Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Linguística Forense

  • Certificação: Curso Reconhecido pelo MEC
  • Titulação: Especialista
  • Modalidades: Presencial e EAD Live

SOBRE O CURSO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LINGUÍSTICA FORENSE

A Linguística Forense é a área da linguística aplicada que se dedica ao estudo da linguagem na esfera forense inserida num contexto interdisciplinar, utilizando conhecimentos de análise de linguagem escrita e falada, na sua relação com o Direito, com a Criminologia e com o Processo Judicial. Dessa forma, o conteúdo programático do curso é constituído por módulos de Direito e de Linguagem e Direito, bem como por módulos de Análise Linguística como investigação e como prova nos diversos contextos forenses combinando disciplinas dos ramos de Ciências da Linguagem e de Ciências Jurídicas.

A Linguística Forense está estruturada em várias áreas, que vão desde a linguística como auxílio à investigação policial até à linguagem da lei, passando pela linguagem dos tribunais, pela linguagem utilizada em contextos policiais, pelo multilinguismo e pelos direitos linguísticos, não esquecendo a linguagem como prova.

TRABALHO E CARREIRA
A Linguística Forense tem uma atuação diretamente pericial nas áreas de fonética forense (identificação de falantes);
- Análise de conteúdo de sentenças e textos questionados nos tribunais, como rótulos, bulas de remédio e advertências, tradução forense, perfilamento linguístico de suspeitos em caso de investigações criminais e etc.;
- Os Tribunais de Justiça têm um quadro de peritos cadastrados. Nessa seara podem atuar como perito do juízo (perito judicial nomeado pelo juiz) nas varas de família, cível, trabalhista, empresarial e criminal além de trabalhar como tradutores públicos e intérpretes comerciais, juramentados;
- Nas Instituições Policiais podem atuar com orientação, treinamento e capacitação de investigadores e negociadores: análise de depoimentos e exames periciais que instruam inquéritos.
- No Ministério Público desenvolvem trabalho de assessoria à Promotoria de Justiça: peritos particulares são solicitados como assistentes técnicos por escritórios de advocacia particulares, podendo atuar como assistente técnico em lides judiciais;
- Como profissional autônomo, pode desempenhar trabalho de consultor linguista.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

TÓPICOS
A Linguagem como Evidência
Noções de Direito para Atuação Pericial: A Perícia, o Perito e o Assistente Técnico
Direitos Linguísticos
Andamento Processual e Documentos Forenses: Elaboração de Laudos, Pareceres Técnicos e Petições - Resposta à Quesitação
Multilinguismo na Legislação e no Processo Penal
Análise do Discurso Forense
Análise de Autoria: O Crime de Plágio
Idioleto e Estilometria
Fonética e Fonologia Aplicadas à Linguística Forense
Identificação de Falantes
Introdução à Linguística
Níveis de Análise Linguística e Conceitos Operacionais
Linguística Forense Lato Sensu e Strictu Sensu
Introdução à Linguística Forense
Linguagem e Direito
Violência e Linguagem: Discurso de Ódio nos Tribunais
Linguística ForenseComputacional
A linguística Aplicada a Contextos Sociais
A Linguística em Contextos Policiais e de Investigação
Semântica, Morfologia e Sintaxe
Linguagens
Variações Linguísticas
Linguagens e mídias
Gênero, Texto e Discurso
Linguística de Corpus
Linguística Forense: Cybercrimes
Transcrições Análise de Conteúdo 1: blogs, facebook, twiter, sites
Análise de Conteúdo 2: advertências de produtos em rótulos
Tradução Forense Juramentada
Metodologia da Pesquisa Científica
Didática do Ensino Superior

CARGA HORÁRIA TOTAL:  400 horas
Incluindo aulas, estudo dirigido e elaboração de TFC (Trabalho Final de Curso).

OBJETIVOS DO CURSO

Proporcionar conhecimento dos aspectos legais envolvidos na prática forense e aprofundamento nos conhecimentos específicos necessários, informando e promovendo reflexões sobre a Linguística Forense, enquanto área de atuação, a fim de possibilitar a capacitação e qualificação de profissionais para atuação em casos envolvendo evidências linguísticas nas áreas das Ciências da Linguagem e Ciências jurídicas de natureza oral, impressa ou digital. Trata-se de uma formação especializada multidisciplinar.
- Apresentar o campo da Linguística Forense nos aspectos históricos, teóricos e técnicos e as áreas de atuação em organizações e instituições públicas e privadas;
- Sistematizar e disseminar conhecimentos no campo do saber jurídico em interação com o campo do saber da linguística;
- Discutir a interface da linguística com os Sistemas de Justiça;
- Capacitar o indivíduo para o exercício profissional nos tribunais, e nos diversos espaços de interação com os contextos da Lei, cujo objeto de análise sejam dados orais ou escritos.
- Refletir criticamente e de forma ética sobre a atuação diante das demandas jurídicas;
- Discutir e operacionalizar a interdisciplinaridade;
- Possibilitar uma visão crítica sobre o tema com implicações transformadoras, bem como a sensibilização para a necessidade de atualização constante nos diversos temas que envolvem esse tipo de trabalho.

PARA QUEM SE DESTINA?
Profissionais com formação superior das áreas de Letras, Direito, Ciências Jurídicas e Políticas, Criminologia, Fonoaudiologia e Jornalismo, entre outras,  professores, advogados e juristas, investigadores, agentes policiais, funcionários do judiciário e técnico-administrativos de órgãos públicos, privados e de organizações não governamentais, consultores e demais profissionais que atuam em assuntos que envolvam a linguagem jurídico-forense ou que desejam aprofundar seus conhecimentos em linguística com vistas a sua utilização em contextos jurídico-forenses-investigativo e criminal.

Tem como pré-requisito a comprovação, pelo participante, de conclusão de curso superior de graduação, com diploma devidamente registrado junto ao MEC ou mediante comprovante de conclusão de curso de graduação emitido por instituição de ensino superior.

COORDENADORES

Adilson Pereira

Físico graduado na UNISA (Universidade de Santo Amaro – São Paulo). Perito Criminal desde 1987. Perito Criminal Classe Especial. Assessor Técnico da Diretoria Geral do Instituto de Criminalística de São Paulo (2000-2004 e de 2015 até hoje). Atuou em locais de crime por 14 anos. 7 ANOS - Diretor do Núcleo de Física do Instituto de Criminalística da Superintendência da Polícia Técnico Científica de São Paulo. 1 ANO - Diretor Geral dos Núcleos laboratoriais da Polícia Técnico-Científica de São Paulo; 2 ANOS - Diretor Geral do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo. Professor da Academia de Polícia de São Paulo/SP desde 2001 – Área Criminalística. Coordenador e Docente no IPEBJ. Professor de pós-graduação em Ciências Forenses nas seguintes instituições: Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Porto/Portugal. IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos de Ribeirão Preto/SP desde 2010. UniFMU – Unidade Santo Amaro – São Paulo – Capital, desde 2013. Atua nas seguintes áreas da perícia e ensino (teoria e prática):Criminalística; Balística Forense; Física Forense. Levantamento Técnico de Local de Crime; Perícias em Acidentes de Trânsito; Noções e Perícias em explosivos; Análises e Coleta de Manchas e Impressões em Locais de Crimes. Especialização em Investigação Técnico Científica de Cenas de Crime em Geral (2009) e em Cenas de Crimes de Homicídio em 2011, CSI (Crime Scene Investigator) pelo Lake Tecnical Center, Institute of Public Safety, Florida, USA. Agraciado com as seguintes medalhas: Medalha do Mérito Técnico Cientifico “Governador Mario Covas” pelos trabalhos técnicos realizados na Polícia Cientifica de São Paulo; Medalha 9 de Julho outorgado por serviços prestados a cultura, serviços humanitários, trabalhos sociais, a arte em geral e à Democracia e ao Estado de São Paulo; Medalha Constitucionalista serviços relevantes prestados à São Paulo e ao culto aos ideais cívicos e patrióticos atrelados ao movimento da Revolução Constitucionalista de 1932; Medalha de bronze da Academia de Polícia do Estado de São Paulo, pelos 10 anos de trabalho acadêmico (bronze 10 anos, prata 20 anos e ouro 30 anos); Medalha do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo pelo apoio técnico científico à corporação. 

Gustavo D'Andrea

Advogado. Doutor em Ciências Enfermagem Psiquiátrica, EERP-USP). Mestre em Ciências (Psicologia, FFCLRP-USP). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Ribeirão Preto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES).

Jeniffer Sati Pereira

Bióloga. Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal), Mestre em Aquicultura e Pesca. FORMAÇÃO: Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciência Biológicas: Biologia Vegetal: UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” campus Rio Claro curso de doutorado. Tese defendida em 01 de Julho de 2013. Título da tese: Estrutura e dinâmica da comunidade Fitoplanctônica no período de cinco anos em ambiente oligo-mesotrófico (Lago das Ninfeias), Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo. 2006 – 2008: Programa de Pós-graduação stricto sensu em Aqüicultura e Pesca – Instituto de Pesca São Paulo – SP Mestre em Aqüicultura e Pesca Dissertação defendida em 11 de Julho de 2008. Título da dissertação: Avaliação do impacto do efluente de piscicultura sobre o corpo receptor. 2002 – 2006: Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo - SP Bacharel em Ciências: Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo - SP Licenciado em Ciências. Diplomada. ÁREA DE ATUAÇÃO Limnologia, Comunidade Fitoplanctônica, Diversidade Alfa, Beta e Gama (índices biológicos), Aquicultura, Biologia Vegetal. ATIVIDADE PROFISSIONAL/ COORDENAÇÃO E DOCÊNCIA: Coordenadora do Laboratório de Ecologia Aquática do Núcleo de Pesquisa em Ecologia do Instituto de Botânica, São Paulo – SP- Brasil, carga horária de 20h mensais: monitora na disciplina “Ambientes aquáticos continentais” no curso de PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE VEGETAL E MEIO AMBIENTE DO INSTITUTO DE BOTÂNICA, São Paulo- SP- Brasil, carga horária: 90 horas: monitora na disciplina “Ecossistemas aquáticos continentais: caracterização física e química da água (IPP 005)” no curso de PÓS-GRADUAÇÃO EM AQÜICULTURA E PESCA DO INSTITUTO DE PESCA, São Paulo- SP – Brasil. Carga horária: 60 horas. Professora de Japonês da Aliança Cultural Brasil Japão.

Margaret Mitiko Inada Pereira

  Perita Criminal Classe Especial. Biomédica com Especialização nível Pós-graduação em Biologia Molecular aplicada às área humana, animal e vegetal. Perita Criminal desde 1988, sendo que exerceu a função como perita de campo (local de crime) na cidade de Itanhaém e da Equipe de Perícias Criminalísticas CENTRO da capital/SP. Em 2001 passou a fazer parte da equipe de peritos do laboratório de DNA do Núcleo de Biologia e Bioquímica, realizando especificamente confronto de DNA genômico para pesquisa de ocorrência de vínculo genético na área criminal. Especialista em Investigação Técnico Científica da Cena de Crime – CSI (Crime Scene Investigator) – especialização em homicídio (2011) pelo Lake Tecnical Center, Institute of Public Safety, Florida, USA.  Participou do grupo de trabalho, na Superintendência da Polícia Técnico Científica de São Paulo, para padronização de procedimento referente a casos de violência sexual. Coordenadora e Professora de Ciências Forenses, desde 2010 (Local de Crime, DNA Forense, Biologia Forense)  no IPEBJ – Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos – Ribeirão Preto – São Paulo. Atuou nas perícias dos seguintes casos: acidente do "Airbus da Tam" no aeroporto de Congonhas/SP 2007; irmãos João Vitor e Igor dos Santos Rodrigues, homicídio, Ribeirão Pires/SP 2008; Mércia Nakashima, homicídio, Guarulhos/SP 2010; crianças Nicole Mayra da Silva Nogueira e Maiara Natalie da Silva Homicídio, Sorocaba/SP, 2011; Vitor Gurman, atropelamento fatal, Land Rover, Zona Oeste, Capital /SP, 2011; Bianca Consoli, homicídio, Zona Leste, Capital/SP, 2001. Homenagem e Reconhecimento do Sistema FIESP pelos Serviços Prestados quando do acidente do Voo 3054 Airbus da TAM. Prêmio Polícia Cidadã do Instituto Sou da Paz – Ação Vencedora: O Exame de DNA como Ferramenta na Elucidação de Crimes e na Identificação de Pessoas. Prêmio Top Gun – CSI Homicide – Orlando USA - 2011.  Agraciada com a medalha do Mérito Técnico Científico "Governador Mário Covas" pelos trabalhos técnicos realizados na Polícia Científica de São Paulo. 

Tânia Mara Volpe Miele

Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas; Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP com habilitação em Direito Privado. Advogada, Biomédica, Especialista em Bioéitica pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Especialista em Ciências Forenses, Criminal Profiling, Bioética, Psicologia Jurídica, Criminologia e Direito Médico, Odontológico e da Saúde. Sócia Fundadora e Diretora Executiva do IPEBJ-  Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos. Idealizadora e Coordenadora do FSI Brasil - Forensic Sciences Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense e do Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics, Revista Científica Eletrônica - Editor Responsável: IPEBJ. Coordenadora Geral dos projetos de extensão e pós-graduação do IPEB.  Ex-Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Ex-Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto; Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP; Ex- Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura; Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law; Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Antropologia Forense. 

PROFESSORES

Carolina Mazzaron de Castro

Emanuele Seicenti de Brito

  Bacharel em Direito graduada pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba. Mestre e Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem, período sanduíche na Universidade de Surrey (School of Law). Linha de pesquisa: Promoção de Saúde Mental/Estudos sobre a conduta, a ética e a produção do saber em saúde/Proteção Internacional dos Direitos Humanos/Direito à Saúde. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento.

Gustavo D'Andrea

Advogado. Doutor em Ciências Enfermagem Psiquiátrica, EERP-USP). Mestre em Ciências (Psicologia, FFCLRP-USP). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Ribeirão Preto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES).

Jacqueline Mila Tirotti

Bacharela em Direito pela Universidade do Distrito Federal - UDF (2012), experiência em Documentoscopia e Grafoscopia, atuante no Tribunal de Justiça do Distrito Federal - TJDFT e Tribunal Regional Federal - TRF 1ª Região desde 2013 e no Tribunal Regional do Trabalho - TRT desde 2017, Pós-graduada em Perícia Criminal & Ciências Forenses pelo Instituto de Pós-graduação & Graduação - IPOG em 2018, ministra aulas e palestras sobre Perícia Judicial, Documentoscopia e Grafoscopia.

Lucilene Aparecida Forcin Cazumbá

Fonoaudióloga com Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília (2004). Servidora do Ministério Público de São Paulo, desde 1996, lotada no Núcleo de Computação e Fonoaudiologia Forense. Pós graduação em Perícia Criminal e Ciências Forenses, Áudio e Vídeo, Documentoscopia Forense (em curso). Membro do grupo de pesquisa: GEFF ? Grupo de Pesquisa em Fonética Forense da UNICAMP. Livros: Identificação de Falantes: Uma introdução à Fonoaudiologia Forense e Análise Fonético Forense em tarefa de comparação de locutor. 

Naiá Sadi Câmara

Mestre e doutora em  Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ( UNESP).Atua como professora no ensino superior nas áreas de Leitura e Produção de textos, Línguística e Língua Portuguesa. Coordena um curso de graduação em Letras e dois cursos de especialização lato sensu multidisciplinar :a) Comunicação: linguagens midiáticas, b) Didática do ensino superior. Tem experiência em cursos de capacitação profissional para diferentes áreas, especialmente  na formação de professores - coordenou o programa de capacitação docente da secretaria do estado de São Paulo -Teia do Saber por vários anos.Atualmente,  dedica-se ao estudo dos processos de comunicação em diferentes aspectos, fundamentada principalmente, pela teoria semiótica.Possui graduação em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras José Olympio Freiria (1985) , especialização em Metodologia do Ensino de Português pela Faculdades Claretianas (1995) , mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) , doutorado  (2003) e aperfeicoamento em Aperfeiçamento Em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) . Atualmente é do Associação de Ensino de Ribeirão Preto, do Centro Universitário Barão de Mauá e Membro de corpo editorial da Revista do Centro Universitário Barão de Mauá. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Línguística. Atuando principalmente nos seguintes temas: IMAGINÁRIO CULTURAL - MEMÓRIA- GÊNESE.    

Virgínia Colares Soares Figueirêdo Alves - convidada

Virgínia Colares é mestre (1992) e doutora (1999) em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realizou estágio pós-doutoral em Direito, na Universidade de Brasília, em 2011. Desde 1989, é professora da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), atuando na graduação, mestrado e doutorado em Direito. Tem experiência na área de Linguística Aplicada ao Direito, atua na linha de pesquisa da Análise Crítica do Discurso Jurídico, construída no âmbito do PPGD-UNICAP. Ministra disciplinas relativas à linguagem jurídica em diversas escolas de magistratura no país. Fundadora da Associação de Linguagem e Direito (ALIDI - www.alidi.com.br) criada no âmbito do Grupo de Pesquisa Linguagem e Direito (Plataforma Lattes CNPq), do qual é líder. è sócia fundadora da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso (ALED), desde 1995.

CARREGAR MAIS

MODALIDADES | MATRÍCULAS

Presencial
Início das Aulas: 19/11/2021
Duração: 18 meses
09 Encontros PRESENCIAIS no campus da FVM
+ 09 Encontros ONLINE e AO VIVO*
No boleto em até 1+24 de
R$ 726,00
Desconto de
R$ 2.631,75 à vista (15%)

Ver outras formas de pagamento e descontos

As aulas presenciais ou online e ao vivo acontecem mensalmente. 
Periodicidade: todo 3º final de semana do mês.
Dias e horários: às sexta-feiras das 18h às 23h e aos sábados das 8h às 18h.

Presencial
Formas de Pagamento
25x
1x R$ 726,00 + 24x R$ 726,00
20x
1x R$ 605,00 + 19x R$ 877,25
12x
1x R$ 605,00 + 11x R$ 1.435,50
à vista
R$ 15.518,25

*Descontos Especiais:
**Desconto para Policiais Federais, Civis, Militares e da Guarda Municipal, assim como para carreira Militar (Exército, Marinha e Aeronáutica): 20%.
Desconto por indicação: 5% a cada indicação que se matricular em qualquer curso de Pós-Graduação Lato Sensu.
Desconto para alunos e ex-alunos, devidamente certificados, de Pós-Graduação Lato Sensu da FVM: 25%.
Descontos através de convênios. Clique aqui

*Descontos não se aplicam à primeira parcela do curso (referente à matrícula).
**Os descontos poderão ser estendidos aos dependentes de primeiro grau (filhos e cônjuge).

Voltar
EAD Live
Início das Aulas: 04/12/2021
Duração: 12 meses
12 Encontros ONLINE e AO VIVO*
No boleto em até 1+19 de
R$ 771,35
Desconto de
R$ 2.198,35 à vista (15%)

Ver outras formas de pagamento e descontos

As aulas online e ao vivo acontecem mensalmente. 
Periodicidade: todo 1º final de semana do mês.
Dias e horários: aos sábados das 8h às 18h.

EAD Live - Aulas Online 100% ao Vivo

Interação com os professores: Durante as aulas, você pode interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone.

Horários Flexíveis: Caso prefira ou não possa participar das aulas ao vivo, você poderá assistir às gravações, que ficam disponíveis durante todo o período do curso.

Reveja os conteúdos: Você pode rever os conteúdos das aulas quantas vezes quiser, mesmo que já tenha participado das aulas ao vivo.

EAD Live
Formas de Pagamento
20x
1x R$ 771,35 + 19x R$ 771,35
12x
1x R$ 771,35 + 11x R$ 1.199,10
à vista
R$ 13.228,65

*Descontos Especiais:
**Desconto para Policiais Federais, Civis, Militares e da Guarda Municipal, assim como para carreira Militar (Exército, Marinha e Aeronáutica): 20%.
Desconto por indicação: 5% a cada indicação que se matricular em qualquer curso de Pós-Graduação Lato Sensu.
Desconto para alunos e ex-alunos, devidamente certificados, de Pós-Graduação Lato Sensu da FVM: 25%.
Descontos através de convênios. Clique aqui

*Descontos não se aplicam à primeira parcela do curso (referente à matrícula).
**Os descontos poderão ser estendidos aos dependentes de primeiro grau (filhos e cônjuge).

Voltar