Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Vítimas de Serial Killers e Profiling Criminal

  • ACESSO IMEDIATO!
  • Local:ONLINE (EAD - Ensino a Distância)
  • Horário:LIVRE (Estuda quando e onde estiver)
  • Duração:Vídeoaulas disponibilizadas por 1 mês contados à partir do inicio das aulas
  • Certificação: Certificado de Extensão

SOBRE O CURSO

Curso em formato EAD (Ensino a Distância) - 100% ONLINE. Você estuda quando e onde estiver!

O IPEBJ traz a você o curso de extensão online “Vítimas de serial killers e Profiling Criminal: Introdução à vitimologia aplicada ao estudo do perfilamento de homicidas em série”. Um curso que traz uma visão ainda pouco estudada, partindo do ponto de vista vitimológico em correlação à psicologia comportamental investigativa à luz do Profiling Criminal. 

Este curso faz parte da iniciativa Forensic Now, projeto que traz cursos de extensão de acesso online por meio de comunicações gravadas integrativas de diversas áreas, possibilitando aos participantes a aquisição de conhecimentos rápidos a partir de pontos de vista complexos.

Certificado - Todos os participantes recebem Certificação IPEBJ. O Certificado só ficará disponível na área restrita do aluno após a conclusão do curso (visualização de todas as aulas), desde que concluído dentro do prazo máximo do curso - 1 mês. Caso o aluno não tenha concluído o curso, o Certificado não ficará disponível.

Carga Horária - 15h. 

Duração de Curso - 1 mês (vídeo aulas disponibilizadas pelo período de 1 mês contados à partir do início das aulas).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Material didático: Videoaulas, Materiais Complementares e Apresentações em .pdf

Tópico 1: Homicidas em série - Retrato psicossocial: Analisar as principais características psicossociais dos homicidas em série. Compreender os transtornos mentais e os traços de personalidade correlacionados com o comportamento homicida serial. Entender o conceito de psicopatia.

Tópico 2: Vítimas de homicidas em série: Conceituar vítima e vitimologia. Conhecer o caminho da vítima em um processo criminal, sob a perspectiva da Psicologia Judiciária. Correlacionar a bioética e a conceituação de vítima. Compreender o conceito de estigma na análise vitimológica.

Tópico 3: Vitimologia forense à luz do Profiling Criminal: Introduzir o campo da Vitimologia Forense. Aplicar as principais teorias do Profiling Criminal na análise vitimológica investigativa.

Todos os interessados no tema, independente de formação acadêmica. 

Características do curso:
- Área online exclusiva do aluno.
- Estudos sob demanda, ou seja, você estuda no horário que desejar.
- Videoaulas disponibilizadas pelo período de 1 mês contados à partir do início das aulas.
- Aulas em vídeo.
- Apresentações em .pdf
- Certificado de Participação. 
Requisitos para participação no curso:
- Qualquer PC (desktop) ou notebook comum, com conexão à Internet banda larga. Também pode ser acessado através de Tablets e Smartphones, respeitando algumas restrições de funcionalidades.
- Recomendamos o navegador Google Chrome ou outros navegadores atualizados. 
Observação:
- O curso não possui avaliação/prova.
- O Certificado só ficará disponível na área restrita do aluno após a conclusão do curso (visualização de todas as aulas), desde que concluído dentro do prazo máximo do curso. 
- Curso poderá ser realizado por interessados em todo o Brasil, independente de formação acadêmica, ou seja, não é necessário ter formação na área.

VALOR

R$ 297,00 no Boleto Bancário (à vista) ou dividido em até 18x no Cartão de Crédito através do PagSeguro. 

*A matrícula será automaticamente cancelada caso não haja identificação do pagamento dentro do prazo de validade do boleto.

COORDENADORES

Gustavo D'Andrea

Advogado. Doutor em Ciências Enfermagem Psiquiátrica, EERP-USP). Mestre em Ciências (Psicologia, FFCLRP-USP). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Ribeirão Preto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES).

Tânia Mara Volpe Miele

Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas; Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP com habilitação em Direito Privado. Advogada, Biomédica, Especialista em Bioéitica pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Especialista em Ciências Forenses, Criminal Profiling, Bioética, Psicologia Jurídica, Criminologia e Direito Médico, Odontológico e da Saúde. Sócia Fundadora e Diretora Executiva do IPEBJ-  Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos. Idealizadora e Coordenadora do FSI Brasil - Forensic Sciences Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense e do Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics, Revista Científica Eletrônica - Editor Responsável: IPEBJ. Coordenadora Geral dos projetos de extensão e pós-graduação do IPEB.  Ex-Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Ex-Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto; Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP; Ex- Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura; Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law; Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Antropologia Forense. 

PROFESSORES

Fernanda Aguiar Pizeta

Psicóloga pela FFCLRP-USP, Psicóloga Judiciária do Anexo da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Fórum da Comarca de Ribeirão Preto - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Docente junto ao Curso de Psicologia da Universidade Paulista-UNIP, Pós-doutora pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Doutora em Ciências pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo - Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP e Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo. Atuação, principalmente, nos seguintes temas: psicologia jurídica, saúde mental, desenvolvimento infantil, psicodinamismos familiares.

Fernanda De Vargas

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Criminais da PUCRS, orientanda do professor Dr. Gabriel José Chittó Gauer. Bolsista CAPES. orcid.org/0000-0003-4984-3503. Mestre em Psicologia com ênfase em Psicologia da Saúde, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2010) e Especialização em Psicologia, ênfase em Saúde Comunitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2012). Atua como colaboradora no Grupo de Pesquisa: Pesquisa e Avaliação em Alterações da Cognição Social (PAACS) sob Coordenação do Professor Dr. Silvio José Lemos Vasconcellos da UFSM. Concluiu o Programa Especial de Graduação em Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) pela UFSM, sendo assim, Licenciada em Psicologia (2014). Possui experiência profissional principalmente em temáticas como: violência, situações de vulnerabilidade, adolescência, tendo também realizado pesquisas sobre estes temas. Atualmente pesquisa temas como: neurociência, expressões faciais, alterações da cognição social, psicopatia, contextos carcerários e Medidas Socioeducativas. (Texto informado pelo autor)

Priscila Alcântara da Costa

Psicóloga Clínica e Forense.  Atuação em pesquisa, análise do discurso e detecção da mentira intervenção na investigação e perfilamento do comportamento no setor eclesiástico/religioso e com pessoas portadoras de Transtorno de Personalidade Psicopata e Orientadora em Medidas de Proteção e Prevenção.  Especialista e orientadora em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.  Especialista em Prevenção do Uso de Drogas pelo SENAD da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC  Especialista em Psicopatologia e Psicofarmacologia  Pós-graduanda especialista em Criminal Profiling – IPEBJ  Mestranda em Ciências Médicas  Pesquisadora na área de Transtornos de Personalidade e Comportamento Desviante  Orientadora e Produtora de material técnico em análise de fatores de riscos e fatores de proteção em saúde mental e dependência química.  Orientadora de líderes, voluntários, profissionais e gestores de comunidades terapêuticas pelo SENAD da Universidade do Estado de São Paulo – UNESP  Coordenadora Geral do programa de tratamento e prevenção em Dependência Química da Fraternidade Missionária O Caminho.  Graduanda em Filosofia e Teologia