos e protocolos;
- Legislações, regulamentações e normas técnicas aplicáveis à área;
- Conceitos e terminologia técnica da área;
- Instrumentos e métodos aplicáveis à área;
- Técnicas profissionais aplicáveis à área.

Especificamente, o programa Linguística Forense, objetiva o aprendizado principalmente nos seguintes tópicos:
- Introdução e história da linguística forense: compreensão da função, ética, casos históricos, entre outros tópicos.
- Noções jurídicas aplicadas. A Perícia, o Perito e o Assistente Técnico. Andamento Processual e Documentos Forenses. Cadeia de Custódia.
- O trabalho do perito em linguística forense: abordagem internacional referente à profissão, incluindo tendências de regulamentação.
- Linguística aplicada à área forense: morfologia e fonética; complexidade sintática; ambiguidade lexico-gramatical, entre outros tópicos.
- Manuseio de evidências: procedimentos, coleta de evidências, cadeia de custódia, ferramentas tecnológicas aplicáveis, entre outros tópicos.
- Linguagem jurídica: aplicabilidade da linguística forense na interpretação de textos legais. - Testemunhas e suspeitos: coleta de depoimentos; falso testemunho e falsa confissão; identidades falsas na Internet; depoimentos obtidos por meios ilícitos, entre outros tópicos. -  Participantes leigos no processo judicial: vulneráveis, vítimas de abuso sexual, pessoas com transtornos mentais, entre outros tópicos.
- Apresentação introdutória de técnicas específicas em linguística forense: trademark linguistics; fonética forense; transcrição forense; textos consumeristas, entre outros tópicos.
- Análise de autoria: estilística forense; mensagens de texto e autoria; plágio, entre outros tópicos.

BENEFÍCIOS:
- Acesso à plataforma digital da FVM; 
- Acesso às gravações das aulas ao vivo;
- Acesso à curadoria de referências científicas e técnicas; 
- Download de materiais de aula; 
- Pontuação Forense Experience; 
- Certificado de Carreira na área específica FVM - Carreira Foundation Certificate concluído. 


*A FVM reserva-se no direito de não iniciar a turma caso o número mínimo de alunos não seja atingido. Neste caso, o valor da primeira parcela paga será devolvido integralmente.



 

Aprenda com os melhores professores

Coordenadores

Naiá Sadi Câmara

Mestre e doutora em  Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ( UNESP).Atua como professora no ensino superior nas áreas de Leitura e Produção de textos, Línguística e Língua Portuguesa. Coordena um curso de graduação em Letras e dois cursos de especialização lato sensu multidisciplinar :a) Comunicação: linguagens midiáticas, b) Didática do ensino superior. Tem experiência em cursos de capacitação profissional para diferentes áreas, especialmente  na formação de professores - coordenou o programa de capacitação docente da secretaria do estado de São Paulo -Teia do Saber por vários anos.Atualmente,  dedica-se ao estudo dos processos de comunicação em diferentes aspectos, fundamentada principalmente, pela teoria semiótica.Possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras José Olympio Freiria (1985) , especialização em Metodologia do Ensino de Português pela Faculdades Claretianas (1995) , mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) , doutorado  (2003) e aperfeicoamento em Aperfeiçamento Em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) . Atualmente é do Associação de Ensino de Ribeirão Preto, do Centro Universitário Barão de Mauá e Membro de corpo editorial da Revista do Centro Universitário Barão de Mauá. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Línguística. Atuando principalmente nos seguintes temas: IMAGINÁRIO CULTURAL - MEMÓRIA- GÊNESE.    

Tânia Mara Volpe Miele

Diretora da FVM - Faculdade Volpe Miele. Sócia fundadora e diretora do IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, editor responsável pela revista científica eletrônica Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics e editor de livro com sele Volpe Miele. Especialização em Bioéitca pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1980) com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas. Advogada. Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP (1997) com habilitação em Direito Privado. Pós graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde; Pós graduação em Ciências Forenses;  Pós graduação em Criminologia, Pós graduação em Psicologia Jurídica e Pós graduação em Criminal Profiling.  Coordenadora de extensão e pós graduação do IPEBJ. Idealizadora e coordenadora do FSI Brasil - Forensic Science Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense. Presidente Fundadora da International Academy of Forensic Investigation, Criminology and Criminal Profiling – FICC Academy
. Ex Executive Director - BioProphecy Brasil/USA. Ex Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Ex  Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto. Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP. Ex Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro da Associação Brasileira de Ciências Forenses. Membro da International Association of Forensic Investigators (DIAFI) México.
Membro do Instituto Mexicano de Investigación Científica y Forense.   

Professores

Cristiane Viana Steiger

Graduada em Ciências Biológicas pela Unifeob. Especialista em Ciências Forenses pelo Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos – IPEBJ.  Cursando Introdução a Antropologia Forense pelo Instituto de Formación Profesional en Ciencias Forenses ( Espanaha) – IFPCF. Cursando capacitação técnica em grafologia pela Escola Grafologia Brasil. Monitora Acadêmica e integrante do GEP Forense – Grupo de Estudos e Pesquisas Forenses no Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos. Experiência de mais de dez anos como assistente técnica de saúde odontológica. Experiência em técnica de laboratório e bioquímica hospitalar e farmácia.

Fabiana Teixeira Lima

Bacharela e Licenciada em Letras, com habilitação em Português e Espanhol, pela Universidade de São Paulo (2005). Pós-graduada em Ensino de Espanhol para Brasileiros pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Especialista em Linguística Forense pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal (2019). Especialista em Gestión de la Producción Editorial pela Fundación Gutenberg/Universidad Tecnológica Nacional de Argentina (2018). Extensão universitária em Análisis de la conducta a través de la técnica de perfilación criminal pela Universidade Hartmann do México e Reconstrucción Forense Especializada Argentina (2020). Cursando Especialização em Linguística Forense pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). Editora de livros, especializada em livros didáticos de português e espanhol. Revisora, preparadora de textos e tradutora (espanhol>português). Coautora da coleção de Espanhol dos sistemas de ensino Anglo e pH (Somos Educação). Professora de Traducción Especializada I e II e de Expresión Oral na Escuela de Leguas Modernas da Universidad del Salvador, em Buenos Aires (2018 a 2020). Revisora de textos em espanhol da Dirección General de Cultura y Educación de la Provincia de Buenos Aires (2017 e 2018). Atualmente trabalha como Coordenadora de Revisão de Textos na Arco Educação (Sistema de ensino SAE Digital) e é tradutora do livro "Pegos pela língua: 50 casos resolvidos pela linguística forense", de Sheila Queralt (Editora Sete Autores, 2021) e do Decálogo para solicitar uma perícia linguística

Márcia Aparecida Lopes da Silva

Formada em Letras e Direito Fui papiloscopista policial no Estado de São Paulo por 22 anos MBA em Grafoscopia pelo IPOG-SP Pós Graduada em Perícias Criminais e Ciências Forenses pelo IPOG-SP e Pós Graduanda em Documentoscopia Forense pela BluEaD Uninorte Desde 2018 atuo como perita judicial no TJ/SP e como assistente técnica em diversas comarcas e estados.

Naiá Sadi Câmara

Mestre e doutora em  Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ( UNESP).Atua como professora no ensino superior nas áreas de Leitura e Produção de textos, Línguística e Língua Portuguesa. Coordena um curso de graduação em Letras e dois cursos de especialização lato sensu multidisciplinar :a) Comunicação: linguagens midiáticas, b) Didática do ensino superior. Tem experiência em cursos de capacitação profissional para diferentes áreas, especialmente  na formação de professores - coordenou o programa de capacitação docente da secretaria do estado de São Paulo -Teia do Saber por vários anos.Atualmente,  dedica-se ao estudo dos processos de comunicação em diferentes aspectos, fundamentada principalmente, pela teoria semiótica.Possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras José Olympio Freiria (1985) , especialização em Metodologia do Ensino de Português pela Faculdades Claretianas (1995) , mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) , doutorado  (2003) e aperfeicoamento em Aperfeiçamento Em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) . Atualmente é do Associação de Ensino de Ribeirão Preto, do Centro Universitário Barão de Mauá e Membro de corpo editorial da Revista do Centro Universitário Barão de Mauá. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Línguística. Atuando principalmente nos seguintes temas: IMAGINÁRIO CULTURAL - MEMÓRIA- GÊNESE.    

Seila Marisa da Cunha Islabão

Licenciada em Letras Português e Espanhol e suas respectivas Literaturas, pela Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora e professora dos projetos: "Proyecto de Literatura y Cultura "Érase otra vez...", "Proyecto Fronteras del Imaginario" e "Curso de Português Brasileiro: língua e cultura - Básico I", na Unidad de Internación de Personas Privadas de Libertad - Nº 15 - Conventos - Melo, Uruguai, de 2013 a 2015. Mestre em Educação - Linha de Pesquisa Cultura escrita, Linguagens e Aprendizagem, pela Universidade Federal de Pelotas. Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literatura a distância (em andamento) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - ES. Pós-Graduação em Linguística e Formação de leitores (em andamento) pela Faculdade Souza - Pós-Graduação EAD. Possui DIPLOMA INTERNACIONAL PARA PROFESORES Y PROFESIONALES pela Escuela de Psicología Social de Montevideo, Uruguai. Professora dos Cursos de Ortografía Básica de la Lengua Española e Conversación en Lengua Española - UAB/UFPEL/2018. Professora Substituta de Língua Espanhola do curso de Letras/UFPel -2019/1 a 2020/2. Professora dos Cursos de Ortografia de níveis básico e Intermediário da Língua Espanhola/UFPEL/2020/1. Perito Judicial. Pós-Graduação em Perícia Criminal e Cível pela Faculdade Verbo-Jurídico Educacional/Porto Alegre (em andamento). Perito em Linguística Forense pelo Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos - IPEBJ, 2021. Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses.

Thiago Luigi Follo Pereira

Pesquisador, escritor, instrutor e Perito Especialista em Análise Comportamental verbal e não verbal. Estando na primeira geração da temática comportamental/investigativa do Brasil (Não verbal e Verbal), foi Cofundador do Instituto IMELCO, pioneiro na análise científica comportamental. Colaborador e avaliador de trabalhos científicos e acadêmicos voltado para o Comportamento dissimulativo em entrevistas e interrogatórios. Possui anos de experiência em parcerias com órgãos de Segurança Pública Nacional, atuando como Consultor de Análises Investigativas com o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa). Na parte preventiva Instrutor do GATE/PMESP e atua frequentemente como treinador para o COE, BOPE e outras instituições de Policia Civil e Militar. Auxiliar da Justiça: Atuou como consultor e parecerista de casos midiáticos, oportunizando a elucidação de fatos debatidos em juízo, aclarando os comportamentos incongruentes identificadores de omissões ou mentiras daquilo que foi declarado ou apurado, possibilitando contribuir para a correta aplicação da lei penal ao caso concreto, evidenciando a oportuna jurisprudência da matéria em seu mister. Autor do livro: “A Face e suas Emoções - Manual Prático sobre Emoções Universais e Micro Expressões Faciais”, publicado pela Editora Laços/SP, ISBN 978.85.8373.

Wagner Andrade de Lucena

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (2009). Atualmente é agente de policia judiciária - Secretaria de Estado da Segurança Pública (SE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Forense Computacional e Crimes Cibernéticos. Atualmente coordena o núcleo de TI do Laboratório de Combate a Lavagem de Dinheiro de Sergipe.

CARREGAR MAIS

Depoimentos

Enzo Ayumu Iwama
Criminal Profiling - Psicologia Investigativa | Linguística Forense | Grafoscopia - Grafotécnica | Dentre outros. . .

"Sou o Enzo Ayumu, faço a especialização em Criminal Profiling - Psicologia Investigativa, e os cursos Career: Linguística Forense e Grafoscopia. Além desses, fiz os cursos EAD em Introdução à Autópsia Psicológica, Técnicas Fundamentais para Local do Crime, Introdução à Criminologia Forense, Linguística Forense, Vitimologia, A Perícia, o Perito Judicial e o Assistente Técnico, e As Vítimas dos Serial Killers.  O IPEBJ/ FVM está me proporcionando os conhecimentos necessários para o alcance do meu objetivo: ser psicólogo investigativo e pesquisador forense. Quem sabe não me torne perito de laboratório futuramente. Desde o início fui muito bem recebido na instituição, inclusive consegui o Termo de Cooperação Pedagógica para o estágio na delegacia da Polícia Civil em Bom Jesus - PI por meio dela. E agradeço muitíssimo por estarem me amparando nessa caminhada profissional."

Seila Marisa da Cunha Islabão
Linguística Forense

"Participar do Curso Carreira em Linguística Forense do IPEBJ/FVM foi uma experiência singular. Como é uma área incipiente no Brasil e ao mesmo tempo em ascensão, encontrar um curso como este, que reúna conteúdo programático consistente e relevante, professores comprometidos, com padrão elevado na formação e com conhecimento sólido, e rigor no ensino e na proposta das aulas, é realmente muito difícil, principalmente nesta área. O IPEBJ/FVM é referência nacional e internacional por ser diferenciado e qualificado com padrão de excelência em seus profissionais e nos materiais educacionais que oferece. Um Perito em Linguística Forense sabe que seu ofício sempre será instigante e fascinante, pois como a língua é um organismo vivo e em constante evolução, sempre haverá algo a investigar, a buscar, a des-cobrir, a des-velar, levando-nos por um caminho de formação contínua. Ciência, língua e justiça caminhando juntas."

 

Fotos

VII SIMPOCRIME
VII SIMPOCRIME
XII Simpósio Forense
XII Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
VI SIMPOCRIME
VI SIMPOCRIME
Psicologia Policial x Linguística Forense
Psicologia Policial x Linguística Foren...
Combate Forense: Balística Forense
Combate Forense: Balística Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense...
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses - Botânica Forense
Ciências Forenses - Botânica Forense
X Simpósio Forense
X Simpósio Forense
Ciências Forenses - Papiloscopia
Ciências Forenses - Papiloscopia
Fanáticos Forenses - São Paulo
Fanáticos Forenses - São Paulo
V SIMPOCRIME
V SIMPOCRIME
IX Simpósio Forense
IX Simpósio Forense
IV SIMPOCRIME
IV SIMPOCRIME