Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

XII SIMPÓSIO FORENSE

  • Data: Dias 15, 16 e 17 de julho
  • Local: Dia 15/07 - Cursos na Sede da FVM - Av. Senador César Vergueiro, 505 - Ribeirão Preto - SP
    Dias 16 e 17/07 - Palestras e Cena de Crime no Centro de Convenções de Ribeirão Preto - Rua Bernardino de Campos, 999.  -  Ribeirão Preto - SP

    Indicações de Hospedagem: Clique aqui
  • Certificação: Será fornecido certificado de participação

Ficou com alguma dúvida?


APRESENTAÇÃO

VAGAS ESGOTADAS!
FAÇA SUA INSCRIÇÃO NA LISTA DE ESPERA E SEJA AVISADO EM CASO DE DISPONIBILIDADE DE NOVAS VAGAS. 


A Faculdade Volpe Miele te convida para o mais tradicional evento sobre Ciências Forenses do Brasil! Uma chance única que você não pode perder!

O Simpósio Forense é um evento presencial! Não poderia ser diferente. Além dos conhecimentos teóricos apresentados por especialistas, você terá acesso a atividades simuladas, estudos de casos e, claro, todo o networking que somente um evento presencial pode oferecer. É uma verdadeira experiência no mundo dos conhecimentos forenses, em um evento planejado com carinho para você.

O Simpósio Forense é para você: o evento é direcionado a quem ama as Ciências Forenses, sendo este o único requisito para inscrever-se. Ao longo dos anos, o evento recebeu desde estudantes de Ensino Médio e Graduação até profissionais de carreira, sendo um excelente item no seu currículo. Isso sem falar nos participantes que nunca perdem um evento e alunos e ex-alunos do IPEBJ e FVM. Que encontro sensacional!

Palestras e cursos com casos reais: todas as palestras e cursos do evento têm seu conteúdo conectado à análise de casos reais, a partir das perspectivas dos especialistas. É o momento de olhar para os fatos além daquilo que é contado nas mídias, para então experimentar a visão científica forense aplicada.

Cursos pré-evento: você tem uma variedade de opções de cursos de um dia para fazer antes do início do evento, escolhendo aquele que mais te atrai. Vá até a lista de cursos e inscreva-se também, lembrando que as vagas são limitadas! Esses cursos são voltados para a prática, onde você poderá ter contato mais aprofundado em como funcionam algumas atuações periciais na prática, com dinâmicas, exercícios e até mesmo, em um deles, uma simulação surpreendente na área de identificação humana. E tem mais! Eles acontecerão nos laboratórios forenses da Sede da FVM. 

Apresentação de trabalhos acadêmicos: se você deseja apresentar um ou mais trabalhos acadêmicos, não se esqueça de realizar a submissão de seu trabalho. Os trabalhos aceitos deverão ser apresentados conforme a regras disponíveis e serão avaliados por docentes durante o evento.

Confira como foram os dois últimos Simpósios Forenses:



PARA QUEM SE DESTINA?

Todos os interessados pelos temas abordados no evento, independente de formação acadêmica e área do conhecimento.
Idade mínima: 16 anos com autorização por escrito dos responsáveis. 

O XII Simpósio Forense receberá estudantes, docentes, profissionais liberais e peritos atuantes em todos os campos da Grande Área Forense, tais como Peritos Concursados, Peritos Particulares, Psicólogos, Advogados, Engenheiros, Médicos, Enfermeiros, Sociólogos, Membros das Polícias Civil e Militar, Membros das Forças Armadas, Fonoaudiólogos, Dentistas, Físicos, Químicos, Biólogos, entre outros interessados que estudam e/ou trabalham em áreas ligadas às Ciências Forenses.

Será fornecido certificado de participação?
Sim, todos os participantes recebem certificado constando a carga horária total (incluindo cursos em caso de participação).  

MAIS INFORMAÇÕES

A inscrição é intransferível.  
Será fornecido certificado de participação no evento em formato digital, disponível na área restrita do participante.
Programação sujeita a alterações. 

Camisetas:
Inscrições realizadas até o dia 20/06/2022 recebem gratuitamente a camiseta oficial do Simpósio Forense.

Vagas Limitadas:
Sua inscrição será automaticamente cancelada, caso não haja identificação do pagamento dentro do prazo de validade do boleto.

*Estudantes e Pós-Graduandos deverão apresentar seus comprovantes de estudo (carteirinha de estudante ou declaração de matrícula) no dia e local do evento.

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário (à vista)*
PagSeguro (em até 12X no cartão de crédito)

*A inscrição será automaticamente cancelada caso não haja identificação do pagamento dentro do prazo de validade do boleto.

Reembolso:
1. Em caso de desistência por parte do inscrito:  
   1.1. Se o pedido de desistência for solicitado por email à organização do evento em até 7 (sete) dias a contar da data do pagamento da inscrição, o valor será integralmente devolvido (artigo 49, da Lei nº 8.078/90 - Código de Defesa do Consumidor). 
   1.2 Se o pedido de desistência ocorrer após 7 (sete) dias a contar da data do pagamento da inscrição, não haverá devolução do valor pago em hipótese alguma. 
2. Pagamento de inscrições em duplicidade serão devolvidos. 
3. Para solicitação de reembolso dos itens 1.1 e 2 enviar e-mail para: fvm@fvm.edu.br  
4. A inscrição é pessoal e intransferível.
5. Em caso de cancelamento do evento por parte da organização do evento, haverá a devolução integral do valor pago pelo inscrito.

TRABALHOS CIENTÍFICOS

Para acessar as normas para submissão de trabalhos científicos do XII Simpósio Forense, clique aqui

Para acessar template/modelo a ser seguido e realizar a confecção do trabalho, clique aqui

EVENTOS ANTERIORES

XI Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
VI SIMPOCRIME
VI SIMPOCRIME
Psicologia Policial x Linguística Forense
Psicologia Policial x Linguística Foren...
Combate Forense: Balística Forense
Combate Forense: Balística Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense...
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses - Botânica Forense
Ciências Forenses - Botânica Forense
X Simpósio Forense
X Simpósio Forense
Ciências Forenses - Papiloscopia
Ciências Forenses - Papiloscopia

15/07/2022 - Cursos Pré-Evento

09:00 - 18:00
Análise de Local Voltado Para Coleta de Materiais Biológicos – O Que o Sangue Pode Nos Dizer Sobre a Dinâmica do Evento - Esgotado

Curso prático-teórico realizado com atividades no laboratório de Biologia Forense e na cena de crime.
Presente em praticamente todos os crimes violentos, o sangue representa importante elemento de informação referente ao local do crime. Compreender suas propriedades e dinâmica física pode ser crucial na busca da solução de crimes. Neste curso, você aprenderá sobre a análise de manchas de sangue no local do crime, incluindo sua relevância na investigação e procedimentos de coleta em relação a objetos que representem um suporte ao material encontrado, com a correta visão sobre a relação dos objetos encontrados e o crime. Este curso abrange atividade interativa em local de crime simulado.

Julianna Kesselring Romero
Margaret Mitiko Inada Pereira
09:00 - 18:00
Arqueologia, Antropologia e Odontologia Legal - Ciências Unidas na Identificação Humana Utilizando a Reconstrução Facial

Curso prático-teórico realizado no laboratório de Antropologia Forense e Odontologia Legal além de atividade de exumação na cena de crime.
A identificação humana pode envolver múltiplas ciências trabalhando juntas na busca pela solução de questões intrigantes ao longo do tempo. Uma das técnicas é a reconstrução facial, que pode unir competências da Arqueologia, Antropologia Forense e Odontologia Legal. Neste curso, você participará de uma simulação de exumação (desenterramento de ossada humana) e aprenderá a realizar técnicas de reconstrução facial, que tem como finalidade principal a de identificação humana, além de conhecer na teoria mais sobre outras questões envolvidas na área.

Cristiane Viana Steiger
Isamara Geandra Cavalcanti Caputo
Karla Campos
09:00 - 18:00
Autêntico ou Falso? A Documentoscopia e os Elementos de Segurança no Cotidiano

Curso prático-teórico realizado com atividades no laboratório de Documentoscopia e na cena de crime.
A vida é permeada por documentos, que servem desde a identificação de pessoas até as mais variadas formas de manifestação da vontade, incluindo negócios e obrigações jurídicas importantes. Neste curso, você descobrirá como são elaborados e como identificar os principais elementos de segurança presentes em documentos do dia-a-dia, utilizando equipamentos e procedimentos simples.
Recomendado: É opcional, porém recomendado que você traga documentos para a atividade prática, tais como: cédulas de identidade, cédulas monetárias nacionais ou estrangeiras, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional, certificados de propriedade de veículo, etc.

Robson Tirotti Felipe
09:00 - 18:00
Balística Forense - Análise do Local ao Laboratório - Esgotado

Curso prático-teórico realizado com atividades no laboratório de Balística Forense e na cena de crime.
Cerca de 70% dos homicídios praticados no Brasil apresentam uso de arma de fogo. Essa estatística indica que, na investigação criminal, a balística forense ocupa um papel central, reverberando na criação do Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB) e o Banco Nacional de Perfis Balísticos (BNPB). Neste curso, você terá uma incursão por todas as partes da Balística Forense: a balística interna, externa e dos efeitos, praticando em local de crime simulado.

Adilson Pereira
09:00 - 18:00
Das Ruas ao Laboratório: Identificação de Substâncias Entorpecentes

Curso prático-teórico realizado com atividades no Laboratório de Toxicologia e Química  Forense e na cena de crime.
Quando se fala em tráfico e consumo de drogas, nem sempre imaginamos o quão variadas são as espécies de produtos ilícitos comercializados nesse campo. Constantemente, as organizações criminosas buscam novos formatos, tanto para atrair mais consumidores, quanto para desviar a atenção das autoridades. Neste curso, você aprenderá o passo a passo na identificação das principais substâncias entorpecentes consumidas no país. Serão abordadas as características dos locais de produção e refino, o processo de produção dessas substâncias e o emprego de técnicas analíticas para identificação dessas substâncias. Além do conteúdo teórico, você terá a oportunidade de realizar testes preliminares de identificação de maconha e cocaína.

Diego Alberto Ciscato Cusinato
09:00 - 18:00
Dinâmica da Perícia Privada para Iniciantes - O Trabalho dos Peritos Judiciais e Assistentes Técnicos em Processos Cíveis e Criminais

Curso téorico-prático realizado com atividades simuladas e visita à cena de crime.
Uma das perguntas mais recorrentes entre os amantes das Ciências Forenses é: "Se eu desejo atuar em perícia privada, por onde começar?" Neste curso, você estará por dentro dos primeiros passos para dominar um dos meios de defesa em litígios judiciais: a prova pericial. Seja na área cível, seja na área criminal, são numerosos os casos em que profissionais privados são chamados a apresentar suas análises científicas especializadas. São dois os papéis periciais privados possíveis em processos judiciais: o do perito particular nomeado por um juiz, por meio de um cadastro de auxiliares da Justiça e do perito que atua junto à parte processual, na qualidade de assistente técnico. Direcionado especialmente a iniciantes, – e também a alunos avançados que queiram rever a temática – no curso será abordada a dinâmica da perícia privada nos âmbitos cível e criminal, de uma forma diferente e interativa.

Gustavo D'Andrea
Jacqueline Mila Tirotti
09:00 - 18:00
Fotografia Forense - Resolução de Local de Crime Através da Fotografia com Luminol

Curso prático-teórico realizado com atividades na cena de crime.
A fotografia forense tem um papel importante na elucidação de crimes. Com uma série de técnicas, o registro fotográfico se torna ainda mais relevante. Neste curso, você terá uma visão prática de como o luminol é utilizado em combinação com técnicas de fotografia forense, no intuito de compilar os melhores registros fotográficos da cena do crime e sua posterior análise. Nesse sentido, a fotografia forense com utilização de luminol contribui para evidenciar a autoria e a dinâmica do crime.

Gilberto Shiuji Toyota

16/07/2022

09:00 - 09:55
DNA - Um Fator Determinante Para Elucidação Dos Crimes

Dada a singularidade das informações genéticas, permitindo identificar pessoas por meio de análises de materiais biológicos, o DNA aparece como elemento importante e, muitas vezes, determinante para a solução de casos concretos. Nesta palestra, você dará seus primeiros passos para compreender a área do DNA Forense, estudando a genética forense como aliada da perícia para identificação de pessoas, de vestígios em locais de crime e comparação entre amostras com intuito de elucidar crimes. Além disso, descobrirá como os profissionais detectam materiais biológicos em cenas de crime e quais tipos podem ser coletados para colaborar com as investigações e persecuções criminais, com indicação das técnicas utilizadas para coleta de forma eficaz para tipo de material encontrado no local do fato. Na palestra, haverá estudo de caso envolvendo as técnicas de coleta e análise de DNA cruciais para o resultado da ação.

Julianna Kesselring Romero
Margaret Mitiko Inada Pereira
10:00 - 10:55
Banco de Dados Genéticos

As informações genéticas de uma pessoa são singulares, características de cada indivíduo. Tal fato torna esses dados relevantes para a investigação criminal e para a busca de pessoas desaparecidas, mas necessitam de procedimentos hábeis a transformar o dado em recurso investigativo. Nesta palestra, você saberá como se estrutura e como funciona um banco de dados genéticos e sua importância tanto no auxílio as investigações criminais quanto na busca de pessoas desaparecidas. Além do histórico da implementação do banco de dados genéticos brasileiro, legislações envolvidas e dos projetos que promovem a inclusão de perfis genéticos na base de dados, serão abordados casos em que o uso desta ferramenta colaborou para o sucesso nas investigações criminais.

Priscila Martins Pereira
11:20 - 12:15
Cemitérios Clandestinos - Do Campo à Identificação

Na tentativa de eliminar provas em crimes que resultam em óbitos, seus autores por vezes recorrem à ocultação de cadáveres em cemitérios clandestinos. Esses locais têm se multiplicado no Estado de São Paulo, em decorrência da intensificação de atividades de organizações criminosas, com execuções sumárias ou resultantes dos chamados "tribunais do crime". Nesta palestra, como apresentação de casos reais, você conhecerá o trabalho conjunto das equipes periciais, desde o levantamento do local até a identificação incluem as equipes criminalística do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) na capital paulista ou das equipes periciais de plantão no restante do Estado, além do núcleo de Antropologia Forense e do Núcleo de Odontologia Legal, ambos do Instituto Médico Legal. A presença desses profissionais nos locais de encontros desses cemitérios além de assegurar a cadeia de custódia, tem um olhar mais focado para que não se percam evidências que possam auxiliar na identificação da pessoa encontrada.

Karla Campos
12:20 - 12:40
Caso FSI Brasil - Contribuição da Antropologia Forense na Identificação de Remanescentes Ósseos de 9 indivíduos Misturados

Os ossos humanos podem contar histórias fundamentais para a solução de mortes inexplicadas. E quem pode fazer a leitura científica dessas histórias é o Antropologista Forense, cientista que domina técnicas de análise do esqueleto humano para construir o perfil biológico de alguém, identificando aspectos como sexo, ancestralidade, idade, estatura e outras características. Nesse sentido, a Antropologia Forense oferece meios que podem colaborar para o estudo sobre como uma morte inexplicada ocorreu. Nesta palestra, você conhecerá um caso concreto atendido pelo FSI Brasil, onde a Antropologia Forense colaborou na identificação humana, partindo de uma triagem técnica científica, seguindo protocolos que serão explicados durante a palestra.

Cristiane Viana Steiger
Isamara Geandra Cavalcanti Caputo
Tânia Mara Volpe Miele
14:20 - 15:15
Fotografia Forense - Revelando a Anatomia de um Local de Crime

Para o correto e eficaz registro fotográfico de uma cena de crime, são necessárias técnicas adequadas. Para tal finalidade, é preciso que o fotógrafo forense realize os registros de forma sistemática e precisa, tornando o seu trabalho fundamental para a solução de crimes. Nesta palestra, você conhecerá a importância da fotografia na interpretação dos vestígios latentes revelados pelo luminol a partir do estudo de um caso real. Serão abordados, ainda, alguns casos famosos em que o levantamento fotográfico foi fundamental para a determinação de autoria ou estabelecimento da dinâmica da ação criminosa.

Gilberto Shiuji Toyota
15:20 - 16:15
Assinaturas Eletrônicas - Como Funcionam, Características e Confrontação

Uma das grandes transformações trazidas pelo mundo digital foi a facilidade de inclusão de assinaturas em documentos digitais. Com essa nova forma de firmar documentos, a alegação de falsidade ou fraude tornou-se mais um desafio para peritos. Nesta palestra, será abordado o exame pericial em documentos eletrônicos como foco no conhecimento sobre assinaturas eletrônicas, como funcionam, suas características e confrontação. Trata-se de um conhecimento relevante face à intensificação na produção de documentos digitais, tornando mais completos os peritos interessados na área.

Jacqueline Mila Tirotti
16:35 - 17:30
Documentoscopia e a Era da Digitalização - O Fim dos Documentos Impressos?

A intensificação do uso de documentos digitais não representa, ainda, a extinção dos documentos físicos. Além disso, grande parte dos arquivos digitais são resultantes de processos de digitalização, ou seja, da transformação de documentos físicos em arquivos digitais. Como abordar, então, a segurança desses documentos? Nesta palestra, serão discutidos aspectos relacionados a elementos de segurança em documentos impressos. No contexto dos desafios trazidos pela tecnologia na era da digitalização, veremos que antigas fraudes ainda permanecem, ilustrando-se com um recente caso envolvendo tipo de exame mecanográfico, raro nos dias de hoje.

Robson Tirotti Felipe
17:40 - 18:40
Apresentação de Trabalhos Científicos

Para acessar as normas para submissão de trabalhos científicos do XII Simpósio Forense, clique aqui

Para acessar template/modelo a ser seguido e realizar a confecção do trabalho, clique aqui

17/07/2022

09:00 - 09:55
Balística Forense - Vestígios de Disparo e Dinâmica do Projétil

A análise de um local de crime é crucial para confrontar com as histórias contadas por testemunhas e suspeitos. Considerando as leis da física e outros conhecimentos importantes, a análise Balística Forense pode elucidar muitas questões e tornar-se determinante para a solução de casos. Nesta palestra, será apresentado um caso onde os vestígios e a dinâmica do projétil são elementos fundamentais para a configuração da própria natureza do crime, abrangendo um dilema que somente a Balística Forense foi capaz de resolver.

Bruna Liboni
Vitor Basso Schul
10:00 - 10:55
Relação entre Provas: Caso Pesseghini

Um caso que se tornou polêmico, pois envolvia uma criança que matou os pais, avó e tia-avó. Considerando que era uma criança e que os pais eram policiais militares a comoção não foi só social, mas também dentro das instituições da segurança pública de São Paulo. A discussão, objeto desta palestra estará centrada nas provas técnico científicas, com os vínculos e inter-relações entre elas, pois o nexo causal não está só nas provas diretas, mas também, na relação entre elas.

Adilson Pereira
Ermindo Lopes Filho
12:15 - 13:45
MESA REDONDA - Cadeia de Apreensão de Entorpecentes

Participação especial do Tanque (cão farejador), que tem papel importante nesse processo de combate aos crimes relacionados ao tráfico de drogas.
O combate aos crimes relacionados ao tráfico de drogas é o foco desta mesa redonda. Você já se perguntou sobre o que é necessário para uma operação bem-sucedida? Com a participação de delegados, peritos e investigadores da Polícia Civil do Estado de São Paulo, você saberá mais sobre a rotina do combate ao tráfico de drogas na região de Ribeirão Preto/SP. Os profissionais apresentarão casos e dados sobre investigações, a organização e execução das operações de apreensão, o processo de produção da prova pericial e conclusão do inquérito policial.

Adilson Pereira
Cristiano Alex Sampaio
Diego Alberto Ciscato Cusinato
Diógenes Santiago Netto
Margaret Mitiko Inada Pereira
Rubens Vieira Reis Neto

Investimento

VALORES
Alunos FVM* R$ 140,00
Estudantes** R$ 240,00
Demais Participantes R$ 440,00

* Aluno da FVM devidamente matriculado e cursando Pós-Graduação Lato Sensu e/ou Curso Carreira.
** Estudantes de Graduação ou estudantes de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, devidamente matriculado.

Cursos Pré-Evento


Valor: R$ 190,00

Análise de Local Voltado Para Coleta de Materiais Biológicos – O Que o Sangue Pode Nos Dizer Sobre a Dinâmica do Evento
Arqueologia, Antropologia e Odontologia Legal - Ciências Unidas na Identificação Humana Utilizando a Reconstrução Facial
Autêntico ou Falso? A Documentoscopia e os Elementos de Segurança no Cotidiano
Balística Forense - Análise do Local ao Laboratório
Das Ruas ao Laboratório: Identificação de Substâncias Entorpecentes
Dinâmica da Perícia Privada para Iniciantes - O Trabalho dos Peritos Judiciais e Assistentes Técnicos em Processos Cíveis e Criminais
Fotografia Forense - Resolução de Local de Crime Através da Fotografia com Luminol

Importante: No dia 15/07 acontecem os cursos optativos. A escolha por um deles é realizada no momento da inscrição no evento. Não é possível participar apenas dos cursos. Eles acontecem simultâneamente (no mesmo dia e horário), impossibilitando a participação em mais de um dos disponíveis.

Formas de Pagamento

Boleto Bancário (à vista)*
PagSeguro (em até 12x no cartão de crédito)

*A inscrição será automaticamente cancelada caso não haja identificação do pagamento dentro do prazo de validade do boleto.