Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Perícia em Dispositivos Móveis

No mundo, existem mais dispositivos móveis do que pessoas.

Sobre o curso

CURSO CARREIRA EM PERÍCIA EM DISPOSITIVOS MÓVEIS

Em 1926, Nikola Tesla anteviu o surgimento dos smartphones. Ele o fez por meio de um comentário sobre o futuro da comunicação, afirmando que haveria um tempo em que poderíamos levar nossos aparelhos de comunicação no bolso do colete. Esta fabulosa previsão aconteceu e faz parte da vida cotidiana de bilhões de pessoas. 

Com as inovações na comunicação sem fio também surgem novos desafios, justificando o estudo da perícia forense em dispositivos móveis de forma específica e peculiar. A principal necessidade pericial em litígios envolvendo dispositivos móveis é poder preservar, recuperar e analisar corretamente os dados presentes no dispositivo, cartões de memória, chips e outros acessórios, exigindo cuidados especiais para evitar adulterações e perdas de informações que poderiam ser decisiva para o desfecho de um caso. 

Os tomadores de decisões confiarão os exames periciais aos profissionais que saibam valorizar seus currículos com certificações de nível elevado, como a deste programa.


O curso tem duração de 6 meses, e contempla 24 encontros online e ao vivo. As aulas acontecem semanalmente às terças-feiras das 19h às 22h.



CERTIFICAÇÃO: 
O participante obterá um FVM - Carreira Foundation Certificate na área específica do programa concluído. O certificado deste programa pode ser incluído junto às informações profissionais em cadastros de auxiliares da Justiça nos tribunais brasileiros, para fins de nomeação judicial.

PRÉ-REQUISITO:
Este programa tem como pré-requisito a comprovação, pelo participante, de conclusão de curso superior de graduação, com diploma devidamente registrado junto ao MEC ou mediante comprovante de conclusão de curso de graduação emitido por instituição de ensino superior.



 
FVM é Referência Nacional
Pioneira e Responsável pelo surgimento da Área Educacional Forense no Brasil, com reconhecimento das melhores instituições forenses internacionais.
Curso Carreira
Certificado FVM - Foundation Certificate
Aulas
Lives (Videoconferência)
Gravações das Aulas
Duração: 6 Meses
24 Encontros Online Ao Vivo (Videoconferência)
Dias e Horários
Quartas-feiras das 19h às 22h
Carga Horária
120 horas




 

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Acadêmico e Profissional Recíproco Internacional

Sabemos que novos tempos estão logo adiante, com grandes desafios educacionais e práticos potencializados pela dimensão digital da vida. Ao lado das muitas vantagens que o mundo digital proporciona, também os obstáculos são abundantes, o que nos impulsiona a unir esforços sem fronteiras para contribuir com a confiança e valorização da educação e da prática de qualidade, na Grande Área das Ciências Forenses e áreas afins.

Trata-se de um Reconhecimento na qualidade acadêmica, competência profissional, contribuição com a evolução das ciências e compromisso com o impacto social das tecnologias nos diferentes projetos desenvolvidos pelos parceiros.

Não confundir com validação de títulos que são exigidos para cursos/títulos obtidos em diferentes países.





 

Trabalho e Carreira

Este programa capacitará o profissional para atuação em casos que demandem a coleta e análise de evidências em dispositivos móveis como smartphones, tablets, consoles e outros a fim de esclarecer questões relacionadas  à materialidade e autoria de crimes, infrações e  e demais litígios praticados mediante o uso dos referidos equipamentos, utilizando-se das mais avançadas técnicas e ferramentas forenses.

PERFIL PROFISSIONAL
O profissional certificado em perícia em dispositivos móveis coleta, extrai e analisa dados relevantes que possam servir como evidências digitais armazenados em dispositivos móveis como smartphones, tablets, cartões de memória, dentre outros. São profissionais que, geralmente, se interessam por tecnologia, segurança de dados, investigação digital e geolocalização.

Exemplos de atuação:
- Perícia judicial sob nomeação para exames forenses de dispositivos móveis
- Assistência técnica de partes processuais
- Consultoria empresarial como "pen tester" em dispositivos móveis
- Análise de dados-(Redes Sociais, Imagens e vídeos, Documentos, Fraudes de documentos digitais (CNH, CTPS...), Detecção de Invasão de dispositivos.





 

Conteúdo Programático

CARGA HORÁRIA TOTAL: 
120 horas incluindo aulas online e ao vivo e estudos dirigidos.
As gravações das aulas ficarão disponíveis para revisão e/ou estudo dos alunos que não conseguirem participar ao vivo. 

A certificação neste programa possibilitará o profissional a atuar em casos que demandem a coleta e análise de evidências em dispositivos móveis como smartphones, tablets, consoles e outros a fim de esclarecer questões relacionadas  à materialidade e autoria de crimes e infrações praticados mediante o uso dos referidos equipamentos, utilizando-se das mais avançadas técnicas e ferramentas forenses.


Todos os programas da modalidade Carreira contam com enfoque  de aquisição de competências direcionadas à aplicação prática de conhecimentos.

Para isso, estão abrangidos nesta modalidade de programa:
- Contextualização da área frente ao universo profissional;
- Procedimentos e protocolos;
- Legislações, regulamentações e normas técnicas aplicáveis à área;
- Conceitos e terminologia técnica da área;
- Instrumentos e métodos aplicáveis à área;
- Técnicas profissionais aplicáveis à área.

Especificamente, o programa Perícia em Dispositivos Móveis, busca o aprendizado principalmente nos seguintes tópicos:

- Introdução e Fundamentos da Perícia Judicial
- Manuseio de Evidência
     Coleta, Identificação e Armazenamento.
     Conceitos: Smartphones, celulares e tablets. Sistemas operacionais (Android, iOS ...), Criptografia, conceitos de rede e redes de celulares. Hash.
     Preservação de evidências: cuidados no manuseio, conceitos de modo avião, preservação do aparelho, preservação dos dados, reset remoto, manipulação dos dados da evidência.
- Procedimentos de Exame
      Abertura de peças, elementos de identificação dos aparelhos e dos dispositivos de rede.
      Ferramentas e técnicas de desbloqueio.
      Tipos de Extração
      Instrumentos de extração (Cellebrite, XRY, Sistemas OpenSource, ...)
- Análise de dados
      Redes Sociais
      Imagens e vídeos
      Documentos
      Fraudes de documentos digitais (CNH, CTPS...)
      Detecção de Invasão de dispositivos.
- Ferramentas de Análise de dados e relatórios (Cellebrite, XRY, Sistemas OpenSource, ...) - - Cadeia de custódia
- Legislação sobre celulares, Smartphones e perícias digitais
- Noções jurídicas aplicadas. A perícia, o perito e o assistente técnico. Andamento processual e documentos forenses. Elaboração de Laudos e pareceres.
- Ética na função pericial.
Entre outros

- Estudos Avançados BENEFÍCIOS:
- Acesso à plataforma digital da FVM; 
- Acesso às gravações das aulas ao vivo;
- Acesso à curadoria de referências científicas e técnicas; 
- Download de materiais de aula; 
- Pontuação Forense Experience; 
- Certificado de Career na área específica FVM - Carreira Foundation Certificate concluído. 

*A FVM reserva-se no direito de não iniciar a turma caso o número mínimo de alunos não seja atingido. Neste caso, o valor da primeira parcela paga será devolvido integralmente.



 

Aprenda com os melhores professores

Coordenadores

Marcus Vinicius Lourenço

Atualmente Investigador da Polícia Civil SP.  Palestrante Convidado da Academia de Polícia Civil SP (temas: Perícia Forense Digital; Investigação Criminal; Investigação Criminal Eletrônica; Direito Digital; Crimes Eletrônicos; Redes Linux).Foi Escrivão da Polícia Civil SP. FORMAÇÃO  Pós-Graduação em Perícia Forense Digital  - Daryus Consultoria e Educação 2018 até Maio 2019. Especialização em Investigação de Crimes eletrônicos - Senasp – Julho – Dezembro 2018. Especialização em Introdução a Atividade de Inteligência - Senasp - Janeiro – Junho 2018. Pós-Graduação em Ciências Forenses – Investigação Criminal  - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos – IPEBJ - 2015 -2017Trabalho de conclusão do curso: Principais métodos de investigações de crimes virtuais e as leis brasileiras – 2017. Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas  - UNICAMP - 2008 - 2012.Trabalho de conclusão do curso: Computação Forense: Um Estudo de Caso – Análise Live. QUALIFICAÇÕES  Inglês – Fluente;Espanhol – Intermediário;Mini-Curso SCRUM;Curso IBM DB2 - 2010;Certificado Plataforma CUDA; Curso Clusters – UNICAMP; Administração de redes de Computadores; Curso de Certificação ferramenta - FTK (Forensic Toolkit) – 2018. 

Tânia Mara Volpe Miele

Diretora da FVM - Faculdade Volpe Miele. Sócia fundadora e diretora do IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos, editor responsável pela revista científica eletrônica Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics e editor de livro com sele Volpe Miele. Especialização em Bioéitca pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1980) com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas. Advogada. Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP (1997) com habilitação em Direito Privado. Pós graduação em Direito Médico, Odontológico e da Saúde; Pós graduação em Ciências Forenses;  Pós graduação em Criminologia, Pós graduação em Psicologia Jurídica e Pós graduação em Criminal Profiling.  Coordenadora de extensão e pós graduação do IPEBJ. Idealizadora e coordenadora do FSI Brasil - Forensic Science Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense. Presidente Fundadora da International Academy of Forensic Investigation, Criminology and Criminal Profiling – FICC Academy
. Ex Executive Director - BioProphecy Brasil/USA. Ex Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Ex  Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto. Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP. Ex Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law. Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro da Associação Brasileira de Ciências Forenses. Membro da International Association of Forensic Investigators (DIAFI) México.
Membro do Instituto Mexicano de Investigación Científica y Forense.   

Professores

Israel Isaac Silva Guarnieri

Pós Graduação em Perícia Forense Digital  Pós Graduação em Cyber Security Graduação em Análise e Desenvolvimento Sistema Resumo de Qualificações 18 anos atuando na área de tecnologia da informação realizando atividades como:  Carreira em desenvolvimento na área perícia forense computacional, atuando em empresas privadas, abrangendo todas as questões relacionadas a cyber crimes praticados na internet ou fora dela, com intuito de determinar, provar à dinâmica e autoridade de ilícitos computacionais; Consultor cyber security em empresas privadas, a fim de evitar possíveis cyber ataques que visam comprometer o negócio e imagem da empresa, com a indisponibilidade de serviços e equipamentos que podem estar vulneráveis e suscetíveis a possíveis ameaças externas e internas, com intuito de identificar as vulnerabilidades, riscos e impactos que possa ocorrer a organização, caso haja o comprometimento destas informações; Consultor segurança de Informação em empresas privadas, visando a proteção de determinados dados, com a intenção de preservar seus respectivos valores, aplicando políticas e campanhas de conscientizações, com a finalidade de manter o ambiente organizacional seguro; Consultor TI em empresas privadas e instituições públicas, buscando e implantando inovações tecnológicas e aplicando novas metodologias, para que determinadas tarefas e processos seja realizados de forma pratica e ágil; Desenvolvendo sistemas em empresas privadas, desenvolvendo softwares e aplicativos para celulares (Java, JavaScript, C), de acordo com a necessidade da organização; Analista de sistemas em empresas de transporte coletivo, analisando e aplicando melhorias no sistema de Bilhetagem Eletrônica.. Cursos e Aperfeiçoamentos Security Specialist; Advanced PENTEST (Teste de Intrusão); Segurança em ambientes wireless; Analista Segurança de Informação; Digital Forensic Series: Mobile Forensics; Metodologia para certificação ITIL _Foundation Certificate in IT Service Management (Information Technology Infrastructure Library); Programaçao em Arduino Lógica de Programação, Programação Visual Basic, Borland Delphi, Banco de Dados; Técnico de Informática. 

Jânio Konno Junior

Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).Especialista em Direito Penal e Processo Penal e Graduado em Direito pelo Centro Universitário Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente. Investigador de Polícia do Estado de São Paulo. Professor Concursado da Academia de Polícia "Dr. Coriolano Nogueira Cobra" ACADEPOL. Instrutor de Inteligência Cibernética pelo SEGEN - Ministério da Justiça. Professor Conteudista/Tutor da Pós-Graduação em Cyber Forensics, Cyber Security, Mobile Forensics e Criminal Profiling pela BluEAD UniNORTE, nas matérias Cybercrime Laws, Cybercrime Investigation, Direito Digital e Teorias do Crime. Professor na WB Educacional nos cursos de Formação de Peritos e de Investigação de Crimes Cibernéticos. Membro do Conselho Consultivo da IusTech Revista de Derecho y Tecnología (ISSN 2718-9023 - Peru/Argentina). Pesquisador no grupo de pesquisa: Políticas Públicas e Direitos Sociais, liderado pelo Prof. Dr. Valter Foleto Santin (UENP). Membro do grupo de pesquisa: Acesso à Justiça, Era Digital e Processo - AJUDPRO, liderado pelo Prof. Dr. César Augusto Luiz Leonardo (UNIVEM). Membro do Comitê Público da ANPPD® Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados. Coautor em obras e artigos jurídicos e de tecnologia. Palestrante.

Marcelo Climaites Fernandes

Possui Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Paulista (2001), Iniciou em 2019 Licenciatura em Matemática pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Atualmente é Perito Criminal - Superintendência da Polícia Técnico-Científica, Atuou como professor por 12 anos como professor em Instituições de Ensino Superior e outros 6 anos em outras instituições. Tem experiência e interesse em Programação, Estrutura de Dados, Análise de Dados, Teoria da Computação, Algoritmos, Complexidade e áreas afins.

Marcus Vinicius Lourenço

Atualmente Investigador da Polícia Civil SP.  Palestrante Convidado da Academia de Polícia Civil SP (temas: Perícia Forense Digital; Investigação Criminal; Investigação Criminal Eletrônica; Direito Digital; Crimes Eletrônicos; Redes Linux).Foi Escrivão da Polícia Civil SP. FORMAÇÃO  Pós-Graduação em Perícia Forense Digital  - Daryus Consultoria e Educação 2018 até Maio 2019. Especialização em Investigação de Crimes eletrônicos - Senasp – Julho – Dezembro 2018. Especialização em Introdução a Atividade de Inteligência - Senasp - Janeiro – Junho 2018. Pós-Graduação em Ciências Forenses – Investigação Criminal  - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos – IPEBJ - 2015 -2017Trabalho de conclusão do curso: Principais métodos de investigações de crimes virtuais e as leis brasileiras – 2017. Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas  - UNICAMP - 2008 - 2012.Trabalho de conclusão do curso: Computação Forense: Um Estudo de Caso – Análise Live. QUALIFICAÇÕES  Inglês – Fluente;Espanhol – Intermediário;Mini-Curso SCRUM;Curso IBM DB2 - 2010;Certificado Plataforma CUDA; Curso Clusters – UNICAMP; Administração de redes de Computadores; Curso de Certificação ferramenta - FTK (Forensic Toolkit) – 2018. 

Wagner Andrade de Lucena

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (2009). Atualmente é agente de policia judiciária - Secretaria de Estado da Segurança Pública (SE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Forense Computacional e Crimes Cibernéticos. Atualmente coordena o núcleo de TI do Laboratório de Combate a Lavagem de Dinheiro de Sergipe.

Wilson Leite da Silva Filho

Perito Criminal do Instituto Geral de Perícias do Estado de Santa Catarina (IGP/SC), sendo responsável principalmente por perícias em casos de computação forense envolvendo diversos tipos de crimes digitais. Profissionalmente já atuou também como Especialista em Segurança da Informação na Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (PRODESP) em 2008 e Analista de Software Sênior na Multinacional Norte-Americana Diebold Procomp, de 1999 a 2008.Possui graduação em informática pela Universidade Mackenzie – SP (1998), especialização em Análise de Sistemas por essa mesma universidade (1999), mestrado em Engenharia de Computação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/USP, 2005), especialização em Segurança da Informação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA, 2008) e é graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

CARREGAR MAIS
 

Fotos

VII SIMPOCRIME
VII SIMPOCRIME
XII Simpósio Forense
XII Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
VI SIMPOCRIME
VI SIMPOCRIME
Psicologia Policial x Linguística Forense
Psicologia Policial x Linguística Foren...
Combate Forense: Balística Forense
Combate Forense: Balística Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense...
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses - Botânica Forense
Ciências Forenses - Botânica Forense
X Simpósio Forense
X Simpósio Forense
Ciências Forenses - Papiloscopia
Ciências Forenses - Papiloscopia
Fanáticos Forenses - São Paulo
Fanáticos Forenses - São Paulo
V SIMPOCRIME
V SIMPOCRIME
IX Simpósio Forense
IX Simpósio Forense
IV SIMPOCRIME
IV SIMPOCRIME