Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Laudo Pericial e Parecer Técnico Pericial

  • ACESSO IMEDIATO!
  • Local:ONLINE (EAD - Ensino a Distância)
  • Horário:LIVRE (Estuda quando e onde estiver)
  • Duração:Vídeoaulas disponibilizadas por 1 mês contados à partir do inicio das aulas
  • Certificação: Certificado de Extensão

SOBRE O CURSO

Curso em formato EAD (Ensino a Distância) - 100% ONLINE. Você estuda quando e onde estiver!

O IPEBJ traz a você o curso de extensão online “Laudo Pericial e Parecer Técnico Pericial”. Tão fundamental quanto conhecer bem os assuntos abrangidos em uma perícia é a habilidade de elaborar corretamente o laudo pericial ou o parecer técnico pericial, a fim de que os resultados sejam bem compreendidos pelas partes processuais e pelos juízes. Nesse sentido, peritos judiciais e assistentes técnicos necessitam aperfeiçoar continuamente suas técnicas de organização de informações e estruturação dos seus laudos e pareceres.

Este curso faz parte da iniciativa Forensic Now, projeto que traz cursos de extensão de acesso online por meio de comunicações gravadas integrativas de diversas áreas, possibilitando aos participantes a aquisição de conhecimentos rápidos a partir de pontos de vista complexos.

Certificado - Todos os participantes recebem Certificação IPEBJ. O Certificado só ficará disponível na área restrita do aluno após a conclusão do curso (visualização de todas as aulas), desde que concluído dentro do prazo máximo do curso - 1 mês. Caso o aluno não tenha concluído o curso, o Certificado não ficará disponível.

Carga Horária - 15h. 

Duração de Curso - 1 mês (vídeo aulas disponibilizadas pelo período de 1 mês contados à partir do início das aulas).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Material didático: Videoaulas, Materiais Complementares e Apresentações em .pdf

Tópico 1: Organização de informações para uso em perícias: Aprender a organizar informações para uso em laudos periciais  e pareceres técnicos periciais.

Tópico 2: Estrutura do laudo pericial e do parecer técnico pericial: Analisar conceitualmente os itens fundamentais de um laudo pericial ou parecer técnico pericial.

Tópico 3: Técnicas de respostas a quesitos: Discutir sobre a leitura e compreensão de quesitos apresentados. Compreender os limites das respostas a quesitos.

Este curso é procurado por peritos particulares em início de carreira, profissionais mais experientes que buscam novas perspectivas referentes a técnicas formais básicas e advogados de todas as áreas que desejam entender os mecanismos de elaboração de laudos e pareceres técnicos que constituem material probatório pericial. O curso pode ser feito tanto por graduados quanto por estudantes de graduação.

Características do curso:
- Área online exclusiva do aluno.
- Estudos sob demanda, ou seja, você estuda no horário que desejar.
- Videoaulas disponibilizadas pelo período de 1 mês contados à partir do início das aulas.
- Aulas em vídeo.
- Apresentações em .pdf
- Certificado de Participação. 
Requisitos para participação no curso:
- Qualquer PC (desktop) ou notebook comum, com conexão à Internet banda larga. Também pode ser acessado através de Tablets e Smartphones, respeitando algumas restrições de funcionalidades.
- Recomendamos o navegador Google Chrome ou outros navegadores atualizados. 
Observação:
- O curso não possui avaliação/prova.
- O Certificado só ficará disponível na área restrita do aluno após a conclusão do curso (visualização de todas as aulas), desde que concluído dentro do prazo máximo do curso. 
- Curso poderá ser realizado por interessados em todo o Brasil, independente de formação acadêmica, ou seja, não é necessário ter formação na área.

VALOR

R$ 297,00 no Boleto Bancário (à vista) ou dividido em até 18x no Cartão de Crédito através do PagSeguro. 

*A matrícula será automaticamente cancelada caso não haja identificação do pagamento dentro do prazo de validade do boleto.

COORDENADORES

Gustavo D'Andrea

Advogado. Doutor em Ciências Enfermagem Psiquiátrica, EERP-USP). Mestre em Ciências (Psicologia, FFCLRP-USP). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Ribeirão Preto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES).

Tânia Mara Volpe Miele

Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas; Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP com habilitação em Direito Privado. Advogada, Biomédica, Especialista em Bioéitica pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Especialista em Ciências Forenses, Criminal Profiling, Bioética, Psicologia Jurídica, Criminologia e Direito Médico, Odontológico e da Saúde. Sócia Fundadora e Diretora Executiva do IPEBJ-  Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos. Idealizadora e Coordenadora do FSI Brasil - Forensic Sciences Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense e do Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics, Revista Científica Eletrônica - Editor Responsável: IPEBJ. Coordenadora Geral dos projetos de extensão e pós-graduação do IPEB.  Ex-Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Ex-Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto; Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP; Ex- Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura; Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law; Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Antropologia Forense. 

PROFESSORES

Adilson Pereira

Físico graduado na UNISA (Universidade de Santo Amaro – São Paulo). Perito Criminal desde 1987. Perito Criminal Classe Especial. Assessor Técnico da Diretoria Geral do Instituto de Criminalística de São Paulo (2000-2004 e de 2015 até hoje). Atuou em locais de crime por 14 anos. 7 ANOS - Diretor do Núcleo de Física do Instituto de Criminalística da Superintendência da Polícia Técnico Científica de São Paulo. 1 ANO - Diretor Geral dos Núcleos laboratoriais da Polícia Técnico-Científica de São Paulo; 2 ANOS - Diretor Geral do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo. Professor da Academia de Polícia de São Paulo/SP desde 2001 – Área Criminalística. Coordenador e Docente no IPEBJ. Professor de pós-graduação em Ciências Forenses nas seguintes instituições: Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Porto/Portugal. IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos de Ribeirão Preto/SP desde 2010. UniFMU – Unidade Santo Amaro – São Paulo – Capital, desde 2013. Atua nas seguintes áreas da perícia e ensino (teoria e prática):Criminalística; Balística Forense; Física Forense. Levantamento Técnico de Local de Crime; Perícias em Acidentes de Trânsito; Noções e Perícias em explosivos; Análises e Coleta de Manchas e Impressões em Locais de Crimes. Especialização em Investigação Técnico Científica de Cenas de Crime em Geral (2009) e em Cenas de Crimes de Homicídio em 2011, CSI (Crime Scene Investigator) pelo Lake Tecnical Center, Institute of Public Safety, Florida, USA. Agraciado com as seguintes medalhas: Medalha do Mérito Técnico Cientifico “Governador Mario Covas” pelos trabalhos técnicos realizados na Polícia Cientifica de São Paulo; Medalha 9 de Julho outorgado por serviços prestados a cultura, serviços humanitários, trabalhos sociais, a arte em geral e à Democracia e ao Estado de São Paulo; Medalha Constitucionalista serviços relevantes prestados à São Paulo e ao culto aos ideais cívicos e patrióticos atrelados ao movimento da Revolução Constitucionalista de 1932; Medalha de bronze da Academia de Polícia do Estado de São Paulo, pelos 10 anos de trabalho acadêmico (bronze 10 anos, prata 20 anos e ouro 30 anos); Medalha do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo pelo apoio técnico científico à corporação. 

Jacqueline Mila Tirotti

Bacharela em Direito pela Universidade do Distrito Federal - UDF (2012), experiência em Documentoscopia e Grafoscopia, atuante no Tribunal de Justiça do Distrito Federal - TJDFT e Tribunal Regional Federal - TRF 1ª Região desde 2013 e no Tribunal Regional do Trabalho - TRT desde 2017, Pós-graduada em Perícia Criminal & Ciências Forenses pelo Instituto de Pós-graduação & Graduação - IPOG em 2018, ministra aulas e palestras sobre Perícia Judicial, Documentoscopia e Grafoscopia.

Sérgio Linares Filho

É Mestre em Engenharia de Computação na área de concentração Engenharia de Software pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT, 2005). Especialista em Perícia Criminal (Ênfase: Crimes Eletrônicos) pela Academia de Polícia de São Paulo (ACADEPOL, 2006). Especialista em Sistemas ERP (Sales and Distribution - SD) pela SAP (SAP, 2005). Possui graduação em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2002). Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Padre Anchieta (FADIPA, 2011), tendo sido aprovado no III Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB, 2010). Atuou como Consultor de Tecnologia em grandes empresas brasileiras e internacionais, como Osram, Politec, Tata Consultancy Services e Procwork. Foi Professor Universitário em grandes Instituições de ensino de São Paulo, como Faculdade Drummond, FIAP, Unicsul e Faculdade Módulo. Atualmente é Perito Criminal Oficial, Especialista na Área de Ciência Forense Computacional na Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo.