Referência Nacional na Área Forense
ATENDIMENTO

Toxicologia - Dependência Química e Consequências Jurídicas e Psicossociais

Devido grandes implicações de uso de drogas nas questões judicias, principalmente na criminal, preparamos um curso focado nestas questões, contando com a participação de profissionais especialistas na área.

Sobre o curso

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TOXICOLOGIA - DEPENDÊNCIA QUÍMICA E CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS E PSICOSSOCIAIS

Devido grandes implicações de uso de drogas nas questões judicias, principalmente na criminal, preparamos um curso de aperfeiçoamento especializado nestas questões, contando com a participação de profissionais especialistas na área.

Em meio a inúmeros outros problemas, o isolamento social trazido pela pandemia do coronavírus agravou os conflitos internos e interpessoais. Incertezas, ansiedade e outras condições mentais dolorosas podem ter potencializado o recurso ao consumo dependente, seja do álcool, de drogas lícitas ou ilícitas e outras dependências como jogos digitais e pornografia.

Esse cenário poderá intensificar a necessidade de atendimento em saúde mental nos próximos anos. Há uma demanda crescente de profissionais capazes de compreender o fenômeno da drogadição tanto no nível individual quanto social; elaborar programas de prevenção, tratamento e reinserção social; e abordar o problema em diversos contextos profissionais.

Modalidade Presencial:
- Aulas teóricas, atividades práticas, visitas técnicas, estudo de casos e simulações.

TRABALHO E CARREIRA
O especialista em Toxicologia: Dependência Química e Consequências Jurídicas e  Psicossociais atuará na rede assistencial pública ou privada, podendo atender em hospitais, clínicas, domicílio, consultório e qualquer serviço da rede pública de saúde.



 
FVM é Referência Nacional
Pioneira e Responsável pelo surgimento da Área Educacional Forense no Brasil, com reconhecimento das melhores instituições forenses internacionais.
Especialização Lato Sensu
Curso Certificado MEC
Atividades
Aulas Teóricas, Atividades Práticas, Demonstrações, Simulações, Visitas Técnicas, Análise de Casos, entre outras.
Duração: 18 Meses
As aulas online e ao vivo acontecem mensalmente. Periodicidade: todo 3º final de semana do mês.Dias e horários: aos sábados das 8h às 18h.EAD Live - Aulas Online 100% ao VivoInteração com os professores: Durante as aulas, você pode interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone.Horários Flexíveis: Caso prefira ou não possa participar das aulas ao vivo, você poderá assistir às gravações, que ficam disponíveis durante todo o período do curso.Reveja os conteúdos: Você pode rever os conteúdos das aulas quantas vezes quiser, mesmo que já tenha participado das aulas ao vivo.
Encontros
Opção A: 12 Encontros por Videoconferências (EAD Live)
+6 Encontros na sede da FVM, em Ribeirão Preto - SP.

Opção B: 18 Encontros por Videoconferências (EAD Live).

* As gravações das aulas EAD Live ficarão disponíveis na área restrita do aluno.
Carga Horária
400 horas




 

Reconhecimento Internacional
Reconhecimento Acadêmico e Profissional Recíproco Internacional

Sabemos que novos tempos estão logo adiante, com grandes desafios educacionais e práticos potencializados pela dimensão digital da vida. Ao lado das muitas vantagens que o mundo digital proporciona, também os obstáculos são abundantes, o que nos impulsiona a unir esforços sem fronteiras para contribuir com a confiança e valorização da educação e da prática de qualidade, na Grande Área das Ciências Forenses e áreas afins.

Trata-se de um Reconhecimento na qualidade acadêmica, competência profissional, contribuição com a evolução das ciências e compromisso com o impacto social das tecnologias nos diferentes projetos desenvolvidos pelos parceiros.

Não confundir com validação de títulos que são exigidos para cursos/títulos obtidos em diferentes países.





 

Conteúdo Programático

TÓPICOS
Toxicologia das Substâncias Psicoativas: Visão Geral das Dependências e Consequências
Toxicologia e Implicações Jurídicas
Compreendendo as Dependências e suas Complicações Psíquicas: Uso, Abuso e Dependência
Toxicologia Forense
Diagnóstico e Conduta Psiquiátrica
Entrevistas e Avaliações Clínicas e Jurídicas
Metodologia Científica
Políticas Públicas sobre Álcool e Outras Drogas
Psicofármacos e Comorbidades Psiquiátricas
Direito Penal e Processo Penal
Toxicologia na Infância, Adolescência e Infrações
Aspectos Psicológicos e Jurídicos conforme a Lei do Trânsito
Toxicologia e Crimes
Vitimologia e Drogas
Modelos de Intervenção e Prevenção
Perfil Comunicativo
Neurociência da Drogadição
Metodologia de Tratamento: Intervenções
Reabilitação e Reinserção Familiar
Prevenção
Psicologia do Testemunho
Dependências
Recursos Técnicos na atuação do Psicólogo Jurídico
Gerenciamento de Crises: Importância do Treinamento Específico para Profissionais que lidam com este público
Ética
Didática do Ensino Superior

CARGA HORÁRIA TOTAL:  400 horas
Incluindo aulas, estudo dirigido e elaboração de TFC (Trabalho Final de Curso).



 

Aprenda com os melhores professores

Coordenadores

Professores

Ana Claudia Piva

Caroline Cusinato

Docente de Psicologia no Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel - IMES-SM (2016 - Atual). Mestre em Saúde Coletiva pela Unesp - Botucatu (2016). Graduada em Psicologia pela Unesp - Bauru (2006 - 2011). Integra as atividades do Grupo de Pesquisa Psicologia Histórico-Cultural e Saúde Coletiva. ( Botucatu). Membra do Núcleo de Saúde do CRP/SP. (2016 - Atual). Membra do Fórum Intersetorial de Saúde Mental de Bauru( 2016 - Atual). Possui como áreas de interesse estudos: Saúde Coletiva, Saúde Mental, Políticas Públicas de Saúde e áreas afins.

Diego Alberto Ciscato Cusinato

Farmacêutico-Bioquímico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP - USP). Doutor em Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP- USP) e Mestre em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP - USP). Atualmente é Perito Criminal da Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo, atuando no Laboratório do Exame de Entorpecentes do Núcleo de Perícias de Ribeirão Preto. Docente convidado do IPEBJ/FVM.

Emanuele Seicenti de Brito

  Bacharel em Direito graduada pelo Centro Universitário Toledo de Araçatuba. Mestre e Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem, período sanduíche na Universidade de Surrey (School of Law). Linha de pesquisa: Promoção de Saúde Mental/Estudos sobre a conduta, a ética e a produção do saber em saúde/Proteção Internacional dos Direitos Humanos/Direito à Saúde. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento.

Erikson Felipe Furtado

Erikson Felipe Furtado é professor de Psiquiatria da Infância e Adolescência, da Divisão de Psiquiatria do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) da USP (Universidade de São Paulo), Campus de Ribeirão Preto. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), com especialização em Psiquiatria e Psicoterapia da Infância e Adolescência pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ (1986). Obteve seu título de doutorado na Alemanha, pela Universidade de Heidelberg (1993), com bolsa do CNPq, em Medicina na área de Psiquiatria Infanto-Juvenil, sob orientação do Prof. Dr. Martin H. Schmidt. Foi pesquisador pós-doutor do Instituto de Psiquiatria da UFRJ de 1993 a 1994, com bolsa RD do CNPq. Fez pós-doutoramento na área de Álcool e Drogas, no Central Institute of Mental Health-Mannheim, Alemanha, de 2000 a 2001, com bolsa FAPESP. É coordenador da Área de Saúde Mental e Psiquiatria da Infância e Adolescência. É pesquisador principal e coordenador do NPCP/PAIPAD - Núcleo de Pesquisa em Psiquiatria Clínica e Psicopatologia/Programa de Ações Integradas para Prevenção e Atenção ao Uso de Álcool e Drogas na Comunidade, da FMRP-USP. Com recursos da OMS desenvolveu o projeto PAI-PAD/OMS para implementação e disseminação das Intervenções Breves para álcool e drogas. Com recursos da FAPESP e CNPq desenvolveu estudos para o desenvolvimento de protocolo de intervenções breves para aplicação em gestantes. Tem linhas de pesquisa sobre os temas: exposição intra-uterina a álcool e drogas e psicopatologia do desenvolvimento, através de projetos longitudinais, envolvendo saúde mental da gestante e puérpera, e dos filhos de farmacodependentes. É professor e orientador de pós-graduação nos programas de Saúde Mental da FMRP-USP (CAPES 6) e Toxicologia da FCFRP-USP (CAPES 5), tendo concluído até o presente, três orientações de doutorado, onze orientações de mestrado, três supervisões de pós-doutorado e 20 orientações de iniciação científica, a maioria com bolsas de agências de pesquisa. Orienta atualmente, cinco alunos de doutorado, quatro alunos de mestrado e dois alunos de iniciação científica.Tem cooperação com a Organização Mundial da Saúde, com a Organização Pan-Americana da Saúde e com parcerias internacionais, nos EUA, Reino Unido e Alemanha. É membro de corpo editorial e revisor em várias revistas científicas nacionais e internacionais. É integrante da participação brasileira no programa Treatnet II da UNODC United Nations Office for Drugs and Crime. É membro convidado do GDG - Guidelines Development Group da OMS para consumo de álcool e drogas na gestação. (Texto informado pelo autor)

Fernanda Aguiar Pizeta

Psicóloga pela FFCLRP-USP, Psicóloga Judiciária do Anexo da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Fórum da Comarca de Ribeirão Preto - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Docente junto ao Curso de Psicologia da Universidade Paulista-UNIP, Pós-doutora pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, Doutora em Ciências pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo - Programa de Pós-Graduação do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP e Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo. Atuação, principalmente, nos seguintes temas: psicologia jurídica, saúde mental, desenvolvimento infantil, psicodinamismos familiares.

Guido Arturo Palomba

Atuando há mais de três décadas nessa área, já se tornou referência para juízes, advogados e a própria imprensa;Trabalhou durante 15 anos em manicômio judiciário, desde a época de estagiário, depois como médico e médico-chefe;Depois atuou nos tribunais judiciários praticamente em todo o Estado de São Paulo, com participação em quase todas das suas quase 600 comarcas, pois chegou a trabalhar em regime de mutirões por região;Fez perícia também para vários estados brasileiros;Especializou-se em psiquiatria forense com título reconhecido pela Associação Médica Brasileira, Associação Brasileira de Psiquiatria e Sociedade Brasileira de Medicina Legal;Foi médico chefe do Manicômio Judiciário de São Paulo e é perito habilitado nos Tribunais Judiciários de São Paulo desde 1975 até o presente;Dentre os cargos e funções que exerceu salientam-se:Diretor cultural da Associação Paulista de Medicina (APM, 1991-1995 e 1999-2014);Cofundador do Museu de História da Medicina da APM;Presidente do Departamento de Psiquiatria Forense da APM (2005-2006);Membro emérito da Academia de Medicina de São Paulo ingressou em 1992;Cofundador do futuro Museu da Tolerância, no campus da Universidade de São Paulo; e ex- médico e médico chefe do antigo Manicômio Judiciário de São Paulo (1975-1985);Foi diretor científico, no Brasil, do British Medical Journal, edição em língua portuguesa, e é coordenador do Suplemento Cultural da Associação Paulista de Medicina desde 1988 até o presente;É curador da Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina e membro do Conselho Consultivo da Fundação Adelino Ângelo, Porto – Portugal;É autor de cerca de duzentos e cinquenta artigos científicos e culturais;Foi coordenador-autor dos livros: 450 Anos de História da Medicina Paulistana (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004);Associação Paulista de Medicina;75 Anos (Atheneu, Rio de Janeiro, 2005) e AMB 60 Anos (Associação Médica Brasileira, São Paulo, 2011);Colaborou no livro “Conquistas e Desafios, 80 Anos da Associação Paulista de Medicina” (SMS Editora, São Paulo, 2011);São também de sua lavra os seguintes livros: Noções Básicas de Psiquiatria Forense (Sugestões Literárias, 1992);Loucura e Crime (Fiuza, 1996);Tratado de Psiquiatria Forense Civil e Penal, o primeiro, no gênero, em língua portuguesa (Atheneu, São Paulo, 2003);Dicionário Biográfico da Psiquiatria e da Psicologia (Editora Juarez de Oliveira, 2009); e Homicídio Crime Rei (coautor – coordenação de Laerte Marzagão, Editora Quartier Latin, 2009).

Gustavo D'Andrea

Advogado. Doutor em Ciências Enfermagem Psiquiátrica, EERP-USP). Mestre em Ciências (Psicologia, FFCLRP-USP). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Ribeirão Preto. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES). Coordenador Acadêmico e docente do IPEBJ/ FVM - Faculdade Volpe Miele. Editor dos livros com selo editorial Volpe Miele.

Jafesson dos Anjos do Amor

Graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia em 1995. Residência em Psiquiatria pelo Hospital Das Clínicas de Ribeirão Preto e Faculdade de Medicina Da Universidade de São Paulo em janeiro de 1999. Especialista em Psiquiatria pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Psiquiatria em 1999 e em Psiquiatria Forense em 2004. MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas em abril de 2001. Psiquiatra Forense credenciado pela Direção Regional De Saúde XIII Ribeirão Preto desde outubro 1998. Psiquiatra Forense credenciado pela Justiça Federal de Ribeirão Preto desde 2000. Médico Psiquiatra do Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto desde setembro 1999 e desde junho de 2015 como Diretor Técnico do Hospital. Professor convidado do IPEBJ desde 2008.

Jean Alves

Mestre em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da UNESP/Franca. Atualmente é professor de Pós-Graduação do IPEBJ e de Processo Penal da Faculdade de Educação São Luís/Jaboticabal. Advogado especialista em crimes contra a regularidade das licitações; crimes contra a ordem tributária, econômica e financeira. Consultor jurídico e Palestrante. Coordenador da Comissão de Direito Criminal da OAB. 

Leonardo Fazzio Marchetti

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2008). Especialização por residência médica de 3 anos em psiquiatria pela Universidade de São Paulo - USP

Leonardo Ferreira Faria

Psicólogo, Mestrando em Ciências Criminológicas-Forenses, Especialista em Neuropsicologia, Criminologia e Psicologia Jurídica. Psicólogo Criminal da IML - Instituto Médico Legal do Estado de Goiás. Coordenador Nacional do Curso de Pós-Graduação em Avaliação Psicológica, e de Perícia Criminal/Ciências Forenses do grupo DALMASS.  Professor na Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás (Curso de Formação de Oficiais, Especialização em Altos Estudos em Segurança Pública e Curso de Negociador Policial). Professor de disciplinas, Supervisor de Estágio e Orientador de TCC do Curso de Pós-Graduação do IPEBJ-SP, PUC-GO, IPEBJ-SP, NEPNEURO-GO, Escola Superior de Magistratura do Estado de Goiás e Acadepol-Paraíba. Realiza consultoria em temas de Neurociência e Criminologia. Autor e escritor de artigos científicos e capítulos de livros, com temas em Neurociências e Criminologia. Membro sócio da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica.  

Marisley Vilas Bôas Soares

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Medicina (Saúde na Comunidade) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2004) e doutorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é psicóloga - Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica. Como docente de graduação e pós-graduação, ministra disciplinas e orienta trabalhos de conclusão de curso nas áreas de psicologia organizacional, gestão de recursos humanos e psicologia jurídica. 

Monique Brandão de Freitas

FORMAÇÃO: Universitário: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1986. Pós-graduação_ Especialização em dependência Química e outras dependências. Escola Paulista de Medicina, SP. - Especialização em cardiologia Curso Ministrado pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo- SOCESP Período: 07 a 12/1995 - Formação em Psicologia Hospitalar - Período: 03 a 11/1985 Carga horária: 360 horas - Formação Psicanalítica de Grupo (SPAG), reconhecida pela Federação Americana de Grupo. Período: 1990 a 1992 -Vinte e seis anos de experiencia trabalhando na área de saúde mental. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: _ 2003 - Membro da equipe Clínica Greenwood, (São Paulo, Atendimento especializado em recuperação de dependentes químicos- voluntários e involuntários) Funções: 2003 a 2007: Plantonista, Gerente de grupo 2007 a 2011: Gerente clínica 2012/2014 Membro da equipe de ampliação dos programas ambulatoriais da clínica Greenwood, SP. 2013- Membro da implantação e diretoria clínica SER de Campinas, Atendimento ambulatorial ao dependente Químico e outras dependências. 1997/2000 - Psicóloga Integrante da Equipe Multiprofissional da Comunidade Terapêutica Marrion (Assistência ao Programa de Recuperação em Dependência química) 1995/1997 - Coordenadora do Programa de Prevenção de AIDS e DST/ do grupo Conviver da Prefeitura Municipal de Campinas SP, vinculado ao projeto do Ministério da Saúde. 1995/1987- Coordenadora do Programa de Saúde Mental da Prefeitura Municipal de Jaguariúna-SP 1995-1997- Implantação do Serviço de psicologia Hospitalar da equipe de psicologia hospitalar do hospital Samaritano de Campinas SP- Supervisora da equipe. 1986/1995 - Trabalho junto à Equipe Multiprofissional no serviço e Assistência Psiquiátrica em Hospital Geral (Clinica Alternativa), junto ao Hospital Santa Edwirgens. Consultório particular: desde 1986 OUTRAS QUALIFICAÇÕES: 2009: Curso de Artes Plásticas –Escola Panamericana-SP ANALISE PESSOAL: Individual e de grupo. ATIVIDADES LIGADAS AO ENSINO: _1995/1997 -Responsável pela Coordenação e Supervisão de estágios do Curso de Formação de Psicologia Hospitalar da " Clínica Caminho " . _Supervisora Técnica da Equipe do serviço de implantação de psicologia Hospitalar da Beneficência Portuguesa de Campinas SP. _Supervisora Técnica da Equipe de implantação de psicologia hospitalar do Hospital Samaritano de Campinas SP. _Implantação do Manual Informativo e trabalho junto a familiares e pacientes da UTI, do Hospital Samaritano de Campinas SP – - 2014- Participação junto a equipe de professores do Sociedade psicanalítica de grupo de Campinas SP. TRABALHO DE PESQUISA/ APRESENTAÇÕES: 1990/1991 - Pesquisa ligada ao Centro de Referência da Secretaria do Estado de São Paulo (Centro de Referência de AIDS/DST) realizada na cidade de Jaguariúna SP, pelo Centro de Saúde da Prefeitura Municipal. (Enviado ABSTRACT para VII Conferência sobre AIDS - Itália e Conferência sobre AIDS nas Filipinas). 1993 - Pesquisa ligada ao Centro de Referência de AIDS - Corsini, juntamente com Dra. Silvia Belucci, realizado em Campinas SP. Tema: Trabalho Preventivo de AIDS/DST, para população de risco, prostituta e travestis. 1994/1996 – Pesquisa ligada ao centro de Referência, Corsini. Tema: INTERVIR PREVENTIVAMENTE (AIDS/DST) em grupos de homossexuais. Pesquisa realizada junto ao SPAG (SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE GRUPO DE CAMPINAS), Orientador - Dr. Antônio Terzis ( Prof. e Orientador de pós-graduação da PUCCAMP PARTICIPAÇÃO EM SIMPÓSIO COMO EXPOSITORA: 1986 - III Encontro de Psicologia da Região de Campinas SP. Tema: Implantação do serviço de psicologia hospitalar em hospital geral. Semana de Estudos da PUCCAMP. Tema: O trabalho do psicólogo em assistência psiquiátrica ligada ao hospital geral. 1987 - Iº Encontro de Saúde Mental ligado à equipe multiprofissional. Participação: membro da mesa-redonda. Tema: O trabalho do psicólogo dentro de uma equipe multiprofissional ligada ao hospital psiquiátrico. Local: Hospital Américo Bairral - Itapira SP. Mesa-redonda: Tratamento do paciente psiquiátrico internado. 1992 - Iº Encontro de Saúde Mental de Jaguariúna SP. Participação como organizadora. Mesa-redonda: Desospitalização e Novas Propostas. 04/11: Palestras Universidades São Francisco, Itatiba SP. Tema: Relato de experiências desenvolvidas na área psiquiátrica. 1993 - Palestra - Universidade São Francisco, Itatiba SP. Tema: Reabilitação psicossocial – Palestra destinada a alunos e professores do curso de Especialização em psicologia Institucionais do Instituto de Psicologia da PUCCAMP/SP. Tema: Funcionamento do Serviço de Psicologia do Hospital Dia da Clínica Caminho - Centro de Reabilitação Psicossocial. 1995 - Palestrante do 2º Simpósio “Eros e Psiquê” Mito na Relação Amorosa, pela Escola Contemporânea em conjunto com N.E.P - Núcleo de estudos psicológicos da UNICAMP, Dep. de Psiquiatria da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e Caminho. Tema: Novas formas de relacionamento amoroso, os Caminhos da Sensibilidade. Período: 17 e 18/05. 2000 - IIIº Simpósio, Mito e Psicanálise da Relação Amorosa, " De Eros e Psiquê aos Relacionamentos Virtuais ". Participação na mesa-redonda. As crises do casal contemporâneo e suas possíveis soluções. Tema: Relacionamento Coodependente X Relacionamento Interdependente. 18 e 19/2000. 1994- Autora do Trabalho apresentado no XVI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo ( SOCESP ). Tema: A família como uma organização veicular inter-subjetiva com pacientes cardíacos em UTI. Local: UNICAMP, Campinas SP - 17/06 2013- Entrevistas jornais e TV, sobre o tema compulsão por compras SP e Rio. 2014- Autora do livro em andamento sobre oniomania (dependentes por compras) SUPERVISÕES: . Professores da Equipe do SPAG Sociedade Psicanalítica de Grupo de Campinas SP . Professores da equipe do Familiae/SP . Supervisões da Equipe de Formação de Psicologia Hospitalar da Equipe de São Paulo, Dr. Ricardo Sebastiani Werner . 1999 - Participação do FOT no Familiae/SP. Trabalho de Origem da Família do Terapeuta. .2003 a 2014 Supervisão clínica juntamente com equipe da clínica Greenwood-SP Supervisor: Dr. Pablo Miguel Roig-SP

Rubens Correia Junior

Mestre em Ciências pela USP/Ribeirão Preto - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/ Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento de pesquisa em enfermagem. Área: Enfermagem Psiquiátrica. Linha de pesquisa: Promoção de saúde mental / Estudos sobre a conduta, a ética e a produção do saber em saúde. Possui graduação em Direito pela Universidade de Uberaba (2004). Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade de Franca e especialista em CRIMINOLOGIA pela PUC/MINAS(2008/2009). Atualmente é professor de graduação nas áreas de Direito público com Ênfase em Penal e Constitucional. Professor de Criminologia e Homicidas em série, Criminologia, legislação penal especial, crimes tributários (dentre outras disciplinas) em pós-graduações pelo Brasil como PUC/BH, UNIT/SE, UNIUBE/MG, IPEBJ/SP. Coordenador e docente do IPEBJ/SP. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento GEPESADES/USP. Membro da comissão de Direitos Humanos da OAB/MG. 

Rui Mateus Joaquim

Pesquisador de Pós-Doutorado ( Bolsista CNPq ) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Molecular ( INCT - MM ) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em (Neuro) Ciências com ênfase pelo programa de Pós-Graduação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (USP) Bauru/SP. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru/SP. Especialista em Psicologia da Saúde, Práticas Clínicas e Hospitalares pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru/SP. Graduado em Psicologia (Bacharelado e Formação de Psicólogo) pela Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FEA) Editor Adjunto da Revista Debates em Psiquiatria, da Associação Brasileira de Psiquiatria. Membro do grupo de pesquisa Saúde Mental Baseado em Evidência (SAMBE). Atua como Psicólogo Clínico e Forense e Consultor Independente pela VIÉS - Neurociência Clínica e Forense. Docente em diversas instituições de Pós-Graduação Lato Sensu nas áreas de Neuropsicologia, Avaliação Psicológica e Psicologia Jurídica.

Sara Tamiris Cirilo Fernandes

Graduada em Psicologia pela Universidade de Ribeirão Preto (2013). Mestre em Ciências com ênfase em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (2016). Doutora em Ciências com ênfase em Psicobiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo e atualmente é docente do curso de Psicologia da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

CARREGAR MAIS
 

Fotos

VII SIMPOCRIME
VII SIMPOCRIME
XII Simpósio Forense
XII Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
XI Simpósio Forense
VI SIMPOCRIME
VI SIMPOCRIME
Psicologia Policial x Linguística Forense
Psicologia Policial x Linguística Foren...
Combate Forense: Balística Forense
Combate Forense: Balística Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense
Odontologia Legal x Antropologia Forense...
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses x Criminal Profiling
Ciências Forenses - Botânica Forense
Ciências Forenses - Botânica Forense
X Simpósio Forense
X Simpósio Forense
Ciências Forenses - Papiloscopia
Ciências Forenses - Papiloscopia
Fanáticos Forenses - São Paulo
Fanáticos Forenses - São Paulo
V SIMPOCRIME
V SIMPOCRIME
IX Simpósio Forense
IX Simpósio Forense
IV SIMPOCRIME
IV SIMPOCRIME