Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Prova Pericial Cível e Criminal

Juristas de todas as frentes - advogados, procuradores, defensores públicos, juízes - têm presenciado o aumento do uso da prova pericial em suas atuações, seja no âmbito processual, seja no âmbito corporativo. Com isso, aumenta também o desafio de dominar essa modalidade de prova, de modo a potencializar o seu uso inserido em estratégias preventivas ou de defesa ou fundamentações decisórias.

Sobre o curso

CURSO CARREIRA EM PROVA PERICIAL CÍVEL E CRIMINAL

Juristas de todas as frentes - advogados, procuradores, defensores públicos, juízes - têm presenciado o aumento do uso da prova pericial em suas atuações, seja no âmbito processual, seja no âmbito corporativo. Com isso, aumenta também o desafio de dominar essa modalidade de prova, de modo a potencializar o seu uso inserido em estratégias preventivas ou de defesa ou fundamentações decisórias.

Nesse sentido, cabe aos juristas o desenvolvimento de competências e habilidades específicas para lidar mais efetivamente com todos os tipos de provas periciais, incluindo sua compreensão, análise crítica e apontamento de eventuais nulidades ou fragilidades. O presente programa possibilitará ao participante este desenvolvimento nas esferas cível e criminal.

CERTIFICAÇÃO: 
O participante obterá um FVM - Carreira Foundation Certificate na área específica do programa concluído. O certificado deste programa pode ser incluído junto às informações profissionais em cadastros de auxiliares da Justiça nos tribunais brasileiros, para fins de nomeação judicial.



 
FVM é Referência Nacional
Pioneira e Responsável pelo surgimento da Área Educacional Forense no Brasil, com reconhecimento das melhores instituições forenses internacionais.
Curso Carreira
Certificado FVM - Foundation Certificate
Aulas
Lives (Videoconferência)
Gravações das Aulas
Duração: 6 Meses
24 Encontros Online Ao Vivo (Videoconferência)
Dias e Horários
Segundas-feiras das 19h às 22h
Carga Horária
120 horas




 

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Acadêmico e Profissional Recíproco Internacional

Sabemos que novos tempos estão logo adiante, com grandes desafios educacionais e práticos potencializados pela dimensão digital da vida. Ao lado das muitas vantagens que o mundo digital proporciona, também os obstáculos são abundantes, o que nos impulsiona a unir esforços sem fronteiras para contribuir com a confiança e valorização da educação e da prática de qualidade, na Grande Área das Ciências Forenses e áreas afins.

Trata-se de um Reconhecimento na qualidade acadêmica, competência profissional, contribuição com a evolução das ciências e compromisso com o impacto social das tecnologias nos diferentes projetos desenvolvidos pelos parceiros.

Não confundir com validação de títulos que são exigidos para cursos/títulos obtidos em diferentes países.





 

Trabalho e Carreira

COMPETÊNCIAS-CHAVE
O profissional certificado neste programa estará capacitado a lidar mais efetivamente com a prova pericial, sua dinâmica, documentos a ela relacionados e nulidades ou fragilidades, seja na qualidade de patrono de partes processuais (advogados, procuradores, defensores públicos etc.), consultor jurídico ou tomador de decisões judiciais ou arbitrais.

PERFIL PROFISSIONAL
O profissional certificado em prova pericial cível e criminal lida com todos os aspectos da prova pericial cível e criminal, tomando decisões estratégicas referentes ao momento adequado de seu uso, elaborando quesitos relevantes e analisando criticamente o resultado de perícias realizadas por cientistas forenses. Exemplos de atuação:
- Consultoria jurídica em análise de prova pericial
- Elaboração de defesas fundamentadas em provas periciais
- Assessoria na elaboração de planos de prontidão forense empresarial





 

Conteúdo Programático

CARGA HORÁRIA TOTAL: 
120 horas incluindo aulas online e ao vivo e estudos dirigidos.
As gravações das aulas ficarão disponíveis para revisão e/ou estudo dos alunos que não conseguirem participar ao vivo. 


Todos os programas da modalidade Jurídico Career contam com enfoque de aquisição de competências direcionadas à aplicação prática de conhecimentos. Para isso, estão abrangidos nesta modalidade de programa:
- Contextualização da área frente ao universo profissional;
- Procedimentos e protocolos;
- Legislações, regulamentações e normas técnicas aplicáveis à área;
- Conceitos e terminologia técnica da área;
- Instrumentos e métodos aplicáveis à área;
- Técnicas profissionais aplicáveis à área.

Especificamente, o programa Jurídico Carreira em Prova Pericial Cível e Criminal objetiva o aprendizado principalmente, nos seguintes tópicos:
1. Introdução e história da prova pericial
2. Identificação da necessidade da prova pericial: tipos de provas periciais (exame, vistoria, avaliação); interdisciplinaridade versus multidisciplinaridade; perícias reguladas por conselhos de classe; entre outros.
3. Pontos de vista sobre a prova pericial: a visão dos patronos de partes processuais; a visão dos tomadores de decisão; a visão empresarial e a prontidão forense; entre outros.
4. Dinâmica da prova pericial: requerimento e designação de perícias em processos cíveis e criminais; trâmite processual da prova pericial; cadeia de custódia; gestão da prova pericial no âmbito empresarial(no proc. civil e no proc. criminal - inclui cadeia de custódia - deixando no final porque é melhor ver processo depois de entender o restante)
5. Produção da prova pericial: o papel do perito judicial e do assistente técnico; o papel do perito criminal oficial; elaboração e impugnação de quesitos; entre outros.
6. Leitura e compreensão de laudos e pareceres periciais: estrutura de laudos e pareceres periciais; limites do conteúdo de laudos e pareceres periciais;  entre outros.
7. Manifestação crítica sobre laudos e pareceres periciais: credenciais técnico-acadêmicas do perito ou assistente técnico; métodos utilizados nas perícias e seus limites; correlação entre laudo ou parecer pericial e os quesitos apresentados; entre outros.
8. Nulidades e fragilidades na prova pericial: ética e responsabilidade do perito ou assistente técnico; suspeição do perito ou assistente técnico; quebra de cadeia de custódia; entre outros.

Nota: este programa não forma peritos - caso seu interesse seja em formação para atuação pericial, consulte neste site os cursos na modalidade Carreira ou Pós-Graduações Lato Sensu.


*A FVM reserva-se no direito de não iniciar a turma caso o número mínimo de alunos não seja atingido. Neste caso, o valor da primeira parcela paga será devolvido integralmente.



 

Aprenda com os melhores professores

Coordenadores

Tânia Mara Volpe Miele

Diretora da FVM - Faculdade Volpe Miele. Sócia fundadora e diretora do IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, editor responsável pela revista científica eletrônica Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics e editor de livro com sele Volpe Miele. Especialização em Bioéitca pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1980) com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas. Advogada. Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP (1997) com habilitação em Direito Privado. Pós graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde; Pós graduação em Ciências Forenses;  Pós graduação em Criminologia, Pós graduação em Psicologia Jurídica e Pós graduação em Criminal Profiling.  Coordenadora de extensão e pós graduação do IPEBJ. Idealizadora e coordenadora do FSI Brasil - Forensic Science Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense. Presidente Fundadora da International Academy of Forensic Investigation, Criminology and Criminal Profiling – FICC Academy
. Ex Executive Director - BioProphecy Brasil/USA. Ex Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Ex  Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto. Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP. Ex Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro da Associação Brasileira de Ciências Forenses. Membro da International Association of Forensic Investigators (DIAFI) México.
Membro do Instituto Mexicano de Investigación Científica y Forense.   

Professores

Diógenes Santiago Netto

Delegado de Polícia do Estado de São Paulo, lotado na Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes de Ribeirão Preto. Graduado pela Faculdade de Direito de Franca. Pós graduando em Criminologia no IPEBJ. Diplomado pela Escola Superior de Guerra em Política e Estratégia. Professor de Processo Penal em curso preparatório  para concurso.

Jean Alves

Mestre em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da UNESP/Franca. Atualmente é professor de Pós-Graduação do IPEBJ e de Processo Penal da Faculdade de Educação São Luís/Jaboticabal. Advogado especialista em crimes contra a regularidade das licitações; crimes contra a ordem tributária, econômica e financeira. Consultor jurídico e Palestrante. Coordenador da Comissão de Direito Criminal da OAB. 

Renata Maria Soares Dutra

Formada em Ciência Jurídicas e Sociais (UNAERP- 07/92), Habilitação no Exame de Ordem (OAB/SP - 07/92), Título de Habilitação em Despachante (DECON, 1995), Especialista em Direito de Família (CEU,1997), Mestre em Direito, área Constituição e Processo (UNAERP, 2002), pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (CASA BRANCA, 2014-2015), Conciliadora e Mediadora Judicial-CNJ (USP,2012), Mediadora Judicial certificada pelo TJSP (NUPEMEC/TJSP, 2015), Instrutora em Mediação para Justiça Estadual certificada pelo CNJ ( (CNJ, 2015/EPM/SP, 2015), Supervisora em Mediação Judicial pelo CNJ (CNJ, 2015), Conciliadora e Mediadora nos CEJUSCs de Brodowski/SP e Ribeirão Preto/SP, Docente Universitária nos cursos de Direito, Administração de Empresas, Gestão de RH e Engenharia Civil(Centro Universitário Moura Lacerda,2003/2011),Docente Universitária na Faculdade de Direito S'a Luis de Jaboticabal/SP (2018/2020), advogada cível /família e trabalhista desde 1.993, Coordenadora do Curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda (2003-2010), Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas e Escritório de Assistência Judiciária do Centro Universitário Moura Lacerda (2005-2010), Coordenadora do Juizado Especial Cível - Anexo Moura Lacerda (2007/2010), Conciliadora na Câmara Intersindical de Conciliação Trabalhista do Comércio de Ribeirão Preto (2007/2014). Participante de vários cursos, Simpósios, Fórum, Workshop, Palestras, Bancas de Monografias, Visitas técnicas, Oficinas. Orientadora de Monografias e projetos de pesquisa científica. Co-autora do livro "A CONSTITUIÇÃO BALZAQUIANA (2019).

 

Fotos

VII SIMPOCRIME
VII SIMPOCRIME
XII Simpósio Forense
XII Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
VI SIMPOCRIME
VI SIMPOCRIME
Psicologia Policial x Linguística Forense
Psicologia Policial x Linguística Foren...
Combate Forense: Balística Forense
Combate Forense: Balística Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense...
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses - Botânica Forense
Ciências Forenses - Botânica Forense
X Simpósio Forense
X Simpósio Forense
Ciências Forenses - Papiloscopia
Ciências Forenses - Papiloscopia
Fanáticos Forenses - São Paulo
Fanáticos Forenses - São Paulo
V SIMPOCRIME
V SIMPOCRIME
IX Simpósio Forense
IX Simpósio Forense
IV SIMPOCRIME
IV SIMPOCRIME