Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Computação Forense

Os arquivos de um computador, se bem analisados, podem dizer muito sobre a vida e os atos de um criminoso.

Sobre o curso

CURSO CARREIRA EM COMPUTAÇÃO FORENSE

A vida social humana se expressa a cada dia em novas formas digitais. Como consequência, também obtêm tal expressão as condutas que geram direitos e obrigações. Por isso, os dispositivos de processamento e armazenamento de informações tornaram-se um dos grandes focos de análise pericial forense. 

Em diversos tipos de litígios, a forma correta de recuperar e analisar o conteúdo de computadores e dispositivos de armazenamento é fundamental para a compreensão da trajetória dos fatos. O simples acesso não autorizado a uma determinada pastas digital, por exemplo, pode gerar sérias consequências jurídicas. É então que a perícia forense computacional entra em cena. 

Os tomadores de decisões confiarão os exames periciais aos profissionais que saibam valorizar seus currículos com certificações de nível elevado, como a deste programa.


O curso tem duração de 6 meses, e contempla 24 encontros online e ao vivo. As aulas acontecem semanalmente às terças-feiras das 19h às 22h.

CERTIFICAÇÃO: 
O participante obterá um FVM - Carreira Foundation Certificate na área específica do programa concluído. O certificado deste programa pode ser incluído junto às informações profissionais em cadastros de auxiliares da Justiça nos tribunais brasileiros, para fins de nomeação judicial.

PRÉ-REQUISITO:
Este programa tem como pré-requisito a comprovação, pelo participante, de conclusão de curso superior de graduação, com diploma devidamente registrado junto ao MEC ou mediante comprovante de conclusão de curso de graduação emitido por instituição de ensino superior.



 
FVM é Referência Nacional
Pioneirismo e mais de 15 anos na Área Forense
Curso Carreira
Certificado FVM - Foundation Certificate
Aulas
Lives (Videoconferência)
Duração: 6 Meses
24 Encontros Online e Ao Vivo
Dias e Horários
Terças-feiras das 19h às 22h
Carga Horária
120 horas




 

Trabalho e Carreira

Este programa capacitará o profissional para atuação em encargos judiciais e extrajudiciais que exijam  a coleta, recuperação e análise de dados ou evidências em formato eletrônico armazenadas em algum tipo de mídia computacional, com aplicação das mais modernas técnicas forenses.

PERFIL PROFISSIONAL
O profissional certificado em perícia forense computacional coleta, recupera e analise dados relevantes para a solução de litígios a partir de computadores e dispositivos de armazenamento, tais como PCs, laptops, HDs externos, data centers, dentre outros. São profissionais que, geralmente, se interessam por tecnologia, investigação digital, gestão de arquivos e computadores.

Exemplos de atuação:
- Perícia judicial sob nomeação para exames forenses em computadores e dispositivos de armazenamento
- Assistência técnica de partes processuais
- Consultoria empresarial em prevenção forense digital





 

Conteúdo Programático

CARGA HORÁRIA TOTAL: 
120 horas incluindo aulas online e ao vivo e estudos dirigidos.

Este programa capacitará o profissional para atuação em encargos judiciais e extrajudiciais que exijam  a coleta, recuperação e análise de dados ou evidências em formato eletrônico armazenadas em algum tipo de mídia computacional, com aplicação das mais modernas técnicas forenses.

Todos os programas da modalidade Career contam com enfoque  de aquisição de competências direcionadas à aplicação prática de conhecimentos. Para isso, estão abrangidos nesta modalidade de programa:
- Contextualização da área frente ao universo profissional;
- Procedimentos e protocolos;
- Legislações, regulamentações e normas técnicas aplicáveis à área;
- Conceitos e terminologia técnica da área;
- Instrumentos e métodos aplicáveis à área;
- Técnicas profissionais aplicáveis à área.

Especificamente, o programa Computação Forense, objetiva o aprendizado principalmente nos seguintes tópicos:
- Introdução e história da pericia computacional: compreensão da função, ética, casos históricos, entre outros tópicos: Legislação em perícia computacional: noções gerais sobre o ordenamento jurídico brasileiro, atos ilícitos e crimes eletrônicos, entre outros tópicos.
- Manuseio de evidências: procedimentos, coleta de evidências, cadeia de custódia, entre outros tópicos.
- Conceitos técnicos essenciais: Representação de dados, decimal, binário, análise de hash, tipos de memória, tipos de armazenamento, entre outros tópicos.
- Procedimentos de exame: Identificação de dispositivos computacionais, acondicionamento e transporte de equipamentos computacionais, fases do exame forense computacional, principais desafios, entre outros tópicos.
- Análise da evidência digital: analise da imagem forense da unidade de disco rígido, analise da imagem forense da RAM, principais diferenças de procedimentos de análises nos sistemas Microsoft Windows, Mac OS X e Linux, entre outros tópicos.
- Instrumentos e ferramentas de apoio: Sistema IPED, EnCase, FTK, UFED Tou, Xplico, ferramentas forenses livres e open source, dentre outros, entre outros tópicos.
- Laboratório forense computacional: Montagem, controles ambientais, estação de trabalho forense, requisitos de sigilo, políticas e procedimentos de laboratório, requisitos de certificação, entre outros tópicos.


BENEFÍCIOS:
- Acesso à plataforma digital da FVM; 
- Acesso à curadoria de referências científicas e técnicas; 
- Download de materiais de aula; 
- Pontuação Forense Experience; 
- Certificado de Career na área específica FVM - Carreira Foundation Certificate concluído. 


*A FVM reserva-se no direito de não iniciar a turma caso o número mínimo de alunos não seja atingido. Neste caso, o valor da primeira parcela paga será devolvido integralmente.



 

Aprenda com os melhores professores

Coordenadores

Gustavo D'Andrea

Advogado. Doutor em Ciências Enfermagem Psiquiátrica, EERP-USP). Mestre em Ciências (Psicologia, FFCLRP-USP). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Ribeirão Preto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES).

Tânia Mara Volpe Miele

Bacharel em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá com habilitação em Patologia Clínica e Análises Clínicas; Possui graduação em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, SP com habilitação em Direito Privado. Advogada, Biomédica, Especialista em Bioéitica pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. Especialista em Ciências Forenses, Criminal Profiling, Bioética, Psicologia Jurídica, Criminologia e Direito Médico, Odontológico e da Saúde. Sócia Fundadora e Diretora Executiva do IPEBJ-  Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos. Idealizadora e Coordenadora do FSI Brasil - Forensic Sciences Investigation - Unidade Privada de Estudo, Pesquisa e Extensão Investigativa na área Forense e do Brazilian Journal of Forensic Sciences, Medical Law and Bioethics, Revista Científica Eletrônica - Editor Responsável: IPEBJ. Coordenadora Geral dos projetos de extensão e pós-graduação do IPEB.  Ex-Coordenadora da Comissão de Perícias Forenses da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Ex-Coordenadora da Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP Subsecção de Ribeirão Preto; Ex-coordenadora da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB/SP - Subsecção de Ribeirão Preto; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP; Ex- Coordenadora da Comissão Jurídica da SBIOMAC - Sociedade Biomédica de Acupuntura; Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da World Association for Medical Law; Membro da Sociedade Brasileira de Bioética; Membro do IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Antropologia Forense. 

Professores

Gustavo D'Andrea

Advogado. Doutor em Ciências Enfermagem Psiquiátrica, EERP-USP). Mestre em Ciências (Psicologia, FFCLRP-USP). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Ribeirão Preto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES).

Hericson dos Santos

Perito Criminal do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo, responsável pelo Laboratório de Informática Forense do Núcleo de Perícias Criminalísticas de Araçatuba. Ex-Escrivão de Polícia Civil do Centro de Inteligência Policial de Araçatuba. Bacharel em Ciência da Computação. Especialista em Redes e Telecomunicações e Especialista em Perícia Forense Aplicada à Informática. Mestrando em Ciência da Computação ICMC/USP. Instrutor de Investigação de Crimes Cibernéticos da Secretaria de Operações Integradas da Diretoria de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Púbica ? SEOPI/DINT/MJSP. Instrutor de Investigação de Crimes de Abuso Sexual Infantil pela Internet credenciado pela HSI/ICE da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Integrante da Equipe de Coordenação das Operações ?Luz da Infância? de Combate à Exploração Sexual Infantil junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Coautor do livro: Deep Web Investigação no Submundo da Internet; coautor das obras: Tratado de Investigação Criminal Tecnológica e Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica.

Israel Isaac Silva Ramalho

Pós Graduação em Perícia Forense Digital  Pós Graduação em Cyber Security Graduação em Análise e Desenvolvimento Sistema Resumo de Qualificações 18 anos atuando na área de tecnologia da informação realizando atividades como:  Carreira em desenvolvimento na área perícia forense computacional, atuando em empresas privadas, abrangendo todas as questões relacionadas a cyber crimes praticados na internet ou fora dela, com intuito de determinar, provar à dinâmica e autoridade de ilícitos computacionais; Consultor cyber security em empresas privadas, a fim de evitar possíveis cyber ataques que visam comprometer o negócio e imagem da empresa, com a indisponibilidade de serviços e equipamentos que podem estar vulneráveis e suscetíveis a possíveis ameaças externas e internas, com intuito de identificar as vulnerabilidades, riscos e impactos que possa ocorrer a organização, caso haja o comprometimento destas informações; Consultor segurança de Informação em empresas privadas, visando a proteção de determinados dados, com a intenção de preservar seus respectivos valores, aplicando políticas e campanhas de conscientizações, com a finalidade de manter o ambiente organizacional seguro; Consultor TI em empresas privadas e instituições públicas, buscando e implantando inovações tecnológicas e aplicando novas metodologias, para que determinadas tarefas e processos seja realizados de forma pratica e ágil; Desenvolvendo sistemas em empresas privadas, desenvolvendo softwares e aplicativos para celulares (Java, JavaScript, C), de acordo com a necessidade da organização; Analista de sistemas em empresas de transporte coletivo, analisando e aplicando melhorias no sistema de Bilhetagem Eletrônica.. Cursos e Aperfeiçoamentos Security Specialist; Advanced PENTEST (Teste de Intrusão); Segurança em ambientes wireless; Analista Segurança de Informação; Digital Forensic Series: Mobile Forensics; Metodologia para certificação ITIL _Foundation Certificate in IT Service Management (Information Technology Infrastructure Library); Programaçao em Arduino Lógica de Programação, Programação Visual Basic, Borland Delphi, Banco de Dados; Técnico de Informática. 

Jacqueline Mila Tirotti

Bacharela em Direito pela Universidade do Distrito Federal - UDF (2012), experiência em Documentoscopia e Grafoscopia, atuante no Tribunal de Justiça do Distrito Federal - TJDFT e Tribunal Regional Federal - TRF 1ª Região desde 2013 e no Tribunal Regional do Trabalho - TRT desde 2017, Pós-graduada em Perícia Criminal & Ciências Forenses pelo Instituto de Pós-graduação & Graduação - IPOG em 2018, ministra aulas e palestras sobre Perícia Judicial, Documentoscopia e Grafoscopia.

Marcelo Climaites Fernandes

Possui Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Paulista (2001), Iniciou em 2019 Licenciatura em Matemática pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Atualmente é Perito Criminal - Superintendência da Polícia Técnico-Científica, Atuou como professor por 12 anos como professor em Instituições de Ensino Superior e outros 6 anos em outras instituições. Tem experiência e interesse em Programação, Estrutura de Dados, Análise de Dados, Teoria da Computação, Algoritmos, Complexidade e áreas afins.

Marcus Vinicius Lourenço

Atualmente Investigador da Polícia Civil SP.  Palestrante Convidado da Academia de Polícia Civil SP (temas: Perícia Forense Digital; Investigação Criminal; Investigação Criminal Eletrônica; Direito Digital; Crimes Eletrônicos; Redes Linux).Foi Escrivão da Polícia Civil SP. FORMAÇÃO  Pós-Graduação em Perícia Forense Digital  - Daryus Consultoria e Educação 2018 até Maio 2019. Especialização em Investigação de Crimes eletrônicos - Senasp – Julho – Dezembro 2018. Especialização em Introdução a Atividade de Inteligência - Senasp - Janeiro – Junho 2018. Pós-Graduação em Ciências Forenses – Investigação Criminal  - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos – IPEBJ - 2015 -2017Trabalho de conclusão do curso: Principais métodos de investigações de crimes virtuais e as leis brasileiras – 2017. Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas  - UNICAMP - 2008 - 2012.Trabalho de conclusão do curso: Computação Forense: Um Estudo de Caso – Análise Live. QUALIFICAÇÕES  Inglês – Fluente;Espanhol – Intermediário;Mini-Curso SCRUM;Curso IBM DB2 - 2010;Certificado Plataforma CUDA; Curso Clusters – UNICAMP; Administração de redes de Computadores; Curso de Certificação ferramenta - FTK (Forensic Toolkit) – 2018. 

Robson Tirotti Felipe

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2002). Bacharel em Direito pelo IESB/Bauru. É pós-graduado (especialização) em Direito Eletrônico e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN (2009). Atualmente é Perito Criminal - Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SP) e Professor concursado da Academia de Polícia Civil (SP). É instrutor cadastrado da FEBRABAN e do SESCOOP/SP, ministrando cursos e palestras na área pericial. Professor convidado do curso de especialização em Medicina Veterinária Legal do INBRAPEC e do curso de especialização em Ciências Forenses da Universidade do Sagrado Coração (USC - Bauru).  - Pós-Graduado em Direito Eletrônico e Tecnologia da Informação

Sérgio Linares Filho

É Mestre em Engenharia de Computação na área de concentração Engenharia de Software pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT, 2005). Especialista em Perícia Criminal (Ênfase: Crimes Eletrônicos) pela Academia de Polícia de São Paulo (ACADEPOL, 2006). Especialista em Sistemas ERP (Sales and Distribution - SD) pela SAP (SAP, 2005). Possui graduação em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 2002). Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Padre Anchieta (FADIPA, 2011), tendo sido aprovado no III Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB, 2010). Atuou como Consultor de Tecnologia em grandes empresas brasileiras e internacionais, como Osram, Politec, Tata Consultancy Services e Procwork. Foi Professor Universitário em grandes Instituições de ensino de São Paulo, como Faculdade Drummond, FIAP, Unicsul e Faculdade Módulo. Atualmente é Perito Criminal Oficial, Especialista na Área de Ciência Forense Computacional na Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo.

Yuri Ojevan Presto

Formado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP) em Dez/1999. Durante o curso de graduação (1994 a 1999) trabalhou durante 4 anos na biblioteca da Faculdade de Odontologia realizando levantamentos bibliográficos (via internet) para alunos da graduação, da pós-graduação e especialização. Durante o período de formação trabalhou em laboratórios (Biologia Oral - Odontologia - USP, Microbiologia Oral - ICB - USP). Após conclusão da graduação, iniciou mestrado na área de Microbiologia Oral no Instituto de Ciências Biomédicas - USP e em 2011 iniciou outra graduação em Ciências da Computação. Desde 2002 trabalha para o Governo do Estado de São Paulo na área forense como Perito Criminal atuando nas áreas de Identificação Veicular, Acidentes de Trânsito, Perícias em Crimes contra o Patrimônio e Perícias em Informática. Foi aprovado em 2008 para Professor da Academia de Polícia do Estado de São Paulo onde atua na formação de todas as carreiras policiais do Estado de São Paulo. Com o conhecimento obtido em mais de 14 anos como Perito Criminal ministra cursos de especialização e pós-graduação na área forense.

CARREGAR MAIS
 

Fotos

XI Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
VI SIMPOCRIME
VI SIMPOCRIME
Psicologia Policial x Linguística Forense
Psicologia Policial x Linguística Foren...
Combate Forense: Balística Forense
Combate Forense: Balística Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense...
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses - Botânica Forense
Ciências Forenses - Botânica Forense
X Simpósio Forense
X Simpósio Forense
Ciências Forenses - Papiloscopia
Ciências Forenses - Papiloscopia
Fanáticos Forenses - São Paulo
Fanáticos Forenses - São Paulo
V SIMPOCRIME
V SIMPOCRIME
IX Simpósio Forense
IX Simpósio Forense
IV SIMPOCRIME
IV SIMPOCRIME
Ciências Forenses - Biologia Molecular
Ciências Forenses - Biologia Molecular
8º Simpósio Forense
8º Simpósio Forense