Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Prova Pericial Cível e Criminal

Juristas de todas as frentes - advogados, procuradores, defensores públicos, juízes - têm presenciado o aumento do uso da prova pericial em suas atuações, seja no âmbito processual, seja no âmbito corporativo. Com isso, aumenta também o desafio de dominar essa modalidade de prova, de modo a potencializar o seu uso inserido em estratégias preventivas ou de defesa ou fundamentações decisórias.

Sobre o curso

CURSO CARREIRA EM PROVA PERICIAL CÍVEL E CRIMINAL

Juristas de todas as frentes - advogados, procuradores, defensores públicos, juízes - têm presenciado o aumento do uso da prova pericial em suas atuações, seja no âmbito processual, seja no âmbito corporativo. Com isso, aumenta também o desafio de dominar essa modalidade de prova, de modo a potencializar o seu uso inserido em estratégias preventivas ou de defesa ou fundamentações decisórias.

Nesse sentido, cabe aos juristas o desenvolvimento de competências e habilidades específicas para lidar mais efetivamente com todos os tipos de provas periciais, incluindo sua compreensão, análise crítica e apontamento de eventuais nulidades ou fragilidades. O presente programa possibilitará ao participante este desenvolvimento nas esferas cível e criminal.

CERTIFICAÇÃO: 
O participante obterá um FVM - Carreira Foundation Certificate na área específica do programa concluído. O certificado deste programa pode ser incluído junto às informações profissionais em cadastros de auxiliares da Justiça nos tribunais brasileiros, para fins de nomeação judicial.



 
FVM é Referência Nacional
Pioneirismo e mais de 15 anos na Área Forense
Curso Carreira
Certificado FVM - Foundation Certificate
Aulas
Lives (Videoconferência)
Duração: 6 Meses
24 Encontros Online e Ao Vivo
Dias e Horários
Terças-feiras das 19h às 22h
Carga Horária
120 horas




 

Trabalho e Carreira

COMPETÊNCIAS-CHAVE
O profissional certificado neste programa estará capacitado a lidar mais efetivamente com a prova pericial, sua dinâmica, documentos a ela relacionados e nulidades ou fragilidades, seja na qualidade de patrono de partes processuais (advogados, procuradores, defensores públicos etc.), consultor jurídico ou tomador de decisões judiciais ou arbitrais.

PERFIL PROFISSIONAL
O profissional certificado em prova pericial cível e criminal lida com todos os aspectos da prova pericial cível e criminal, tomando decisões estratégicas referentes ao momento adequado de seu uso, elaborando quesitos relevantes e analisando criticamente o resultado de perícias realizadas por cientistas forenses. Exemplos de atuação:
- Consultoria jurídica em análise de prova pericial
- Elaboração de defesas fundamentadas em provas periciais
- Assessoria na elaboração de planos de prontidão forense empresarial





 

Conteúdo Programático

CARGA HORÁRIA TOTAL: 
120 horas incluindo aulas online e ao vivo e estudos dirigidos.


Todos os programas da modalidade Jurídico Career contam com enfoque de aquisição de competências direcionadas à aplicação prática de conhecimentos. Para isso, estão abrangidos nesta modalidade de programa:
- Contextualização da área frente ao universo profissional;
- Procedimentos e protocolos;
- Legislações, regulamentações e normas técnicas aplicáveis à área;
- Conceitos e terminologia técnica da área;
- Instrumentos e métodos aplicáveis à área;
- Técnicas profissionais aplicáveis à área.

Especificamente, o programa Jurídico Carreira em Prova Pericial Cível e Criminal objetiva o aprendizado principalmente, nos seguintes tópicos:
1. Introdução e história da prova pericial
2. Identificação da necessidade da prova pericial: tipos de provas periciais (exame, vistoria, avaliação); interdisciplinaridade versus multidisciplinaridade; perícias reguladas por conselhos de classe; entre outros.
3. Pontos de vista sobre a prova pericial: a visão dos patronos de partes processuais; a visão dos tomadores de decisão; a visão empresarial e a prontidão forense; entre outros.
4. Dinâmica da prova pericial: requerimento e designação de perícias em processos cíveis e criminais; trâmite processual da prova pericial; cadeia de custódia; gestão da prova pericial no âmbito empresarial(no proc. civil e no proc. criminal - inclui cadeia de custódia - deixando no final porque é melhor ver processo depois de entender o restante)
5. Produção da prova pericial: o papel do perito judicial e do assistente técnico; o papel do perito criminal oficial; elaboração e impugnação de quesitos; entre outros.
6. Leitura e compreensão de laudos e pareceres periciais: estrutura de laudos e pareceres periciais; limites do conteúdo de laudos e pareceres periciais;  entre outros.
7. Manifestação crítica sobre laudos e pareceres periciais: credenciais técnico-acadêmicas do perito ou assistente técnico; métodos utilizados nas perícias e seus limites; correlação entre laudo ou parecer pericial e os quesitos apresentados; entre outros.
8. Nulidades e fragilidades na prova pericial: ética e responsabilidade do perito ou assistente técnico; suspeição do perito ou assistente técnico; quebra de cadeia de custódia; entre outros.

Nota: este programa não forma peritos - caso seu interesse seja em formação para atuação pericial, consulte neste site os cursos na modalidade Carreira ou Pós-Graduações Lato Sensu.


*A FVM reserva-se no direito de não iniciar a turma caso o número mínimo de alunos não seja atingido. Neste caso, o valor da primeira parcela paga será devolvido integralmente.



 

Aprenda com os melhores professores

Coordenadores

Professores

Gustavo D'Andrea

Advogado. Doutor em Ciências Enfermagem Psiquiátrica, EERP-USP). Mestre em Ciências (Psicologia, FFCLRP-USP). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Ribeirão Preto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES).

Jacqueline Mila Tirotti

Bacharela em Direito pela Universidade do Distrito Federal - UDF (2012), experiência em Documentoscopia e Grafoscopia, atuante no Tribunal de Justiça do Distrito Federal - TJDFT e Tribunal Regional Federal - TRF 1ª Região desde 2013 e no Tribunal Regional do Trabalho - TRT desde 2017, Pós-graduada em Perícia Criminal & Ciências Forenses pelo Instituto de Pós-graduação & Graduação - IPOG em 2018, ministra aulas e palestras sobre Perícia Judicial, Documentoscopia e Grafoscopia.

Jean Alves

Mestre em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da UNESP/Franca. Atualmente é professor de Pós-Graduação do IPEBJ e de Processo Penal da Faculdade de Educação São Luís/Jaboticabal. Advogado especialista em crimes contra a regularidade das licitações; crimes contra a ordem tributária, econômica e financeira. Consultor jurídico e Palestrante. Coordenador da Comissão de Direito Criminal da OAB. 

Renata Maria Soares Dutra

Formada em Ciência Jurídicas e Sociais (UNAERP- 07/92), Habilitação no Exame de Ordem (OAB/SP - 07/92), Título de Habilitação em Despachante (DECON, 1995), Especialista em Direito de Família (CEU,1997), Mestre em Direito, área Constituição e Processo (UNAERP, 2002), pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho (CASA BRANCA, 2014-2015), Conciliadora e Mediadora Judicial-CNJ (USP,2012), Mediadora Judicial certificada pelo TJSP (NUPEMEC/TJSP, 2015), Instrutora em Mediação para Justiça Estadual certificada pelo CNJ ( (CNJ, 2015/EPM/SP, 2015), Supervisora em Mediação Judicial pelo CNJ (CNJ, 2015), Conciliadora e Mediadora nos CEJUSCs de Brodowski/SP e Ribeirão Preto/SP, Docente Universitária nos cursos de Direito, Administração de Empresas, Gestão de RH e Engenharia Civil(Centro Universitário Moura Lacerda,2003/2011),Docente Universitária na Faculdade de Direito S'a Luis de Jaboticabal/SP (2018/2020), advogada cível /família e trabalhista desde 1.993, Coordenadora do Curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda (2003-2010), Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas e Escritório de Assistência Judiciária do Centro Universitário Moura Lacerda (2005-2010), Coordenadora do Juizado Especial Cível - Anexo Moura Lacerda (2007/2010), Conciliadora na Câmara Intersindical de Conciliação Trabalhista do Comércio de Ribeirão Preto (2007/2014). Participante de vários cursos, Simpósios, Fórum, Workshop, Palestras, Bancas de Monografias, Visitas técnicas, Oficinas. Orientadora de Monografias e projetos de pesquisa científica. Co-autora do livro "A CONSTITUIÇÃO BALZAQUIANA (2019).

Robson Tirotti Felipe

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2002). Bacharel em Direito pelo IESB/Bauru. É pós-graduado (especialização) em Direito Eletrônico e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2009). Atualmente é Perito Criminal - Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SP) e Professor concursado da Academia de Polícia Civil (SP). É instrutor cadastrado da FEBRABAN e do SESCOOP/SP, ministrando cursos e palestras na área pericial. Professor convidado do curso de especialização em Medicina Veterinária Legal do INBRAPEC e do curso de especialização em Ciências Forenses da Universidade do Sagrado Coração (USC - Bauru).  - Pós-Graduado em Direito Eletrônico e Tecnologia da Informação

 

Fotos

XI Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
VI SIMPOCRIME
VI SIMPOCRIME
Psicologia Policial x Linguística Forense
Psicologia Policial x Linguística Foren...
Combate Forense: Balística Forense
Combate Forense: Balística Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense...
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses - Botânica Forense
Ciências Forenses - Botânica Forense
X Simpósio Forense
X Simpósio Forense
Ciências Forenses - Papiloscopia
Ciências Forenses - Papiloscopia
Fanáticos Forenses - São Paulo
Fanáticos Forenses - São Paulo
V SIMPOCRIME
V SIMPOCRIME
IX Simpósio Forense
IX Simpósio Forense
IV SIMPOCRIME
IV SIMPOCRIME
Ciências Forenses - Biologia Molecular
Ciências Forenses - Biologia Molecular
8º Simpósio Forense
8º Simpósio Forense